Novos mangás em breve pela Panini & JBC!

Assassination Classroom, Magi, Yu Yu Hakusho, Pokémon Adventures e mais!

Foi revelado nesse final de semana, durante a Fest Comix em São Paulo, os próximos lançamentos em mangás das editoras Panini e JBC. Dentre as novidades deixo como destaque os 4 títulos acima, na qual possivelmente irei colecionar. E curiosamente não faz muito tempo que comentei aqui no blog que estava lendo pela web Assassination Classroom e Pokémon Adventures (leia aqui o texto) já que eram títulos sem qualquer previsão de algum dia saírem por aqui. Vou parar e aguardar a versão impressa!


Até que demorou para que alguma editora fizesse uma nova tentativa aqui no país para o mangá de Pokémon, ainda mais depois do lançamento da geração Black & White e X & Y que revitalizaram a franquia e a apresentaram a uma nova geração de crianças e jovens e ainda assim sempre achei a tentativa de relançar o mangá por aqui bem difícil. Panini mandou bem!

Também não deixa de ser um tanto quanto ousado e até apressado o lançamento de Assassination Classroom por estas bandas pela Panini. O mangá começou na Jump em 2012 e não possui ainda animê (apenas uma OVA, bem fraquinha por sinal), mas é um título meio curioso, bem humorado e se Tutor Hitman Reborn teve uma boa aceitação por aqui, certamente Assassination Classroom deve ter também.

Quanto à JBC, Yu Yu Hakusho não é bem uma novidade, pois a editora já tinha afirmado que o relançamento do título iria acontecer depois que Sailor Moon voltasse as bancas, algo que já aconteceu. Alias, falando em Sailor Moon, particularmente achei meio salgado o preço que a editora firmou para cada edição (R$ 16,50). Tudo bem que são mais páginas que o volume normal de um mangá, que as páginas sejam branquinhas, assim como algumas páginas coloridas (poucas), mas o que me desagradou mesmo foi o formato físico da edição, bem similar ao tamanho de Naruto Pocket da Panini. Realmente não me agrada essa versão mais condensada dos mangás, que são mais similares sim ao formato japonês, mas meio que quebram o formato já estabelecido no Brasil há anos. Junto com os demais títulos na prateleira, esses “pockets” ficam despadronizados. Mas é só um mimimi particular meu. No fim das contas devo colecionar Yu Yu Hakusho já que não tenho a versão anterior lançada no Brasil.

E sobre Magi, não conheço muito bem o mangá, mas a versão em animê consegui ver os primeiros episódios e achei muito bom. Era um título meio esperado para sair algum dia por aqui. Não foi exatamente uma surpresa pra mim. E apesar de preferir o trabalho da Panini no nosso mercado de mangás, a JBC tem se esforçado para fazer coisas diferentes e melhorar a qualidade. E não tem jeito de fugir quando um título de sucesso como Magi chega por aqui, independente de quem o pegue para lançar. É igual Fairy Tail que continuo colecionando a versão da JBC, mas sempre fico meio chateado com sua qualidade, principalmente quando vejo o trabalho bacana que títulos como Naruto e Bleach são na Panini.

Só lamento que a Panini pisa na bola quando cancela ou enrosca com títulos que são mal trabalhados na divulgação. Ainda torço para que Kekkaishi retorne as bancas, apesar da editora já ter afirmado que em 2014 isso é impossível. Assim como não entendo porque não rola, de vez em quando, uma reimpressão de títulos famosos da casa que ainda estão em bancas, como Claymore que só não coleciono atualmente porque não encontro os primeiros volumes para adquirir (pelo preço normal de banca, claro). Isso só para reafirmar aquele velho conceito de que não existe editora perfeita. Todas tem suas vantagens e desvantagens.

Para encerrar, vale citar que além desses quatro títulos que me chamaram a atenção, tanto a Panini como a JBC também anunciaram o lançamento de outros mangás, como Kuroko’s Basketball e o relançamento de Berserk. A minha dica é dar uma olhada nesse link do JBox que resumiu perfeitamente todos os anúncios e revelações das editoras durante o Fest Comix. E deixei aí nos comentários quais são os títulos dessa nova safra de lançamentos que lhe interessou e que talvez você passe a colecionar?

Alias, vamos mais além: o que vocês colecionam atualmente na linha de mangás?

Eu, por exemplo, sigo colecionando: Naruto, Bleach, One Piece, Fairy Tail, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Ataque dos Titãs, Toriko, Tutor Hitman Reborn, 20th Century Boys, Blue Exorcist, Guerreiras Mágicas de Rayearth e Sailor Moon, além de D.Gray-Man e Rosario + Vampire II quando saem novos volumes, assim como estou aguardando o último de Neon Genesis Evangelion e possíveis novos volumes de Hunter X Hunter que deve voltar a ganhar novos capítulos em breve no Japão segundo as notícias que rolam por aí. Total: 13 títulos que saem mensalmente ou bimestralmente, fora estes 4 títulos que só possuem novos volumes de vez em quando. E eu achando que a lista estava diminuindo…

Sair da versão mobile