As mudanças e reformas em uma nova fase do Portallos!

Saudações amigos leitores! Esta é a nova fase do Portallos, apelidado de V3. Afinal, essa é a terceira vez que o blog muda de uma forma significativa. Um novo layout, uma nova estrutura, mas com muito legado em suas costas. Vou tentar explicar neste texto as principais mudanças e as razões pelo qual elas precisaram acontecer.

Por que encerrar a fase EXP?

Encurtando a história: a fase EXP foi criada para resolver problemas internos que o blog possuía em sua primeira versão, tal como desorganização estrutural e um ritmo já não mais necessário de quantidade de postagens sem qualidade apenas para encher o blog com uma gordura que com o tempo estava se mostrando totalmente desnecessária. Foi a fase pensada para produzir conteúdo de qualidade, tentando ainda manter parte do entretenimento diário com postagens curtas e rápidas, porém condizentes com os autores de cada texto. Foi uma fase para trabalharmos nossas personalidades e características. Reestruturar e reformar aquilo que criamos na primeira fase do blog e que não tinha nenhuma organização ou planejamento. Claro que foi uma fase onde sacrifícios foram feitos devido ao fato de todos da equipe estarem crescendo e com isso o tempo para ficar de bobeira no blog diminuía drasticamente a cada mês. Em parte esse segundo ciclo do blog deu certo, mas é claro que mancadas ocorreram. E errar faz parte do processo de aprendizado.

Porém, o Portallos EXP, acima de tudo foi criado e planejado para funcionar como um blog com uma equipe grande, totalmente ativa e participativa. O que infelizmente não conseguimos segurar o tranco de tal exigência. E eu assumo parte da culpa, pois em 2012 estava realmente atolado na minha vida pessoal, com meu primeiro filhinho a caminho, e me tornei um membro relativamente passivo por aqui. A história, para quem esteve por aqui não é nenhuma novidade, ao final de 2013 a equipe do Portallos foi oficialmente desfeita. Por várias razões já explicadas anteriormente e que não cabe aqui repetir. Basta dizer que foi uma decisão amigável e todos compreenderam que não tinha mais jeito de continuar o Portallos da forma como ele vinha se arrastando. Vale dizer que ainda temos contato uns com os outros, numa comunidade fechada no Facebook, onde de vez em quando ficamos jogando conversa fora e vendo o quanto cada um está com suas metas e objetivos de vida. E nesse meio tempo, como sabem, assumi o comando solo do blog, enquanto nos bastidores trabalhava com calma numa forma de reforma-lo a algo que pudesse levar com tranquilidade e diversão que havia quando o criei em 2008.

Dito tudo isso, encerra-se oficialmente a fase EXP e também a chamada “Games & Cultura Nerd” que durou dois ciclos inteiros do blog. E nessa terceira versão do Portallos, finalmente tive coragem de mudar o subtítulo para “Mundinho & Entretenimento”, algo que já havia pensado em fazer há algum tempo atrás e não consegui a confiança suficiente para mudar na ocasião. Então vamos as mudanças!

Os objetivos dessa nova fase!

Como disse acima, a internet não é mais a mesma desde 2008… ou 2012. Deixando de lado as tendências lá de fora, 2014 tem sido o ano da web como um entretenimento audiovisual. Podcasts e Vlogs são sucesso por todo canto da internet. Canais nacionais de entretenimento nacional estão bombando no You Tube. Além de tudo isso, corre pelas bordas dessa competição por atenção e audiência, incontáveis novos blogues e sites de conteúdo nacional, na qual muitos deles já não precisam ficar chupando conteúdo de sites estrangeiros. Algo que era muito comum lá em 2008 quando criei o Portallos no desafio de criar conteúdo original atrelado a uma pegada mais editorial e opinativa. Então presume-se que vou entrar na onda do momento e me aventurar por essa área de áudio e vídeo, correto? NÃO!

