Reflexão | O importante papel de leitor de um blog…

Já faz algumas semanas que estou assando essa reflexão no forno da cachola, sem saber exatamente se conseguirei transmitir tudo que gostaria, sem soar como um sermão ou um pedido ao leitor do Portallos. Claro que minha intenção é sim dar um pouco de consciência ao leitor que curte o trabalho que vem sendo feito no blog e que não sabe que pode ajudar sem fazer quase nada ou já o faz e nem sabe que ajuda. É certo também que esse é um pensamento meu, e não necessariamente um guia escrito em pedra sobre o bom leitor de um blog.

Até porque o que vou escrever aqui não serve unicamente e exclusivamente para o Portallos, são instruções simples, que servem para qualquer site, blog ou página na qual você é muito fã e sente essa necessidade de apoiar o trabalho da pessoa ou do grupo de pessoas que tornam um website algo divertido de se entreter, seguir recomendações e dicas, se inspirar e refletir sobre coisas que talvez você não o fizesse sozinho, sem ter ângulos diferentes de opiniões, ainda que muitas vezes até controversas.

O barato é que hoje tenho um conceito do papel do leitor muito maior do que tinha, sei lá, há uns 5 anos atrás, quando ainda estava começando o Portallos, porém já vinha de outros 5 ou 6 anos administrando um fórum, que alias tem outra dinâmica e química totalmente diferente e que também depende muito de seus membros. E admito que já errei muito com o visitante, seja ele leitor do blog ou membros dos meus tempos de fóruns. As vezes é difícil entender os dois lados da moeda, de quem produz e de consome essa produção.

Lembro de um tempo, quando o blog tinha uma equipe numerosa de participantes, em que haviam discussões calorosas internas a respeito do papel do leitor nos comentários. Por que poucos comentam? Como incentivar os comentários? É necessário cobrar do leitor que o mesmo precisa comentar? Pedir comentários ajuda? Nossa, virávamos semanas falando sobre isso. Criávamos projetos, artimanhas que incentivavam comentários etc. Isso porque comentários são importantes até um certo ponto.

São dos comentários que um blog pode determinar pautas, colher sugestões, e sentir o feedback da direção que a embarcação está seguindo e se está tudo indo para onde deve ir. Até críticas, se bem redigidas e educadas acabam ajudando. E muitas vezes isso é feito através de comentários. Não adianta pedir para o leitor mandar estas coisas pela página de contatos, pois é como se pedisse para ele escrever uma cartinha e mandar pelos Correios. Isso ainda até acontece em algumas mídias, como podcasts ou grandes portais de entretenimento, mas no menores, o fervor do leitor é feito muitas vezes nos comentários e em outras estatísticas numéricas.

É bom mencionar essa coisa de estatísticas porque elas também são importantes, pois há uma parcela gigantesca de visitantes e leitores de qualquer site que não se sentem a vontade para se manifestarem por comentários. E acredito que mais de dois terços do público de qualquer site não se manifesta. Como sentir o feedback desse pessoal? Pelo números. Pela visitas em links próprios, pelo acesso de links externos de um blog, pelos links em que os leitores clicam daqui para irem a outros lugares. Tudo isso é analisado internamente pelo sistema e assim o administrador pode avaliar o que tem clamor por participação de leitores e aquilo que tem atenção de visitantes interessados apenas em saber sobre determinado assunto. Veja que interessante.

Só que a importância do leitor vai muito além de números ou comentários. Chegando muitas vezes ele a ditar se um blog vai viver ou morrer. Mas calma que não estou escrevendo isso para deixar implícito uma ameaça de fim de qualquer blog que não tenha leitores conscientes de seu papel, até porque como comentei no início, muitos leitores já ajudam um blog a se manter, sem nem mesmo imaginar que o fazem.

