Toriko | Gastronomia Shonen de Qualidade!

|Atenção! Fiz esta matéria tentando ao máximo não entregar grandes spoilers a respeito da história de Toriko, para tentar atrair novos leitores ao mangá. Pode seguir sem medo. ENTRETANTO as imagens aqui selecionadas pertencem aos capítulos 270 em diante do mangá. Então se você não segue o mangá, não fique analisando-as minuciosamente. |

Ame-o ou odeie-o. Essa é a relação que vejo muitos leitores de mangás populares, como Naruto, Bleach e One Piece, terem com relação ao mangá Toriko. E eu entendo alguns dos motivos que existem para se odiar, ou pelo menos, menosprezar Toriko. Claro que acho que boa parte destes motivos são injustos e infundados, mas calma que chego lá no momento apropriado.


Contextualizando e os altos e baixos de uma geração pós One Piece, Naruto e Bleach…

Primeiro é importante contextualizar um pouco a respeito da obra. Toriko é um mangá de Mitsutoshi Shimabukuro (difícil de pronunciar, tente), e não é o primeiro mangá deste mangáka na Jump. Mitsutoshi teve um mangá publicado na revista semanal da Jump entre 1997 a 2002, chamado Seikimatsu Leader den Takeshi!, que se finalizou com 25 volumes, mas que infelizmente nunca li e não tenho qualquer impressão sobre o mesmo. Após sua primeira obra, Mitsutoshi trabalho em Ring, para a Super Jump (uma das muitas ramificações da Weekly Shōnen Jump) entre 2004 a 2005. Toriko foi então seu terceiro mangá, que estreou na WSJump em 2008 e continua sendo publicado desde então, se tornando um dos maiores mangás da atualidade da revista. Já se encaderno mais de 30 volumes do mangá e o mesmo está muito próximo de atingir 300 capítulos.

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O caso de amor e ódio que Toriko causa nas pessoas vem da ideia de que ele não é um mangá que está reinventando a roda, mas de que ele apenas é um bom mangá do gênero shonen (batalha) misturado num universo fantástico. É diferente da situação na qual One Piece (1997), Naruto (1999) e Bleach (2001) foram criados no final da década de 90, um período onde os mangás precisavam se reinventar porque o formato havia se engessado um pouco, pare e pense em como essa trinca da Jump é diferente de antigos mangás da revista, como Dragon Ball ou Yu Yu Hakusho, que também possuíam universos de fantasia, mas não tinham a complexidade que estas obras viriam a ter com o passar dos anos. Não havia muito que se pensar em suspense, mistério e regras definidas. Então é verdade que One Piece, Naruto e Bleach foram quebras de paradigmas naquele momento e nos anos posteriores ao surgimento de cada um. Toriko não veio dessa fase, ele é exatamente o contrário, sendo um fruto do que One Piece, Naruto e Bleach construiram. E é isso que molda a sua qualidade nos dias de hoje, chegando muitas vezes a superar no raking da Jump, estes mangás que criaram toda uma nova geração de mangákas. Só para concluir o meu raciocínio, que fique claro então que na questão de inovação e reinvenção da fórmula, não há como Toriko superar tais mangás, mas não acredito que fosse isso que ele pretendia em 2008 quando surgiu, afinal, há 6 anos atrás, nem Naruto e nem Bleach davam os sinais de cansaço que dão hoje em dia, e eles ainda estavam em seu auge. Toriko surgiu numa época de forte concorrência e o fato de estar vivo até hoje, é um prova da qualidade de sua história.

Outro ponto que faz algumas pessoas torcerem o nariz é que Toriko é conhecido por ser uma mangá num universo de cozinheiros, de comida. O que admito que não é a parada mais descolada e maneira quando se pensa que concorre com mangás onde os personagens são piratas, ou ninjas ou shinigamis com espadas enormes. Toriko não causa o apelo certo nesse sentido e não que ele precise disso, mas é admirável que tenha conseguido sucesso sem ter esse elemento que chama a atenção do público mais novo. Na melhor das comparações Toriko é um caçador, só que de ingredientes gourmet raros que geralmente advém de enormes feras e bestas animalescas, mas acho que isso posso destrinchar melhor quando chegar na fantasia do universo do mangá.

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Há também uma característica incomum em Toriko, que diz respeito ao seus protagonistas. Pensando no público alvo da Jump, é perceptível que boa parte dos novos mangás são planejados com protagonistas jovens, do tipo estudante adolescente do colegial (ou algo assim nos padrões da cultura japonesa). Luffy e Naruto eram “crianças” (pequenos jovens) quando seus mangás se iniciaram, Ichigo talvez fosse um pouco mais velho, mas ainda um adolescente (o traço do Kubo faz Ichigo parece mais velho, talvez propositalmente). Toriko não é uma criança e muito menos um adolescente, mas um adulto mesmo. Não um velho, um adulto jovial claro. Há esse choque de idade dos personagens. Komatsu que talvez seja o personagem até mais importante do que Toriko no mangá, não chega a ser um adulto, mas ele tem um pé de maturidade que um adolescente não teria, o que o torna um adulto prematuro talvez. Isso é algo que causa uma estranheza no público mais jovem que chega para conhecer um pouco de Toriko, sem dúvida alguma.


