É impressão minha ou Super Mario Galaxy fica melhor na segunda jogada?

Pois é, eu fui um daqueles que não foi conquistado pelo Super Mario Galaxy na primeira vez que joguei o game. Particularmente sou muito mais fã de Super Mario Sunshine,. Acho-o mais hardcore e complexo do que Galaxy. A trilha sonora de paraíso tropical de Sunshine também me agrada mais do que o galático do novo Mario. Claro que isso não tira os méritos do engenhoso sistema gravitacional que a Nintendo criou ou até mesmo a fabulosíssima trilha orquestrada criada para o game. Mas a verdade é que a primeira impressão que tive com Galaxy não foi nem um pouco divertida.

Três pontos que me desanimaram em Mario Galaxy quando joguei pela primeira vez:

* Mundo Principal é bem linear. Em Super Mario 64 e Sunshine o mundo principal é maior e cheios de segredos e coisas escondidas. Galaxy não tem nada disso. Tem sim algumas coisinhas, mas nem se comparam com os mundos principais dos games anteiores. Eu perdi a conta de quantas horas perdi explorando a ilha principal de Sunshine a procura de coisas escondidas. Galaxy não há muito que explorar.

* Fases sem muita exploração. Também não curti muito a forma como a Nintendo impôs que os jogadores cacem as estrelas do game. Nos games anteriores, havia uma maior liberdade quando Mario entrava num mundo, permitindo-o escolher para onde ir e qual estrela catar primeiro. Em Galaxy só há um caminho por vez. Você até consegue enxergar outros planetinhas ao fundo, no espaço, mas se não for obrigatório passar por ele, o jogador não consegue chegar até lá. Claro que mais à frente do game, quando surgem as estrelas de exploração, você pode ir aonde quiser, mas na primeira jogada, o caminho é linear.

* Fácil demais. Mais um ponto que me desanimou. Boa parte do game é canja demais. Não há malabarismo genias em plataformas, inimigos malditos ou até mesmo fases com perdas de dezenas de vidas. Foi difícil as ocasiões em que gastei mais do que duas vidas para conseguir uma estrela. Até os chefes são fáceis sabendo ter controle sobre Mario e o sistema de gravidade, coisa que para jogadores experientes, também é moleza.

Mesmo assim, com todo esse hype que surgiu com Super Mario Galaxy 2 chegando agora em Maio, me deu vontade de re-jogar o primeiro game novamente. Já ciente de seus problemas e conhecendo o sistema, as coisas estão indo de forma bem mais agradáveis do que a primeira vez que joguei.

Tive que começar tudo de novo, já que já havia deletado o meu save da primeira vez que fechei o game. Mas foi bem mais tranquilo, agora eu sei que não adianta tentar ficar explorando, siga a trilha e seja feliz. Conhecendo o jogo, dá para brincar mais, tentar ser mais ousado e arriscar mais com a gravidade, ou seja, acaba ficando mais divertdo.

Também estou dando um foco maior para a estrelas-cometas, aquelas de correr contra o tempo ou vencer determinado desafio com sem tomar nenhum dano. Elas são mais hardcore e eu meio que ignorei isso na primeira vez que joguei porque não queria ficar voltando mundos, mas agora não há pressa para abrir os mundos, afinal eu já os conheço de cor e salteado e com isso me dedico melhor aos desafios cometas.

Pode soar estranho, mas parece que Galaxy realmente fica mais divertido depois de fechar o game pela primeira vez, sem tanto daquela pressão de ser melhor do que os Marios anteriores.

Ou pode tudo ser puro hype de Super Mario Galaxy 2… vai saber…

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.