Há um velho dilema que permeia a internet desde que ela surgiu, e que talvez hoje em dia as pessoas estejam mais tranquilas quanto a isso e se sintam menos incomodadas. Estou me referindo ao velho tabu de monetização de seu espaço na web. Tudo bem um blog ganhar algum dinheiro pelo esforço de seu administrador ou administradores? Me lembro que há poucos anos atrás havia internautas que repudiavam, por exemplo, sites e blogs com anúncios, banners e qualquer tipo de publicidade, os famosos adsenses. Hoje em dia parece que a coisa toda ficou menos absurda, talvez mais complacente. E isso é bom já que ambos os lados se beneficiam disso. O dono de um espaço se sente mais motivado a continuar e a se esforçar mais com seu trabalho – porque mesmo que tudo comece como hobby, para desestressar ou desabafar, eventualmente com o crescimento e amadurecimento de um site, acaba virando um pouco de trabalho – e o leitor acaba ganhando também, porque se ele curte o espaço, ele vai ficar mais feliz com mais conteúdo, melhor qualidade editorial, interface que vai evoluindo etc. Isso aconteceu com o Portallos e não é segredo algum!

Quando criei o Portallos, era para ser apenas uma brincadeira, algo para me entreter enquanto decidia meu futuro na vida pessoal e profissional, enquanto o fórum que administrava já não me divertia mais e queria expandir meus horizontes. Com o tempo a coisa foi ficando séria, precisava cumprir com certos deveres com os leitores, afinal como disse, isso também é parte fundamental de um espaço interativo online. Mesmo que você não queria, acaba se tornando um trabalho, principalmente quando a responsabilidade começa a ficar mais puxada. Te toma tempo, dá trabalho e a responsabilidade te cobra para continuar crescendo, se aprimorando ao mesmo tempo em que se torna um desafio, até onde você conseguir ir, até quanto consegue crescer, é sangue e suor. Porque no final das contas, bate uma alegria, um orgulho, bate aquela sensação de conquistar algo, ainda que pequeno ou insignificante sobre o olhar de outras pessoas que não entendem como alguém pode passar tanto tempo mexendo com isso. Ou seja, é uma vitória do ego também.

Só retornando para o foco principal da reflexão. E o papel do leitor? A sua importância? O que o leitor faz consciente e inconsciente que ajuda no crescimento de um espaço na internet? Há várias pequenas coisas que todo leitor faz ou pode fazer para ajudar um cantinho que ele curte. E não digo isso apenas por ser dono de um blog, porque aqui eu sou dono, mas em qualquer outro lugar que acesse, me transformo num leitor, e tenho a consciência que nesse status, as vezes vale a pena dar aquela força para um amigo ou site que sei que merece essa atenção.

A primeira coisa é apenas acessar o blog. Dar o que chamamos de pageview. Vir ao blog, visitá-lo, ver o que tem de novo no dia. E voltar mais vezes se puder. O leitor que pode fazer isso todo dia, ajuda ainda mais. Vou usar a minha rotina como exemplo, ao menos dos sites e blogs que sou fã. Já inicio a minha rotina diária indo na minha barra de favoritos e entrando em todos, com múltiplas abas mesmo para ser mais eficiente. As vezes nem vou ficar muito em um ou outro especificamente, mas ao menos o pageview do dia para ele eu já garanti. Há muitos sites que retorno ao longo do dia em busca de novos conteúdos, em especial daqueles que sei que conseguem isso, mas até mesmo de sites que o conteúdo é bem irregular, ao menos uma vez por dia vou lá dar uma espiada. Afinal se já estou por aqui, na web, mal não faz.

Comentar ajuda? Como disse alguns parágrafos acima, sim ajuda. Sentir o que o leitor está sentindo ao se expressar em sua página é importante. Muita coisa que já escrevi por aqui já veio de comentários do blog e também dos que leio por aí. Mas hoje em dia já acho errado aqueles blogs ou páginas que pedem comentários, pedem participação dos leitores. Isso já não curto mais. Não se força um leitor a participar. Ele comenta se quiser, se tiver algo a acrescentar, se quiser se manifestar. O comentário espontâneo é ainda mais importante, porque ele é o comentário mais sincero possível. Eu mesmo, quando estou no papel de leitor, comento muito pouco por aí. É raro mesmo, e só faço se tenho mesmo algo a acrescentar ou a me revoltar – afinal isso é internet, mais uma vez. E não há problema em ser assim, na minha opinião.