Entrando pelo animê e saindo via mangá… o que difere?

Me lembro que conheci Toriko através de um especial para a TV que os apresentou juntamente com os personagens de One Piece. Logo de cara isso me causou uma sensação estranha, mas não de uma forma ruim, porque esse especial foi bem divertido, e mostrou que o universo de Toriko poderia ser tão instigante e maluco quanto o de One Piece. Dava para pirar nas coisas ali mostradas. Se One Piece tem ilhas absurdas e fantásticas, Toriko tem flora e fauna bizarras e estranhas, que são meramente baseadas no que existe no mundo real. E agora, antes de continuar, preciso explicar algo.

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O mangá de Toriko atualmente é dividido em dois arcos: o arco do mundo humano e o arco do mundo gourmet. Eu não li o arco do mundo humano desde o primeiro capítulo até o seu fim. Como disse, meu primeiro contato com Toriko foi em seu animê e ali fiquei, até ele ser encerrado há alguns meses atrás. Uma pena que acabou. A Panini nesse meio tempo (e talvez tardiamente) começou a lançar o mangá no Brasil, na qual já estou colecionando. Só acho uma pena que a periodicidade de Toriko no Brasil seja bimestral, o que significa que iria demorar demais para o mangá impresso aqui chegar aonde parece na versão em animê. Por isso decidi migrar a leitura de Toriko para a internet, tal qual já faço há anos com Naruto, Bleach e One Piece (além de Hunter x Hunter quando não está em hiato). Mas o mangá nacional continuo colecionando e vou começar a ler em breve, mas por enquanto as minhas memórias do começo da história de Toriko virão apenas da versão em animê.

Por que explicar isso? Porque há pequenas nuances entre a versão animada e o mangá. Eu tenho a impressão, apenas folheando o que a Panini já publicou no Brasil, de que o mangá é mais hardcore no sentido de as cenas de ação são mais grotescas, violentas e sangrentas, e que essa parte era bem mais suavizada no animê. Não sei se há grandes mudanças no enredo ao longo das sagas do mundo humano entre mangá e animê, e nem pesquisei a respeito, pois em geral estas coisas não fazem muita diferença no final das contas. Exceto, claro, pelo final do animê. Eu não sei o que deu na cabeça dos produtores, não sei se o Mitsutoshi ajudou a produzir, mas há ali naquele final animado que muda certos fatores importantes que ditam a regra para o arco do mundo gourmet, a segunda fase do mangá. Há um personagem ali que deveria morrer e ele não morre!! Como assim!?

Fora que há batalhas e poderes do confronto final do animê que não acontecem no mangá. Muito menos aquele final feliz. O mangá tem um desfecho bem mais sombrio e aterrorizante. Quando percebi que mangá e animê não estavam andando de mão juntas nos eventos, tive que voltar os capítulos do mangá para descobrir onde foi que a coisa seguiu caminhos diferentes. Então para aqueles que viram Toriko apenas em animê e estão pesando em pegar o mangá, o façam já pelo capítulo 230. A partir desse ponto você fica por dentro de tudo que precisa saber e entender antes de começar o arco do mundo gourmet (que se inicia lá pelo 260).

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Sendo assim, dá para ver o animê (147 episódios) pra depois pular pro mangá? Dá. Sem problema, e veja assim mesmo o final (os últimos 5 episódios) do animê, que mesmo sendo diferentes do mangá, ainda assim são divertidos. Mas pense deles como um final alternativo do arco do mundo humano, tal qual como foi feito com o animê de Claymore por sinal. Eu suspeito que Toriko não vá mais voltar a ter um animê, ou pelo menos não um que continue com esse primeiro animê. Se voltar, vai rolar uma tremenda encoxada de roteiro para acertar os erros do final do primeiro animê. Fora que o mangá não tem capítulos o suficiente para sustentar o retorno da versão animada. Talvez os produtores deveriam ter segurado um pouco as rédeas do animê antes dele chegar nessa situação de que não ser mais possível continuar a história.


Por que devo ler Toriko?

É preciso deixar claro que Toriko almeja o mesmo público que qualquer mangá shonen, então ele tem batalhas, humor, um pouco de drama e todos os clichês do gênero. O que difere dele de um Naruto ou Bleach é que Toriko é um mangá relativamente novo, que ainda não apresenta sinais de cansaço oriundo de décadas de publicação e de tramas sendo guardadas para o último momento da história. Toriko está sendo publicado há 6 anos, o que já é muita coisa e se você imaginar que o mangá terá apenas 2 arcos, ele já cruzou a barreira da metade da história que o autor pretende contar. Pode haver mais arcos após o atual (mundo gourmet)? Se pode, o autor não dá qualquer indício, pois quando penso na trama, vejo que tudo está amarrado para esse arco atual, onde tudo vai ser resolvido através dele.

