Conversa de Mangá: Naruto 683 – I Had The Same Dream As You

Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 683, ou para aqueles que não se importam com spoilers

Eu poderia começar o texto seguindo quase a mesma linha que fiz com o CDM de Bleach algumas horas atrás, alegando que o mangá de Naruto também já foi anunciado que estava em reta final e que também não acaba nunca, mas não o farei. Isso porque o pique de Naruto é muito diferente do que está acontecendo com Bleach. Alias talvez caiba em algum post futuro comentarmos essa coisa dos autores avisarem que seus mangás estão acabando, mas o fato de que esse “acabar” deles possa levar anos pra ser concluído. Mas deixa isso pra outro dia.

A atual fase de Naruto já estou considerando como uma nova saga ou arco – depende de como você nomeia essas divisões da história. Isso quer dizer que dou como parcialmente concluído o arco da grande Guerra Mundial Ninja. Parcialmente porque claro que ficou algumas coisas que vão depender do desfecho dessa saga que Naruto e Sasuke vão passar para salvar todo mundo.

Naruto 683 – I Had The Same Dream As You

Não posso porém deixar de criticar um pouco a marotagem do Kishimoto com essa coisa de um vilão engolir vilão e do nada tem alguém mais forte ainda pra atrapalhar os mocinhos. Sabe o que fica parecendo pra mim? Aqueles finais dos antigos desenhos do Scooby-Doo onde as vezes o monstro do episódio tinha duas ou três máscaras. O leitor tem aquela situação em que pega o Obito contando pra todo mundo que ele manipulou todo mundo e trouxe a guerra para dominar o mundo. Depois chega o Madara, batendo no peito que é o cara, que na verdade ele manipulou o Obito a manipular todo mundo e que ele sim é o grande cérebro por detrás de tudo. Aí chega uns dois episódios atrás e o Zetsu negro aparece dizendo: “Que saber? Na verdade Eu manipulei o Madara a manipular o Obito que manipulou todo mundo. Chupa-essa!”. Caraca, daqui a pouco o próprio Kishimoto quebra a quarta parede do mangá e aparece na história e revela que na verdade ele próprio é o grande vilão do universo porque tudo isso não passa de um mangá e ele tem as rédeas de todos os eventos, passados, presentes e futuro e que nem o Naruto pode vencê-lo!

Claro que não estou dizendo que não pode rolar um plot twisted na história e um vilão acabar sendo derrotado por um vilão maior, mas poxa fica meio embaçado deixar o mangá correr por anos nessa batalha Obito & Madara pra no fim surgir outro vilão e o mesmo ainda derrotou o Madara no melhor estilo pegadinha do Malandro. Deixasse então o Naruto e o Sasuke derrotar por definitivo o cara! Foi um momento meio anticlímax quando o Madara cai, ao menos pra mim. Realmente fiquei meio insatisfeito como essa reviravolta, não por ser uma reviravolta, mas na maneira como ela foi realizada.

Eis então que tudo mudo. Chega a tal Kagura, tem esse Zetsu negro que ainda não o compreendo plenamente e toda essa história de que agora é batalha é contra uma Deusa. Fica até parecendo meio que história de filme de animê, sacam? Algo meio solto da trama principal, já que nos filmes sempre precisam ter um vilão quase que onipresente porque os vilões mais pé no chão e com background precisam de muito mais do que uma hora e alguns minutos para fazerem sentido. Enfim, como disse lá no começo, me parece um novo arco, o que significa que deve durar mais algum tempo para trabalhar em certos elementos necessários para a tramar continuar por mais algum tempo. E esse capítulo 587 dá exatamente o sentimento dos rumos do que esperar daqui pra frente. Não acho que será apenas uma batalha típica de Naruto. Bate, apanha, jutsu aqui, jutsu ali e algo resolve o conflito.

Primeiro porque parece que vai ser um momento para o Kishimoto trabalhar na resolução do Time Kakashi. Sasuke já ficou perdido numa outra dimensão e agora Obito e Sakura vão resgatá-lo. Será que isso significa que talvez seja o autor resolvendo o destino da Sakura? Fiquei com essa impressão. Afinal sempre achei que a Sakura andou meio sem direção para o futuro da série, após tudo que aconteceu desde a reunião dos cinco Kages. Naruto não pode ficar com ela no fim (sou do time Hinata). E não acho que o Sasuke e a Sakura devem ficar juntos no fim, já que não sei nem mesmo se o Sasuke deve ficar vivo quando o mangá acabar.

Tem a resolução do Kakashi e do Obito, que parece já estar meio caminho andado, mas o Obito ainda vai pagar por seus pecados. Naruto ainda vai passar por novas provações até entender como a tal Deusa age e como encontrar um meio de derrota-la. Tem a questão dos Hokages mortos-vivos no plano real tentando salvar todo mundo. Enfim, senti o cheio de uma construção de um arco inicial. Não estamos mais nos momentos finais de uma saga. O mangá segue para a reta final, mas não necessariamente está no fim.

O que me preocupa um pouco é que tudo isso meio que matou um pouco aquela ideia de que tinha do Naruto e do Sasuke se enfrentando no fim até a morte como rivais e inimigos. Não vai mais rolar isso. Vai ser tipo uma briga de camaradas que se respeitam entre si. Não vai ter aquele ódio que gostaria que tivesse, tal qual o Obito tinha quando começou seu conflito com Naruto. Apesar de que tenho a impressão de que nem mesmo o Kishimoto sabe o que se passa na cabeça do Sasuke atualmente, afinal num dos capítulos recentes o Sasuke meio que ligou o botão de foda-se e quase deixou Kakashi e Sakura morrerem na lava, como se não importa-se mesmo. Mas se ele não se importa com ninguém, o que diabos ele vem fazendo desde que ressuscitou os Hokages caceta? Ele quer salvar o mundo, só pra ferrar tudo por si mesmo? Sei lá. Eu entendo ao mesmo tempo que não entendo as motivações do Sasuke. Só sei que ainda sou do time que não quer mais ver o Sasuke bonzinho de novo.

Concluindo, agora é hora de ver toda essa maluquice que o mangá do Naruto se tornou. Dimensões paralelas, Deuses, chakras infinitos, jutsus cósmicos e por aí vai. Agora não tem mais limite pra nada. Virou Dragon Ball no melhor estilo overpower! Não há mais freios. Pode tudo! E há quem curta isso e quem não curta… você está de que lado?

Sair da versão mobile