Post do papo aleatório, parte #1: mangás…


Não era para ser apenas sobre mangá, mas eles tomaram todo o tempo do post…

Yoh! Puxa já faz vários dias que não rola nenhum novo post aqui no blog. Geralmente diria que isso é uma coisa ruim, só que não é esse bem o caso. Normalmente quando isso acontece é quase sempre culpa da famosa “falta de tempo”. Outra desculpa comum é “falta de pautas novas”. E mesmo sendo motivos meio manjados no mundo dos blogs, isso realmente acontece e a gente acaba tendo que lidar com estas consequências.

Felizmente (ou não, depende de como você avaliar a situação) não foram estas as desculpas que me levaram a não escrever nada no blog nestes últimos dias. Claro que se tivesse tempo de sobra, sem nada para fazer, teria postado alguma coisa. Enfim, sem mais delongas, não rolaram textos nos últimos dias simplesmente porque andei curtindo outras coisas, sendo que algumas possivelmente vão se tornar posts por aqui em algum momento e outras não.

E dito isso porque acredito que para algumas pessoas seja estranho dizer que aproveitei um tempo bacana me esforçando o máximo para ficar meio longe das coisas de internet que lhe sugam tempo. Já conversei sobre isso por aqui (neste link). Não que blogar seja um trabalho chato ou seja obrigatório uma injeção de ânimo (isso ajuda claro, mas quem depende disso não dura muito nesse meio). Eu adoro escrever por aqui, seja uma opinião ou uma bobagem qualquer ou até mesmo um dica ou recomendação. Só que tem períodos em que acho mais divertido fazer outras coisas.



Por exemplo, andei colocando os capítulos de mangás em dia. Fazia tempo que não lia Naruto e Bleach. Havia parado lá no início de dezembro, continuando acompanhando apenas One Piece, afinal este nunca perde o pique. É incrível como Naruto e Bleach estão há mais de um ano numa ciranda cirandinha, dando voltas e voltas e não vão para lugar algum. Claro que tem algumas iscas e momentos aqui e ali para segurar leitor, mas realmente não sinto mais aquele ânimo para ver semanalmente.


Aí andei lendo outros mangás. Terminei Mar – Marchen Awaken Romance e 100% Morango, que foram publicados no Brasil. Até comecei a escrever as resenhas completas deles por aqui, mas não ficaram do jeito que queria e descartei, mas ainda espero conseguir colocar em texto a minha alegria com os finais destes mangás. Em especial com 100% Morango que acabou de uma maneira super satisfatória. Achei que o mangá iria pelo lado mais fácil de se resolver, mas não. O final é realmente adorável. Mar também não termina mal, apesar de que fiquei com um gostinho de desejo por mais histórias dentro de seu universo. São apenas 15 volumes e o desfecho é meio apressado.

Também coloquei a minha leitura em dia com Cavaleiros do Zodíaco (o mangá original), que continua bem ruim. Realmente é um mangá que envelheceu mal demais e estou lendo apenas pelo saudosismo, ainda que não me lembre direito de como foi o animê na saga de Hades (acho que nem cheguei por aí). É legal o inicio do arco com os cavaleiros de ouro, mas quando entra a trupe do Seiya volta tudo a ficar mais do mesmo. Bem parei no volume 23, então não falta muito pro fim (são 28 volumes ao todo). Depois disso preciso lembrar de terminar de ver Lost Canvas no Netflix (vi apenas o primeiro ano e no começo do segundo achei que as coisas ficaram meio mornas e dei um pause). E tem também Saint Seiya Ômega que não é ruim como pregam por aí, mas que também já tem um fim anunciado. Parei porque cheguei naquele ponto que os cavaleiros nunca chegam ao castelo de Pallas. São episódios demais enrolando a trama, mas a Atena chegou a agora a coisa desse esquentar. Até para o Ikki a série apelou.

Outro mangá que acabei colocando em dia foi D.Gray-Man. Li até o volume 23, o último publicado no Brasil. A Panini está devendo o 24 que já saiu no Japão por sinal. E PUTZ que sina esse mangá sofreu. Mudou de semanal pra mensal, sofreu hiatos (e está atualmente num grande hiato, sem qualquer previsão de retorno). E isso é uma sacanagem sem tamanho porque é um universo tão emocionante em vários momentos. Tem aquela empolgação de quando li a invasão da Soul Society em Bleach há muitos anos atrás. É verdade que ele começa bem morno, tem muitas partes confusas, como todo o background dos Noahs, e as vezes tem problemas com o traço e o entender destes com as cenas dos quadros. Mas no geral é um excelente mangá que foge da curva dos mangás de estudantes e sobrenatural (e pensar que Bleach começa assim, com personagens estudantes… um elemento que desaparece quase por total  e só volta raramente pra não ficar como um furo dentro de seu universo). Só acho uma pena que a autora de D.Gray-Man praticamente se encurralou dentro da história do mangá de tal maneira que não tem muito o que fazer com o protagonista da mesma a não ser matá-lo (entenda isso como quiser) ou usar algum “milagre” para salvá-lo de sua sina. O chato que é uma situação que a história não deixa que isso fique “on hold” perpetuamente, como Naruto tinha ao longo de sua fase criança com a Kyuubi.

