Wii U & 3DS | As novidades do último Nintendo Direct! (Novembro/2015)

A Nintendo realizou no dia 12 de novembro, semana passada, seu primeiro Nintendo Direct após o falecimento do Satoru Iwata em julho passado. Foram alguns meses agonizante de silencio admito, sem saber muito de como a empresa e as atuais plataformas iriam ficar após esse evento.

Foram diversos eventos mundiais também, como a Gamescom na Alemanha, Tokyo Game Show no Japão, Brasil Game Show aqui e a Paris Games Week na França e muito pouco se ouviu da Nintendo até então. Meio que foi um alívio ver a quebra desse período de luto da empresa e sentir que as coisas estão voltando ao seu eixo. Teve até tempo para brincar um pouquinho neste Nintendo Direct, nada muito épico, mas foi o suficiente para quebrar o gelo e ver que a Nintendo está querendo passar dessa fase complicada que 2015 se tornou.

Hoje trago um breve resumo de tudo que foi mostrado na transmissão. De fato não surgiu nada realmente impressionante ou impactante. Eu não me animei muito de ver um dos The Legend of Zelda mais chato que já joguei, Twilight Princess chegando em HD no Wii U. Certamente teria achado muito mais legal uma versão remasterizada de Super Mario Sunshine, mas enfim, en tendo porque essa pressão psicológica da Nintendo por tornar Zelda relevante enquanto o novo não fica pronto nunca. Mas sai em 2016, o teaser mostrado promete. Me pergunto se ele já não demorou demais. O teaser não mostra nada, mas pensando nos games agora de 2015, esse visual do novo Zelda já me parece apenas… OK. Mas este sou eu, sendo cri cri com a Nintendo.

Alias eu preciso dizer que não acho que a Nintendo volte ao Brasil tão cedo. Se for pensar que os Amiibos são um sucesso mundial e que a empresa parece ter encontrado um filão na qual pode deitar e rolar, me parece que isso torna a viabilidade dela aqui no Brasil ainda mais distante, especialmente porque este tipo de acessório, meio eletrônico, meio brinquedo é algo excessivamente caro no país. Independente de quão barato ele seja lá fora. Obrigado impostos e Governo por isso. A concorrência, tal como Disney Infinity e Skylanders não conseguem decolar no país. Eles existem são vendidos, encalham e custam o suficiente para não emplacarem de forma ampla no mercado de consumo, além do fator dos games e consoles serem caros não ajudarem em nada sua popularidade também. Pensando que a Nintendo está investindo pesado em amiibos, já que o Nintendo Direct fez questão de mostrar novos e suporte aos já existentes em quase todos os títulos mostrados, fica maior claro pra mim que o sonho de ver a Nintendo de voltar aqui no Brasil está cada vez mais distante.

Enfim, vamos aos vídeos! Se achar que algum merece um comentário adicional, o farei próximo ao player do mesmo!

The Legend of Zelda Twilight Princess HD + Teaser do Zelda 2016
– Amiibo Wolf Link  – Nintendo Wii U – 04 de Março de 2016 (Twilight)

The Legend of Zelda TriForce Heroes DLC
– Gratuito – Nintendo 3DS – 02 de Dezembro de 2015

Pokémon Super Mystery Dungeon
– Nintendo 3DS – 20 de Novembro de 2015

Splatoon DLC
– Nintendo Wii U – Novos Mapas, Roupas e Equipamentos – Gratuito – Já disponível

Eu dou o braço a torcer por Splatoon. Não achei que teria o charme que o jogo possui hoje em dia quando ele foi revelado pela primeira vez em uma E3. Nem que ele continuaria recebendo updates grátis que aprimorasse ainda mais seu conteúdo. Certamente é um dos título que hoje é obrigatório ter no console.

Super Mario Maker Update
– Nintendo Wii U – Update Gratuito – Adição de Checkpoints – Já Disponível

Esse game só me faz querer muito um Nintendo Wii U. Em 2016, se a crise melhorar… é estranho priorizar o Wii U e Mario Maker ao invés de um PlayStation 4? Acho que não. Decisões, decisões… E tem o mistério do Nintendo NX ainda.

