Conversa de Mangá: Naruto 683 – I Had The Same Dream As You

Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 683, ou para aqueles que não se importam com spoilers

Eu poderia começar o texto seguindo quase a mesma linha que fiz com o CDM de Bleach algumas horas atrás, alegando que o mangá de Naruto também já foi anunciado que estava em reta final e que também não acaba nunca, mas não o farei. Isso porque o pique de Naruto é muito diferente do que está acontecendo com Bleach. Alias talvez caiba em algum post futuro comentarmos essa coisa dos autores avisarem que seus mangás estão acabando, mas o fato de que esse “acabar” deles possa levar anos pra ser concluído. Mas deixa isso pra outro dia.

A atual fase de Naruto já estou considerando como uma nova saga ou arco – depende de como você nomeia essas divisões da história. Isso quer dizer que dou como parcialmente concluído o arco da grande Guerra Mundial Ninja. Parcialmente porque claro que ficou algumas coisas que vão depender do desfecho dessa saga que Naruto e Sasuke vão passar para salvar todo mundo.

Naruto 683 – I Had The Same Dream As You

Não posso porém deixar de criticar um pouco a marotagem do Kishimoto com essa coisa de um vilão engolir vilão e do nada tem alguém mais forte ainda pra atrapalhar os mocinhos. Sabe o que fica parecendo pra mim? Aqueles finais dos antigos desenhos do Scooby-Doo onde as vezes o monstro do episódio tinha duas ou três máscaras. O leitor tem aquela situação em que pega o Obito contando pra todo mundo que ele manipulou todo mundo e trouxe a guerra para dominar o mundo. Depois chega o Madara, batendo no peito que é o cara, que na verdade ele manipulou o Obito a manipular todo mundo e que ele sim é o grande cérebro por detrás de tudo. Aí chega uns dois episódios atrás e o Zetsu negro aparece dizendo: “Que saber? Na verdade Eu manipulei o Madara a manipular o Obito que manipulou todo mundo. Chupa-essa!”. Caraca, daqui a pouco o próprio Kishimoto quebra a quarta parede do mangá e aparece na história e revela que na verdade ele próprio é o grande vilão do universo porque tudo isso não passa de um mangá e ele tem as rédeas de todos os eventos, passados, presentes e futuro e que nem o Naruto pode vencê-lo!

Claro que não estou dizendo que não pode rolar um plot twisted na história e um vilão acabar sendo derrotado por um vilão maior, mas poxa fica meio embaçado deixar o mangá correr por anos nessa batalha Obito & Madara pra no fim surgir outro vilão e o mesmo ainda derrotou o Madara no melhor estilo pegadinha do Malandro. Deixasse então o Naruto e o Sasuke derrotar por definitivo o cara! Foi um momento meio anticlímax quando o Madara cai, ao menos pra mim. Realmente fiquei meio insatisfeito como essa reviravolta, não por ser uma reviravolta, mas na maneira como ela foi realizada.

Naruto683 Hokages

Eis então que tudo mudo. Chega a tal Kagura, tem esse Zetsu negro que ainda não o compreendo plenamente e toda essa história de que agora é batalha é contra uma Deusa. Fica até parecendo meio que história de filme de animê, sacam? Algo meio solto da trama principal, já que nos filmes sempre precisam ter um vilão quase que onipresente porque os vilões mais pé no chão e com background precisam de muito mais do que uma hora e alguns minutos para fazerem sentido. Enfim, como disse lá no começo, me parece um novo arco, o que significa que deve durar mais algum tempo para trabalhar em certos elementos necessários para a tramar continuar por mais algum tempo. E esse capítulo 587 dá exatamente o sentimento dos rumos do que esperar daqui pra frente. Não acho que será apenas uma batalha típica de Naruto. Bate, apanha, jutsu aqui, jutsu ali e algo resolve o conflito.

