Respostas sobre FFXIII-2: a morte de Lightning, Noel, monstros na party, múltiplos finais e mais! [E3 2011]

Sim, vocês leram certo: múltiplos finais. Sinceramente, não sei o que pensar. Não sou fã de jogos de múltipla escolha; é o que mais me afasta de WRPGs, apesar de ainda assim conseguir curtir Mass Effect ou Dragon Age. Sim, sei que há JRPGs com isso também, o melhor exemplo sendo o excelente Chrono Trigger. Mas por que Final Fantasy, Square? Não gostei. “O que você tem contra isso?” Hum… eu gosto de fazer 100% nos jogos. Múltiplos finais me obrigam a jogar várias vezes, e pra ver caminhos diferentes dos quais muitas vezes não gosto. Se muda muito, viram finais extremos. Se muda pouco, “muda pouco” e não faz sentido separar. Enfim… é possível que eu mude de ideia, mas, por enquanto, foi a primeira notícia ruim que vi desse jogo.

Seguindo adiante, há também vários outros detalhes que saíram da boca do diretor, Motomu Toriyama, e do produtor, Yoshinori Kitase, em sua entrevista com a Famitsu para a E3, então, vamos a eles? “Vire e página”. 😉

1. A “morte da Lightning” mencionada no trailer: Kitase disse não poder falar muito sobre isso, e sugeriu que os fãs leiam a novel que conta os eventos pós XIII e pré XIII-2 e imaginem o que isso quer dizer a partir daí. O que é meio difícil pra nós até que alguém traduza do japonês o fatídico texto. Já Toriyama disse que Lightning é o pilar da história, e que, viva ou morta, estará no jogo, e controlável.

2. Noel: Toriyama o descreveu como sendo um tipo diferente de cavalheiro em relação a Snow, protagonista masculino de XIII. Quanto a como ele se encaixa na história, disse não poder falar sobre isso no momento. Sim, me dá raiva também.

3. A exploração presente na demo da E3: Segundo Toriyama, o foco de XIII era na história, e ela é que dirigia como os eventos aconteciam. Seguindo o feedback de muitos jogadores, decidiram fazer XIII-2 ser comandado pelo jogador. (Yes!!) Poderemos explorar à vontade e os eventos acontecerão de acordo com o que fizermos/para onde formos. O jogo está sendo feito de forma que possamos fazer várias escolhas. Quanto à onde se passa esse gameplay testado, Toriyama “não pode dizer onde é”, mas disse que é um lugar importante para a história.

4. Monstros na party: “Para possibilitar mais estratégia quanto aos papeis nas batalhas”, disse o diretor. Cada monstro tem um tipo de luta diferente, e cria-se um gameplay mais personalizado ao fazermos diferentes combinações com eles. Para Kitase, o sistema de Paradigm Shift é como lutar podendo constantemente trocar de decks em um jogo de cartas. Na minha opinião… é meio preocupante. Havia dezenas de combinações de Paradigm no primeiro jogo, ainda mais que mesmo exercendo o mesmo “job”, os personagens tinham habilidades diferentes. Não havia necessidade de aumentar o número de possibilidades… a não ser que joguemos muito mais com apenas Serah + Noel + monstros do que com os outros personagens. Essa especulação me preocupa.

5. Feedback positivo vindo da imprensa ocidental: quem testou XIII-2 na E3 saiu elogiando o gameplay, basicamente o que falei naquele meu outro post, felizes que áreas revisitadas tinham mudado pra melhor. Kitase confirmou que o que eles queriam era mostrar os elementos de exploração e a maior sensação de liberdade, mas disse também que há várias outras coisas sobre as quais ainda não podem dar detalhes.

6. New Game+: Toriyama disse que o jogo terá bem mais side-quests do que o primeiro, e que poderemos jogá-lo diversas vezes. A Famitsu então perguntou se isso significa uma opção de New Game+, em que começamos uma nova jogatina já com os personagens evoluídos ou bônus desse tipo, mas ele respondeu que esperam fazer algo diferente disso. Na minha opinião, isso está intimamente ligado a essa história de vários finais… veremos o que revelam mais adiante.

7. Múltiplos finais (mais umas coisinhas): pioneirismo na série, segundo Toriyama. (Apesar de X-2 ter um esquema de finais “maiores e melhores” dependendo da % com que completamos o jogo, semelhante à série Metroid.) O entrevistador da Famitsu ficou absurdamente chocado com essa revelação (compreensível). Segundo o diretor, uma das razões para terem feito isso é que, em termos de seriedade da história e visão de jogo, XIII-2 é muito parecido com XIII (em contraste com X e X-2), e que por isso acharam que deviam mostrar coisas novas no gameplay. Não precisava, gente… era só melhorar o que foi feito em XIII, que parece que vocês fizeram mesmo, mas não precisavam exagerar.

8. Mais de um Bahamut: no trailer da E3, vemos Lightning e Odin lutando contra um chefe, Chaos Bahamut. O entrevistador chama atenção para o fato de que o Eidolon da Fang também é Bahamut, e perguntou se, portanto, há mais de um no jogo. Toriyama respondeu que sim, e que eles são coisas diferentes. O Chaos Bahamut não é exatamente um summon, e sim outro tipo de entidade.

9. Serah e summons: ela não tem nenhum, mas pode recrutar monstros para a party. O que responde a minha pergunta do outro post quanto a ela e Noel não terem Eidolons/serem l’Cie, e também reforça a minha preocupação quanto a esse sistema de recrutamento de monstros substituir os outros personagens. Lightning divide o “protagonismo” com a irmã, Serah e Noel estão em uma jornada solo e usarão monstros na party… Veremos Snow, Hope e Sazh seguindo cada um o seu caminho? Quantas narrativas paralelas terá esse jogo?

10. Pôster do artigo na Famitsu (acima): foi encomendado ao diretor de arte Isamu Kamikokuryou como parte do pedido de fazer XIII-2 ser diferente de XIII, tendo um mundo mais misterioso e sombrio. O “tema” que Isamu seguiu para a imagem é “surrealismo”, e Toriyama disse que ela será um símbolo para o jogo. Tenho medo… destaque demais para a Serah, Lightning como side. (E esse arco/Moogle me lembra o arco da main de Star Ocean 4.) Se bem que, pelo gameplay que analisei antes, a Serah tá bem legal. Vai ver eu acabo gostando de tê-la como principal agora que saiu do papel de donzela em perigo. Veremos.

[Via andriasang.]

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