E sucintamente, porque já me alonguei demais só para falar um pouco sobre mangá, andei lendo Assassination Classroom, ou Ansatsu Kyōshitsu no original, que é um mangá que começou na Jump em 2012 (é relativamente novo). Tive a curiosidade de conhecer essa série depois que vi o personagem Korosensei no novo jogo de luta que vai misturar estrelas da Shonen Jump (link aqui). Li apenas os dois primeiros capítulos, mas já entendi o universo do mangá. E não é ruim, só que é tudo meio absurdo e abusa um pouco além do necessário de velhos clichês do mundo dos mangás, como uso de personagens estudantes por exemplo. Fica claro que é uma série juvenil mesmo, para um público mais novo. Mas é inevitável a curiosidade em saber mais sobre esse ser que explodiu um pedaço da lua e que pretendo destruir o planeta dentro de um ano e como diabos isso existe e porque ele é praticamente invencível. É um mangá onde o protagonista é um anti-herói e isso torna as coisas um pouco interessantes, mesmo com clichês desse meio.

Pra encerrar, outro mangá que andei lendo, porque sempre vi as pessoas dizendo o quanto é diferente do animê e até mesmo dos games que deram origem a tudo é Pokémon Adventures. E realmente tiro o chapéu porque é um mangá bem velho e mesmo assim, lendo atualmente, como toda essa febre de Pokémon X & Y ele empolga bastante. Talvez porque todo mundo que é fã de Pokémon assistiu o especial Origin ano passado e ficou curioso para conhecer mais o Red e esquecer um pouco o Ash. Li até o ponto em que Red conhece a Misty e é bacana como a série tem tantos elementos diferentes. Adoro a ideia de que as pokébolas são meio transparentes, a ponto de ser possível conversar com o Pokémon dentro das pokébolas e ver suas expressões. Dizem que mais pra frente o mangá também pega mais pesado nas batalhas, além de que ao longo dos anos, os protagonistas das séries vão mudando porque as gerações de pokémons também vão surgindo. Me pergunto porque não tem nenhuma editora, como a JBC ou Panini, publicando esse mangá no Brasil. Certamente estão perdendo uma oportunidade de ouro, ainda mais com a febre pela franquia estar ganhando força nos últimos tempos.

E… vixe, o post já ficou enorme. E nem entrei nos filmes que andei vendo, nas séries que andei terminando e nem nos games que andei jogando. Fora outras experiências que também tinha em mente compartilhar. Acho melhor então parar por aqui e continuar num outro post. Não adianta escrever um texto gigante demais e cansar o leitor. O papo fica por aqui, mas continua em breve, tudo bem? Com outros assuntos de outras mídias de entretenimento e outros casos que quero contar por aqui.

Aproveite o espaço para deixar aí nos comentários o que anda lendo, fazer recomendações, deixar sua opinião sobre algum destes mangás que citei etc. Só avise se for dar algum spoiler fatal antes de escrever, afinal não custa nada ser bacana nesse sentido. 😉

Isso também pode lhe interessar

28 Comentários

  1. eu já penso diferente, o que está dando voltas desnecessários é o próprio one piece que não sai da segunda marcha nem ferrando, no caso de naruto, de dezembro para cá já revelou sobre a origem do rikkudou sennin, a origem do chackra, a origem de todo o sistema shinobi e respondeu tantas perguntas que o próprio mangá deixou no ar que acabou evoluindo a história, diferente de one piece que muitas vezes segura um mistério desnecessário(ou será que ninguém notou que o Sabo está vivo?), enfim, cada um é cada um…

    1. Bom eu concordo 100% que One piece deu uma queda gigante de qualidade depois dos acontecimentos da guerra em marineford, pra mim depois disso NADA me animou, esta chato e enrolado de acompanhar.
      Mas o mesmo posso dizer de Naruto, Muita enrolação, Plot twists desnecessários, personagens aparecendo do nada, retorno da morte de mais gente (Kabuto ter reaparecido depois de todo aquele lenga lenga do sasuke e do itachi é RIDICULO!) Naruto ja chegou na hora de acabar, alias, ja passou da hora!

      1. não considero isso, o fato de kabuto aparecer não muda nada na qualidade da história, afinal ele só surgiu para tentar concluir algo já esquecido nos volumes anteriores, o fato de aparecer vários personagens é só para dar um ar de que tudo está se encerrando, ficar se prendendo nisso que é desnecessário….

        o mangá já está se encerrando, todos esses capítulos só servem para fechar os pontos e é o que kishimoto esta fazendo, engraçado que as pessoas que reclamam disso reclamariam do mesmo jeito se naruto se encerrasse com alguma ponta solta no enredo, tenho certeza, mas quando o autor se esforça para responder todas as perguntas que a história deixou as pessoas reclamam do mesmo jeito…

        enfim, se você é um apreciador de porrada e manda história pelos ares por assim dizer, pode considerar o enredo enrolativo.

        No caso de one piece, ele enrola com uma história que será esquecida, pois não tem um complemento para o enredo principal, não foi que nem o arco dos tritões que enriqueceu boa parte do enredo principal, ou até mesmo os arcos de marineford e water 7, e é sempre muito manjado essas histórias, um país que sofreu golpe do estado, e está tentando se reerguer enquanto o grupo principal luta para deixar de ser bode expiatório… Isso vai trazer algum beneficio para o enredo principal que seria a era dos piratas? Ele serviu de porto para os piratas como aconteceu na ilha dos tritões? Que diferença faz se o rei abdicar ou não o país se talvez não irá importar futuramente, como houve com Alabasta, isso é uma enrolação desnecessária…

        1. Eu discordo totalmente de você rick. Você diz que One Piece tem arcos que em nada acrescentam a trama de fundo do mangá, mas acho que vc esquece que autor nenhum quer trabalhar unicamente com a trama de fundo. A grande diversão de One Piece são as histórias soltas mescladas a pequenos momentos onde a trama de fundo surge para pontuar uma situação.