Outra situação que não tem cartilha regulamentada é a respeito de como, você no papel de visitante e leitor deve se comportar perante as publicidades que um site ou blog venham a possuir. Por exemplo, o adsense do Google em suas regras é bem claro para que o responsável por um site ou blog que seja aceito em seu programa de publicidade não deve pedir aos seus leitores que fiquem clicando nos banners, sob pena de se considerado fraude e expulso do programa. Está correto isso, afinal essa também era uma prática antiga que muitos sites pediam de seus leitores. Hoje a coisa mudou um pouco também nesse sentido.

Antigamente estes programas de publicidades eram muito galhofas, no sentido de que nunca mostravam coisas interessantes ou relevantes e até mesmo rolava muita pornografia ou até mesmo links de sites maliciosos. Não estou dizendo que não existem ainda estes tipos de banners de publicidade (um exemplo de onde encontrar isso: nos banners do Pirate Bay), mas ao menos o do Google vem se tornando cada dia mais relevante e útil ao usuário que parar um segundo para ver qual a sugestão ali daquele anúncio. Claro que ele as vezes ainda galhofa, afinal é uma tecnologia que verifica o que a gente anda vendo na internet e sugere conforme nossos gostos, tal como o Facebook também o faz. Mas eu já soube de promoções e boas dicas de sites através do adsense do Google, além do fato dele constantemente fica me lembrando de produtos de lojas online que estou sempre de olho para adquirir. O que quero dizer é que já passou aquele conceito de que esse tipo de sistema servia apenas como poluição visual. Ainda é em parte, mas já dá sinais que pode vir a ser mais do que isso. E como venho dizendo, é um mal necessário para não só monetizar um blog na internet, como para descobrir números e estatísticas também de acesso, a rentabilidade de um site para que outros anunciantes maiores e mais específicos possam surgir e fazer tudo ficar ainda mais rentável, fazendo o blog crescer ainda mais.

Claro que ainda se faz necessários recursos safados, como banners no meio de artigos ou roubando o espaço do cabeçalho de um site. Aqui no Portallos tem isso, mas em portais ainda maiores também. O site do Jovem Nerd tem em todos os links de notícias. E isso não é errado, é sobrevivência e o jeito que os geradores de conteúdo conseguiram para chamar a atenção do leitor para esse tipo de publicidade. O Google alias sugere que se faça isso. Ainda se torce muito, claro, para que eventualmente o leitor clique em um anúncio que esteja no meio de uma matéria no blog, e isso acontece com muito mais frequência do que você possa imaginar. Talvez não do leitor veterano, mas sim do casual, que entra pela página via Google, ou por outros meios, apenas de passeio por aqui e que tem altas chances de não voltar e esquecer a gente – as vezes não por considerar o conteúdo ruim, mas por não ser aquilo que o mesmo procura. E aí fidelizar é outra coisa importante. Mas antes, a sugestão ao leitor é simples, viu um anúncio curioso, que possa te interessar? Ao clicar você só está ajudando, porém apenas se for mesmo algo de seu interesse, sem ficar clicando apenas por clicar.

Sobre fidelização, esse também é um papel importante que o leitor pode ter. Contar aos amigos que conhece um site bacana, usar os botões de compartilhamento que existe em toda página de um site ou blog, pois assim você está dizendo que gostou daquele conteúdo e está mostrando a conhecidos de sua rede social que aquilo também pode ser legal a eles. Eu fico impressionado com o poder do Facebook nesse sentido. Quando uma postagem do blog lá é compartilhada por uma ou duas pessoas, esse link praticamente dobra de visualizações por lá. Isso porque atingiu muito mais pessoas que a simples postagem que é feita na fanpage. Também não acho legal ficar pedindo por isso, sendo mais legal quando estas coisas acontecem espontaneamente, mas a pratica de pedir por curtidas ou compartilhamentos ainda é grande por lá. E isso meio que é feito exclusivamente com a ajuda do leitor, mostrando a força que ele pode ter socialmente nestas redes, ampliando a gama de novos leitores que possuem potencial de se fidelizarem a aquele espaço que você curte com carinho. E isso é feito pelos leitores que tem um carinho pelos espaços virtuais que curtem muito.

