Book Friday Amazon | Dicas para começar a ler ficção científica de qualidade (Aleph)

Há boas opções e descontos razoáveis para colocar a coleção em dia

Utopias, distopias, robôs, alienígenas, futuro, realidades alternativas, imensidão do espaço, ciência absurda com uma pontinha de realidade, viagens extraordinárias, extrapolações de conceitos sociais… na ficção científica o leitor pode encontrar de tudo um pouco. Quebrar as barreiras do sensato e torcer um pouco a realidade afim de descobrir como o ser humano poderia se comportar em diferentes situações e cenários, dos mais improváveis aos mais sonhados. Por isso a Ficção Científica seduz tanto se entra para esse mundo de possibilidade. Seja no cinema, em séries, quadrinhos, games ou então em um dos locais em que ela melhor aguça a nossa imaginação: os livros.

Pensando no fato de que a Book Friday da Amazon segue rolando até amanhã (22/08), penso que talvez seja interessante trazer um lista de livros deste fascinante gênero afim de indicar direções para quem estiver curioso, ou simplesmente fazer uma lista para que você dê uma espiada no que falta em sua coleção. Para isso escolhi me focar em tão somente uma editora que é especialista neste gênero no Brasil: a Editora Aleph.

Não que outras editoras não publiquem ficção científica. Claro que não. Existem sim, mas o ponto é que a Aleph tem um cuidado especial com os projetos gráficos de seus livros, e o preço, na grande parte das vezes, condiz com a realidade do nosso mercado, sem oferecer livros caros demais, ainda que o preço não seja uma bagatela. E em podem ser porque há um capricho gráfico especial em muitas de suas obras. Muitos são em capa dura de alta qualidade, o papel é sempre uma gramatura agradável, o texto possuem boas fontes, bom espaçamento do dos parágrafos (tornando a leitura mais agradável), e muitas vezes com materiais extras e até ilustrações em casos especiais. É um trabalho bonito de se colocar em uma prateleira.

Em uma futura ocasião volto aqui para indicar Sci-Fi de outras editoras, pois até lá deve pesquisar melhor sobre o trabalho gráfico de outras casas, podendo assim indicar com melhor propriedade. Pra hoje, posso recomendar aquilo que conheço e confio na qualidade. Nem tudo está com um preço incrível de desconto, mas ainda são são preços razoáveis. Atualmente os lançamentos da editora tendem a ficar entre 60 a 70 reais. Na lista, boa parte custa na média dos 35 a 45 reais. Saudade de quando livros custavam entre 20 a 25 reais, né? Tempos que não voltam tão cedo, infelizmente. Segue a lista, que é loooooonga!

Isaac Asimov

De Asimov, vale se atentar na lista que de “Eu, Robô” para baixo, são livros de um universo compartilhado dentro do universo Robôs. Ainda falta a editora lançar um quarto livro que está barrado na justiça (lá fora) por problemas de direitos autorais, possivelmente envolvendo os herdeiros do autor (não sei direito). Mas a Aleph acredita que eventualmente isso irá ser sanado e ela finalmente poderá publicar o último livro da coleção.

Trilogia da Fundação, uma coleção de livros que deve ganhar em breve uma série na Apple TV+, também ganhou recentemente uma versão em brochura bem bonitona. Porém, não acho que vença essa versão Deluxe incrível lançada em 2019 (e que possuo). O projeto gráfico da Deluxe é fantástico.

John Scalzi

Desta lista vale dizer que os três livros finais da lista fazem parte da mesma série que dá nome ao primeiro livro da coleção, Guerra do Velho. Há mais livros desse universo, porém ainda permanecem inéditos no Brasil, contudo os três livros iniciais fecham o ciclo da história (que é incrível) proposta pelo primeiro livro.

Arthur C. Clarke

George Orwell

Uma dica, a qual recebi de um leitor aqui do site uns meses atrás: apesar da versão de 1984 da Aleph ter uma capa lindona, o projeto gráfico da Editora Antofagica é uma coisa inacreditável. A experiência de leitura nessa versão exclusiva da Amazon é muito única. Resultado: agora tenho ambas as versões. Rá!

Kurt Vonnegut

Michael Crichton

A respeito dos livros do universo de Jurassic Park, pessoalmente eu gosto muito mais da versão de luxo em capa dura lançado alguns anos atrás pela editora. Mas infelizmente eles se encontram esgotados em diversos lugares atualmente, e não é uma versão que está sendo reimpressa. Então não há o que fazer…

Philip K. Dick

Philip K. Dick tem recebido uma atenção especial da editora nestes últimos dois anos. Diversas obras do autor foram relançadas com estas novas capas. Não gosto de algumas, como a do Homem do Castelo Alto, mas é inegável o estilo peculiar e chamativo. E se você encontrar, opte pela versão em capa dura de Blade Runner, pois é uma versão repleta de extras e com um trabalho gráfico de tirar o fôlego. A versão atual tem uma qualidade mais modesta, porém mais acessível ao bolso dos brasileiro e da atual crise econômica.

Brandon Sanderson

Brandon Sanderson tem diversos livros publicados no Brasil, mas da Aleph, apenas a trilogia Executores foi publicada. Na minha opinão, trata-se do melhor projeto gráfico do autor por aqui. As capas de seus livros em outras editoras é tão qualquer coisa. Contudo ainda tenho curiosidade de ler outras de suas obras, está nos planos, posso afirmar!

Frank Herbert

Esse, por sinal, é um bom momento para começar a ler Duna, tendo em vista que em outubro uma nova adaptação cinematográfica deve estrear nos cinemas (e algumas semanas depois no HBO Max). No final de julho um novo trailer foi revelado, espia só.

William Gibson

O box com a trilogia Neuromancer (Sprawl) sai mais em conta, neste caso, do que adquirir os livros individualmente. Contudo queria mostrar as incríveis artes de capa, por isso listei de ambas as formas.

Robert Heinlein

Outros mestres da ficção

Para encerrar, porque sei que a lista já ficou enorme, alguns livros de outras autores a qual a Aleph já trabalho com pelo menos uma obra. Destaque para certos títulos como Nós e Piquenique na Estrada, obras de autores russos que apresentam universos arrepiantes e assustadores. Vale também mencionar Flores para Algernon, que é de partir o coração, porém tem uma experiência de leitura que nunca tive outro caso assim, um livro incrível sobre a percepção humana sobre outras pessoas. Não posso deixar também de mencionar Justiça Ancilar, que é excelente e me deixou muito curioso para ler outras obras da autora. E claro, Eu Sou a Lenda, um clássico que é bem diferente do filme com o Will Smith, de uma forma positiva alias.

Que lista, não? Não faltam opções para quem sempre quis adentrar nesse universo de histórias fantásticas e que espelham a realidade de uma forma a qual eventualmente a realidade acabam também espelhando a ficção. Uma vez que você entrar nestes mundos, torna-se difícil não voltar a visitar novos contos e ideias. Fica a dica!

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.