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Claro que estou falando arco e mundo gourmet, mas isso não significa que dentro dele não terá sagas próprias. Terá sim. Se pensar que os protagonistas estão atrás de certos itens especiais que seriam como o One Piece do mangá One Piece, sendo que há oito itens (e eles acabaram de achar o primeiro) há pelo menos mais sete arcos para ser narrado, podendo haver outros que sirvam como interlúdio entre um arco e outro. Ou seja, Toriko está longe de ser encerrado, porém ele parece ter história para durar mais algum tempo, porém talvez não tanto quanto um Naruto ou Bleach, que se você colocar no papel, já deveriam ter acabado há um bom tempo e seus autores deram uma pela embromada agora na reta final. Toriko ainda não sofre desse engessamento da história, que se mantém num ritmo tão bom e divertido quando um One Piece continua. O tempo de publicação me parece que ainda está longe de causar problemas a trama de Toriko e isso e muito bom.

Uma das coisas que me impressionaram quando comecei a ler o mangá, nesse segundo arco da série, é que nele explicam coisas que nunca fizeram sentido ao universo de Toriko, mas que como fã da série, havia apenas aceitado que as coisas eram assim e tudo bem. Afinal cada mangá tem suas regras e características próprias e algumas coisas nem sempre precisam de contexto ou serem explicadas nos mínimos detalhes. One Piece os personagens comem uma fruta especial que lhe dá poderes. Até hoje os motivos e explicações da fruto e dos poderes não foi dado. Em Toriko os personagens chamados de bishokuya (caçadores gourmet – e não sei como a Panini anda traduzindo isso, futuramente vou acertar os termos aqui na matéria) possuem uma espécie de demônio interior, que no começo do mangá são mostrados como se fossem uma presença hostil instintiva na hora de batalhas. Algo como uma aura de força. É estranho explicar. Após isso, certos personagens também possuem o que o mangá chama de células gourmet, que desenvolvem força e habilidades a tais pessoas que comerem certos ingredientes e comidas que sejam compatíveis com tais células. Pra mim, essa era as regras desse universo e tudo bem existirem tais características que justificavam que personagens, como o próprio Toriko existam. Mas agora no mundo gourmet, estes pequenos detalhes não muito explicados no começo do mangá, estão sendo destrinchados e existe uma razão para que pessoas sejam assim, que os demônios sejam muito mais do que um efeito visual para o mangá funcionar e isso é demais! É algo que vem da geração One Piece, Naruto e Bleach, onde algo só vai fazer sentido quando chegar ao ponto em que precisa ser explicado para continuar sendo aceitável pelo público.

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A história principal…

Toriko há muitos mistérios nesse sentido. A história principal mostra um mundo, como o nosso, que vive sua era gourmet, a era das comidas fantásticas. Refeições que fazem muito mais do que apenas encher a pança. Existem ingredientes mitológicos, raros, fantasiosos, coisas que nunca as pessoas sonharam que existiram. Algo desencadeou essa era, mas isso não se faz necessário no começo do mangá. Mas se a comida se transformou em algo incrível, tal como itens consumíveis num RPG, que podem der poder a certos tipos de pessoas, que podem salvar vidas, que podem mudar o ambiente em sua volta, isso também desencadeou a evolução de todo um planeta. Feras e bestas que jamais a humanidade imaginou, agora existem. Seres gigantescos, feras bizarras, ambientes impossíveis de um humano normal chegar. O planeta onde se passa Toriko é tão incrível quando foi aquela sensação dos leitores de One Piece tiveram quando Oda apresentou a grande rota no mangá, com ilhas impossíveis e absurdas. Toriko tem essa inspiração, de uma mundo fantástico, onde certas coisas não possuem limites, especialmente se você pensar em flora e fauna e como estes dois elementos combinados criam situações e combinações inacreditáveis.

E um mundo tão delicioso se torna agressivo e perigoso para um humano normal. A humanidade se isolou num parte específica do planeta. Longe do assim chamado mundo gourmet, onde nenhum humano normal poderia sobreviver. Talvez você pense que a humanidade se enclausurou numa espécie de gaiola metafórica, tal qual Attack on Titan, mas não. A Era Gourmet permite que a humanidade não passe fome, todos vivem bem e felizes. Não há escassez de comida e existe uma organização que cuida disso. É aí que entra pessoas como Toriko, que buscam ingredientes fantásticos dentro do mundo humano para alimentar todas as pessoas.

