DVD: Superman Doomsday – Eu assisti!

Essa animação ainda não foi lançada no Brasil, saiu nos EUA ano passado. Comprei no Amazon no lançamento, mas devido a dezenas com mais dezenas de DVDs, Games e falta de tempo, só pode curtir a animação HOJE. Como é importado, o filme só tem opção de áudio e legenda em Inglês, por isso precisei de um momento onde o mundo parasse de girar por 75 Minutos para que meu foco mantesse exclusivamente na animação.

Se você nunca ouviu falar dessa animação; Ela pertence a primeira safra de novos filmes do Universo DC. A Liga da Justiça – Uma Nova Fronteira, que já foi lançada no Brasil, é o segundo filme. A Warner Brasil prometeu seu lançamento em 2009, sabe-se lá porque essa demora. Não é um filme baseado naquele desenho antigo do Superman (Animated Series), é uma reformulação nova. Baseada nas sagas A Morte e Ressurreição do Superman, dos quadrinhos, entretanto não é um cópia fiel, mas uma adaptação.

O filme é sensacional, tudo ocorre em tempo exato, o roteiro flue tranquilo, sem enrolações já que é muita história, tem muitos acontecimentos e não precisa embromar para dar tempo de filme. Os traços dos personagens também estão distintos do antigo desenho. Superman tem mais linhas do rosto, deixando-o mais velho e sério. Lois está com mais curvas e com um look mais moderno, ao contrário do penteado e visual do desenho. Perry e Jimmy estão melhores também, Jimmy mais sério e aparentemente mais adulto. Lex Luthor está mais magro, alto e aparentemente mais insano e maquiavélico, mais parecido com as HQs. Já as cenas de ação do desenho impressionam, prédios sendo demolidos, nuvens de poeira, cenas e ângulos mais cinematrográficos. A música e som também não foge dos elogios e o fazem ficar no clima do filme a todo o momento.

Se você não se importa em saber algumas coisas da animação, continue, senão quer saber nada, pare por aqui e leve a sério a recomendação. Se curtia o desenho da Liga da Justiça, mesmo não tendo outros super-herois no filme, vale a pena ver, pois o trabalho tem muita qualidade e desfaz qualquer necessidade dos coadjuvantes heroicos (Só num trechinho poderia ter).

Warning! Warning!
Risco de Spoiler! Se você é alérgico, não continue!

O que valeu a pena ver no desenho:
Clique em “More” e descubra:

– A luta do Super e Dooms é fenomenal. Ela acontece logo no comecinho do desenho. Superman apanha, bate, apanha e o monstrengo em nenhum momento parece abatido. Alias bem legal a explicação curta que o filme traz, o Doomsday é simplesmente um ser que destrói tudo que vê. Não tem papo furado, não tem clichês de vilão com planos maquiavélicos, não tem gargalhadas insanas. É como um animal feroz. Ele ataca a todo momento e não para por um minuto sequer. Superman vai no decorrer da luta ficando abalado, e no último momento, com ele pegando Dooms e subindo ao espaço para arremesá-lo na Terra é inacreditável e emocionante!

– A introdução e fechamento do desenho com Lex refletindo é muito bom. “Até deuses podem morrer…” e “Até deuses podem voltar da morte…”. Mas não conto quais as circunstancias disso porque vale a pena ver e se surpreender.

– Alguns elementos foram retirados dos antigos filmes do Superman, Jonathan Kent está morto aqui. Nos quadrinhos ele ainda não morreu.

– Superman e Lois estão a 6 meses num romance, com direito a ambos de roupão na Fortaleza da Solidão. Lois sabe tudo sobre o Super, com a exceção de que ele é Clark Kent. A linha de enredo dessa premissa roda durante todo o filme e dá um clima de angustia e de desenvolvimento dos personagens, como costuma acontecer nas HQs. Geralmente nos desenhos de 20 minutos, os personagens são vazios nestes aspectos para impedir a sensação de evolução da história.