Bem, que mais posso dizer? Já falei sobre visitar com frequência, sobre a importância do comentário sincero, os motivos da publicidade localizada e da socialização do conteúdo, tudo isso mostrando a força que um leitor tem e são coisas que ele muitas vezes faz sem saber o quanto isso ajuda o espaço que ele tanto gosta. Acho que poderia falar de programas de afiliados que existem em muitos blogs, inclusive aqui no Portallos quando recomendo links do Submarino e da Americanas, onde se qualquer um que clicar nestes links e foram para tais lojas e comprarem alguma coisa, isso rende uma pequeníssima comissão ao blog afiliado por indicar o comprador e concretizar uma venda.

Esse é um dos motivos de existirem tantos sites que dão dicas, promoções e descontos, apesar de não serem o único motivo da existência destes. E quem é colecionador vai entender, afinal é realmente divertido recomendar algo quando é muito bom e barato, independente de ser filiado a loja ou não. Eu já recomendei coisas por aqui que não eram afiliados com o blog em nenhum sentido, a recomendação pura e simplesmente porque era um produto excelente ou um preço incrível. E muitas vezes esse tipo de prática meio que não é tão explicita assim aos leitores para não dar a sensação de que aquela dica só está sendo dada para ele comprar pelo link do blog, apesar de que isso também existe sim. Mas cabe ao leitor sempre julgar o que é válido para ele ou não. Isso é algo que talvez você devesse saber. Existe e tem muitos sites que dependem demais desse modelo de monetização. Eu como leitor destes sites não me sinto traído, porque adoro uma boa promoção e um bom desconto e já economizei muito graças a estes sites. E acho mais do que justo se dessa minha economia, isso render algumas moedinhas para quem me deu a dica. Pense nisso na próxima vez que for comprar numa loja que tenha estes programas de afiliados e você não for nela através de um link de algum site que curta, não que mereça algum tipo de condenação por isso, não se sinta assim, apenas ajude se puder no calor do momento.

Concluindo. Acho que consegui criar um texto bacana. Como disse lá no início, não é um sermão ou um pedido para que você venha aqui na obrigação de fazer isso ou aquilo. Acho que esse é um sentimento de bom senso e razoabilidade que existe para todo blog e site na internet. Talvez nem todos estejam nesse estado que estou exemplificando aqui, mas não se choque se algum dia estiverem nesse ponto. É um processo quase que natural e normal. Monetizar não é o demônio que muitos viam no passado, ainda traz sim algumas desvantagens, mas certamente há muito mais pontos positivos do que deméritos para qualquer site ou blog que queira isso. E temos bons exemplos na internet brasileira de grandes web-celebridades que começaram assim, pequenos num blog ou site e hoje em dia geram um conteúdo de fazer inveja a emissoras de TV. E conseguem justamente por terem conseguido monetizar seus espaços de tal forma que isso virou o sustento de vida de cada um. E não há alegria maior do que trabalhar em algo que você curta e se divirta. Aí os seguidores também ganham com um conteúdo que só melhora a cada dia. Mas tudo isso só é possível por causa dos leitores ou visitantes de um canal na internet. É você e mais um monte de gente que torna isso possível. Consciente de seus atos ou inconscientemente.

Sendo piegas; É esse o leitor que ele deixa de ser um simples tigre de pelúcia e se torna um tigre de verdade ao imaginário dos responsáveis por um espaço na internet. É um vínculo importante e de respeito mútuo, que gera momentos marcantes e que ficam para sempre, nessa rede mundial de computadores ligado pela teia da web.

Bacana, não?

Isso também pode lhe interessar

17 Comentários

  1. Depois de meses acompanhando o site, sem ao menos dar um oi, fui tocado por este texto tão profundo, que tive vontade de participar.
    O Blog é maravilhoso, as postagens são maravilhosas, os temas são maravilhosos.
    Enfim, parabéns pelo trabalho. E oi.