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A primeira parte do mangá constitui de explicar e contextualizar o leitor a esse universo. A mostrar o crescimento de Toriko, que precisa alcançar ingredientes em áreas isoladas e perigosas, que irão servir de treinamento para que ele algum dia possa ir ao mundo gourmet. O mangá também cria uma regra, há aqueles que caçam os ingredientes e aqueles que o preparam, chefs habilidosos, que conseguem preparar ingredientes impossíveis de serem cozinhados de formas convencionais (na maior parte das vezes). É aí que entra o Komatsu. Um pequeno jovem que se une ao Toriko em grandes aventuras nesse primeiro momento do mangá, onde eles criam um laço de amizade, forma uma parceria culinária e se arriscam pelo mundo humano, se fortalecendo a cada nova aventura. Esse é o momento de aventuras do mangá, onde novos personagens vão sendo apresentando, assim como vilões e seres que talvez sejam mais antigos e que só irão fazer sentido mais tarde. O mundo humano é dividido em várias sagas (veja todas aqui). O mundo humano é muito maior do que fiz parecer, mas depois você descobre o mundo gourmet e percebe que ele é oito vezes maior! Hunter x Hunter também fez algo assim nos capítulos mais recentes.


Quando o fantástico se torna épico…

E há um momento onde Toriko passa do mangá normal de fantasia para algo de explodir a cabeça. Que é quando ele entre nessa segunda fase do mangá, o mundo gourmet. Não vou revelar particularmente como acaba o arco do mundo humano, já que estou tentando amenizar o máximo os spoilers nesse texto de apresentação de Toriko, mas saiba que deu merda. Foi tudo pras cucuias e a resposta para resolver esse problema está no mundo gourmet. Resta então Toriko, Komatsu e outros personagens amigos deles (e que são co-protagonistas do mangá também) se reunirem e irem explorar essa nova realidade. Afinal eles treinaram e passaram por provações complicadas para chegar a esse momento do mangá.

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É aí que o mangá pira foda. Nesse ponto os limites que já eram absurdos, dão um salto que você jamais imaginaria que ainda daria para ser feito. O mundo gourmet é como o novo mundo em One Piece. Não procure algo que faça sentido nele. Há chuva de raios lasers, labirintos aquáticos inacreditáveis (do tipo que se você pegar um lápis e começar a correr o caminho da página do mangá não conseguir sair dele), criaturas que mudam a percepção ao seu redor, e seres que poderiam se equiparar aos Colossus de Shadow of Colossus (game de PlayStation 2). São 8 bestas que reinam o planeta, os reis do mundo, e 8 vilas que existem em todo o mundo gourmet, mas que ninguém sabe como são. Eu arrisco dizer que esse primeiro arco do mundo gourmet me lembra muito os seres da obra de Hayao Miyazaki. Em especial as criaturas da vila do mundo da culinária bizarra.

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E esse é o momento que vou conversa toda semana com os leitores aqui no blog a partir de agora, porque a partir da publicação desse texto, fica oficializado que Toriko estará no Conversa de Mangá aqui no blog! Aí vou poder soltar spoilers a vontade, vamos falar de pontos específicos da trama, de personagens, do que rolou, do que pode rolar, teorias e assim por diante. E pra mim isso é um alívio, porque dá uma injeção de ânimo poder ler um novo mangá semanal que está em um grande auge de qualidade e poder escrever a respeito, tal como é feito com One Piece, enquanto outros mangás, como Naruto e Bleach que ainda tem muitos leitores, mas parece que estes só estão na embarcação esperando que os mesmos terminem logo.

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Então, quem curte o Conversa de Mangá. Já vai se preparando. Pega aí o 147 episódios do animê de Toriko e depois pula lá pro capítulo 230 do mangá. Atualmente ele está no capitulo 292. O que não é muito para o público que vem de One Piece, Naruto e Bleach. Vem pro universo de Toriko que vale a pena!

Fica a recomendação! Leia Toriko, não se deixe enganar achando que é apenas um mangá shonen genérico e sem graça. Há sim muita fantasia, e certos trejeitos que não são convencionais do gênero, mas é um mangá criativo e divertidíssimo. Como todo mangá, talvez ele demore um pouco pra engatar, mas todo mangá pensado para existir a longo prazo, com anos de publicação, passa por esse perrengue no início. Mas Toriko engata fácil, basta que você dê uma chance!

Toriko

Itadakimasu!


Galeria Extra

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33 Comentários

  1. Vou começar a assistir, e depois a ler! Ja estava pensando nisso antes, mas agora que vai ter conversa de mangá me deu mais coragem de começar a empreitada.

    1. leia o mangá antes, o anime é um dos piores que já vi é totalmente infantilizado com personagens que nao existem no manga, todas cenas de acao sao capadas para as criancas, nao vale a pena, mas leia o mangá que é fantástico!

        1. Toriko tem poucos fillers… e eu discordo do Bruno a respeito de não assistir o animê. Eu gosto, e não tenho problemas com uma versão mais light, sem sangue. E não concordo que seja infantilizada, porque a história em si é a mesma do mangá.

