Wii U & 3DS | As novidades do último Nintendo Direct! (Novembro/2015)

A Nintendo realizou no dia 12 de novembro, semana passada, seu primeiro Nintendo Direct após o falecimento do Satoru Iwata em julho passado. Foram alguns meses agonizante de silencio admito, sem saber muito de como a empresa e as atuais plataformas iriam ficar após esse evento.

Foram diversos eventos mundiais também, como a Gamescom na Alemanha, Tokyo Game Show no Japão, Brasil Game Show aqui e a Paris Games Week na França e muito pouco se ouviu da Nintendo até então. Meio que foi um alívio ver a quebra desse período de luto da empresa e sentir que as coisas estão voltando ao seu eixo. Teve até tempo para brincar um pouquinho neste Nintendo Direct, nada muito épico, mas foi o suficiente para quebrar o gelo e ver que a Nintendo está querendo passar dessa fase complicada que 2015 se tornou.

Hoje trago um breve resumo de tudo que foi mostrado na transmissão. De fato não surgiu nada realmente impressionante ou impactante. Eu não me animei muito de ver um dos The Legend of Zelda mais chato que já joguei, Twilight Princess chegando em HD no Wii U. Certamente teria achado muito mais legal uma versão remasterizada de Super Mario Sunshine, mas enfim, en tendo porque essa pressão psicológica da Nintendo por tornar Zelda relevante enquanto o novo não fica pronto nunca. Mas sai em 2016, o teaser mostrado promete. Me pergunto se ele já não demorou demais. O teaser não mostra nada, mas pensando nos games agora de 2015, esse visual do novo Zelda já me parece apenas… OK. Mas este sou eu, sendo cri cri com a Nintendo.

Alias eu preciso dizer que não acho que a Nintendo volte ao Brasil tão cedo. Se for pensar que os Amiibos são um sucesso mundial e que a empresa parece ter encontrado um filão na qual pode deitar e rolar, me parece que isso torna a viabilidade dela aqui no Brasil ainda mais distante, especialmente porque este tipo de acessório, meio eletrônico, meio brinquedo é algo excessivamente caro no país. Independente de quão barato ele seja lá fora. Obrigado impostos e Governo por isso. A concorrência, tal como Disney Infinity e Skylanders não conseguem decolar no país. Eles existem são vendidos, encalham e custam o suficiente para não emplacarem de forma ampla no mercado de consumo, além do fator dos games e consoles serem caros não ajudarem em nada sua popularidade também. Pensando que a Nintendo está investindo pesado em amiibos, já que o Nintendo Direct fez questão de mostrar novos e suporte aos já existentes em quase todos os títulos mostrados, fica maior claro pra mim que o sonho de ver a Nintendo de voltar aqui no Brasil está cada vez mais distante.

Enfim, vamos aos vídeos! Se achar que algum merece um comentário adicional, o farei próximo ao player do mesmo!

The Legend of Zelda Twilight Princess HD + Teaser do Zelda 2016
– Amiibo Wolf Link  – Nintendo Wii U – 04 de Março de 2016 (Twilight)

The Legend of Zelda TriForce Heroes DLC
– Gratuito – Nintendo 3DS – 02 de Dezembro de 2015

Pokémon Super Mystery Dungeon
– Nintendo 3DS – 20 de Novembro de 2015

Splatoon DLC
– Nintendo Wii U – Novos Mapas, Roupas e Equipamentos – Gratuito – Já disponível

Eu dou o braço a torcer por Splatoon. Não achei que teria o charme que o jogo possui hoje em dia quando ele foi revelado pela primeira vez em uma E3. Nem que ele continuaria recebendo updates grátis que aprimorasse ainda mais seu conteúdo. Certamente é um dos título que hoje é obrigatório ter no console.