  2. Nada como começar o dia abrindo guias e guias de favoritos. É também a primeira coisa que faço ao acessar a internet todo santo dia.
    Comentar em sites é uma coisa que faço bastante até, mas só em alguns site, principalmente se ele usar o Disqus. A primeira coisa que olho é sempre a ferramenta disponível pra isso, se for algo tipo o do facebook, por mais que eu ache que o que eu tenha para falar é relevante eu deixo pra lá.

    O que eu realmente queria falar é sobre esses adsense da vida. Eu uso adblock a anos, quando acesso pc alheio que não possui a primeira coisa que faço é adicionar ele ao navegador (nunca reclamaram cmg por isso, pelo contrário). Queria saber é, até que ponto usar esse tipo de ferramenta para bloquear a publicidade atrapalha um site?

    1. Rafa para ser sincero eu nem conhecia esse adblock. Fui pesquisar e dar uma rápida olhada para ver o que era. Então, não sei direito como lhe responder porque não tenho exatamente a ideia de quantas pessoas utilizam isso, mas imagino que ele impeça qualquer adsense, incluindo o do google.

      E eu entendo totalmente porque há quem opte por utilizar isso. eu acho, por exemplo, terrivelmente irritante adsense e publicidades do tipo pop-up, que pulam acima da tela da postagem tampando exatamente o que vc quer ler. já neguei contatos que queriam pagar para o portallos ter esse tipo de publicidade. aí não.

      ou aquele banners que fazem sons. Isso é realmente invasivo demais e não aprovo de maneira alguma.

      Mas é como eu disse, há maneira e maneiras que um leitor acaba ajudando um site. essa é apenas uma opção a menos. vc bloqueia, há pessoas que sabem o que é e nunca clicaram em um adsense na vida, então imagino que o resultado seja o mesmo. :p

      É como eu disse, entendo quem escolhe usar isso. Eu também já me incomodei muito com adsense por muitos anos, até que um dia um adsense do google me indicou uma promoção de games no submarino que não tinha visto e consegui comprar um game que estava muito na pilha na época (e nem me lembro mais que jogo era, mas foi pro 360). ou seja, hoje em dia eu já consegui ver utilidades nos adsenses, e clico quando vejo algo que me interessa, seja aqui ou em blogs que visito. são os comerciais da era digital.

      Cada leitor colabora de um jeito imagino. Mas acho que jamais poderia ficar chateado ao saber que alguém usa um adblock para bloquear uma publicidade. Faz parte da internet estas artimanhas. se a gente acaba sendo instruído a colocar adsenses num pedaço de um artigo, obrigando o leitor a ver, também acho que é do direito dele ter artimanhas para não ver. Faz parte!

      Mas não fica espalhando isso não! Se todo mundo passar a usar isso acaba o adsense e aí vai ter muito blogueiro chorando. Hahahaha. XD

  3. Boss, falando do lado de quem tem um site, eu apenas acho que os programas de afiliados no Brasil ainda pagam muito pouco pela visibilidade que eles ganham com inúmeros sites divulgando, por isso você pode ver que não utilizo mais a grande maioria de afiliados.

    Ganhei mais dinheiro até hoje com publicidade direta e adsense do que com programas de afiliados, pelo menos nesse nosso nicho de entretenimento. Um blog que tenho em outro nicho e acho que você sabe qual é, os afiliados funcionam bem melhor, por isso é preciso saber muito bem que tipo de monetização a utilizar em cada caso.

    No caso do Portallos e do Elite 42, acho muito melhor manter alguns poucos adsenses, dar conteúdo de qualidade para o leitor e conseguir anunciantes diretos como eu já fiz com a Ongame, Magazine Luiza, Nextel, anunciantes de jogos online (aqueles, hehehe) entre outros.