  2. po thiago demorou até demais pra comentar de toriko, pra mim ele já chegou ao mesmo nível de one piece, barrando naruto e bleach facil, só tenho uma crítica e dica DE FORMA ALGUMA VEJAM O ANIME INVÉS DO MANGÁ, pra quem já lia desde o 1 o anime decepcionou muito! ele nao tem um pingo de sangue e isso o deixa mt mas mt escroto a ponto de ficar inasitível eles cortam praticamente tudo de açao a ponto de quando toriko perde o braço numa luta nao sai UMA gota de sangue é ridiculo então leiam apenas o mangá que esse sim é perfeito! recomendo pra qq um

    1. ah eu discordo um pouco. a porta de entrada pra mim pra Toriko foi o animê e em nenhum momento a suavização das coisas me incomodou. ter ou não ter sangue não faz diferença pra mim e na boa, eu entendo totalmente que uma versão animada precisa mesmo tratar certos aspectos diferentes de um mangá. o importante é o animê não mudar o rumo da história (o que fizeram no final, isso sim é ruim).

  3. o meu preconceito por Toriko é simplesmente marketing, odiei o fato da produtora do one piece empurrar goela abaixo Toriko dizendo que seria o mangá sensacional e épico e bla blá blá e isso simplesmente me deixou enojado, não é a toa que a maioria dos fãs de one piece gostam de Toriko, foram meio que influenciados por isso..

    Outra relação é sobre o objetivo do personagem, para mim não me agradou, construir o menu do mundo para mim é praticamente ridículo e não me faz instigar em procurar a história, não me leve a mal, já li histórias com objetivos também ridículos, eu agora estou colecionando pela panini assassination classrom, como nem a história se leva a sério apenas me divirto pela comédia e não espero absolutamente nada pelo enredo, então acompanho numa boa…

    Outro caso é que cansei de mangás infinitos, bleach e naruto acompanho há uns sete anos, one piece é algo mais recente, mas também é um título longo, pela diversidade da obra toriko que você mencionou ele vai durar uns dez anos ou mais fácil, e já estou cansado de acompanhar títulos infinitos, acredito que os últimos títulos infinitos que irei acompanhar será one piece, bleach e naruto, depois que eles se encerrarem irei procurar títulos curtos ou já encerrados.

    Não é como se eu fosse um saudosista e tudo mais, acompanhei títulos que iniciaram recentemente que tentou de certa forma ser inovador, pegar a direção oposta da correnteza como o caso de beelzebub que é praticamente uma sátira as histórias shonens da própria editora…

    Depois de tudo isso, eu afirmo com total convicção, Toriko? Passo longe, prefiro os hunters gourmers da obra hunter hunter, aqueles lá tem uma história mais sólida mesmo aparecendo poucos capítulos do exame hunter.

    1. Tá ligado que muitos mangás novos da jump recebem marketing pesada nos seus primeiros capítulos né ? E não só a jump faz isso, qualquer revista magazine faz isso para poder vender seus mangás, pois independente de sua qualidade para eles o que importa são as vendas, exemplo são muitos mangás de qualidade duvidosa venderem horrores e mangás muito bons tipo Berserk, Vangabond e Claymore não chegarem nem a 600 mil cópias vendidas, quando o fazem é através de meses na prateleira.
      Logo em termos de história Toriko é muito superior ao atual Naruto e Bleach e melhor que muitos mangás novos da jump, Toriko não tem pretensão de ser um mangá filosófico e nem muito complicado, apesar que ele tem lá suas nuances.
      Mas uma pergunta se antes mesmo de ler a matéria, já tinha todo sua opinião formado em relação ao mangá, nem sei porque leu toda a matéria, por acaso pensou que mudaria sua opinião? Se não não entendo o motivo de comentar….

      1. a pessoa tem que ser obrigada a acompanhar a série para ler esse artigo? Eu não entendi esse ponto, eu vim com minha opinião e mesmo que a matéria incentive as pessoas a lerem a obra, não me incentivou..

        e outra coisa que foi erro de interpretação, eu não falei que o problema é o marketing e sim o tipo de marketing, não tem problema nenhum Toriko ter um marketing pesado, isso faz jus a editora shonen jump que busca sempre estar o topo, o que me incomodou foi o fato de que uma obra como one piece influenciar as pessoas a acompanhar Toriko, Toriko tem que fazer sucesso com as próprias pernas e não ser empurrado dessa forma, se for assim, toda obra que estiver no topo vai ter por obrigação recomendar a obra que ainda está engatinhando e você não vê disso

        veja kuroro no basket, ele fez um baita sucesso, teve anime próprio, vendeu mais do que Toriko SEM AJUDA DE NINGUÉM, você não viu um mangá que está no topo criando um baita crossover(que na minha opinião o crossover entre toriko e one piece foi uma porcaria) para recomendar kuroro no basket por exemplo…

        E outra, eu gosto de ler os artigos de portallos, e mesmo sabendo que vou passar longe dessa obra eu queria entender porque as pessoas gostam dessa obra, eu posso fazer isso? Ou você vai me obrigar a ler a obra só porque li um artigo sobre tal…

        1. assassination classroom, beelzebub, entre muitas outras obras não precisaram de um one piece da vida para empurrar goela abaixo…

          “ah, mas toriko é da mesma produtora de one piece, e por isso eles..”

          não interessa, você não viu o estudio pierrot usando naruto para icentivar a assistir bleach, então isso para mim é só desculpas

        2. Toriko já era um sucesso consolidado dentro da WSJ muito antes de qualquer crossover com One Piece. Não precisou se apoiar em ninguém para superar a forte concorrência da revista.