Primeiro porque parece que vai ser um momento para o Kishimoto trabalhar na resolução do Time Kakashi. Sasuke já ficou perdido numa outra dimensão e agora Obito e Sakura vão resgatá-lo. Será que isso significa que talvez seja o autor resolvendo o destino da Sakura? Fiquei com essa impressão. Afinal sempre achei que a Sakura andou meio sem direção para o futuro da série, após tudo que aconteceu desde a reunião dos cinco Kages. Naruto não pode ficar com ela no fim (sou do time Hinata). E não acho que o Sasuke e a Sakura devem ficar juntos no fim, já que não sei nem mesmo se o Sasuke deve ficar vivo quando o mangá acabar.

Tem a resolução do Kakashi e do Obito, que parece já estar meio caminho andado, mas o Obito ainda vai pagar por seus pecados. Naruto ainda vai passar por novas provações até entender como a tal Deusa age e como encontrar um meio de derrota-la. Tem a questão dos Hokages mortos-vivos no plano real tentando salvar todo mundo. Enfim, senti o cheio de uma construção de um arco inicial. Não estamos mais nos momentos finais de uma saga. O mangá segue para a reta final, mas não necessariamente está no fim.

O que me preocupa um pouco é que tudo isso meio que matou um pouco aquela ideia de que tinha do Naruto e do Sasuke se enfrentando no fim até a morte como rivais e inimigos. Não vai mais rolar isso. Vai ser tipo uma briga de camaradas que se respeitam entre si. Não vai ter aquele ódio que gostaria que tivesse, tal qual o Obito tinha quando começou seu conflito com Naruto. Apesar de que tenho a impressão de que nem mesmo o Kishimoto sabe o que se passa na cabeça do Sasuke atualmente, afinal num dos capítulos recentes o Sasuke meio que ligou o botão de foda-se e quase deixou Kakashi e Sakura morrerem na lava, como se não importa-se mesmo. Mas se ele não se importa com ninguém, o que diabos ele vem fazendo desde que ressuscitou os Hokages caceta? Ele quer salvar o mundo, só pra ferrar tudo por si mesmo? Sei lá. Eu entendo ao mesmo tempo que não entendo as motivações do Sasuke. Só sei que ainda sou do time que não quer mais ver o Sasuke bonzinho de novo.

Concluindo, agora é hora de ver toda essa maluquice que o mangá do Naruto se tornou. Dimensões paralelas, Deuses, chakras infinitos, jutsus cósmicos e por aí vai. Agora não tem mais limite pra nada. Virou Dragon Ball no melhor estilo overpower! Não há mais freios. Pode tudo! E há quem curta isso e quem não curta… você está de que lado?

Naruto683 Obito

Isso também pode lhe interessar

13 Comentários

  1. Boa tarde Thiago,

    Um prazer voltar a comentar os seus CDM, boa sorte nesta nova fase!!

    Mantive o mesmo nick que usava em 2009 e 2010.

    Bem sobre Naruto:

    O irmão do Hagoromo é a chave para acabar com esta bodega!

    Se estivéssemos assistindo a um filme, este seria o terceiro ato mas longo da historia do cinema.
    Se fosse uma partida de futebol, estaria certamente nos acréscimos…..

    Mas aí que surge o contraponto, mesmo estando na prorrogação, temos ainda uma boa sensação com relação ao mangá. De uma forma geral, acho que isto só é possível porque os personagens são bastante carismáticos. Em 2013, eu não diria que o mangá passaria de julho de 2014, mas agora acho que chega até dezembro fácil.

  2. Grande análise do momento actual do Manga, já tinha saudades destes CDM. Seria possivel fazer também um sobre One Piece? Confesso que já acomplanho este Blog alguns anos e a primeira vez que o encontrei foi graças as CDM, por mim se o Blog fosse exclusivamente sobre CDM´S e mais noticias sobre Mangas era TOP na mesma.

    Não sei se acompanham outros Mangas tipo: HxH, Berserk, Toriko. Mas também era porreiro se conseguissem fazer CDM sobre eles.