    Texto excelente e quando render mais alguns comentários volto pra dar minha opinião como leitor pois cansei de digitar por hoje, uhauhauhauhua…

    1. Rafa concordo com você que programas de afiliados é algo bem delicado de se lidar e realmente a rentabilidade do mesmo é ainda mais complicada. Mas acho que isso também depende muito do caso e das situações de cada site.

      Aqui, eu gosto da ideia de ter, para quando precisar, a afiliação do grupo do Submarino. Acho o sistema deles simples, fácil de usar e até hoje nunca me deu problemas ou dor de cabeça. Os percentuais são abaixo do esperado? Algumas áreas realmente são, mas até aí tudo bem, Brasil é isso mesmo. Não estou dizendo que um sistema é melhor que o outro, apenas acho que é um das muitas opções que existe. E no mais, tenho pra mim que o afiliados.com é muito mais amigável que outros famosos e até maiores, como a lomadee, que é burocrático e tem regras para cada parceiro lá. achei mais intimidador e agressivo, não curti.

  4. Mantenho uma página no Facebook “Aprendendo Geral- Curiosidades” e as vezes chego a desanimar pela falta de interação dos leitores, mas a quantidade de views ainda me permite continuar com a página! Quanto ao Portallos, há alguns anos q acompanho de vez em quando! Esse é um bom site, mas dificilmente comento alguma coisa…

    1. Eu acho que hoje em dia, meio que se faz necessário ter também a plataforma site ou blog Jefferson. É por isso até que dei uma pausada no Facebook do Calisota atualmente. Quero transforma ele num blog próprio, com mais recursos e possibilidades, mantendo é claro, a fanpage no facebook. :p

      1. Já dei inicio à plataforma blog com o mesmo nome! Se quiser, fique a vontade para dar uma olhadinha depois… uma pena a pausada no Face, pq o Face capta mais leitores do q o blog ou site em si, até pq não precisa de muita divulgação para ser descoberto! Aliás, o Calisota do Face, mesmo com poucos curtidores, tem um público bastante interativo.. é pela quantidade de comentários que se percebe o quanto o pessoal se interessa pelos posts do Calisota no Face!

  5. O blog é muito bom,um dos melhores que acompanho, e continuem.Os artigos são muito bons, e os temas trabalhados excelentes.Continuem assim

  6. Sei que o que vou comentar não é exatamente o foco do texto.

    Entro no Portallos diariamente, garantindo o tal do “pageview” todos os dias, hehe. No entanto, duas coisas me impedem de voltar ao site mais vezes por dia ou mesmo de comentar: 1. o site não pára de carregar. Pode ser problema com o meu browser, mas o Portallos carrega eternamente. É algo embutido da Play-Asia. 2. sei que é de propósito, afinal agora tem “mundinho” no subtítulo do blog, mas eu não tenho interesse em Xbox e aqui tem Xbox demais.

    Mesmo assim, mais uma vez, desejo sucesso!

    1. Pierre, veja só isso que acontece no seu caso, da página carregar ad eterno não era para acontecer! Sério mesmo! Quando eu montei o novo layout do blog tive muito cuidado com esses bugs de loadings eternos e páginas que nunca terminam de carregar. Testei isso em vários computadores e navegadores e você é a primeira pessoa que me reporta esse problema. Por favor me dê maiores detalhes! Qual seu navegador? Isso só acontece com a home ou qualquer link de post? 100% das vezes ou só de vez em quando?

      Pergunto isso porque o Portallos atualmente tem algo que nunca teve em versões antigas, que são plugins gerenciadores de performance. O leitor não percebe que estão instalados, mas nas entranhas do código do blog eles funcionam como fiscais de tudo por aqui. Gerenciam o sistema de cache para que seu navegador não fique carregando a mesma coisa toda hora, automatizam os códigos de CSS e HTML para que o site seja carregado mais rápido em qualquer computador, ficam de olhos em plugins que estejam sobrecarregando o servidor entre muitas outras coisas. Tanto que no começo da V3, foi detectado um blog que já nem está mais hoje instalado no blog, que era a caixa de autor do post (vai voltar, mas futuramente de um outro sistema, ainda em testes localmente). Então eu estou sempre atento a isso! O que acontece com você realmente não deveria estar acontecendo.