Correndo o risco de dar com a cara na parede, o Portallos vai continuar sendo um blog com um foco em postagens em texto. Não descarto a possibilidade de futuramente brincar um pouco com outras mídias, como vídeos ou podcasts, mas não quero mexer com isso nesse momento. A verdade é que a minha praia, aquilo que realmente gosto de fazer na internet é escrever. E particularmente não acho que seja ruim nisso. Claro que admito que o meu português nem sempre é impecável e que sofro com frequência com certas regras gramaticais, mas o importante é a expressão do texto e isso acho que faço bem.
Geralmente blogues com foco em editoriais, textos e matérias grandes e complexas são sérios. Escolhendo pautas políticas, econômicas ou sociais e trabalham isso de forma profissional e com seriedade. Não é isso que eu quero. O Portallos pra mim sempre foi um blog divertido, onde posso pegar um tema qualquer e escrever até ficar com as pontas dos dedos doloridos de tanto digitar, reclamando com argumentação, opinando e refletindo sobre qualquer coisa que me divirta no final do dia. É desse sentimento que nasceu uma das atrações do blog que ninguém consegue esquecer até hoje, o Conversa de Mangá. E é isso que espero manter nessa nova fase: escrever sobre aquilo que me diverte.

Para tal, se fazia necessário um novo layout, mais amigável a tal objetivo. O antigo layout foi construido em cima de tanta coisa, com tanta firula, que o carregamento das páginas era uma tortura. Sem contar que lá em 2012 quando o mesmo foi lançado, em nenhum momento se planejou uma interface amigável para dispositivos móveis, como smartphones e tablets e como o Portallos EXP era horrível de ser navegado nestas plataformas! Então foquei meus esforços em melhorar esses detalhes, assim como um melhor espaçamento para os textos, para que a leitura não seja cansativa, independente de onde você estiver acessando os textos do blog.

Não significa, entretanto, que aquelas postagens mais curtinhas e rasteiras, aqueles aperitivos rápidos sobre qualquer coisa divertida que estiver ocorrendo por aí não vão mais ser postadas. Elas continuam, afinal entretenimento está no subtítulo do blog, e são dessas pequenas chamadinhas ou apresentações que podem surgir pautas e temas para reflexões e questionamentos maiores sobre esse pequeno mundinho da diversão.

Quanto ao mundinho do subtítulo, talvez não tenha ficado muito claro, mas é um conceito que já usei algumas vezes por aqui, e também nos bastidores quando havia uma equipe, de que o Portallos sempre foi um blog de mundinho, muito mais do que um blog gamer ou nerd. Nós, eu, você, e todos que conhecemos vivemos em nossos mundinhos, nossas pequenas ilhas, compartilhando aquilo que gostamos, expressando nossos prazeres e por diversas vezes deixando pra lá o fato de que existe algo muito maior que nosso pequeno, e confortável, mundinho. O Portallos nasceu dessa minha vontade de escrever sobre o meu mundinho pessoal, com o foco naquilo que acho divertido – porque existe também nosso mundinho mais sério, mais triste e mais complexado entre outras facetas, mas estes a gente guarda dentro da gente na maior parte do tempo. Aqui sempre foi sobre nossos mundinhos, até quando era uma equipe enorme. Todos escreviam sobre seus mundinhos, muito mais do que a obrigação de escrever sobre “games & cultura nerd”. Então por isso mudou. Já havia passado da hora de assumir que o Portallos é um blog de mundinho, focado no grande mundo do entretenimento. E por entretenimento vale qualquer coisa, desde que seja divertido e interessante ao nosso… mundinho!

