Caso Capcom e Keiji Inafune: O futuro do estúdio de Ryu e Mega Man pode ser sombrio?

No final da semana passada, rolou por quase toda a internet uma notícia que pode (ou não) abalar todo o mundinho dos videogames para alguns. Quem não ficou sabendo, repasso rapidamente: Keiji Inafune, conhecido mundialmente por ser o criador de Mega Man, se demitiu da Capcom, a qual já havia dando declaração de o quanto estava frustado com a forma de negócios do estúdio. Inafune tinha um cargo de grande importãncia, ou melhor, cargos. O cara era chefe adjunto da divisão de pesquisa e produção de jogos e também supervisor global de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Ele esteve envolvido na produção de muitos games importantes da Capcom nesta geração, como Mega Man 9 e 10, Dead Rising 1 e 2, Lost Planet 1 e 2. Claro que ele não andou atuando e produzindo estes games sozinho, mas por exemplo, em Dead Rising 2, ele mexeu muito no gameplay em relação ao primeiro game e conseguiu criar um game infinitamente mais divertido.

Inafune também estava trabalhando em muitos novos games para a Capcom que ainda estão para serem lançados, como Mega Man Universe, na qual estava responsável na parte de designe do game, Mega Man Legends 3 como um dos produtores, além dos recém anunciados Asura’s Wrath e DmC (Devil May Cry), este último em parceria com a Ninja Theory. Nenhum projeto foi cancelado alias, já que Inafune não era o único responsável.

Mas o que levou Keiji Inafune a largar a Capcom?

Certamente não era falta do que fazer que estava chateando esse grande mestre dos videogames. Entrevistas recentes mostram que Inafune estava insatisfeito com o modo de negócios da Capcom, assim como a própria produção japonesa de games em geral, alegando que os estúdios ocidentais estavam se saindo muito melhor no mercado atualmente (o que de certa forma é verdade, basta ver sucessos como Halo, Assassin’s Creed e God of War). Chegou inclusive a comentar que não havia mais para onde crescer dentro da Capcom, depois de 23 anos de serviço dentro da empresa, ele já havia chegado ao posto máximo que a empresa permite e mesmo assim, ele não tinha poder suficiente para tentar colocar uma proposta de negócios de desenvolvimento de games de ambito mais global. A situação toda é bem complicada, se o cara é realmente um gênio e não tem liberdade para criar um game do seu próprio jeito, não resta dúvidas que algo não está legal. Vide todo o tempo que a Capcom levou para deixá-lo criar um Mega Man Legends 3 ou até mesmo a quantidade de anos que a própria franquia Mega Man ficou as moscas, sem nada de interessante saindo.

O problema é que Inafune não está inteiramente errado. A Capcom é realmente um estúdio japonês que andou produzindo muito nos últimos anos, conseguiu subir ao topo novamente graças a Street Fighter IV, mas é inegável que seus games ainda seguem um modelo de desenvolvimento mais oriental, ao invés de ter uma visão mais global. Apesar de ter adorado Resident Evil 5, muitos criticaram o novo game, que largou um pouco a idéia de “survival horror” e ficou mais focado na ação desenfreada e adrenalina. Devil May Cry 4 também sofreu e ficou na mesmíssme do título, com muitos inclusive ignorando a quarta aventura de Dante, e não culpe o gênero, porque quando os ex-companheiros de casa, a Platinum Games, chegou no começo deste ano com Bayonetta, o mundo inteiro aplaudiu. Nem vou dizer nada sobre Mega Man por download com a cretinisse de ser em gráficos 8-bits que o meu sangue já ferve. O primeiro Dead Rising também sofreu muito quando foi lançado, pela dificuldade extrema e gameplay problemático. A capcom vez muito nesta geração, mas ao mesmo tempo, também sofreu muitas duras críticas.

Você se lembra de todos que largaram a Capcom nos últimos anos? Algumas carinhas como Shinji Mikami (criador de “Resident Evil”), Atsushi Inaba (produtor de “Viewtiful Joe”), Yoshiki Okamoto (“Street Fighter II” e “Final Fight”), Hideki Kamiya (“Devil May Cry”, “Okami” e “Bayonetta”) e Noritaka Funamizu (“Street Fighter Alpha”). E nunca vou me esquecer da galera da Clover Studios de Viewtiful Joe e Okami, que fundaram um estúdio próprio que conhecemos hoje como Platinum Games, alias muitos dos nomes acima, estão trabalhando no estúdio.

