Tudo Sobre… PCs! Parte: 1 – Processadores

CPU_by_morcusimagem por Morcus, do Deviantart

Dadah já explicou sobre os modelos de PS3, de XBox 360, e até mesmo do PSP. A galera já ta cansada de saber que me viciei por Team Fortress 2, e que me converti ao PC gaming. Mas para jogar direito no PC, a minha carroça não serve, e comecei a procurar um novo computador. Assim – e graças ao Théo também – surgiu a ideia de um novo post “Tudo Sobre”. Bem, como o PC é um mercado bem mais amplo em escolhas do que os consoles, os textos virão um de cada vez, finalizado com uma gama de opções de configurações diferentes, usando os produtos aqui mostrados.

Para começar, nada mais nada menos do que o cérebro da máquina, aquele que faz todos os cálculos, os Processadores, ou CPUs, como são popularmente chamados (não, CPU não é aquele treco grande, aquilo é o gabinete!)

Antes de mais nada, saiba que esse é um guia sobre processadores caseiros, voltados para a execução de multi-aplicativos e  jogos. Então, aqui, você não encontrará dicas de PCs de R$500,00. PC é sim, mais caro que console. Tenha em mente, a partir de 1500 para um computador voltado aos games.

Existem duas empresas concorrentes atualmente no mercado: Intel e AMD. Antes de mais nada, saiba que os produtos de ambas são muito bons, não existe essa de ” Ah, que isso! Intel é muito melhor!”. Não, o que existe são processadores e processadores. Também não existe nenhuma lei de equivalência entre as empresas. Não se pode falar que um Core 2 Quad é igual a um Phenom II x4. Eles possuem semelhanças, mas suas arquiteturas são diferentes, assim, algum pode ter desempenho melhor em tal programa ou tal jogo…

Para cada empresa, darei três exemplos de processadores, baseados em seu custo, desempenho e diferencial. O primeiro, a “barganha” (o barato e não muito poderoso, mas que é guerreiro!). O segundo, chamado de “mainstream” (por um preço médio, mas que roda tudo muito bem). E o Entusiasta (se você tem tara por computadores, você sempre procurará esse, mas o investimento é alto). Começaremos então, com a AMD.

AMDImagem de ahmednayyer, no Deviantart

A AMD (Advanced Micro Devices) sempre concorreu diretamente com a Intel, seja nos processadores ou em mercados secundários, tais como memórias RAM, Flash entre outros. É a atual dona da ATi, fabricante de placas de video. Seu processador mais famoso foi o Athlon. Seu ponto forte é o Custo x Benefício. Seu atual Socket ( medelo de “plug” entre procesador e placa-mãe) é o AM3, mas as Mobos (placa-mãe) AM2+ também suportam os novos processadores, com as devidas atualizações.

Processador “Barganha”:

Athlon II x4 620

processador-amd-athlon-ii-x4-620-2.6ghz-quad-core-box

É o processador com maior custo benefício atualmente. Em lojas boas dá para encontrar ele por 250~300 reais, e isso por um Quad Core. O único problema, que vai interferir no desempenho é a ausência do Cache L3, bastante usado nos jogos. Se tem pouco dinheiro, e quer algo que vá durar ainda, aposte no socket AM3, aposte no Athlon II x4.

Processador “mainstream”

Phenom II x3 710

a79-0710-main-la

A linha Phenom II da AMD, é mais voltada para jogos. O processador conta com 3 núcleos ativos, mas na verdade, possui 4, podendo ser ativado em alguns modelos de placas-mãe (dizem que o quarto núcleo é defeituoso). Com um preço que varia de 300 até 350, é mais uma grande carta da AMD. Poderia ter recomendado o 720 BE, um pouco mais poderoso, devido a sua capacidade maior de Overclock (colocar um processador acima de sua frequencia comum, gerando mais desempenho), mas como é um PC para as massas, um 710 é suficiente.

Processador de Entusiasta

Phenom II x4 965

img

O monstrinho da AMD. Com um clock de 3,4 ghZ o High End consegue bater de frente até mesmo como um Core i7 (novidade da Intel). Além de toda sua potência em Stock (sem alterações para maior potência), ainda é da linha Black Edition (para overclocks, igual ao 720BE, que já citei) o que pode fazer sua casa apagar, só devido à potência dele (brincadeira XD)

intel_leap_by_araut

Imagem por araut, no Deviantart

A Integrated Eletronics Corporation (sacaram o negrito?) é a americana inventora do microprocessador. Sim, ela é a pioneira, além de ter criado o famossísimo Pentium, e as interfaces padrões de hoje em dia no mundo da computação, tal como a entrada USB. Sim, a Intel merece respeito, muito respeito. A Intel está em fase de troca de Sockets, o que pode ocasionar um pouco de confusão. O custo x benefício geral da Intel, é pior do que o da concorrente, mas isso não indica que ela seja ruim, é apenas, um pouco mais cara.

Processador “Barganha”

Core 2 Duo E7400

19-115-206-S01

Tem o maior custo x benefício da Intel, embora só seja uma opção se a grana está curta. Como falei no parágrafo anterior, para a gigante dos processadores, é uma época de troca de sockets, e o LGA 775 (dos Core 2 Duos, e Quads) foi descontinuado. Isso acaba com a moral do processador, já que os Core 2 Duos, mesmo com seus  2 núcleos, conseguem desempenhos muito bons, fora baixo consumo e capacidade acima do normal para overclock.

Processador “Mainstream”

Core i5 750

P8 CORE I5 750 2.66GHZ LGA1156 8MB

Tem gente que considera ele um Enthusiast CPU, porque o preço dele ainda ronda os 500~600 reais no Brasil. Mas isso se deve ao fato de que ainda é uma novidade no mercado. Como um Mainstream, ele bate de frente e se sai melhor que o Entusiasta da AMD, literalmente, ganha no grito. Se tem um money para uma Mobo e memórias DDR3 junto, não deixa de ser uma bela de uma opção.

Processador Motherfoc***

Core i7 975 Extreme

i7-975ee-415349

Só para começar, vou lhe dizer que esse é acima do nível de entusiasta. Acho que nem mesmo um pagaria um processador que custa 999 Dólares.  Com esse preço, ninguém nem sequer se questiona do desempenho do bichinho não é? Mas é aí onde a Intel peca. Longe do desempenho ser ruim, ele é tão bom, que aplicativo comum, subestima o poder dele. É algo que deve apenas ser considerado se você tem MUITA grana para gastar, e se você trabalha com aplicativos 3D, coisa e tal.

É gente, esse é o fim da primeira parte. Gostaria de esclarecer, que esse é o meu primeiro texto sobre Hardware. Qualquer dúvida, sobre funcionamento, algum termo, só comentar que eu respondo. E venho dar uma dica para a próxima edição… é algo bem subestimado quando se fala em PCs.

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.