          Se não tiver historias soltas vira essa grande merda que ficou Bleach e Naruto, que precisam enrolar e enrolar dentro de uma única trama e está aí anos sem sair do lugar. O autor resolveu explicar cada mínimo detalhes do universo de poderes do mangá e CARA COMO ISSO É CHATO. Porra eu já acompanha o mangá há década e caralho eu nunca precisei entender qual a origem do chakra, ou qualquer outra coisa dos sábio dos seis caminhos. Não é agora ao cinco minutos finais do segundo tempo que quero entender essas merdas terminologicas dos universo overpower de Naruto. Eu quero a conclusão das histórias dos personagens… não explicações desncessárias de como Madara é foda, como ele continua ainda mais overpower a cada 3 dúzias de capítulos e por aí vai.

          Não é diferente de Bleach, que só agora no fim veio explicar mais sobre Quincies ou a origem do Ichigo ou sobre as espadas. PORRA já está tudo no final… eu já acompanhei anos e anos sem precisar saber como essas merdas funcionam… agora não precisa mais. Eu simplesmente quero ver como tudo vai terminar. Os inimigos de Bleach continuam sem graça, a história segue sem propósito por dezenas de capítulos só pra depois, em um capítulo o autor dar uma desculpinha, explicar algumas coisas rapidas e depois corta para mais lutas sem graça, onde mais coisas ficam sem explicações decentes (cão gigantes? sério?)… é tudo tão conveniente a forma como os mocinhos treinam e superam os vilões que quando surgem parecem imbatíveis… Bleach é uma grande e desnecessário truque de mágicas com espelhos e fumaças. Era tão mais legal aquela fase em que nada era bem explicado e Ichigo simplesmente queria salvar Rukia…

          (continua…)

          1. então temos opinião diferente

            se não acrescenta nada na historia principal, isso não me faz querer dar importância para o arco, porque depois de eles saírem da ilha, aquela ilha não trouxe importância alguma(alguém se lembra da ilha sem nome? A cidade natal de chopper?)….

            se você acha que histórias paralelas que não acrescentam nada com o enredo principal é uma boa ideia, ótimo, parabéns, continua assim, mas one piece ganhou antipatia por causa disso…

            Algo que bleach e naruto trabalha muito bem é não perder o foco principal, afinal muitas vezes em one piece eu esqueço que luffy está indo atrás de one piece….

            enfim, essa é minha singela opinião, não gosto como Oda trabalha, focando em coisas praticamente irrelevantes na série….

            ele pode trazer algum conceito desse arco futuramente? Com certeza, afinal de contas, sky piea está vivo ainda no arco de dressrrossa com a lenda de Norland, e sabe qual é minha importância com esse fato? ZERO….

          2. só para deixar claro, só acompanho agora dressrossa pelo fato de achar interessante a aliança de Law e Luffy, que poderia trazer importância ao foco principal(já que ambos tem a mesma ambição que seria one piece), se não fosse por isso, na saga de punk hazard eu já tinha largado….

          3. Rick, sua interpretação sobre o que é One Piece (ou, pelo menos, o que deveria ser) muito me interessa, principalmente porque entra em conflito direto com o que EU acredito que One Piece seja. Inclusive já entrei em uma discussão parecida aqui mesmo no Portallos, com um dos (ex-)colaboradores do site. Se tiver interesse em dar uma lida, segue o link:
            http://www.portallos.com.br/2013/08/01/a-evolucao

            Mas enfim, meu comentário aqui é mais porque você parece estar querendo evitar um debate que poderia ser bem construtivo para todos os lados. Por que não justificar essa suposta irrelevância do que está sendo narrado no mangá? Por que não desenvolver os seus argumentos?

            Tu já partiu pra essa resposta evasiva de "Aaaah, cada um com sua opinião, você tá aí de boa com a sua, eu com a minha, tudo na paz". Essa postura não é muito elogiável… Não se trata de uma questão de provar que você está certo ou não, mas sim de discutir para, quem sabe, atentar para um ponto de vista que pode ter passado despercebido por ti, ou mesmo fortalecer as suas crenças a respeito de One Piece, depois desse confronto de ideias. Tenta discutir mesmo, cara. Tô curioso pelo que você tem a dizer.

          4. respondendo seu comentário, só respondi dessa forma para não causar confusão generalizada, se ele curte um mangá onde há um monte de arcos irrelevantes para a série, quem sou eu para mudar o gosto dele, no entanto dizer que naruto ficou "parado" no tempo creio que é um equivoco.

            Por outro lado temos one piece, que muitas vezes cria arcos desnecessários para série(sky piea é um exemplo), para mim esse arco do novo mundo está decepcionante a cada ilha, começamos tão bem com a ilha dos tritões com tantas revelações para a série principal, e quando começou punk hazard, foi marcado o declínio total, com reviravoltas desnecessárias e um arco fraco e bem previsível, nisso começou esse arco de dressrossa, que começou muito bem, depois novamente voltou a se arrastar e muitas vezes sentia, ou melhor, percebia que a história não se desenvolvia, se arrastava sem uma razão aparente, e quando acreditamos que irá chegar o climáx do arco, novamente se arrasta com planos e mais planos para invadir a fábrica, o castelo, vai ou não vai, e agora, e isso foi se desgastando de acordo com os capítulos e isso é muito chato..

            Talvez não tenha mais paciência com mangás infinitos, naruto mesmo com várias explicações expositivas ele pelo menos não se arrastava, a história tem um ritmo bacana para se acompanhar…

            Claro que as opiniões diverge e muito, mas realmente, trocaria todos os arcos desnecessários de one piece para apenas um arco que faça diferença no enredo principal.

