Editorial | Um novo visual para uma nova repaginação!

Há um ano atrás o Portallos sofreu uma gigantesca reforma. Na ocasião era preciso mexer em muita coisa interna, como banco de dados, servidores, plugins e até mesmo sistemas desatualizados. O blog vinha de um acumulo de falta de manutenção assustador.

Atrelado a essa necessária reestruturação interna, aproveitei para também dar uma repaginada no visual, além de estabelecer algumas novas diretrizes editoriais.

Hoje, um ano depois, pude acumular uma certa experiência necessária para continuar evoluindo e amadurecendo essa estrutura criada em 2014. E para tal se fez necessário um novo layout, com mais recursos e ferramentas para que mais ideias e melhores facilidades fossem possíveis! Eis então que apresento a todos os leitores mais uma nova fase do Portallos!

Esquecendo um pouco os detalhes técnicos das mudanças, o que realmente mudou nesse novo site? A maior mudança foi realizada para deixar tudo mais organizado e funcional. Menus mais interativos, uma página inicial que lhe dá um panorama mais completo do que você vai encontrar no blog, melhores recursos no que diz respeito ao layout responsivo para celulares e tablets, finalmente um sistema bacana de notas (na qual explicarei em outra oportunidade minhas regras – ou falta delas –  de pontuação) etc.

Não vou me estender muito nesse primeiro editorial porque pretendo nas próximas semanas ir explicando e mostrando melhor alguns dos novos recursos do site. Divirta-se nesse primeiro momento passeando e descobrindo as coisas novas por si próprio, mas esteja ciente que algumas áreas e algumas coisas ainda estou acertando no momento em que este texto está sendo publicado.

Deixei seu comentário do que achou, se gostou e caso não tenha gostado: não deixe de dizer o que não curtiu. É importante pra mim ver se a grande parte dos leitores se entendeu com o novo layout. Então comente por favor!

Por enquanto é isso! Vou correr para continuar acertando as arestas e deixar todas as configurações do novo layout tinindo pelas próximas 24 horas! Aí depois vou pensar num guia visual para apresentar algumas das coisas que o atual layout faz que o antigo nem sequer sonharia em fazer!

É isso!

// Status da Reforma //

// As galerias ainda não estão funcionando do jeito que devem funcionar. //
// Os comentários mais recentes ainda não estão aparecendo no menu lateral do site, mas eles irão! //
// Ainda tenho alguns outros posts para publicar, mas eles vão sair assim que resolver uns bugs //
// Há um widget do menu lateral que vou customizar para deixar ele mais interessante //
// O blog possui hoje 115 mil arquivos de imagens! Está rodando um plugin para acertar o redimensionamento delas no novo layout, está desde as 2h da manhã fazendo isso e ainda vai levar alguns dias até ele terminar //
// Ainda não testei as novas páginas com formulários de contato, mas em tese devem funcionar //
// A lista de sites dos amigos e parceiros do blog no rodapé  da página irá retornar ainda hoje //
// Categorias e tags de todo o site estão sendo reestruturadas, mas isso pelo visto vai levar mais alguns dias até ficarem do jeito que estou planejando //

// Notas rápidas //

// Como podem ver a logo do Portallos mudou novamente e esta veio pra ficar! //
// Também preciso dizer que adorei as novas cores do layout: branco, preto e esse tom de dourado (Gold) //
// O blog nesse primeiro momento permanecerá sem plano de fundo. A página inicial já tem cores e informações demais. Mesmo que eu adorasse o plano que estava no layout antigo, foi um sacrifício necessário e nunca se sabe quando posso reaproveitá-lo num futuro //
// Sistema de comentários permanece inalterado. Disqus continua dando certo. Só mudaria se houvessem reclamações ou queixas dos leitores, o que não vem acontecendo //
// Não curtiu a nova Home? E quem disse que haverá apenas uma versão da página inicial? Rá! Calma, um passo por vez //
// Testem o site em seus celulares e tablets e se notarem coisas estranhas, me avisem! //

 

Sair da versão mobile