– O funeral é realmente tocante. Bem mais reflexivos do que aquele de “mentirinha” que aconteceu num dos episódios da Liga da Justiça. Mostra a mundança no mundo de todos os personagens num mundo sem Superman. Inclusive não soa absurdo o fato do Clark também desaparecer, isso poderia parecer ridículo e totalmente fácil de sacar que Clark é o Superman, mas a desculpa arranjada cola e convence.

– Adorei ver 2 mortes na animação! A assistente de Lex morta por ele mesmo. Tudo acontece numa fração de segundo, você está ali assistindo e “bum”, você pensa “caramba, foi rápido e esse sim é Lex Luthor que conhecemos!”. A outra morte sensacional foi do vilão Toyman! O clone do Superman, vê no noticiário que ele matou uma criança de 4 anos. O cara está em frente a delegacia, algemado com viaturas e policias para todo o lado, o Clone chega, diz que quer ter uma palavrinha com o vilão… sobe até os ceús e solta o cara de lá, fazendo cair em cima de uma viatura! Caramba! Show!

– Como o Superman morre um pouco antes da metade da história (eu disse que ela flue bem), o roteiro segue adiante após o funeral com Lex roubando o corpo do heroi e clonando-o. O clima de é ele? Quando surge deixa em dúvidas todo mundo e o clone é corrompido pelo modo de vida humano que é conciso e reflexivo. E pronto está feito o vilão da segunda parte do filme. Não é como um Bizarro, mas um Super arrogante e que pensa, ao contrário do Bizarro.

– A explicação da ressureição é legal, Superman não segue as leis dos humanos e qualquer outro detalhe que der fica sem graça. Mas eu gostei!

– A luta final é tão arrasadora quanto a do começo. Mas aí não é tão empolgante porque você sabe que desta vez ele não pode perder.

– A última coisa que vale a pena ver é o tal Clone, chamado de Dark Superman na legenda, dando uma senhora surra no Lex, jogando dentro de uma caixa de metal lá de cima do prédio da Lexcorp. O_O

Leu os spoilers? Agora se anime e assista o desenho assim que ele for lançado no Brasil! (Ou seja louco, como eu, e importe o DVD do Amazon) XD

Isso também pode lhe interessar

18 Comentários

  1. A ressureição dele não tem tanto segredo assim. Não li a versão original dos quadrinhos, mas a do desenho (spoiler) ele na realidade não morre, ele fica num estado de quase morte, um dos robôs da fortalezão da solidão resgata seu corpo e começa um processo de cura, leva meses até que super recupere a consciencia e ainda assim na luta final ele não esta com todas as forças recuperadas, o robo diz que ele está com apenas 67% de sua força. Ele diz que as regras de morte dos humanos não se aplicam aos kryptonianos, mas sem muitos detlahes, como ele é muito forte, seu corpo acaba hibernando para recuperar as forças ao inves de simplesmente morrer, acredito que graças a Luz do Sol da Terra que fortalece seu corpo. A morte é mais um conceito do que efetivamente morte, porque ocorre o funeral e o ele sai de cena por meses, um mundo girando sem super… eu gostei da ideia melhor do que aquele negocio de morrer, ir pro paraiso e ter sua alma resgatada de lá como alguns desenhos, hqs, animes e filmes fazem XD

  2. Bom, então é bem parecida com a versão em HQ.
    Quanto à morte kriptoniana:
    Os kryptonianos são tão mortais quanto nós em seu planeta de origem, a diferença é que cada pessoa possui clones sem cérebros, e esses clones são usados como peças de reposição, e em conjunto com outros tratamentos médicos, faz com que a longevidade kryptoniana assuma proporções bíblicas.
    Isso é bem abordado no one-shot Superman: Last Son of Earth.

  3. No gibi o maior responsavel pela ressureiçaõ do Superman é o pai adotivo dele,ele entra em coma após ficar com depressão ou algo do tipo(ele foi o que mais se abalou com a morte do filho na epoca),eles se encontram no alem vida e se ajudam a voltar.E se voce não leu,Thiago,não sabe o que ta perdendo a saga é um classico e consegue ser até melhor que a Queda do Morcego(na mesma época),sempre tem a venda em sebos ou no Mercado Livre.Mas pra te poupar tempo,voce podia ir atras do jogo baseado na saga pra Super Nintendo(The Death and Return of Superman)é um jogo estilo Final Fight e resume legal a historia.