  3. Naruto é outro que vive decadência, apesar dela não ser nem sequer comparável a que Bleach sofre. Ainda diverte, ainda instiga a acompanhar mas desde a luta contra o Pain que eu vejo o Kishimoto tirando leite de pedra para satisfazer os editores.
    Não é segredo que algumas coisas não saíram conforme o planejado por pressão da Shonem Jump já que o próprio autor já disse isso, e isso fica visível quando vc para e analisa o ritmo do mangá. Jiraya descobriu do nada a info sobre Pain na vila da chuva, Kishimoto ainda tratou o arco muito bem para dar vazão a isso mas a finalização desse arco é o que eu considero o ponto de derrocada da história. Quando ficou aquele papo de que só Naruto poderia derrotar Pain e ninguém deveria ir ajudar o negócio se perdeu. Dali pra frente a Kyuubi foi domada e seu ódio extinguido em um período de 2 dias na cronologia do mangá mesmo que tenha levado 1 ano para nós leitores, vilões se sobrepuseram sobre outros e os personagens foram ganhando poderes um em cima do outro. Trabalho em equipe continuou existindo mas mesmo assim a sensação de que era um mangá de megazords não podia ser evitada.
    Hoje o que temos é isso, um plano que nunca fez lá muito sentido concretizado, uma vilã suprema que foi citada 2 vezes antes de aparecer e apenas no último ano de publicação, 95% do elenco secundário e 100% da figuração descartada e foco só nas “lendas” (o que não vejo como problema já que fazia muito tempo que os secundários eram negligenciados e não tinham mais nenhuma relevância).
    A sensação que Naruto me passa é que não há mais espaço pra continuidade após esse plot. No máximo um Naruto x Sasuke. Se acabar esse arco e a história continuar, corre o risco de se afundar como Bleach.

    1. A grande questão de Naruto é para onde foram aquelas lutas onde não era quem tinha mais poder que vencia, era quem tinha a melhor estratégia. Naruto era uma Manga de inteligência, era a semelhança dos ninjas e foi por isso que muita gente se tornou fã daquel puto cabelo amarelo que só fazia asneiras, um puto que era odiado por todos mas que nunca desistia e que aos poucos e poucos ia conquistando as pessoas a volta dele.

      Desde a luta com Pain que Naruto perdeu muito (se não tudo) da magia e do mundo que em tempos foi.

      1. Exatamente. As vezes você até enxerga isso como na luta do Obito contra Naruto/Sasuke/Tobirama/Minato ou Kakashi/Gai/Gaara/Minato contra Madara, mas é muito pouco, tudo se resume a poder. Antes, por mais over que fosse um personagem ele poderia morrer para uma kunai e isso trazia mais impacto, agora você vê o cara sendo cortado ao meio e ele ta lá voando como se não tivesse acontecido nada.

  4. Muito bacana ver um CDM de volta, e como nos velhos tempos.

    Indo direto ao ponto! Só continuo acompanho Naruto semanalmente porque já faço isso há uns 9 anos e vou continuar até acabar… o fim pra mim já pouco importa.

    Tenho achado um verdadeiro porre todas essas reviravoltas que a trama vêm sofrendo, o Kishimoto apelou demais com o poder de seus personagens, tando que após essa saga, Naruto/Sasuke serão os mais fortes do mundo, cabendo a eles decidirem o quê, e como fazer. A lógica dos Kages vai ruir, já que nenhum vai ser pário para a dupla de konoha, e isso é ruim pro enredo (se bem que depois disso vai acabar, então, foda-se futuro né Kishi) pois toda a organização politica que o mundo shinobi vive deverá ser modificada.

    Anota aí, teremos ainda uma fusão nesse mangá, Naruto e Sasuke farão a luta final como sendo um só ao melhor estimo “digievolução de DNA”.

      1. nada, é a digievolução mesmo, kkk, na fusão de DBZ a consciência também era fundida, e uma nova personalidade surgia. Aposto que em Naruto vão ficar mostrando flashs de Saske e Naruto conversando como se estivessem em um megazord

  5. opa, finalmente um CDM, vou colocar os pontos fortes e fracos dessa “nova” fase de naruto..