Animal Crossing Amiibo Festival
– Nintendo Wii U – 13 de Novembro de 2015 – Novo Amiibos aos montes!

Eu não entendo como há tantos amiibos de Animal Crossing! Sinceramente são os menos interessantes a meu ver de toda a coleção da Nintendo, porém aparentemente são um sucesso, caso contrário não haveriam tantos assim!

Mario Tennis Ultra Smash
– Nintendo Wii U – 20 de Novembro de 2015 – Suporte aos Amiibos

Xenoblade Chronicles X
– Nintendo Wii U – 04 de Dezembro de 2015

Outro título bem impressionante, porém que levou mais tempo do que esperava para ser lançado.


Fast Racing Neo
– Nintendo Wii U – Sai em algum momento de Dezembro de 2015

Basicamente é um F-Zero que todo mundo esperava que a Nintendo faria e teve que alguém vir e fazer sem a skin oficial da franquia. Porém parece realmente incrível, não?

Typoman
– Nintendo Wii U – 19 de Novembro de 2015

Não parece um maravilhoso Indie Game? Eu achei fenomenal!

Pokkén Tournament
– Nintendo Wii U – Spring 2016 – Apresentando Shadow Mewtwo!

Star Fox Zero
– Nintendo Wii U – 22 de Abril 2016

Mario & Luigi Paper Jam Bros
– Nintendo 3DS – 22 de Janeiro de 2016

Esse game corre seriamente o risco de ser o último game que irei comprar para o meu Nintendo 3DS. Colocando em perspectiva, me parece que eu não usei o 3DS nem um terço do tempo em que usei o meu Nintendo DS. Certamente esperava ter usado bem mais o meu 3DS quando o adquiri. Realmente são outros tempos onde um celular e um iPad são mais fáceis de se pegar pra jogar do que um console portátil. Bizarro!

Final Fantasy Explorers
– Nintendo 3DS – Action-RPG – 26 de Janeiro de 2016

Fire Emblem Fates
– Nintendo 3DS – 19 de Fevereiro de 2016
– 2 Versões (Birthright e Conquest) e o capítulo final Revelation

Me pareceu meio oportunista esse formato de Fire Emblem. Dois games, com pequenas nuances, mostrando duas versões de uma mesma história e depois uma terceira versão, fazendo a grande revelação das versões anteriores. Sei que há quem adore essa franquia, mas sei lá, me parece exagerado demais esse formato. Eu não teria paciência (ou tempo) para jogar acho.

Mega Man Legacy Colletion
– Nintendo 3DS – Challenges Exclusivos – 23 de Fevereiro de 2016
Amiibo Mega Man Gold

Pokémon Blue, Red e Yellow (Versões Originais)
– Nintendo 3DS – Conexão Wireless para troca de Pokémons – 27 de Fevereiro de 2016

Hyrule Warriors Legends
– Nintendo 3DS – Linkle (Versão Feminina de Link) – 25 de Março de 2016

Dragon Quest VII: Fragments of the Forgotten Past & VIII: Journey of the Cursed King
– Nintendo 3DS – VII em Summer 2016 & VIII em 2016

Super Smash Bros Wii U DLC
– Nintendo 3DS – Cloud de Final Fantasy VII chega para festa!

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games
– Nintendo 3DS – 2016

Ufa… e bem, é isso! Talvez parece que a Nintendo não tenha muta novidade fresquinha, mas acho que há conteúdo o suficiente para ela se segurar pelo primeiro semestre de 2016, até conseguir apresentar seus planos para seu novo sistema e novos games para o Nintendo 3DS (eu ainda acho que ele deveria ter mais do que vem apresentando, ainda mais com a morte precoce de exclusivos first party do Vita).

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. Comentando seus comentários!