As melhorias do novo layout são…

Vamos por etapas:

  • A divisão de Portallos EXP e Arquivo Portallos não existe mais. As postagens de 2008 até 2011 que ficavam no arquivo e as de 2012 até 2014 foram todas unificadas nesse novo layout. E não é fácil juntar dois bancos de dados separados em dois sistemas administrativos do Wordpress. Então, aqui nessa versão, o blog carrega toda a sua história, desde seu primeiro post até ao mais atual realizado.
  • Foram recuperados uma enxurrada de comentários perdidos e invisíveis de quando instalamos a plataforma Intense Debate na fase EXP. Parte da história de um blog também é feita através de seus comentários, agora tudo está devidamente restaurado e visível a todos os leitores. No momento em que escrevo esse editorial o Portallos V3 ainda opera pelo sistema padrão de comentários do Wordpress, porém, vou tentar em alguns dias reinstalar o Intense Debate novamente, mas apenas se desta vez o sistema conseguir restaurar e incorporar todo o histórico de comentários do blog. Maiores detalhes futuramente.
  • O novo layout também tem algumas melhorias visuais, conforme expliquei mais acima. Ele é flexível para funcionar em múltiplas plataformas, indo de PCs até smartphones. Os textos possuem um espaçamento e tamanho que torne a leitura mais confortável, independente de onde você estiver lendo. A página inicial ficou mais estática, mais fixa num único padrão e formato que permite um melhor planejamento e carregamento do blog. Algumas coisas ainda não estão finalizadas (como certas opções na lateral do blog), mas me deem mais algumas semanas que estará tudo tinindo.
  • Recursos extras, como ao final de cada postagem, ter a opção de ver aleatoriamente outras matérias do blog. Também foi feito uma esforço inacreditável para reorganizar todas as categorias do blog, que podem ser encontradas no menu superior. Todos os 11.000 posts que o Portallos possui desde a sua criação estão separados em 6 grandes categorias: Jogando (tudo sobre videogames) | Assistindo (tudo sobre filmes, séries, desenhos e TV) | Lendo (tudo sobre quadrinhos e livros) | Japão (tudo sobre mangás e animês – não tinha como não deixar uma divisão própria para estes dois assuntos tão requisitados por aqui) | EXP (textos contextuais e experimentais – grandes ou pequenos – seguindo um pouco do que já era na fase EXP de compartilhar experiências) | Especiais (postagens realmente originais, de sucesso, clássicas e que foram e são a cara do Portallos). Dentro de cada categoria ainda foram criadas pequenas subdivisões, onde o leitor terá acesso ainda mais específico a certos assuntos abordados no blog. Porém nem todos os posts estão devidamente alinhados dentro das subdivisões (aos poucos vou encaixando tudo que for mais pertinente dentro destas divisões menores e criando novas se foram necessárias – essa tarefa demanda muito tempo e será feita com calma). Mas as categorias chefes (Jogando | Assistindo | Lendo | Japão | EXP | Especiais) possuem tudo que já foi escrito no Portallos, não há nenhum post dentro do blog inteiro que não esteja dentro de alguma destas 6 divisões.

Enfim, um blog melhor unificado com sua carga histórica, aprimorado visualmente e esteticamente, funcional e mais ágil, com uma maior estrutura organizacional de suas categoriais para que qualquer assunto possa ser encontrado rapidamente.

Uma reforma inacabada

Esse novo layout, com uma nova diretriz, ainda não está totalmente finalizada. Há ainda plugins e recursos extras e de performance que preciso e irei testar nas próximas semanas. Coisas que não funcionavam no desenvolvimento fechado do novo blog. Então precisei colocar ele online, funcionando, para ter uma ideia do que vou precisar mexer e aprimorar nessa nova fase. Mais acima já cantei algumas coisas, como o sistema de comentários, a barra lateral com algumas funcionalidades bacanas, novas matérias e postagens usando da nova plataforma. Até mesmo testar melhor a flexibilidade do blog em múltiplos navegadores, tablets e celulares. Qualquer bug que você encontrar, pode deixar nos comentários que certamente vai entrar na minha lista de tarefas a serem executadas.