          O capítulo crossover entre One Piece e Toriko partiu da iniciativa dos próprios autores, pois, vale ressaltar, são grandes amigos desde a época em que eram assistentes do Nobuhiro Watsuki. Não passou de uma brincadeira entre amigos, sem qualquer propósito ~desonesto~ de alavancar a popularidade de Toriko. (O que de fato não faria o menor sentido, uma vez que o capítulo só foi publicado na WSJ e, como mencionei acima, Toriko já era muito forte dentro da revista). A título de curiosidade, não é raro na Jump dois autores que têm boa relação trabalharem juntos em um especial. Oda fez isso com Toriyama em Cross Epoch, os autores de Gintama e Sket Dance também, o mesmo para os criadores de Nisekoi e Haikyuu.

          Na televisão, Toriko veio pra substituir Dragon Ball Kai no bloco Dream 9 da Fuji Tv (Dona de ações da própria Toei, inclusive). Obviamente a dobradinha DB & OP era comercialmente muito, muito mais interessante e acredito que uma propaganda forte em cima de Toriko seria fundamental para não derrubar a audiência/arrecadação do bloco (Daí a necessidade de um crossover com OP). Mesmo assim, Toriko não repetiu os índices de DB Kai e eventualmente caiu fora do bloco (Que permanece vivo até hoje, com o retorno de Goku e cia. na saga do Buu).

          E é muita ingenuidade colocar só na conta de One Piece todo o sucesso que Toriko tem hoje, como se ele não tivesse méritos em fornecer atrativos para todo um novo público ao qual foi apresentado.

          1. claro, porque ele sempre ficava entre os dez primeiros no TOC antes do anim

            seria muito ingenuidade não acreditar que one piece alavancou o sucesso de toriko,

          2. alavancar uma série iniciante é injusto para as outras que acabaram de começar, mesmo fato ocorreu com nanatsu tazai(os setes pecados capitais) onde teve crossover com fairy tail que para mim, só serviu para tornar o nome da série mais conhecido, já que fairy tail é o carro chefe da shonen magazine, e o que eu menos gosto é empurrarem goela abaixo como toriko e nanatsu tazai foi apresentado

            e esse marketing foi positivo mais para os fãs de one piece, não conheci um fã de one piece não falar bem de toriko..

            o fato de toriko cair fora mostra que ele realmente precisa de um crossover para alavancar a história, não é a toa que em todo anime de toriko teve três crossovers, TRES CROSSOVERS, se isso não é desespero para alavancar a audiência de Toriko, eu realmente não sei o que é.

            no mais Toriko para mim mostrou um enredo nada atrativo com um protagonista nada carismático com um objetivo ridículo, mas esse artigo me mostrou porque tem gente que curte esse tipo de história…

            Eu vou ler toriko?

            Não, nem pensar, vou ignorar, fingir que não existe, não vou acompanhar algo onde a cada capítulo vou ficar comentando o quanto a obra é ruim(notou a indireta, hã? hã?)

          3. Putz, velho. A galera que comprava a Magazine já conhecia Nanatsu. O crossover com FT não alavancou porra nenhuma porque foi publicado numa revista cujo público JÁ conhecia Nanatsu. O mesmo é válido pra One Piece x Toriko. O crossover em mangá não alavancou porra nenhuma² porque foi publicado numa revista onde o público JÁ conhecia Toriko.

            É completamente diferente, por exemplo, do crossover entre Nisekoi e Ore Monogatari. Este último é um shoujo e foi publicado na Jump, uma revista shonen. Ou seja, foi apresentado para um novo público, totalmente diferente daquele que era seu alvo. Nisekoi foi publicado na Betsuma, também sendo apresentado a um público que não era seu. Percebe a diferença? Quem já compra Magazine e Jump já conhece Nanatsu e Toriko. Não é o crossover com séries da ~mesma~ revista que vai fazer uma galera “conhecer” esses mangás.

            Sobre os crossovers da Toei… Bicho, não sei se você sacou, mas Toriko veio com a responsabilidade de repetir os índices de Dragon Ball e fazer dobradinha com One Piece. Por motivos que não vêm ao caso, esperavam de Toriko um desempenho similar ao de dois grandes fenômenos culturais do Japão. A expectativa criada foi absurda, não condizente com a realidade. Por isso recorreram a crossovers e etc, os caras estavam tentando salvar o investimento absurdo que fizeram. Não quer dizer que a história de Toriko seja ruim ou que ele não tem capacidade de conquistar o próprio público. São só negócios, cara. Capitalismo, lucro, investimento, apostas, indústria, entretenimento, merchandising, patrocínio. Tudo isso é legal, não há nenhum tipo de desonestidade aí. Você exagera demais essa questão de “Oh, sucesso com próprias pernas, meritocracia dos mangás, ohhhh”. A indústria é assim, nada demais. lol