Keiji Inafune não deixou claro o que pretende fazer agora que largou seu cargo na Capcom. Poderia vir a criar um estúdio independente próprio, como muitos andam fazendo, mas ele também pode a vir a trabalhar dentro de um estúdio já existente, talvez até deste lado do globo, já que ele anda encantado com os games ocidentais. Ou na pior das hipóteses, para os gamers é claro, ele pode acabar se aposentando. O jeito é aguardar e ver. Mas deve ser difícil para um desenvolvedor como ele, decidir largar mão de suas criações. Imagino como deve ser triste sair de uma empresa, largando todas as suas obras primas, sabendo, por exemplo, que ele nunca mais poderá trabalhar com um Mega Man. Nada impede é claro que futuramente ele invente algo semelhante, mas aquele gostinho de algo 100% original não existiria.

Voltando um pouco para a Capcom, já foi decidido na empresa quem ocupará o cargo de Inafune: Jun Takeuchi, que trabalhou recentemente em games como Lost Planet e Resident Evil 5. É um cara de talento, mas não tem metade do curriculum do Inafune e nem o mesmo brilhantismo, na minha singela opinião, claro.

E fica essa sensação meio chata em relação a Capcom. Puxa, na geração passada conseguiram criar um mega estúdio secundário de qualidade, a Clover, que entregou obras primas e franquias que podem durar gerações (Viewtiful Joe e Okami) e os caras acabam fechando o estúdio!? Ícones como os criadores de Resident Evil e Devil May Cry também cairam foram, agora o criador de Mega Man. O que diabos ainda resta no estúdio? De que adianta ela ser dona de todas estas franquias de sucesso se não conseguem manter seus idealizadores trabalhando e expandido esse universo criado? Dar nas mãos de outros desenvolvedores nem sempre é garantia de sucesso. Imagine uma Nintendo sem Shigeru Miyamoto? É assim que eu começo a imaginar a Capcom que não consegue mais segurar os maiores talentos do estúdio.

Ao menos a Capcom ainda tem Yoshinori Ono, que vem fazendo um trabalho fenomenal com a franquia Street Fighter nesta geração. O próprio Jun Takeuchi também fez um belo Resident Evil 5, mesmo com as contradições apontadas. E tem o Ryota Niitsuma que parece estar fazendo um trabalho excelente em Marvel vs Capcom 3. Fora estas três figurinas, não me vem em mente mais nenhum nome famoso dentro da Capcom. Alguém consegue citar mais algum?

Fico com essa preocupação final, de que a Capcom não perca a qualidade de seus games com a saida de mais uma estrela da casa, que isso também não afete os próximos games de Mega Man e muito menos franquias como Dead Rising, que acho sensacional. Acho que algumas das considerações do Inafune deveriam sim ser levadas em conta, como a proposta de negócios e desenvolvimento de games com um foco mais global e menos niponico. Faço também mais votos para que Inafune consiga logo resolver a sua situação e volte o quanto antes a produzir games, nas esperança de que ele não se aposente.

E agora é esperar e ver como isso vai  repercutir nos próximos games da Capcom e do Inafune, separados após 23 anos de trabalho. Será que o “divórcio” vai ser ruim para os filhos, no caso, nós, os gamers?

Isso também pode lhe interessar

17 Comentários

  1. Vai ver ele se retou com a cara do novo Dante!
    aeoieaoeioeiaeao

    Brincadeiras de lado,
    a capcom perdeu muito com essa saida e se ela estragar Dead rising,megaman e etc como ta fazendo com dmc,
    ela vai acabar perdendo muitos comsumidores,

    e pra que se manter so no japao, se pode vender mais pro mundo inteiro, mas gente gostando de mais jogos e pra ela mais dinheiro?

    eu sempre axei que ela se axa muito, vai ver é isso q esta estragando ela.