Super Mario Maker Update
– Nintendo Wii U – Update Gratuito – Adição de Checkpoints – Já Disponível

Esse game só me faz querer muito um Nintendo Wii U. Em 2016, se a crise melhorar… é estranho priorizar o Wii U e Mario Maker ao invés de um PlayStation 4? Acho que não. Decisões, decisões… E tem o mistério do Nintendo NX ainda.

Animal Crossing Amiibo Festival
– Nintendo Wii U – 13 de Novembro de 2015 – Novo Amiibos aos montes!

Eu não entendo como há tantos amiibos de Animal Crossing! Sinceramente são os menos interessantes a meu ver de toda a coleção da Nintendo, porém aparentemente são um sucesso, caso contrário não haveriam tantos assim!

Mario Tennis Ultra Smash
– Nintendo Wii U – 20 de Novembro de 2015 – Suporte aos Amiibos

Xenoblade Chronicles X
– Nintendo Wii U – 04 de Dezembro de 2015

Outro título bem impressionante, porém que levou mais tempo do que esperava para ser lançado.


Fast Racing Neo
– Nintendo Wii U – Sai em algum momento de Dezembro de 2015

Basicamente é um F-Zero que todo mundo esperava que a Nintendo faria e teve que alguém vir e fazer sem a skin oficial da franquia. Porém parece realmente incrível, não?

Typoman
– Nintendo Wii U – 19 de Novembro de 2015

Não parece um maravilhoso Indie Game? Eu achei fenomenal!

Pokkén Tournament
– Nintendo Wii U – Spring 2016 – Apresentando Shadow Mewtwo!

Star Fox Zero
– Nintendo Wii U – 22 de Abril 2016

Mario & Luigi Paper Jam Bros
– Nintendo 3DS – 22 de Janeiro de 2016

Esse game corre seriamente o risco de ser o último game que irei comprar para o meu Nintendo 3DS. Colocando em perspectiva, me parece que eu não usei o 3DS nem um terço do tempo em que usei o meu Nintendo DS. Certamente esperava ter usado bem mais o meu 3DS quando o adquiri. Realmente são outros tempos onde um celular e um iPad são mais fáceis de se pegar pra jogar do que um console portátil. Bizarro!

Final Fantasy Explorers
– Nintendo 3DS – Action-RPG – 26 de Janeiro de 2016

Fire Emblem Fates
– Nintendo 3DS – 19 de Fevereiro de 2016
– 2 Versões (Birthright e Conquest) e o capítulo final Revelation

Me pareceu meio oportunista esse formato de Fire Emblem. Dois games, com pequenas nuances, mostrando duas versões de uma mesma história e depois uma terceira versão, fazendo a grande revelação das versões anteriores. Sei que há quem adore essa franquia, mas sei lá, me parece exagerado demais esse formato. Eu não teria paciência (ou tempo) para jogar acho.

Mega Man Legacy Colletion
– Nintendo 3DS – Challenges Exclusivos – 23 de Fevereiro de 2016
Amiibo Mega Man Gold

Pokémon Blue, Red e Yellow (Versões Originais)
– Nintendo 3DS – Conexão Wireless para troca de Pokémons – 27 de Fevereiro de 2016

Hyrule Warriors Legends
– Nintendo 3DS – Linkle (Versão Feminina de Link) – 25 de Março de 2016

Dragon Quest VII: Fragments of the Forgotten Past & VIII: Journey of the Cursed King
– Nintendo 3DS – VII em Summer 2016 & VIII em 2016

Super Smash Bros Wii U DLC
– Nintendo 3DS – Cloud de Final Fantasy VII chega para festa!

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games
– Nintendo 3DS – 2016

Ufa… e bem, é isso! Talvez parece que a Nintendo não tenha muta novidade fresquinha, mas acho que há conteúdo o suficiente para ela se segurar pelo primeiro semestre de 2016, até conseguir apresentar seus planos para seu novo sistema e novos games para o Nintendo 3DS (eu ainda acho que ele deveria ter mais do que vem apresentando, ainda mais com a morte precoce de exclusivos first party do Vita).

Sair da versão mobile