          4. A expectativa criada foi absurda, não condizente com a realidade. Por
            isso recorreram a crossovers e etc, os caras estavam tentando salvar o
            investimento absurdo que fizeram.

            claro, para começar com pé direito tem que fazer o primeiro episódio do anime com crossover de uma obra gigante como one piece…

            por favor né, inúmeros mangás mostraram que não é necessário fazer esse tipo de coisa para alcançar o sucesso, o que precisa ter é bom história e personagens cativantes…

            shingeki no kyojin, kuroro no basket entre outros mostraram ser fenômenos sem necessidades de botar crossover entre obras famosas, não tem marketing melhor a não ser apostar na história em vez de fazer um zilhão de crossovers dizendo “olha você que é fã de one piece, você tem que curtir toriko porque foi o luffy que disse…”

            Ele conseguiu o resultado? Conseguiu, como disse muitas pessoas que curtem one piece curtem toriko e não me surpreenderia se muitos delas começaram a curtir só porque o luffy disse no começo do episódio de toriko…

            e isso para mim é um ponto negativo, eu tenho que acompanhar a história SE EU ACHAR INTERESSANTE, SE EU CURTIR OS PERSONAGENS, e não simplesmente, olha você que é fã de one piece, acompanhe essa série, é legal… Não, só será legal para mim se eu acompanhar e dizer, é legal mesmo….

            Toda essa discussão se promoveu a um único fato, MINHA OPINIÃO NÃO É A VERDADE ABSOLUTA, o que discuti no inicio são meus pontos de vista do porque eu não vou acompanhar a série, se você achou a jogada de marketing em promover algo fazendo um baita de um crossover no começo da série, ótimo, parabéns, continue assim, mas PARA MIM, vou repetir, PARA MIM é enfiar uma obra goela abaixo…

          5. Vixe, escrevi um comentário grande em resposta e não lembro se esqueci de enviar e o perdi ou se deu algum problema com minha internet. Mas enfim, vou dar uma resumida em algumas coisas, explicar de maneira mais didática outras, etc.

            Só Shingeki entra na categoria de “fenômeno”, porque é o tipo de obra (Assim como One Piece e Dragon Ball) que consegue romper barreiras e atingir públicos que muito provavelmente não leem mais mangás ou não param pra ver anime na televisão. Portanto, Kuroko não é fenômeno, nem Magi, nem Ao no Exorcist, nem Tokyo Ghoul, nem qualquer outro desses que teve um “boom” com a exibição de seu anime. É preciso saber diferenciar os casos.

            Toei e Shueisha tentaram transformar Toriko em um fenômeno, uma aposta arriscada, mas que faz certo sentido se você parar pra analisar direito os motivos para eles pensarem assim. E você precisa analisar os casos isoladamente, sem essa de “Ai, mas fulano, cicrano e beltrano não tiveram crossovers”. Obras diferentes, interesses diferentes, estratégias diferentes, empresas diferentes, públicos diferentes. Não vou destrinchar cada um desses tópicos (ou mesmo citar outros), mas espero que você reflita e entenda que isso é uma indústria. Não é nenhuma espécie de complô pra favorecer Toriko e jogar sujo com outras obras, só pela zoação ou sacanagem. Empresas têm objetivos e estratégias para atingir esses objetivos, a partir de recursos que elas dispõem. Simples assim.

            Entendi que você não gosta de Toriko, que a obra não fornece nada atrativo para você e que, baseado no que você viu, considere o mangá como ruim. Não há nada de errado nisso. Mas, putz, tem gente que gosta. Tem gente que vê muitos atrativos ali. Tem gente que acha bom. E isso não tem nada a ver com um crossover com One Piece.

            Você fala como se o Luffy fizesse uma lavagem cerebral tão poderosa que as pessoas esquecem os próprios gostos e o próprio senso crítico e abraçam Toriko incondicionalmente. One Piece de fato foi uma porta de entrada para muitas pessoas, mas é só isso mesmo. Funcionou como vitrine. Mas daí a dizer que as pessoas gostam de Toriko exclusivamente por causa de um crossover é, desculpe, muita burrice.

          6. Tá bom, cara. As pessoas realmente se propuseram a assistir 148 episódios de Toriko só porque o Luffy aparece em 3. Méritos de Toriko nos outros 145? Não, nenhum. Galera só assistia esperando pelo próximo crossover mesmo. Tsc.

          7. ah não, toriko está fazendo audiência por conta própria, vamos botar ele lutando contra goku e luffy em um torneio wathever então, já que a audiência está em pé e isso não tem nada haver em promover o mangá.tsc.

  4. Interessante sua descrição Thiago, senti interesse em ler a obra. Uma pena que já estou lendo outro mangá no momento que é grande, o Great Teacher Onizuka, mas quem sabe depois eu animo. Ainda mais com o conversa de mangá, é uma boa motivação. Aliás Thiago, quando tiver capítulos de Berserk, vai rolar um CdM do mesmo?