            No fim Dressrossa vai ser outra ilha que será esquecida pelo tempo,"alguém se lembra de Thriller Bark?

          5. Então, cara, não sou do time do "gosto não se discute". hahaha Dizer que gosta (ou não) de X é fácil, o diferencial mesmo é explicar porque gosta (ou não). E, para isso, o diálogo é uma etapa fundamental. Lendo opiniões, expondo suas ideias, se metendo em discussões… Tudo isso ajuda na tua formação e é um passo para refinar o seu próprio gosto. Te ajuda a entender melhor a si mesmo, do que você realmente gosta ou não.

            Sobre One Piece… Não concordo com essa suposta irrelevância. Usando Skypiea como exemplo, tentarei provar a relevância do arco em duas perspectivas distintas (Sendo que na segunda falarei de outras ilhas e seus arcos também).

            A primeira delas diz respeito à estrutura básica da narrativa. Você deve saber, mas não custa lembrar: para qualquer narrativa (ficcional ou não) funcionar, 3 elementos são indispensáveis – os personagens, a ambientação e a trama propriamente dita.

            No tocante aos personagens, é quase um consenso de que o desenvolvimento destes (Nos mais diversos níveis) é sempre bem-vindo. Mas as pessoas esquecem que "desenvolvimento" é aplicável não somente aos personagens, mas também à trama e à ambientação. E agora entramos em um aspecto que, por muito tempo, distinguiu One Piece de praticamente todos os outros representantes do battle shounen: a construção de mundo.

            "Construção de mundo" é nada mais nada menos que um nome chamativo para "desenvolvimento de ambientação". Isso ocorre sempre que um autor expande as possibilidades de seu universo ao mesmo tempo em que nos passa uma imagem mais clara do mundo no qual a trama se desenrola. E, cara, Oda é mestre nisso, dentro dos shounens de ação e/ou aventura. E em Skypiea não poderia ser diferente.

            Skypiea nos dá toda uma nova dimensão àquele mundo, isso é quase indiscutível. Se o oceano azul já era extremamente rico em ilhas, pessoas, culturas e rotas, o Oda acrescenta um oceano de nuvens, igualmente rico nos mesmos aspectos. É uma expansão sensacional, que mexe com o imaginário do leitor. E incitar a imaginação do público também faz parte da construção de um universo. Não preciso nem citar a introdução do Mantra, é worldbuilding no aspecto mais battle shounen da coisa, foi um acréscimo importante à estrutura de batalhas do mangá.

            Vendo de fora, analisando estruturalmente, olhando o roteiro em si, Skypiea é uma ilha justificada dentro de One Piece. Se desenvolvimento de personagens ou da trama nunca é irrelevante, porque diabos o desenvolvimento da ambientação seria? (E olha que Skypiea também serve ao desenvolvimento da trama, mas isso é assunto para os próximos parágrafos…)

          6. sobre gosto não se discute(nem é por isso que entrei na discussão) e pelo simples fato que estou cansado de discutir com pessoas vamos dizer, fanáticas por one piece, pelo simples fato de que muitos deles não são mente aberta por exemplo, e por isso eu digo, cada um tem sua opinião, não curto de one piece por ser arrastado, se curte esse tipo de narrativa, bom pra você…

            outro fato de que esqueci de discutir é em relação a história ser arrastada, one piece é ótimo para você ler um monte de capítulos por vez, agora para acompanhar uma vez por semana é um sofrimento, porque a história não anda, e não é estilo bleach, onde você lê cinco minutos cada capítulo e a história não anda, e sim por apresentar muitas informações inúteis por si só, a cada capítulo que tem, apenas 40% da informação é relevante, o resto é um quem se importa, um exemplo, coliseu, passar quatro a cinco páginas de milhares de personagens sem carisma brigando entre si é um saco, porque você não se importa com nenhum deles pelo fato de não conhecê-lo, não estou dizendo para criar um background para todos os personagens do coliseu, e sim ser um pouco menos detalhista nesse assunto…

        2. (continuando…)

          Esse pra mim é o grande acerto de One Piece. Ele não fica preocupado ou martelando em explicar cada mínimo ponto de seu próprio universo. Ele faz isso enquanto conta histórias soltas, aventuras e situações divertidas com um grupo de personagens. Dressrosa está sendo uma grata surpresa porque há varias tramas soltas ali sem pretensão de ter cada mínimo detalhe explicado. Basta ver que o plano original do Law já foi pras cucunhas há tempos e agora tudo ali não passa de improviso (planejado pelo autor claro) e isso é divertido. Muito melhor do que capítulos e capítulos de explicação ou de lutas que não servem a qualquer propósito ou que não vão dar em lugar algum…

          Enfim, essa é a minha opinião. As vezes é melhor não explicar nada ou saber ponderar o que dentro de um universo fantástico realmente precise ser explicado. Naruto já explicou muito mais do que gostaria de saber. Bleach explicou coisas que precisavam explicar há muito tempo e que demorou tanto pra ser feito que o mangá simplesmente perdeu a graça antes de fazer certo sentido que se mostrou necessário. Agora ele simplesmente está enrolando…