    1 – falta de desenvolvimento..

    é muito dificil um autor manter o pé firme lançando semanalmente, e ele se embola todo para continuar uma história que de 2014 não passa, mas até entendo a frustração dos leitores por apresentar vilões manipulando outros vilões que manipulasse outros vilões, creio eu que se ele quisesse fazer o zetsu como vilão principal ele não deveria jogar tudo de uma vez em um capítulo, ele deveria ter encerrado a guerra com madara derrotado, e o zetsu sobrevive e decide construir a nova akatsuki, assim quando todos os novos vilões da akatsuki fosse derrotado ele surgeria dizendo que era o plano dele deste o ínicio(minha ideia) dessa forma não frustraria o leitor e pelo menos um vilão que estava sendo construído deste o volume 28 fosse devidamente derrotado, ao invés de jogar para escanteio…

    2 – Sasuke enganando um “DEUS”.

    é o que sempre vejo nos comentários do tipo, “nossa, como ele enganou um Deus para conseguir o poder do rikudou sannin, que falta de lógica.” A questão é, Hagoromo não queria que Sasuke se tornasse um novo Indra deixando-o de lado, então ele entregar aquele poder para que ele fizesse parte do plano de derrotar madara.(acredito que Sasuke só recebeu poder porque queria salvar o mundo ninja e reconstruir o sistema ninja que tanto fez seu irmão sofrer), o fato que não consigo aceitar de jeito algum é a Kaguya, a final boss enganar até o próprio Rikudou sannin, pô, faltou o momento mãe e filho para acertar as contas, depois de todo aquele papo de aceitar a ideia de Ashura no qual era juntar a sociedade com amor e compreensão ele selar a própria mãe em uma árvore sem nem ao menos conversar é muita hipocrisia. Na real, acredito que Rikudou Sannin entregou o poder para o Sasuke só para salvar o mundo ninja, acredito que ele não enganou um “Deus” como todo mundo vem dizendo.

    3 – Naruto e a questão do Destino…

    Neji – porque você está lutando contra seu próprio destino?
    Naruto – Porque me chamaram de fracassado…

    Essa para mim foi a melhor frase de naruto na fase clássica(que por sinal para mim foi a pior fase de naruto por achar muito nhé, afinal, comecei a curtir naruto na fase shippuden) Então chegar um Deus e dizer, olha, você foi predestinado a chegar onde chegou fez a maioria olhar torto para a obra, mas eu entendi de outra maneira…

    Mesmo que ele seja o escolhido, acredito que dizer isso no final não tira o mérito de suas escolhas até o final, e se o professor dele não falasse aquelas coisa legais no primeiro episódio, e se ele dizesse que iria considerar um monstro, e se na primeira missão rank C ele fraquejasse e voltasse para vila, ele nunca iria encontrar Zabuza e nunca iria criar o seu jeito ninja, enfim, eu realmente não acredito que a história foi predestinada, só teve cenários convenientes para fazer ele chegar onde chegou, e caso isso não acontecesse e ele se tornasse um ninja renegado, sera que Rikudou Sannin iria aparecer para ele e dizer que ele estava predestinado a ser um ninja renegado? Acredito que não…

    Claro que não podemos esquecer que há um “Ashura” empurrando ele no caminho certo, mas realmente, se a história fosse diferente acredito que não seria assim(um exemplo é o filme road to ninja que interpreta muito bem o e se…)

    Agora vamos aos pontos fortes

    1 – Quem sou eu?

    A grande guerra ninja foi mais uma guerra de crise de existência, Obito e Kabuto mostraram muito bem o que seria uma pessoa deslocada do mundo, um por sentimentalismo e outro por ter que se enganar para enganar os outros, até chegar no ponto que nem ele mesmo sabia quem ele era… Esse para mim é um ponto forte…

    2 – Guerra para proteger quem mesmo?