    1. eu nunca li berserker (*correndo das vaias e pedras em 3, 2,…*) – é difícil eu curtir mangás medievais…. no geral eu gosto mais destes de fantasia absurda. apesar de ter gostado de Claymore.

      1. Se você curtiu Claymore, Berserk vai explodir sua cabeça, pois é bem melhor e olha que adoro Claymore. Aproveita que a Panini acaba de lançar o primeiro volume de Berserk e começa a ler!!! Fiquei interessado em ler Toriko, darei uma chance em breve.

        1. hahaha não sei… claymore eu só vi o animê (e por isso curti). ia tentar dar uma chance pro mangá mas a Panini zuou e não tem mais os primeiros volumes pra se comprar… aí ferrou. 🙁

  5. Eu li até o terceiro volume lançado pela Panini, achei extraordinário o mundo de Toriko e suas criaturas, mas sinceramente achei o enredo ruim, dropei e vejo comentários bons e ruins dos fãs da obra, não sinto vontade em voltar a ler tão cedo, mesma coisa que aconteceu com Fairy Tail.

    1. Não sei, eu diria que você dropou cedo demais. Até porque a transição do enredo para algo mais sério e empolgante acontece aos poucos, qualquer mangá de longa duração é assim. Até o volume 3 acredito que nem mesmo todos os personagens do elenco principal já estão presente na trama (o zebra por exemplo demora um pouco a aparecer). É como eu disse, no começo, o autor está preocupado em apresentar o mundo fantástico… só depois disso é que ele passa a trabalhar os personagens. No volume 9 que a Panini lançou recentemente, o arco que se passa numa região gélida já tem uma maturidade muito maior do que seja lá o que está presente no terceiro volume do mangá. Eu acho que você deveria dar mais uma chance…

  6. Interessante o artigo acho que vou dar uma chance para Toriko, mas Bleach (que nem acompanho mais), Naruto e One Piece me tiraram todo o animo de ler mangas grandes, atualmente só vou atrás de manga que já terminou, que está para terminar ou desse mais curtinhos de uns poucos volumes.

      1. Coloquei One Piece no meio porque são quasse 760 capítulos, é muito coisa pra se ler. E para quem gosta de mangas fechados, fica muito chato ler mais de 20 volumes de um manga. E também porque acho esse arco atual muito irregular, se uma semana vem um capítulo espetacular (como o último que saiu), na próxima vem um capitulo chato ou não tao bom ao nível de OP.

        1. Entendo seu ponto (apesar de achar que OP não é irregular nesse ponto, são narrativas que precisam acontecer e uma fórmula padronizada de mangá que a Jump impõe), mas pra mim algo pode ser infinito, durar pra sempre… contanto que continue divertido e interessante sem perder a qualidade de suas raízes, ainda que, claro, algo sempre vai e perdendo em algo que dure muito tempo.

  7. Toriko e Komatsu tinham 25 anos no começo do mangá. Agora devem estar com 27-28. Não, Komatsu não é um adolescente maduro, ele é um adulto mesmo.

    Naruto tinha 12 quando o mangá começou e agora tem 17. Ichigo tinha 15. Agora acho que 16 ou 17. Luffy é o mais velho, tinha 17 e agora tem 19.

  8. Eu nunca li Toriko mas já ouvi muito falar dele, só que o que me faz torcer o nariz pra ele hoje é eu ter conhecido Shokugeki no Souma. São mangás completamente diferentes mas a forma com que abordam a culinária em ambos os mangás é que me faz preterir Toriko. Eu já não tenho mais paciência pra esses universos fantásticos e essa pancadaria Shonen, então acabo preferindo o realista e inovador (nunca havia lido nada parecido com Shokugeki) ao invés da fórmula clássica.

  9. Acompanho manga a muito tempo, quando comecei a ler ja tinha saído 30 capítulos, um dos melhores mangas. A historia me surpreende sempre. Vale muito ler.

  10. Eu recomendo o anime para ouvir as vozes dos personagens.

    As escolhas foram excelentes, uso elas para ler o mangá, é melhor do que qualquer coisa que eu pudesse escolher. A animação também é boa, nos combates. O primeiro episódio foi de cair o queixo, mas isso anos atrás. O padrão de anime hoje pode ter subido, não sei dizer.

    Eu parei de ver o anime pelo episódio 80, anos depois peguei o mangá para ler do zero. Há diferenças. O mangá é muito mais violento e Toriko fuma. Até aí é normal o tipo de mudança. Mas no anime existe uma personagem extra, a reporter dublada por Mizuki Nana. Como raios você me põe um personagem extra em uma história à toa assim?

    Basicamente, o anime não é um sucesso de adaptação como Naruto, porque muda coisas demais, e terminou errado, antes do mangá e diferente. Não é como Naruto ou One Piece que almejam de fato adaptar toda a obra. Vale como uma forma de propaganda do mangá, e como diversão isolada mesmo.

  11. Toriko é muito bom.
    Uma pena eu nao conhecer esse site na época de sua publicação.

    Poderia agora que o manga ja é completo (a um tempo ja) fazer uma analise completa com a obra concluida.

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