    Eu pensei A MESMA COISA quando vi o trailer do Fast Racing Neo! Achei bem zoado da parte da Nintendo fazer isso. (ou não fazer)

    Achei sacanagem o FE também. Poderiam ter feito os dois primeiros num cartucho só e o terceiro como DLC. Mas tem quem compre as duas versões de pokémon em todos os lançamentos, então…

    Sinceramente acho que a Mario & Luigi já chegou ao seu fim. Não vale mais a pena investir na franquia, ou então deveriam remodelar ela TODA – ou fazer outra, mesmo que semelhante. Quero dizer, Seven Stars, Paper Mario e Mario & Luigi são todos RPG, e ainda assim diferentes entre si. Acho que seria legal um Smash Bros. RPG (ou algo parecido).

    Splatoon é fenomenal! Quando você tiver a oportunidade de jogar (ou quando comprar um wiiu), jogue! Sério! Eu jogo muito na casa de um amigo. Acho meio enfadonho você não ter absolutamente nada além do multiplayer, mas o jogo não é cansativo, chega a ser assustador. E eles realmente querem manter o jogo vivo com as atualizações, que eu creio que continuarão gratuitas.

    Não sei se você gosta de Dinasty Warriors, mas eu gostei bastante de Hyrule Warriors versão U. Creio que será a minha compra do ano que vem pro 3DS (pq, né…). Não sei como você não parece se empolgar com Pokkén! E quanto ao Zelda, no quesito artístico, concordo contigo. Mas achei legal darem aquele capuz pro Link, deu uma outra cara. Espero ansiosamente, mas não empolgado ainda.

    1. Só corrigindo um detalhe, mas o Splatoon possui sim uma campanha. Não é a parte mais expressiva do jogo, mas parece bem divertida.

    2. Eu também sinto que a franquia Mario & Luigi meio que desandou. Alias não sei porque nesse novo game não poderia haver um Paper Luigi junto com o Paper Mario. Achei sacanagem com o Luigi.

  2. Não esperava muita coisa desse Nintendo Direct, mas acho que no final o saldo foi positivo. Primeiramente eu te aconselharia Thiago a comprar, se possível, um PS4 mesmo. Embora eu seja feliz com meu WiiU, com uma possível vinda do NX ano que vem é muito arriscado comprar o WiiU agora, a não ser que você também quisesse jogar jogos de Wii nele, como no meu caso. Isso seria bom também para você tirar um pouco do seu “preconceito” do lado playstation da força e ter a oportunidade de jogar vários jogos de PS3 e PS4.

    Com relação ao remake do Twilight Princess, eu fiquei um pouco decepcionado por ser só um HD remaster, ao contrário do que fizeram com o Wind Waker. Pelo menos terei a oportunidade de joga-lo sem ter que utilizar o Wiimote.

    O Fast Racing Neo me parece mais um Wipeout na verdade, que em todo caso também é uma variação de F-Zero. Gosto muito do estilo de jogo, tanto que joguei bastante o Wipeout 2048 no vita. Esse se estiver num preço legal é compra certa.

    Você acabou não comentando muito do Star Fox Thiago, mas ele sem dúvida foi o que mais me empolgou entre todos. Por algum motivo estava pouco interessado no jogo pelo que tinha visto na E3, mas depois que mostraram mais do gameplay, o jogo me pareceu mais bonito e polido além de muito divertido.

    Concodo contigo Thiago com relação ao formato da série Fire Emblem ter sido oportunista. Acho que podiam ter pelo menos ter disponibilizado o terceiro jogo como DLC. De qualquer forma eu recomendo muito a série, então se possível não deixe a oportunidade passar.

    Por último, fiquei feliz com o lançamento dos Dragon Quest 7 e 8 no ocidente. É triste que certos lançamentos não saiam do japão por medo de vendas, então quando algo do tipo acontece é importante votarmos com o nosso dinheiro.

    1. Duas coisas!

      1 – eu não tenho preconceito com nenhuma plataforma. hahaha o que eu tenho é uma birra racional e lógica com algumas delas. No PS4, quando o adquirir, Bloodborne certamente será um dos primeiros games que pegarei.

      2 – Eu não comentei muito de Star Fox porque eu realmente não tenho muito o que dizer. Me parece um game legal, mas com cara de 2005. Não é visualmente fabuloso. Pega os cenários especiais de fazer chorar de emoção de Destiny e comprara com o que foi mostrado em Star Fox até o momento… hum.