Também não contei quais serão os novos projetos em termos de matérias e artigos que estarei produzindo nessa nova fase. A partir desse ponto, qualquer coisa que já foi história no blog, pode voltar, de forma periódica ou esporádica, vai depender de alguns fatores que serão discutidos oportunamente. Muitos ainda me perguntam quando ou se o blog vai ter novos colaboradores, para equilibrar a gama de assuntos que costumeiramente são abordados por aqui. Inicialmente digo que não. Não haverá um novo recrutamento ou novos colaboradores. Essa nova fase foi criada pensando justamente na ideia de levar o blog como um projeto pessoal e solo, sem equipe, sem ajudantes. Isso não significa que descarto essa possibilidade reunir alguns amigos para produzir mais conteúdos diversificados por aqui, porém, digo novamente que isso é algo que vai ser pensado e planejado em uma futura oportunidade. Isso também cria um dilema para alguns leitores. Quem não curte meu trabalho aqui, meus textos, minhas opiniões, minhas escolhas, provavelmente não vai curtir essa nova fase. Apesar de me achar aberto a muitas possibilidades no mundo do entretenimento, é claro que também conheço minhas limitações, mesmo quando consigo driblar algumas delas, estas ainda vão existir. É por isso que muitos podem por colaboradores, para contrabalancear gostos. Porém no momento o Portallos se tornou um projeto solo, como tantos outros que existem pela internet nacional. Então se você não curte meu jeitão… bem, não sei o que fazer para mudar isso. Infelizmente. Mas assim que a poeira dessa nova fase abaixar e se acalmar, vamos conversar (eu e leitores) sobre isso. Neste momento, o contraponto de opiniões e assuntos vai existir através de todos os leitores, através dos comentários que estarão sempre abertos a segundas opiniões e novos ângulos de visão.

Enfim, é isso que tenho para mostrar, explicar e esclarecer por hoje. Espero que você, que me acompanha, que acompanha o Portallos, há algum tempo, posso confiar um pouco na minha experiência adquirira desde o começo disso tudo. Tudo aqui é feito com esforço e dedicação, tentando ser uma das muitas curvas fora das retas que existem pela internet. E se quiser dar uma força no momento, indique o blog aos seus amigos, compartilhe postagens e textos que você se interessar a partir de agora, quanto mais gente aparecer por aqui, com certeza um blog melhor e maior, com novas possibilidades e conquistas irá se abrir.

No mais, se divirta!

Isso também pode lhe interessar

22 Comentários

  1. Ufa… caramba, que semana inacreditavelmente árdua. Enfim, blog novo acabou de entrar no ar agora, meia-noite e vinte e tantos minutos do dia 27 de junho. Parece que as coisas ainda estão um pouquinho lentas e tal, mas também depois da surra que estava com o servidor, não é de se admirar.

    Além disso há algumas ferramentas de melhoria de performance, e uma limpeza de banco de dados que ainda serão realizadas nos próximos dias (hoje não dá mais, o cérebro já está pedindo cama). Portanto, espero que tudo melhore ainda mais nas próximas horas e dias. Como toda a instalação do wordpress foi feita do zero, com tudo novo e atualizado (puxando apenas dados relacionados a posts, comentários, usuários e imagens da antiga instalação), é possível que os primeiros acessos de cada pessoa seja mesmo mais lento).

    De qualquer forma, relatem por favor qualquer lentidão absurda ou ainda maior do que na versão anterior. Além de bugs e tal. Como disse no texto acima, ainda há coisas para arrumar aqui e ali. Mas o mais importante está aí! Espero que todos curtam!

    Agora é pra valer pessoal! Obrigado a todos por ainda continuarem seguindo o Portallos e pela paciência que tiveram até a nova versão entrar definitivamente!

  2. Parabéns Mr. T!
    Ficou bacana o Portallos. O melhor é que tem o seu sangue e suor e agora você entende bem melhor tudo sobre o blog.
    Não desanima e bola para frente, estarei aqui acompanhando o blog e dando o apoio que precisar, afinal o Portallos ainda tem uma grande parte minha que contribui que zelo com carinho!

  3. Mesmo sendo um leitor meio “invisível”, não poderia deixar de vir aqui parabenizar pela nova fase.
    Fico feliz em saber que você não deixa as dificuldades te abalarem e mantêm o blog firme. Mesmo nos últimos tempos, eu poderia não encontrar um post todo dia, mas quando olhava no feed coisa nova, tinha a certeza que leria mais um ótimo texto sobre esse “mundinho” (aliás, adoro esse termo, uso com frequência :D).