  4. Alex na realidade só estou esperando a Panini solta um encadernado desta saga. Parece que eles já tem isso em Pauta faz um tempão e só estão esperando uma boa oportunidade para lançar 🙂

    A Queda do Morcego que ainda não li, sairá no segundo semestre deste ano. Cofre na certa.

    Valeu pelo comentário no Blog 🙂

  5. Esse filme é muito bom, pqp! As lutas são muito “cavalas” e a história é muito bem contada e amarrada. Eu sempre achei que esse filme se passa entre a serie animada do super e a liga da justiça(1não é a sem-limites). Porque se tu analisar, esse filme encaixa direitinho nesse espaço, ja que no desenho o doomsday apareçe do nada e o super meio que ja conheçe ele.

    E se vocês gostaram desse tem que ver o Justice League: New Frontier, baseado em uma historia curta mostrado a liga da era de ouro dos quadrinhos! É muito bom tambem! Com todo aquele visual daquela epoca. Pra quem gosta da liga e das series animada da warner não vai se arrepender.

  6. Eu li a saga da Morte e Retorno do Super-Homem, alguém sabe pq não utilizaram os mesmos personagens para esse movie, preferiram criar algo novo nos quadrinhos foi muito animal, o Apocalipse mata o super ai roubam o corpo dele aparecem 4 super-homens, depois o verdadeiro volta e ele começa a ficar super forte ai amarram ele num foguete e mandam ele pro sol pra diminuir a força, depois ele se transoforma em 2 super homens um azul e um vermelho ai eu já parei de acompanhar.
    Quais as chances de fazerem algo similar a esse Doomsday com A queda do Morcego, deviam fazer uma animação do Cavaleiro das Trevas do Frank Miller.

  7. Cristhiano, Doomsday obviamente foi simplificado para a TV porque é menos hardcore dos quadrinhos. Ficou mais simples para atender uma plateia maior. Sem mencionar que o filme só tem 70 minutos, e para fazer fiel as dos quadrinhos precisaria de muito mais tempo e explicações….

    Quanto a Queda do Morcego eu ouvi rumores…mas acho que não sai tão cedo… com o segundo filme chegando nos cinemas, que tem base no arco cavaleiro das trevas, tb de Miller… vai sair pela DC Batman Gothan Nights que parece sensacional: http://portallos.wordpress.com/2008/04/16/novo-trailer-de-batman-gotham-knight-anime/

  8. Alguem sabe a historia de Doomsday, porque tanto poder, de onde veio, e a roupa preta do superman, quer dizer algo, e mais uma onde foi parar o breniack e porque lex fica vivo, desculpe tantas perguntas, e porque eu sei que so tem fera aqui nesse portal, flw

  9. João se vc ler os comentários desse post mesmo vai ver que algumas destas perguntas já foram respondidas 🙂

    A roupa preta do Superman é de uma mundo paralelo, onde existe um superman corrupto. É só uma inspiração mesmo.

  10. é? Não é aquele uniforme preto do Superman da Sociedade do Crime que vive numa terra paralela que até teve um episódio na Liga da Justiça e vira e mexe aparece em alguma HQ?

    armadura é uma coisa… uniforme preto é outro… :p me confundiu Mauri.

  11. mas vc sabe de quem estou falando né? XD
    Faz tempo que assisti Doosmday, meu cérebro absorve tanta coisa que constantemente ele descarta um caminhão de lixo por semana XD Mas no animado doomsday, o superman clone usa um uniforme diferente não? ou estou novamente fazedo confusão? o/

    Pronto, vou ter que assistir doomsday de novo graças a vc mauri. XD

  12. Sim, o Superman de uniforme preto é de outra Terra mesmo (mas qual nem me pergunte, odeio o Multiverso).
    Já o uniforme do clone do Super em Doomsday é um azul mais escuro, talvez uma referência ao filme Superman 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.