      O problema com o novo Star Fox é que ele me parece muito um Star Fox 64.2 e eu queria que a série fosse muito mais que isso, especialmente depois de curtir bastante Star Fox Adventures e Star Fox Assault. Há um potencial tão bom, mas tão desperdiçado nessa franquia…

      1. Discordo um pouco das críticas quanto ao visual. Sei que não é o jogo mais bonito do WiiU, mas o vídeo de gameplay dá para perceber que ele está bem mais bonito que o vídeo da E3. Linkarei um vídeo de comparação para depois você ver.

        Com relação a ele ser um Star Fox 64 2 eu não vejo muito problema. Não cheguei a jogar o Star Fox Adventures, mas do pouco que vi dele me parece bem fraco. Já o Assault também não tive a oportunidade de jogar, mas novamente as partes terrestres que você controla o Fox pareciam bem chatas. Então voltar para algo que deu certo não me parece ruim, pelo contrário, acho o ideal já que falharam muito nas experiências passadas. Nem sempre mudança é algo bom, vide o Sonic que podia ter permanecido na fórmula excelente do Generations, mas mudou e infelizmente para pior no Boom.

        1. Eu também não vejo problema em ser uma Star Fox 64.2, quer dizer. mais ou menos. Acho que para os padrões de hoje, talvez todos os elementos do game já não combinem mais ou dê a longevidade que o game mereça.

          Ah e não pense que eu gostaria de um Star Fox Adventures 2 ou Assault 2. Não, eu não queria. Porém admito que foram dois spin-offs interessantes.

          Eu joguei muito o Assault e as partes terrestres tinha sim alguns problemas, mas havia um potencia ali. Lembre que ela foram feitas antes do boom dos Thid Person Shooters. Não é a toa que a Nave agora vira uma avestruz robótica e sai andando.

          O que quis dizer é que eu olho este novo Star Fox e me parece um game que eu já joguei no passado. Que em sua essência não vai me proporcionar nada realmente novo. E é isso que fico chateado.

          Esperar tantos anos, pular gerações, para no fim vir algo que me parece algo que já joguei, que não me apresente uma experiencia genuinamente nova? Aí me quebra o tesão e hype por ele.

          Se fosse para escolher somente um, Star Fox ou Splatoon para jogar hoje no Wii U. Eu ficaria com Splatoon, que parece me proporcionar algo novo.

          E não sei se você já jogou Destiny… mas cara, depois dele, ver os gráficos do Star Fox me faz querer chorar. Por melhores que estejam.

          http://www.portallos.com.br/2015/11/14/destiny-ano-2-encouracado-demolidor-solar-level-40/

          “Mas o Wii U não é um Ps4!”- que pena, não? 🙁

          1. Acontece que os estilos gráficos são muito diferentes, ia ser bizarro pegar o pseudo realismo de Destiny e querer aplicar em algo que sempre foi “cartoonish” como Star Fox, é algo muito diferente. É como querer que Street Fighter seja como Mortal Kombat, cruzes!

            E sobre o modo alternativo da Aiwing, isso nem é uma idéia nova, porém só agora ele conseguiu ser aplicada em um jogo SF.

          2. Putz Mauri, eu discordo da sua analogia entre Mortal Kombat e Street Fighter. E acho que o design de ambiente de Destiny ficaria animal em um Star Fox. Não estou me referindo a objetos interativos ou characters, mas a ambientação mesmo, a exemplo dessa belíssima imagem de Saturno que colei comentários acima.

            Eu nunca achei o ambiente de Star Fox cartoonesco, os personagens e naves talvez sim, mas os ambientes jamais.

          3. É porque vc se apega aos jogos toscos da série.hahuhauhahuha Enquanto Destiny se presta a um exercício de transposição do nosso próprio universo, as coisas em Star Fox tem seu próprio estilo. É como um querer um filme realista dos Thunderbirds. Não que eu não te entenda, mas pra Star Fox não rola, é outra pegada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.