    Tudo de bom pra você, e que ainda venham muitos anos de Portallos por aí!!

  4. Parabéns Boss pela volta.
    Gostei do novo layout, parece aquele mais “clean” que você procurava.

    Estou cheio de curiosidade pra saber mais coisas sobre essa nova, mas vou aguardar e acompanhar as novidades.

    Boa sorte!

  5. Parabéns pelo novo layout Thiago, não imagino o trabalho que deve ter dado. De qualquer forma gostei do layout do site e ao contrário do que você comentou, tive a impressão que consigo acessar o site mais rapidamente.

    Abraços.

  6. Portal fico bom demais testei no celular um pouco e no pc, qualquer bug eu relato

    Força e persistência, um exemplo de motivação é o meu blog que mesmo quando fica parado nunca deixou de existir continua Mr T. Teu Blog é especial e certeza que te trará muitas alegrias ainda, estudo marketing e vou contribuir com o meu marketing digital o qual estou colocando o máximo esforço para criar uma casa assim como a sua.

    O termo mundinho é passivo de muita letra abraço

    1. Aí depende o que você entende apenas como mundinho, Pierri! Porque muita coisa que eu posso falar sobre o Xbox, não é válido apenas para ele. E esse nem é meu único console, até de toda bagagem que possuo com todos os outros consoles que já tive. Sem mencionar que o blog agora tem 4 grandes categorias, e Xbox engloba significativamente apenas uma destas categorias! 😉

  7. força cara, mesmo sendo um leitor pouco participativo, venho acompanhando seu blog desde a primeira versao, se eu nao me engano em 2010, porra sao 4 anos cara que eu todo dia como uma rotina venho ak no seu blog ver se tem alguma postagem, parabens cara !!

  8. Coloca a opção de like ou dislike no site, interno mesmo, sem necessidade de jogar no facebook. As vezes você não tem nada pra responder sobre uma postagem, quer só dar um like mesmo. Valeu.

    1. Estudarei isso. Há muitos anos atrás o blog tinha algo assim, era um sistema de ranking para posts. Apesar de que mesmo que você não tenha nada a dizer, pode dar um "like" ao estilo dos dias de hoje, compartilhando nas redes sociais pelos botões na lateral esquerda do post! Isso ajuda pra caramba a visibilidade! E se você curtiu, mesmo que não tenha nada a dizer, não há mal nenhum em compartilhar então! 🙂

  9. Apenas avisando, mas alguns comentários sumiram porque foi instalado o Intense Debate novamente no blog, porém, estou nos bastidores rodando ele em segundo plano para re-importar todos os 70.000 comentários que o blog possui. Em dois dias foram 20% importados. Pois é, a ferramenta de importação do Intense não é lá muito rápida, mas espero que até o final dessa nova semana ele chegue aos 100% e todos comentários estejam de volta. 😉

  10. sobre as reformas em si, posso dizer que a melhor época de portallos para mim é com o papo de mangá(acredito que talvez não retorne, mas ainda tenho esperanças rsrs) lembro bem que quando lia os capítulos semanais de bleach, naruto, one piece e reborn(quando o dito cujo lançava) eu esperava ansioso para os reviews de portallos pois lá era o único lugar que eu comentava sobre esses capitulos com outras pessoas,e era uma época que anime e mangá não tinha tanto alarde que tem agora(apesar de que quase não tem animes passando na tv, tanto na aberta quanto na fechada atualmente), para ser sincero era um dos artigos que realmente me interessava, tinha outras matérias interessantes? Tinha, mas eu realmente só me importava com esse artigo(atualmente local onde se pode comentar sobre o mangá lido tem quase em toda a parte)…

    Para mim essa foi a fase de ouro de portallos ^^

    1. Um dos motivos que me fez assistir One Piece foi o papo de mangá, antes só tinha visto os episódios que passaram dublados no CN

  11. Bem, Intense Debate depois de 72 horas tentando importar todos os comentários do Portallos falhou miseravelmente em ter êxito. Hora de dar uma chance ao Disqus, que apesar de já estar há mais de 15 horas tentando importar, ainda não conseguiu… mas o sistema é feito por solicitações e algumas estão abertas (e precisam fechar para que eu posso iniciar um outro método – que é uma opção mais manual). Vou esperar 24 horas pra ver o que rolar….