          1. Mas você tem que entender que obras como naruto e bleach é necessário explicar as coisas, tem tanta coisa que falta explicar, que se ele encerrasse dessa forma que está jogaria todo planejamento no lixo, se não curte a forma que explica e tals, sugiro você parar de ler e só retornar quando ambas as obras estiver encerradas, porque assim você vai odiar menos…

            e essa forma básica de explicar nos mínimos detalhes é a base de qualquer shonen, até mesmo o elogiado one piece explica de forma sistemática, só porque o plano original foi para cucunha não é um diferencial para a obra, mesmo que improvisado eles pararam para discutir o assunto "olha, o plano principal não deu certo, vamos nos virar aqui" mesmo improvisado já é um plano, o fato do usopp chegar na sugar teve toda aquela explicação, de ir no terreno tal, fazer isso, aquilo, o problema é que não percebeu porque estava empolgado com o capítulo em si, mas ele foi tão explicativo quanto naruto e bleach em seus respectivos mangás…

            Acho estranho você enxergar esse defeito(só para dizer, para mim não é defeito nenhum, mais explicação, melhor, assim posso me sentir dentro da obra) sabendo que one piece sempre fez isso …

      2. Todo aquele lenga lega deixava bem claro a volta dele, e ao contrário do que fez parecer com sua frase, Kabuto nunca morreu. Mas sim, Naruto vem em uma enrolação sem fim e já perdeu a graça acompanhar semanalmente. Ta na hora de aquilo ter um final.

    2. Pra você ver como s opiniões se modificam, eu já concordo com criador do tópico, pra mim o único que ainda tem pique é One Piece. Eu sei Naruto fez essas revelações de dezembro pra cá, porém aquela Guerra já se estendeu tanto que certos conceitos já foram levados a exaustão, não tenho ânimo pra ficar acompanhando aquele vai e vem, por isso to sempre acompanhando de três em três semanas, assim eu me canso menos.

  2. Texto grande thiago? Tá é pequeno! Se for colocar no word deve dar bem poucas palavras, rsrsrsrs.. :p

    Mangás? Vixi, faz um tempinho q não leio, tirando Nisekoi e The World God Only Knows q acompanho por serem leituras mais fáceis pra mim. Há, tem Shingeki no Kyojin e To Aru Kagaku no Railgun tb mas esses são mensais então eu leio só quando me lembro mesmo. :p

    Quanto aos citados no post me interessou esse do pokemón, não conhecia, via o povo apenas citando-o sem contar nada da diferença com o anime, apenas deizendo q existia uma diferença. Tá anotado mentalmente.

    Ansatsu eu parei no 55 se não me engano, falta de tempo é meio fodz, mas tb quero "juntar" os caps pra ler tudo quando tiver livre.

    Falando de outra coisa além de mangá, estou lendo as Novels [livros] de To Aru Majutsu no Index. Atualmente estou no volume 15 e meu, espero q seja animado logo, as cenas de ação aqui são foda ao extremo! Realmente valeu a pena ler os 15* volumes anteriores.

    Também estou lendo Fábulas da Vertigo, e meu que universo mais sensacional! Sei que ele é meio simplista mas eu realmente achei muito bom mesmo, nota 10!

    E, por enquanto só. Tem animes e games tb mais ia ficar um comentário ultra gigante e… melhor não… :p

    *além do volumes 1-14 há também o volume SS (canônico) entre o 13 e o 14.

  3. parei de acompanhar a maioria dos mangas, naruto e bleach não saem do lugar, só one piece mesmo e os que acompanho estão em hiato como Berserk e HunterxHunter.
    Acho que One piece ganhou um novo pique nessa nova saga, estou gostando por que me lembra bastante alabasta que é um dos meus arcos preferidos, acho que o autor está trabalhando bem, está sabendo trabalhar a mistura divertida entre os elementos do atual arco. To adorando, cada semana é uma grata surpresa, o fim dessa saga está muito imprevisível, há muitas possibilidades.

  4. Eu li que o anime do MAR melhora esse final, e deixa ele menos "apressado". Eu só assisti até um ponto (anos atrás), na época que eu assistia não dava pra achar tudo legendado. Deu vontade de ver inteiro agora, era muito legal. Não era um anime que queria durar pra sempre como alguns shounens de hoje, era um arco rápido de torneio focado em seus 7 personagens principais.

  5. Bleach eu já cheguei à conclusão de que é impossível ler semanalmente. Se você pegar um bloco de 20 capítulos e ler duma vez, vai achar foda, porque a história continua boa (o autor conseguiu dar a volta por cima depois daquele desastre que foi o arco Deicide). Só que é muito lento. Eu li a primeira invasão de Soul Society, mais o flashback da mãe do Ichigo de uma vez, e quando terminei não deu um mês pra eu enjoar do mangá de novo. Agora estou esperando juntar outro bloco de capítulos pra ler de novo.

    Naruto nem é lento, ficou ruim mesmo. Esse eu só leio depois que terminar, e mais por respeito aos anos que passei acompanhando ele.

    One Piece é sensacional. Atualmente está em um dos melhores arcos do mangá. O Doflamingo é um dos melhores vilões que já teve nesse mangá, e tem muitos personagens fodas, muitas lutas que prometem, e um arco de torneio enfiado no meio que não se sabe como funcionou com a história.

  6. D,Gray-man e Reborn são dois mangas qeu eu torço para q sejam animados novamente, to com uma preguiça enorme de ler o mangá deles mas ao mesmo tempo muito curioso para saber oq ta rolando.

    Bleach está maneiro, mas ta entrando na mesma onda que aconteceu com a saga do Arrancars e que acontece agora com naruto que é a batalha interminável, meses e meses com a as mesmas lutas (apesar de estar trocando de luta fica parecendo a mesma coisa, só muda os personagens mas o cenário não muda em nada). Gostei pra caramba da Bankai da Rukia, já esperava algo todo branco (para contrastar com a do Ichigo) mas foi gratificante ver ele sendo tão forte e ao mesmo tempo o risco ao usuário.