  2. é, eu tinha lido essa materia semana passada, fique bastante triste, minha franquia de games preferia eh megaman (em especial X), e claro que capcom pode ainda fazer jogos de megaman sem inafune MAS, sabemos como os jogos de megaman/X se tornam sem a luz de inafune ne (megaman x6 x7…)
    acho que meu sonho pra 1 sequencia do X8 ficou ainda mais longe.

  3. Os jogos da CAPCOM continuam sendo bons, mas de um tempo para cá suas franquias com exeção de Street Fighter IV e Dead Rising 2 vem decaindo de qualidade, Lost Planet 2 mesmo, que e um jogo recente, achei bem inferior ao seu antecessor, é como diz o tio Ben “Grandes franquias exigem grandes responsabilidades”, tá na hora da empresa achar outras grandes mentes para botarem eu seus projetos.

  4. Mordi a língua enquanto lia. Ontem mesmo eu tava jogando Dead Rising 2, aí fui trocar de jogo, e li brevemente no CD de DR o nome “Capcom”, e pensei “Poxa, a Capcom faz uns trabalhos de muita qualidade mesmo.”. Aí, chego hoje no PC e me deparo com essa notícia. Perdendo os criadores de suas melhores franquias, a Capcom só vai descer agora, provavelmente. Se alguém de experiência como esse cara, que passou 23 anos vendo a empresa produzir, acha qaue tá errado e cai fora, exatamente como foi dito no post, realmente tá brabo.

    Nem PENSE em falar “Nintendo sem Shigeru Miyamoto”…Dá calafrios…Falando nisso, qual é o nome do jogo do companheiro loiro, logo embaixo da menção ao Shigeru? 😛

    1. O nome do game é Asura’s Wrath: http://www.portallos.com.br/2010/09/15/capcom-revela-03-novos-games-dmc-devil-may-cry-asuras-wrath-e-dead-rising-2-case-west-tgs/

      Sai em 2011!

      E caraca Gabriel, como pode estar jogando Dead Rising 2 sem saber o estúdio que fez o game? XD Antes de começar o game aparece CAPCOM em letras garrafais. XD

      Sem mencionar as referencias a vários games do estúdio no jogo… acho o máximo lá perto do cinema da praça externa ter um baita cartaz do protoman! 😛

  5. To lendo uns artigos, parece que isso anda acontecendo bastante. As empresas querem saber de lucrar e os caras não tão ficando satisfeitos. Com todo mundo tendo mais liberdade, esses caras vão criar jogos cada vez melhores não? =D

    Lembro de quando cheguei com os DVDzinhos de God Hand e Okami também acho, e meu amigo perguntou “é de quê?”, e eu disse “não sei”. “Então por que pegou?”, e eu respondi “porque é da Capcom!” xD

    1. O grande mal é que estas grandes mentes dos games acabam se separando de suas criações que deram fama ao cara, como o criador de residente evil e devilmay cry que não estão mais na capcom… então eles não podem mais trabalhar com a obra prima da carreira deles… acabam se limitando a terem que criar algo totalmente novo.

      Inafune não foge da regra…ele não fica impedido de trabalhar no mercado… mas nunca mais irá mexer com sua principal obra… o Mega Man.

      E muitas vezes o estúdio pode ainda cagar com algo que estes caras criou… o criador de devil may cry odiou o que a capcom fez com Dante no game DmC que sai em 2011 por exemplo.

      E o que vc disse é totalmente verdade… é bom conhecer os estudios…mas atualmente eu tb ando muito de olho na internet nos pequenos… como o people can fly que está fazendo bulletstorm, por exemplo… pois do jeito que está…nem sempre é garantia de qualidade só porque um game vem das grandonas, como ubisoft, capcom ou sega…

      1. “E muitas vezes o estúdio pode ainda cagar com algo que estes caras criou… o criador de devil may cry odiou o que a capcom fez com Dante no game DmC que sai em 2011 por exemplo.”

        !!!

        nao pressiso diser mais nada.

        mesmo assim:
        se grande parte do publico nao gostou e o criado(que manja da serie) nao gostou, pra quer continuar mirando a arma caregada no proprio pe?
        vao matar a galinha pra ver se tem ouro dentro,e os fãs que vao ficar sem os omeletes.