    1. Utilizo o Disqus no whosnerd.com e não tenho o que reclamar. Boa sorte nessa nova fase do Portallos @T_thiago:disqus , assim como outros, cheguei até aqui pelo famigerado Conversa de Mangá, e sempre gostava de ver suas opiniões sobre os capítulos de One Piece, Naruto e Bleach. 😀

  12. Muito boa sorte nesse novo momento do Portallos pra vc Thiago!
    Confesso que deixei de acompanhar o blog tão assiduamente como fazia em 2011~2012, mas sempre vinha aqui dar uma olhadinha de vez em quando. Fico muito feliz em ver que o Portallos continua e vai continuar firme e forte apesar da desacelerada(?) que deu nos últimos meses.
    Bastante animado pela mudança, e ansioso pelo o que vem por aí.
    Boa sorte de novo! Abraços.

  13. Gostei bastante dessa nova fase do Portalos, a princípio pensei que tinham outros colaboradores, pq a produção de conteúdo para o blog está muito mais frequente. mas depois que vi que é somente vc que governa com mão de ferro (haha) fiquei impressionado, pq o resultado final ficou muito bom!

    O visual do blog está bonito, dá gosto de ver e navegar, e muito mais dinâmico e organizado também, bem mais interativo do que as outras versões.

    Acompanho o blog já há um tempo, desde 2012 se não me engano, e gosto bastante das postagens. Eu só gostaria de dar uma sugestão de conteúdo para vc falar sobre os nossos mundinhos, que é a sétima arte. As animações principalmente, que gosto bastante. Tem saído muita coisa boa no ramo das animações, cito o Filme do Lego, Como Treinar Seu Dragão 2, e o sucesso arrebatador de Frozen. Gostei da indicação que vc fez do filme Lifi – Uma Galinha na Selva, assisti e é realmente incrível, vi no original coreano com legenda.

    Bom, é isso, meus parabéns pela nova implementação do blog, e desejo sucesso e muito conteúdo de qualidade pro nosso mundinho!

    Abraço!

    1. Valeu pelas palavras Gustavo, fiquei felizão com seu comentário 🙂

      Quanto a sua sugestão de mais filmes e animações, pode ficar tranquilo que elas vão aparecer por aqui sim. É só questão de tempo. Por exemplo, hoje saiu mais uma daquela série de animações alternativas tal fiz com Lifi. Quanto as que estão no cinemas, bem estas eu vou admitir que talvez demorem um pouco mais para retornarem, porque como você deve saber estou com um filhinho de 1 ano e meio aqui em casa e os horários que disponho para ir ao cinema são incompatíveis com a hora em que alguém pode ficar com ele. Mas logo logo ele já vai poder ir ao cinema comigo e com minha esposa, e com certeza as animações serão prioridades. Aguenta só um pouco então que logo as resenhas de filmes do cinema voltam pra cá. Enquanto isso, vou me virando como posso! Alias Frozen é uma boa sugestão, eu já vi e não escrevi por aqui, talvez num momento oportuno aconteça. 🙂

      Valeu!

  14. Legal, já estamos na terceira versão do Portallos. Gostei do novo visual, simples e prático. Aliás, isso de categorias-chefes eu já tinha implementado no Aniliquaga, ficou muito parecido, em seus devidos contextos. haha Realmente, essa é uma ótima opção para facilitar a vida dos leitores.

    Embora eu discorde em vários assuntos tratados aqui, devo admitir que esporadicamente venho dar uma olhada e ler um bom texto, pois aprecio alguns dos pontos abordados, como assuntos político-sociais, Disney e animações.

    Enfim, é aquela velha citação de Voltaire… E que a liberdade de expressão não cesse! Sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.