Editorial | Um novo visual para uma nova repaginação!

Há um ano atrás o Portallos sofreu uma gigantesca reforma. Na ocasião era preciso mexer em muita coisa interna, como banco de dados, servidores, plugins e até mesmo sistemas desatualizados. O blog vinha de um acumulo de falta de manutenção assustador.

Atrelado a essa necessária reestruturação interna, aproveitei para também dar uma repaginada no visual, além de estabelecer algumas novas diretrizes editoriais.

Hoje, um ano depois, pude acumular uma certa experiência necessária para continuar evoluindo e amadurecendo essa estrutura criada em 2014. E para tal se fez necessário um novo layout, com mais recursos e ferramentas para que mais ideias e melhores facilidades fossem possíveis! Eis então que apresento a todos os leitores mais uma nova fase do Portallos!

Esquecendo um pouco os detalhes técnicos das mudanças, o que realmente mudou nesse novo site? A maior mudança foi realizada para deixar tudo mais organizado e funcional. Menus mais interativos, uma página inicial que lhe dá um panorama mais completo do que você vai encontrar no blog, melhores recursos no que diz respeito ao layout responsivo para celulares e tablets, finalmente um sistema bacana de notas (na qual explicarei em outra oportunidade minhas regras – ou falta delas –  de pontuação) etc.

Não vou me estender muito nesse primeiro editorial porque pretendo nas próximas semanas ir explicando e mostrando melhor alguns dos novos recursos do site. Divirta-se nesse primeiro momento passeando e descobrindo as coisas novas por si próprio, mas esteja ciente que algumas áreas e algumas coisas ainda estou acertando no momento em que este texto está sendo publicado.

Deixei seu comentário do que achou, se gostou e caso não tenha gostado: não deixe de dizer o que não curtiu. É importante pra mim ver se a grande parte dos leitores se entendeu com o novo layout. Então comente por favor!

Por enquanto é isso! Vou correr para continuar acertando as arestas e deixar todas as configurações do novo layout tinindo pelas próximas 24 horas! Aí depois vou pensar num guia visual para apresentar algumas das coisas que o atual layout faz que o antigo nem sequer sonharia em fazer!

É isso!

// Status da Reforma //

// As galerias ainda não estão funcionando do jeito que devem funcionar. //
// Os comentários mais recentes ainda não estão aparecendo no menu lateral do site, mas eles irão! //
// Ainda tenho alguns outros posts para publicar, mas eles vão sair assim que resolver uns bugs //
// Há um widget do menu lateral que vou customizar para deixar ele mais interessante //
// O blog possui hoje 115 mil arquivos de imagens! Está rodando um plugin para acertar o redimensionamento delas no novo layout, está desde as 2h da manhã fazendo isso e ainda vai levar alguns dias até ele terminar //
// Ainda não testei as novas páginas com formulários de contato, mas em tese devem funcionar //
// A lista de sites dos amigos e parceiros do blog no rodapé  da página irá retornar ainda hoje //
// Categorias e tags de todo o site estão sendo reestruturadas, mas isso pelo visto vai levar mais alguns dias até ficarem do jeito que estou planejando //

// Notas rápidas //

// Como podem ver a logo do Portallos mudou novamente e esta veio pra ficar! //
// Também preciso dizer que adorei as novas cores do layout: branco, preto e esse tom de dourado (Gold) //
// O blog nesse primeiro momento permanecerá sem plano de fundo. A página inicial já tem cores e informações demais. Mesmo que eu adorasse o plano que estava no layout antigo, foi um sacrifício necessário e nunca se sabe quando posso reaproveitá-lo num futuro //
// Sistema de comentários permanece inalterado. Disqus continua dando certo. Só mudaria se houvessem reclamações ou queixas dos leitores, o que não vem acontecendo //
// Não curtiu a nova Home? E quem disse que haverá apenas uma versão da página inicial? Rá! Calma, um passo por vez //
// Testem o site em seus celulares e tablets e se notarem coisas estranhas, me avisem! //

 

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. Como eu tinha postado antes , foi uma surpresa e tanto mas gostei bastante do novo Layout tá bem rápido de achar postagens 😀 , também notei uma parte nova lá em cima escrito Mande seu Texto! , muito interessante , bem interessante hahahah .

  2. Acompanho o Portallos faz muito tempo, sinceramente de modo que seja uma critica construtiva e não somente uma critica qualquer, não gostei do novo layout, achei um pouco confuso e ”sujo” demais, dificil de se achar as novas noticias, por estar tudo dividido em blocos e categorias, me lembrou a mudança de layout do Omelete que veio na mesma pegada e não me agradou pela confusão e dificuldade de achar as novas matérias.
    No mais espero que venham novas postagens com mais constância! Abraços!

    1. Eric, agradeço o feedback! Sua crítica é mais do que bem vinda, sim!

      Posso lhe dizer que estou trabalhando numa versão alternativa da hoje, justamente mais simplificada. Porém por enquanto, vê lá no topo da página um link chamado “Últimas Artigos”? Esse link remete a este aqui:

      http://www.portallos.com.br/postagens-recentes/

      Percebe que essa é uma página bem simples e nela você acompanha as atualizações do site de forma cronológica, com as últimas postagens sempre na frente. Fica a dica pra você e para qualquer um que se perder demais na nova home. 😉

      Eu realmente tive uma preocupação em deixar a Home o menos confusa possível, mas o fato é que tal como o Omelete, o Portallos fala de tanta coisa legal que é muito difícil criar uma página inicial que equilibre bem todos seus setores.