  6. A Capcom já estava caindo faz tempo, seus maiores produtores já saíram e as franquias estão morrendo.
    Resident Evil 5 enterrou total a franquia,virou um filme de ação medíocre. Olha só que sou um grande fã da série. Mesmo que survival-horror já é um gênero morto praticamente.
    Devil May Cry é uma das minhas franquias favoritas, Dante é o cara e prefiro DMC do que God of War (não reclamem). Odiei ver esse DmC do que fizeram com o Dante.

    A Platinum Games conseguem fazer jogos muito criativos até, como Mad World, Bayonetta e Vanquish. Mel embro que antes de ver esse post tava jogando Vanquish (feito pelo Shinji Mikami), Bayonetta é um ótimo jogo só que a bruxinha não vai substituir o Dante.
    Ah Capcom, você era minha empresa favorita, só que está perdendo pra Platinum Games. Agora vai sofrer com a destruição do seu mascote com a saída do criador.

    1. E vc pode ter certeza que se Mega Man Universe e Mega Man Legends 3 não for bem nas criticas, muita gente vai culpar a Capcom por não ter segurado o criador do robô dentro da empresa para supervisionar o projeto.

        1. Assim como muitos ja dizem que a historia de X ja foi destruida, parece que megaman x5/x6 e x7 (x8 n tenho certeza) o Inafune nao teve participaçao, e por eh so vc ver o nivel de qualidade e polimento do jogo, eh so pegar megaman x4 e x5 e ver as apresentaçoes, uma eh feita em anime (x4) e no x5 do nada as cinematrografias viram fotos com letrinhas embaixo explicando, foi 1 passo pra traz (n to dizendo q essa eh a razao dos jogos serem mais fracos)….

          como disse acima, queria muito 1 x9, mas queria MAIS se Inafune trabalhasse junto, ultimo jogo do X que joguei foi o remake no PSP marverick hunter X, e simplesmente amei o jogo ja zerei umas 4 5 vezes….master piece.

          1. X5 foi o último que foi feito pelo Inafune. O final do X5 era pra terminar a história só que assim fizeram X6, X7 e X8 e acabaram com tudo.
            A diferença que X4 teve cenas de anime e o X5 não é que o X4 foi feito pela mesma equipe de Megaman 8 pra PS1, que também teve cenas em anime, por isso que o X4 foi diferente aos outros da série. O X5 não sei o motivo que não teve cenas em anime, mas foi bom porque a voz americana do X4 é ruim que dói os ouvidos xD.
            Maverick Hunter X foi realmente uma master piece, foi um dos motivos de eu ter comprado um PSP. Eu tenho até a habilidade Hadouken no jogo xD.

  7. meio contraditorio algumas partes, a ocidentalizaçao que ele quer só se for em planos de negocios, a Capcom é uma das empresas niponicas que sairam do mundo autista japones, seus games sao ocidentais em 90% (tirando bobagens como Bayoneta). mas nao é nenhuma tragedia a saida dele e sim como alguns games cairam miseravelmente de qualidade nas maos dos japoneses. RE é um que volta as origens no 6 pra tentar se salvar.

    1. Estou para escrever uma matéria sobre games ocidente vs oriente até a proxima semana, para deixar mais claro o meu ponto de vista sobre esse assunto. acho que os games prossuem profundas distinções no desenvolvimento e no resultado final.

      Uma outra coisa que acho que não sei se entendi certo o que vc disse… mas Bayonetta não é da Capcom… esse game é da Platinum… e foi idealizado pelo criador de Devil May Cry, mas não tem nada a ver com a Capcom o game.

      1. quando citei o Bayoneta pensei numa coisa e escrevi outra a misturou
        um pouco, acontece.

        agora, o Ocidente vem ganhando facil, quanto tempo faz quem um game japa nao é aclamado pelo mundo em premiaçoes como foram Uncharted 2, CO4, etc, só la no japao que eles tentam ignorar isso ainda. o publico cresceu, se modificou, a maioria hj em dia nao se relaciona mais com personagens androgenos vivendo no mundo da fantasia com espadas gigantes.
        as pessoas se veem muito mais com o Nathan Drake do que com um Cloud hj. pelo menos os mais adultos e longe do mundo os otakus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.