Cinema: Por que Transformers 2 não é um filme excelente?

Aviso de Spoilers. Se você ainda não viu o filme, pare por aqui!

Ontem pude conferir a continuação de Transformers e pude entender porque as críticas do filme não tem sido tão positivas quanto os fãs esperavam. Realmente há problemas de enredo e criatividade a partir de determinado ponto do filme, que não estragam a diversão, mas coloca a qualidade do filme em xeque.

A Vingança dos Derrotados começa da melhor maneira possível, com uma perseguição na China de um Decepticon pavorosamente gigantesco, aquele do trailer, e já prega o espectador na poltrona do cinema.

E o filme segue seu caminho. Autobots agora auxiliam o exército americano atrás de Decepticons pelo planeta, mas há determinadas pessoas em Washington se perguntando se a turma de Optimos não é a causa da vinda de mais e mais Decepticons ao planeta.

Quanto à isso o filme não erra. Toda essa rixa Autobots vs Decepticons é bem moldada com os antepassados vindo a Terra, a linhagem dos Primes, Fallen, os artefatos alienígenas etc. Michael Bay acertou muito bem ao explorar essa linha de enredo para a continuação.

Sam e Micaela estão de volta ao filme. Faz sentido o porque e a importância de Sam, outra boa sacana do enredo ao colocar ele como centro de tudo. As cenas iniciais dele com a família é de cair na gargalhada. Esse clima de ação e humor deu certo no primeiro e se repete no segundo. Ponto positivo. Megan Fox? Está ali apenas para enfeite. Quando o filme precisa de um close de uma moça bonita, eles correm e colocam Megan. A personagem Micaela tem um papel bem menor do que o papel que tinha no primeiro filme, que também era pequeno de certa forma. Mas sinceramente não faz mal, a atriz esbanja beleza na tela e é isso que todos querem.

O filme também introduz um novo personagem, colega de quarto de Sam na faculdade, nem sei mais o nome do personagem interpretado pelo ator Ramon Rodriguez. Por que enfiaram esse personagem? Para amarrar a trama com um acontecimento mais a frente do filme e para dar mais piadas à trama de Sam. Sinceramente, não precisava, eu gostava tanto dos personagens dos atores Rachael Taylor e Anthony Anderson no primeiro filme e desta vez eles nem aparecem. Anthony é resposável por muitos dos momentos mais engraçados do primeiro filme na minha opinião. E fez falta na continuação.

Enfim, tudo corre de forma fantástica até depois da cena de Optimus e Megatron na floresta. A luta aqui é de tirar o fôlego e arrancar os cabelos, mesmo com as viradas, reviradas e contorcionismos da camera me fazendo sentir como se estivesse numa montanha russa. Deste ponto em diante, o filme perde completamente o rumo.

A grande batalha final no deserto no Egito é totalmente Deja Vu com a mesma cena do primeiro filme, no deserto. Precisava realmente alocar o climax do filme numa situação tão parecida com uma cena do filme anterior? A maratona de Sam e Micaela então pelo deserto é exaustivamente longa. Cansa e arrasta o enredo. Nem se compara com a batalha no meio da cidade do fim do primeiro filme ou até mesmo com as outras batalhas que tem no próprio filme.

Também achei ridículo a cena de ressusrreição do Sam, com os ancestrais de Cybertron trazendo o garoto à vida. O filme não precisava disso. Uma situação totalmente desfocada do enredo. Colocada ali apenas para pura dramatização.

Não que todo esse ato do meio do filme para o fim seja ruim. O Decepticon meio “Megazord” que suga tudo é fantástico. O ancestral Decepticon que mudou de lado também é um ótimo personagem. Mas ainda assim é um trecho problemático que não ficou tão amarradinho ao resto do filme.

O enredo acaba tento algumas falhas bobas no fim das contas.

Com certeza absoluta valeu a pena correr aos cinemas e ver Transformers 2. É uma explosão de entretenimento no cérebro. E que venha um Transformers 3, mas sem deserto, por favor.

Isso também pode lhe interessar

13 Comentários

  1. Eu achei melhor que o primeiro, pq não tem toda aquela papagaia do sam, filme se foco na missão dos vilões e ponto.

    Porem é blockbuster, quem espera um enredo rico e mimimi é trouxa, pq não tem msm, é um filme “action”… e não achei o deserto ruim, achei interessante o filme acabar aonde começou o primeiro… mas a cena da floresta é épica, minha alma quase saiu de compo de tanta adrenalina.

    Filme merece uma medalha pelo personagem Jetfire (que é uma nave blackbird q fica no museu)… esse personagem cospe criatividade, meus olhos brilharam com ele. *–*

    1. Acho exagero chamar alguem de trouxa porque esperava algo mais. um blockbuster não precisa necessariamente ser um filme descerebrado e é direito de cada um achar o que quiser do filme.

      O primeiro tinha aquelas pequenas subtramas que depois iam se juntando até culminar no final. Tinha toda aquelas expectativa de ver os robôs e tal. Este não tem, ele chama já chutando o balde, aqui está a ação, aqui estão os robôs e pronto. Não precisa de mais nada.

      Concordo que não é necessariamente ruim, mas é óbvio que poderia ser muito melhor. E no final das contas não achei melhor que o primeiro. Efeitos especiais melhores? Certamente, mas longe de ter a qualidade geral em todos os sentidos que o primeiro teve.

        1. Sim, foi lá que eu assisti o Transformers ontem. A única coisa que não gostei é que as cadeiras no cinesystem são numeradas… vc senta onde foi designado… mesmo que tenha lugar mais para cima. Isso é sux.

  2. assisti o filme, o que estão fazendo com transformes!! : (

    certo que o primeiro era engraçado, mas nesse a comédia ficou meio exagerada, terminou deixando muitas cenas bobas, lutas que não dá pra ver direito o que acontecem, batalha no deserto que lembra o 1… previsibilidade.

    gostei muito do 1, se for pra fazer um terceiro ( com certeza) que mudem o diretor! filme muito bem feito mas não gostei do rumo que tomou -_-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.