  7. *prosseguindo*

    A relevância na segunda perspectiva é mais fechada, é algo mais in-universe (E acredito que você se referia inicialmente a isso mesmo).

    Se você analisar com atenção, perceberá que o Oda sempre tenta trabalhar o lado histórico-social de cada ilha/cidade/país/reino que ele nos apresenta. Sinceramente, não acredito que isso seja gratuito. One Piece, o mangá, não é tão somente a busca pelo One Piece, o tesouro. O mangá é também a história daquele MUNDO.

    Nós, leitores, somos felizardos. Luffy nunca nos convidou, mas todos nós entramos no bando e saímos por aí conhecendo o mundo com eles. Comprovamos a diversidade da fauna de Alabasta, conhecemos os excelentes carpinteiros de Water 7, nos encantamos com os brinquedos de Dressrosa, aprendemos a lenda do sino dourado de Skypiea, etc etc etc.

    O primeiro agravante reside no fato de que poucas pessoas podem conhecer o mundo assim. O tráfego entre os blues é possível, mas a Grand Line ainda é inacessível para uma parte significativa da população. Aliás, até mesmo dentro da Grand Line as ilhas parecem, digamos, isoladas. Não se trata de um mundo globalizado, com uma ilha exercendo influência cultural ou comercial em outra. Water 7 não constrói navios para Alabasta, por exemplo. E o pessoal do Reino Sakura (Antiga Drum, ilha do Chopper) não tem condições de importar uns dials de Skypiea. Não há diálogo entre as ilhas… É um mundo tão rico, cuja riqueza não se espalha.

    Já ficou nas entrelinhas que o Governo Mundial é responsável direto por isso. Ele não é totalmente contra relações internacionais (Trem do oceano tá aí para provar), mas ele certamente limita as possibilidades de crescimento da sociedade, sem mencionar os abusos de poder, a corrupção ou os problemas sociais provenientes desse sistema de governo.

    O que quero dizer com tudo isso é que parece bem óbvio que, ao final do mangá, o mundo que conhecemos junto com os mugiwaras será outro. A trama dos revolucionários tem relação direta com isso. Esses caras não são "reformistas", não querem mudanças pontuais na ordem mundial vigente. Eles querem realmente mudar TUDO.

    E essa mudança está ocorrendo de maneira muito orgânica. Pense bem, quase todas as ilhas que o bando visitou acabaram mundando com o tempo (E aqui entra a importância do worldbuilding do Oda e da maneira como ele trabalha o lado histórico-social, do qual já falei acima). Os médicos de Drum só serviam ao Wapol, atualmente devem servir à população, sem mencionar que o Dalton agora é quem governa por lá. A guerra civil de Alabasta chegou ao fim, junto com a simbólica sucessão do Rei Cobra. O Sino dourado de Skypiea tocou e a guerra que durava séculos finalmente chegou ao fim.

    Em todos esses casos, havia um desejo natural de mudar o status quo. Tinha alguma coisa que gerava insatisfação dentro daquelas ilhas e, com a ajuda do bando, os problemas foram superados. Mas a insatisfação maior é a nível mundial… Não tenho dúvidas de que essas ilhas irão desempenhar um papel importante na guerra que vai mudar o mundo. Isso por si só já justifica a relevância de Sakura (Drum), Alabasta, Water 7, Skypiea ou Dressrosa in-universe.

    1. entendi de certa forma sua analogia, mas além de ter irrelevância ao tema principal, outro fato importante é, algo realmente me incomoda na ideia da jornada do herói…

      vamos imaginar a ilha de chopper por exemplo, todos os médicos só serviam ao rei nessa ilha, entretanto, para o sistema mudar, precisou de pessoas que nem sequer moram naquela ilha tirar o conformismo da população e isso foi muito ilógico por si só.

      um exemplo, o que causa um pouco de realidade é a ilha de Alabasta, que mesmo vivendo nas piores condições(meses sem chuva), eles criaram uma milícia própria para forçar o governo por exemplo, se pensarmos no contexto social, o mundo mudou pela população, raramente, ou quase nunca uma pessoa que entenda o contexto social, político e cultural de um país vá mudar ele da noite para o dia…

      Enfim, só darei importância para as ilhas citadas, se houver um evento na história que envolva todas essas ilhas, por enquanto, são histórias irrelevantes que não acrescentam nada na história principal.

      1. Mas acho que aí tem um problema em como você enxerga esses momentos. One Piece, como qualquer battle shounen que consigo me lembrar agora (Tirando Hunter x Hunter), é bem idealista.

        Não concordo com essa visão mais realista da coisa. Não acho ilógico. Os piratas, no mangá, são tratados muitas vezes como espíritos transgressores, de anarquia, que fazem o que querem quando querem. A insatisfação em Drum já era perceptível, mesmo sem a influência direta dos mugiwaras. O bando sendo o empurrão definitivo pra fazer essa galera sair da inércia é condizente com a proposta idealista do mangá. Pessoal vê no bando um grupo ativo, que vai atrás do que quer e… consegue. É motivacional, inspirador. Essa "alma pirata" incentiva muita gente (Vide aqueles moleques de Punk Hazard)

        E quanto ao ritmo semanal arrastado… Então, não vejo isso como demérito. Como você mesmo apontou, ler por volumes/sagas é uma experiência (atenção pra essa palavra) muito melhor. E o Oda tá priorizando o que é certo mesmo, o status de "em publicação" é efêmero… Quando One Piece acabar, ninguém mais vai ler um capítulo por semana, vai devorar tudo no próprio ritmo. E é isso que realmente importa.