      O jeito que encontrei no momento foi o modelo deste layout, mas ele é flexível e pode ter certeza que vou continuar aprimorando e mexendo nele. 😉

      Vale lembrar que esquematizando a nova home, ela ficou assim:

      <>
      <>
      <>
      <>
      <>
      <>
      <>
      <>
      <>
      <>

      Esse é o resumo da atual home. Haverá variações e algumas mudanças de blocos com o tempo (como se eu estiver numa semana falando muito de série, tiro o bloco do conversa de mangá e coloco um de séries – só um exemplo).

      Bem, espero ter ajudado um pouco a entender como ficou organizado as coisas na nova página inicial. Logo mais vou explicar o que muda em outros lugares do blog também! 😉

      Abração e mais uma vez, obrigado pelo comentário!

      1. achei mt bonito o site, mas fiquei com medo de me perder também, mas com esse link de últimos artigos fica mais facil, no mais parabens tiago.

      2. Vou deixar nos favoritos o link dos ultimos artigos, mais fácil realmente pra acompanhar as novas postagens! No mais, boa sorte na nova fase, tudo de bom!

  3. Eu gostei bastante do novo layout. Como leitor do blog a quase 6 anos (estou ficando velho), posso dizer que esse é de longe o layout mais bonito e funcional. Um dos maiores problemas no layout antigo era que na home os posts ocupavam um espaço considerável, o que tornava a navegação do site um pouco ruim. Até mesmo um amigo tinha me chamado a atenção para esse detalhe. Só tenho uma sugestão: você podia trocar de lugar a repartição “Populares” com os posts mais recentes. Acho que é mais interessante dessa forma para quem acessa o site com frequência.

    1. Saudações Atos! 🙂

      Legal que você curtiu o novo visual! Deixa eu aproveita para explicar a respeito da repartição Populares e da repartição que fica acima dela (com o quadro grandão e dois menores ao lado).

      Essa Repartição superior, que abre a página inicial é chamada de “destaques”, do lado esquerdo no quadro grande são os posts mais caprichados e de maior atenção. sempre os mais recentes possíveis! Ao lado dele, nos dois quadrados pequenos estão sempre os dois últimos posts publicados no blog, sempre e sem exceção de tipo (curtos, longos, especiais etc)!

      Você como é leitor veterano aqui já sabe que o Portallos não é um blog de muitos e muitos posts diários, por isso achei que esse espaço fosse mais do que suficiente para as coisas mais recentes do blog. (especiais na esquerda e os dois mais recentes na direita)

      Além do que, as vezes, por falta de tempo da minha parte, o blog fica alguns dias ou semanas sem atualizações e ter uma área muito grande na Home com as postagens recentes muito em cima, no topo de tudo, faria ela ficar meio enfadonha e repetitiva por mais tempo do que deveria.

      Então veio a minha ideia do “Populares”, como o Portallos existe há mais de 7 anos há muito conteúdo bacana feito em todos estes anos que não é totalmente de se jogar fora ou esquecer. E sempre há novos leitores que não viram os mais antigos. Há coisas legais que poderiam voltar a ter algum destaque ou atenção e assim a home não ficaria com a mesma cara. Pode ver que eu já mudei os 3 posts ali desde a estreia e amanhã pretendo mudar de novo! 🙂

      Mas é claro que me preocupo com os usuários que querem ver o conteúdo mais atual possível! Faz um teste aí! Passe o mouse na opção “Home” lá do menu superior. Vai abrir a opção “Home Simplificada” – criei essa opção ontem e por isso não menciono no texto deste editorial (ainda vou preparar o Guia do novo layout). Essa “Home Simplificada” nada mais é do que o link que mencionei em alguns comentários mais acima, uma versão apenas com as postagens mais recentes paginada cronologicamente (que também está lá no menu no topo do site como “Últimos Artigos”.

      Assim fica bem fácil a tarefa de conferir rapidamente o que há de novo no blog. 🙂

      E pode esperar que tenho mais e mais ideias para Home alternativas! Em breve mais e mais melhorias serão realizadas. Minha prioridade agora é manter um ritmo de conteúdo diversificado e acertas alguns bugs que surgiram ao colocar o layout num blog que existe com tanto conteúdo desde 2008. (As imagens mesmo estão sendo todas redimensionadas e acertadas pelo sistema. Estão a dias rodando internamente, mas nesse momento elas acabaram de chegar a 50% hahaha ainda vai levar mais alguns dias!)

      A ideia é que a página inicial seja tão interessante e bacana do topo ao rodapé! Por sinal isso é uma das razões do rodapé ser grande. Há coisas legais ali que não precisam ser necessariamente uma postagem nova e que posso mexer e mudar constantemente (como o player de vídeo, o tumblr do ponto de checagem, o twitter etc).

      Abração e mais uma vez, agradeço por acompanhar o trabalho que faço por aqui! o/

      1. Agora que você explicou, até que eu concordo com você Thiago. Mas é bacana que mesmo assim você pensou nessa home alternativa só com as postagens novas, dessa forma todo mundo fica satisfeito. Fico feliz que você tenha colocado tanto empenho e dedicação nessa nova transformação do site, o resultado fala por si próprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.