Peanuts Completo: apresentações, crescimento e despedidas… "Que Puxa!" [Vol.02] [MdQ]

O Volume 02 dessa incrível coleção fidelizou de vez minha admiração por Charles M. Schulz. Nas tiras publicadas entre 1953 e 1954, o autor mostra a evolução e o crescimento (físico mesmo) de alguns dos personagens imortais das tirinhas Peanuts.

As personalidades dos personagens vão ganhando mais definição e fica ainda mais fácil rir com o chato e metódico Charlie Brown, sempre demonstrando sua “superioridade” quando se trata de assuntos corriqueiros levantados pelos seus amigos. No Vol 01, Charlie Brown era um pouco mais novo e ainda estava decidindo que camisa vestir, por assim dizer. O MdQ do Volume 01 da coleção pode ser visto aqui.

Fica claro que até o fim deste volume, os personagens eram mais “frescos” do que ao final dos 50 anos seguidos das publicações. Quando digo frescos, me refiro a leves, mais novos na mente do autor. Assim, as coisas não estão segmentadas por completo o que, na minha opinião, torna ainda mais agradável a leitura.

Por exemplo, o próprio Charlie Brown: chato, resmungão e melancólico, nesta fase, também adora pregar peças e é também mais inseguro do que viria a ser no futuro.

No Volume 02, vimos também a presença mais marcante de Lucy, que vai ganhando de vez a personalidade de implicante do ano, em todos os relacionamentos: com a mãe, com as amigas e agora também, com o recém apresentado na série, irmãozinho Linus.

charlie brown

Bom, mas vamos falar com mais calma e também conferir um trecho on-line do livro, além de uma galeria com algumas páginas que preparei, uma a uma, para ilustrar tudo!

Peanuts era muito novo na vida do filho de barbeiro, Charles: o coitado do Linus ainda não sabia andar, nem falar. Tinha pouco cabelo e sofria muito com a irmã. Linus acaba criando uma relação igual com Snoopy – como se fossem mentes iguais, por ainda ser um bebê, os dois “brigavam” de igual para igual.

Até o final de 1954, o quadro muda e Linus começa a aprender as primeiras palavras… (Tudo isso apenas no Vol.02!).

As personagens Patty e Violet, que vão sumir de vez em breve, ainda aparecem com frequência e têm participação importante na maioria das tiras. Já Shermy começa a dizer adeus ainda nessa edição com participações bastante reduzidas e diminuindo, diminuindo…

Em entrevista, Charles M. Schulz afirmou que não achava mais lugar para Shermy e as garotas. Além disso, o autor foi criando gosto por Lucy e futuramente, ao longo dos 50 anos seguintes, muita coisa iria mudar até chegar ao “elenco” final de Peanuts.

Schroeder, o pianista prodígio, também já está crescido e passa a ser um companheiro mais ativo de Charlie Brown e também começa uma guerra particular com Snoopy, que sempre dorme ou estraga alguma coisa no piano. Snoopy, por sinal, começa a virar o Snoopy que conhecemos: excêntrico, divagador, mas, ainda assim, um cachorro que senta e espera loucamente pela comida chegar e que mal consegue lembrar o nome do dono!

Aliás, com todo mundo crescendo, o jardim de infância e a escola, também passam a ser temas das tirinhas, pouco a pouco… Como um prelúcio do que seria Patty Pimentinha, por exemplo.

Contudo, a maior curiosidade do Volume 02 de Peanuts Completo, está no fato de que por poucas vezes, pouquíssimas aliás, aparecem adultos! Na verdade, somente as pernas de alguns adultos enquanto Lucy joga golfe! Pernas essas que o autor se arrepende de ter colocado – e nunca mais usaria adultos em Peanuts novamente!

chiqueirinhoAlém disso, no finalzinho de 1954, é introduzido também o “Chiqueirinho” – clara inspiração para o Cascão, do Maurício de Souza: um garoto que não toma banho por opção, mas é bem aceio pela turma (aliás, tem um momento que todos ficam sem tomar banho!).

Para concluir, o volume 02 é cheio de surpresas e novidades nos personagens que já estão nas tiras, nos novos que são apresentados e também no contexto geral: Charlie brown começa a se identificar com Beisebol (seria capitão do time mais fracassado do mundo no futuro) e a se acostumar com a presença geniosa de Lucy!

Essa coleção é luxuosa, maravilhosa e, me arrisco em dizer que, Peanuts é uma das melhores tiras que já li na vida! Ou seja, a coleção é também imprescindível! Cada volume já pode ser encontrado em lojas on-line por R$47,00! Antes, era R$68,00 cada! mas, se preferir, pode comprar a caixa (Box) com os dois juntos, sai um pouco mais caro, mas, é algo pra se comprar uma vez só, então…

O Volume 03 também já está disponível e, assim que eu terminar de ler as cerca de 300 páginas, faço mais um MdQ aqui pra gente! Aqui você pode conferir um trecho on-line do licro, disponibilizado pela L&PM.

chalres shulzO gênio por trás de Peanuts: Charles M. Schulz 1922-2000

[nggallery id=223]

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.