        1. então Raphael, aí que tá, apoiando a ideia de verossimilhança, com fatos históricos, é raro um viajante comum conseguir mudar um país inteiro sem entender como funciona o sistema desse país, muitas vezes era de maneira catastrófica(como por exemplo os Incas se não me engano que estavam na merda, e quando os viajantes vieram até os Incas o empurraram mais na merda ainda)…

          sobre o ritmo arrastado, eu realmente vejo como um demérito, quer um exemplo, arco de sky piea, no anime os episódios voaram, pelo simples fato de que todos episódios já tinham lançado e tinha como você acompanhar todos de uma vez, e por isso não era possível perceber que a história estava arrastado, só fui perceber mesmo nesse arco, tanta coisa insignificante acontecendo na história que me dá sono, Oda se apoia demais a fatos que não importa para história como enrolação..

          Ler semanalmente one piece é ruim demais por isso, muitas vezes você está ansioso para o próximo capítulo pois vai abordar um assunto já encerrado no capítulo anterior, aí quando você lê, ele aborda outro assunto que não importa para a série, jogando um milhão de personagens sem carisma alguma se duelando no coliseu, e quando volta no assunto abordado que você tanto espera, já acabou o gás..

          Naruto está fazendo a mesma coisa, quando o Gai foi abrir o oitavo portão, no capítulo seguinte foi broxante,quando retornou a abordar o assunto principal, você já não importa mais com isso, mesmo assim, Kishimoto criou uma dinâmica nesse capítulo que fez você se importar com a situação novamente, e isso é um ponto positivo…

          Pelo que eu vi, Oda não faz isso, ele deixa a situação no climáx, depois quebra esse clima, e quando retorna ele não faz nada para trazer a empolgação do leitor,isso poderia ser quebrado se eu lesse um volume inteiro, porque o Oda tem um jeito de contar a história aumentando o climáx da história de forma aritmética, um ponto de cada vez, essa experiência é ótima para um volume fechado, em contrapartida, o climáx que naruto cria é de forma progressiva, o que faz com que um único capítulo por semana empolgue, mas lendo por volume completo é realmente fraco, porque você já sabe o que vai acontecer…

          Se eu quero ler semanalmente, eu quero uma experiência que me empolgue um capítulo por si só, e não que seja de forma gradativa a cada capitulo, um exemplo, o capítulo de hoje de one piece foi empolgante, mas houve uma preparação semanas atrás, o que tornou a história arrastada, sinceramente, trocaria todos aqueles capítulos anteriores pelo de hoje, porque hoje ele foi mais objetivo….

          mas creio que é questão de gosto, se curte essa forma arrastada bom pra você, aí estão meus motivos de achar one piece "tããããão épicamente épico", pelo fato de que aborda histórias que nem me importo, já que não acrescentam nada no enredo principal, e dessa forma arrastada.

          e sobre as mudanças que aconteceram no mundo de one piece, ele está fazendo basicamente o que Gol.D Roger fez antes de se tornar o rei dos piratas e não é por isso que o mundo mudou não é mesmo?

          1. Eu não valorizo o pacing (ou ritmo da narrativa) capítulo a capítulo por uma mera questão de abordagem (não de gosto). Parto do princípio que, para fazer uma análise mais justa, é necessário dar ênfase ao todo, não às partes. Isso aqui não é matemática, a soma das partes não é igual ao todo. O todo é sempre muito maior que a soma.

            E a sua análise não me parece nem um pouco coerente. Porque uma hora você tá analisando o todo (Skypiea como uma saga completa), depois tá analisando as partes (Os capítulos de Dressrosa). Afinal, qual é a sua abordagem? O que você valoriza mais? Se a resposta realmente for os capítulos… Então, foi mal, tu vai ter que analisar individualmente a construção de cada um dos 742 capítulos (Lendo apenas UM por semana lol) para ter uma análise mais coerente do pacing de One Piece.

            E se a sua experiência de leitura não é satisfatória, por que não mudar certos hábitos? Meio estranho não curtir o ritmo semanal e continuar lendo assim. Deixa on-hold, espera acumular uns capítulos, uns arcos e aí leia. Digo isso para o seu divertimento mesmo, não para fins de análise do conteúdo que você está lendo.

            E o Roger mudou o mundo sim. A própria Era dos Piratas é o exemplo mais palpável de sua influência no mundo.

          2. Raphael, não é incoerente o fato de eu analisar sky piea como arco completo e dressrossa individual, veja bem, não acompanho one piece deste o primeiro dia que ele lançou, então, não tem como eu analisar sky piea como capitulo individual pois foi um arco que acompanhei direto(utilizei esse arco para mostrar que a longo prazo Oda realmente manda bem, mas a curto prazo é muito chato) mas acompanhar ele semanalmente realmente não dá…

            Sobre Roger mudar o mundo, não considero a Era dos Piratas como uma mudança drástica ao mundo de One piece, a soberania é do governo mundial, se ele queria colocar o mundo de cabeça para baixo viajando pelos sete mares o mínimo que fez foi encorajar outras pessoas a irem contra o governo, apenas isso, não foi algo do tipo " Meu Deus, o governo mundial caiu!!" Porque ele continua firme forte…

            enfim, só para encerrar(duvido muito que você leia essa resposta já que demorei séculos para responder), não tem como me empolgar com one piece semanalmente, para mim é tedioso, desnecessário e sinto que será apenas mais um arco repetitivo e esquecível e que eles vão partir para próxima ilha e repetir o mesmo processo incansavelmente sem trazer nada de novo…