    No começo a guerra era para proteger seus próprios ideais, mas conforme foi passando os capítulos, foi notando que havia uma cooperação para ganhar essa guerra, ao chegar em um ponto que pessoas que não se conheciam ter uma grande sincronia para parar o dez caudas, e isso é um ponto forte, apesar de que isso interpreta a frase o inimigo do meu inimigo é meu amigo, já que acredito que depois dessa guerra eles não vão voltar com ideologias de paz, a não ser que o papa naruto faça uma peregrinação em todas as vilas…

    3 – Erradicando todo o ódio…

    O fato que todo mundo criticou, Kaguya, mesmo esses plot twist aparecendo a cada capítulo é completament e lógico para série, se entendermos que Kaguya é a origem de todo o ódio do mundo ninja, se zetsu disse que construiu toda a história ninja, então pode se entender que ele fez de tudo para que os conflitos acontecesse, então qual o jeito melhor de acabar com o ódio no mundo ninja? Destruindo Madara? Sabendo que ele apenas foi uma vitima radiando todo o solo da história? E mesmo que acabe com Madara Zetsu vai retornar e começar reconstruindo os conflitos e tudo irá se repetir(pelo que entendi na história) mesmo todo mundo cansado com milhões de planos ou eu sou aquele que manipula tudo, é praticamente lógico PARA A HISTÓRIA, então eu realmente aprovo essa ideia….

    Falei demais, rsrs, e olha que tentei resumir, eu realmente estou curtindo naruto e sei que terá um final incrivel, mas se você não gostou que no final do mangá tenha um embate naruto e sasuke(que acredito que vai ter, mesmo que seja por ideais) então é melhor parar de ler porque só vai piorar….

    1. concordo com voce em grande partes, principalmente na do destino, sempre que usam essa premisa pra justificar a força do personagem, fode a historia em boas partes, principalmente quando a historia representa um personagem que luta contra Tudo e todos, até o proprio “destino a falhar” como Neji havia dito, quebra todas as vitorias de naruto, ele tinha que vencer, ele tinha que chegar ali por que ele é o destinado, e por isso ele vai vencer com a ajudas dos amigos, por que ele é o escolhido, por que é o que ele tem que fazer e ponto.

      1. acredito que essa questão de destino foi colocado na série a muito tempo, com a profecia daquele velho sapo, como ele disse ao Jiraya, ele iria guiar aquele que iria destruir o mundo ninja ou que iria mudá-lo por completo, no entanto quando chegou no climáx da guerra tinha tanta pergunta não respondida que aconteceu isso, reviravoltas desgastantes, e um Deus dizendo que ele era predestinado a isso como resposta da profecia do velho sapo. Mas isso foi meio que um tiro no pé, porque a maioria das pessoas já não gostavam mais de naruto no momento que Sasuke invadiu a reunião dos cinco kages, já ouvia reclamação do tipo “mow, mentira, ele enfrentou os cinco kages e sobreviveu, que bosta” no entanto eles estavam esperando que o autor fizesse o que fez para assim ter motivos para criticar(essa é minha opinião).

        Eu realmente não sou o tipo de pessoa que le algo para falar mal, se algo está ruim eu dropo de vez e nem comento sobre o que vi, mas parece que tem gente que adora meio que “hatear” no assunto…

        um exemplo:

        “Nossa, naruto está ruim demais com essa parada de destino, é muita reviravolta que já encheu o saco, vou continuar acompanhando e odiando, já que perdi meu tempo”

        É meio ilógico isso, como você acompanha algo que não gosta?

  6. atualmente só tenho uma coisa a dizer de naruto “Haren no Jutsu” simplesmente a coisa mais inesperada que Kishimoto podia fazer, e sério, foi realmente incrivel ver o naruto usando aquilo ali de forma tão iconia e util ahah.

    de resto estou realmente lendo no modo branco, “vamo que vamo e o que acontecer aconteceu”, já são tanto plot’s twists na historias, forçados ou não, que eu simplesmente não tento mais imaginar como deveria ou como será por que acaba se tornando inutil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.