      Alias admito mesmo que o adsense da Play-Asia não é um dos mais bonitos scripts que já vi. ele é bem zuado e problemático de criar na primeira vez, mas não deveria ficar carregando ad eterno. de todos os testes que fiz, ele nunca fez isso pra mim. Mas prometo verificar ele novamente para tirar essa dúvida já que vc acha que o problema vem daí. Outra coisa, ao contrário de outros sites que carregam adsenses no meio das páginas, o Portallos tem um sistema montado para que a página carregue por completo com tudo que é conteúdo e só depois de tudo carregado é que o link tem autorização para carregar adsenses. Então eles estão sempre por último na lista de priority do código.

      Por último, quanto a sua crítica sobre Xbox vou novamente discordar de ti! Não se trata de ter “Xbox demais”, Quando você comenta isso, parece meio provocativo hahaha, mas acho que o correto seria dizer que há pouco conteúdo a respeito de exclusivos dos consoles PlayStation, afinal eu trato muito por aqui de games multiplataformas, que valem tanto para o Xbox quanto o PlayStation. Esse final de semana mesmo, me dediquei horas escrevendo sobre Destiny e é um game que você pode apreciar no PS4, por exemplo. Outro exemplo, eu estou esperando a Sony divulgar os games gratuitos da PSN PLus de agosto para postar a nota aqui no blog, e estou esperando ela, já que a Microsoft já soltou essa informação. :p

      No mais, seu comentário foi totalmente pertinente ao assunto. Valeu mesmo!

      1. Thiago, o problema de carregar eternamente acontece em qualquer página
        do site, não só na home. Costumo usar o Firefox, mas para efeito de
        teste abri o site agora no Chrome e lá não teve problema com o lance da
        Play-Asia. Carregou tudo e depois parou, como deve ser.

        Juro que não é provocação, até porque se você quisesse fazer o blog só de Xbox seria direito seu. No entanto, entendi o que você disse. 🙂

  7. Muito Bacana a reflexão Thiago. Assim como você, tenho aquela lista de site que pelo menos uma vez por dia eu dou um pageview e claramente o Portallos é um deles. Com relação ao papel do leitor eu tenho me conscientizado de uns tempos para cá sobre esse tipo de coisa. Lembro há pouco tempo o blog estava passando por uma fase com pouquíssimos comentários, e de vez em quando eu me sentia na obrigação de comentar para dar essa sensação de feedback. Além disso eu desabilito o adblock do Youtube e dos site que eu gosto.

    1. E eu também tenho que a agradecer a leitores como você Atos, admito que foi muito importante a sua iniciativa de dar um força pra gente comentando mais frequentemente quando o blog estava naquela fase seca de conteúdo e beirando o abismo. Com certeza ajudou muito a dar forças para não desistir. Não foi o único fator é claro, mas foi algo que me marcou bastante naquele momento. 🙂

      No mais, acho muito bacana a sua iniciativa também no que diz respeito a desativar os adblocks nos blogs e sites favoritados por ti. Como disse mais acima, nem sabia desse plugin até o Rafa Silveira comentar aqui, então nem sabia que era possível colocar exceções dentro dele para permitir adsenses nos sites que tu queira que tenha. Muito bacana isso! Ainda mais se estes sites possuem adsenses que não são invasivos e chatos.

      Abração! 🙂

  8. Em outros tempos, já mantive um fórum e um blog informativo sobre cultura pop. No começo eu fazia com gosto, mas chegou um momento em que se tornou quase como uma obrigação. E aquilo me estressava. Eu chegava em casa cansado, e em vez de ter momentos de descontração e lazer, eu acabava era tendo momentos de aborrecimento. E dito e feito, fechei o fórum, larguei o blog, e só anos depois que voltei a usar destas ferramentas. – Hoje, mantenho um blog pessoal, que atualizo quando me da na telha. Mas sem mais aquela coisa de fazer pela obrigação. E realmente, me sinto melhor desse jeito. Mas cada caso é um caso, cada situação, quase como um universo a parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.