            Diferente de Naruto, pelo fato de ser o arco final por exemplo, ele me empolga a cada dia, praticamente é o primeiro capítulo que leio quando lança, não vejo problema em explicar detalhadamente como o dono do post disse porque como eu disse, naruto já está se encerrando, ele tem que ser detalhista para fechar todos os pontos, aposto que se ele não fizesse isso as pessoas iriam reclamar do mesmo jeito…

            Falta pouco para eu desistir desse mangá, porque não terá fim(pelo menos é o que mostra as vendas) eles iram para outra ilha de novo, irá ter um problema, sofrerão bode expiatório, vão descobrir o verdadeiro vilão, dar um cabo no vilão, fazer uma festa e ir para outra ilha e isso será um ciclo como sempre foi e isso É MUITO CHATO…

            Pode ter certeza que não é por causa da leitura, eu tento ter interesse, mas não dá, a história é arrastada e realmente para mim já chega, mas é minha opinião, se quiserem idolatrar one piece como a obra perfeita e tudo mais, legal, ótimo para vocês, mas isso não vão me fazer aproveitar a história, pelo fato de que já estou de saco cheio com tanto tema repetitivo….

            Eu volto a repetir, o fato de eu comparar Sky piea e o arco atual não é falta de coerência, e sim exemplos de que um arco completo é mais interessante do que acompanhar semanalmente.

          3. É incoerente simplesmente porque você está adotando dois métodos de ANÁLISE distintos para uma mesma obra. Se você se importa com o ritmo semanal, fantástico, não vou discutir isso. Mas, a essa altura do campeonato, não dá pra simplesmente ignorar o pacing geral da obra. E repito: para uma análise mais justa, o julgamento do todo se faz necessário. Quando Dressrosa acabar, tá aí uma ótima oportunidade para reler o arco e firmar uma opinião realmente sólida a respeito do seu pacing. Repare que não estou falando de gostos aqui e sim de qualidade intrínseca mesmo… Dizer que Dressrosa é arrastado só pela ótica da leitura semanal está longe de ser uma análise bem feita, principalmente porque o próprio Oda prioriza o pacing geral do mangá. lol

            Sobre o Roger: Acho que você tá levando o conceito de "mudar o mundo" para o lado mais extremo da coisa. O Roger provavelmente pensou em acabar com o Governo Mundial quando descobriu a história do século perdido, só não o fez por motivos que desconhecemos ainda (Embora a doença fatal dele seja um ótimo indício). Mas é importante pontuar que você pode "mudar o mundo" de várias formas, não só DESTRUINDO o Governo Mundial. lol O próprio Wapol, com o seu wapometal, mudou, de alguma forma, o mundo. Esse metal possibilitou a construção do Franky Shogun, por exemplo. Imagina que outras coisas se tornaram possíveis com essa descoberta. E o Wapol precisou detonar o Gorousei pra mudar o mundo? Evidente que não.

            Mas a influência do Roger é ainda muito maior que isso. A Era dos Piratas representa a época com maior índice de criminalidade daquele mundo. São dezenas, centenas, milhares de embarcações piratas rodando naquele mundo e fazendo territórios, incitando guerras, dizimando populações. Porra, vai dizer que isso não representa uma mudança significativa no mundo? Você acha que se o Roger não tivesse proferido aquelas palavras o mundo se tornaria um lugar tão perigoso assim?

            E com tanta criminalidade, com tantas pessoas poderosas no mar desafiando a autoridade do Governo Mundial, com tantos piratas rivalizando (e até superando) o poderio da Marinha, tu acha que os velhos do Gorousei não fizeram nada? Tu acha que o sistema de Shichibukais tá aí a 800 anos ou foi criado recentemente após o aumento considerável de piratas no pós-morte de Roger? E dentro do próprio Shichibukai, quem ali foi diretamente influenciado pelo Roger? Crocodile, Doflamingo, Moriah… Enfim, vai dizer que tudo isso não representa uma mudança na estrutura do mundo? Sério, cara, não tem nem o que discutir. Depois do Roger, o mundo nunca mais foi o mesmo

          4. Eu não valorizo o pacing (ou ritmo da narrativa) capítulo a capítulo por uma mera questão de abordagem (não de gosto). Parto do princípio que, para fazer uma análise mais justa, é necessário dar ênfase ao todo, não às partes. Isso aqui não é matemática, a soma das partes não é igual ao todo. O todo é sempre muito maior que a soma.

            o fato de eu utilizar ideias matemáticas é para apenas argumentar o fato de que as histórias do Oda só funcionam quando está completo, se ler uma vez por semana é terrível, mas lendo tudo de uma vez é uma ótima experiência….

            Sempre acompanhei de maneira semanal, o problema é que a narrativa de one piece é praticamente diferente de outros shonens semanais, pelo fato de que ele prepara o campo e depois joga a situação…

            há outros mangás que acompanho que ele também prepara o campo, mas de forma indiscreta, pois faz você se focar em assuntos interessantes e quando percebe BOOM, tudo que construiu no decorrer do capítulo foi relevante…

            Aposto que boa parte dos personagens criados nesse arco vão ser descartados, ou serão usados para promover uma catástrofe na ilha(como ele sempre faz) e no fim a história vai se repetir…

            "Nossa Rick, você só fala coisa negativa de one piece, quanto ódio no coração."

            apenas não gosto como a narrativa progride no mangá, mas ele é um ótimo shonen porradeiro, não é a toa que vende milhões, mas para mim de longe é o menos favorito porque ele não sabe se impor a cada semana, e cria situações desnecessárias e ainda espero que o almirante cego volte a aparecer e ser importante para o climáx porque até que eu curte esse cara!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.