Naruto 631 – Time 7, um luz no fim do túnel? (Opinião)

Será que agora o mangá toma jeito?

Em semana com Oda doente, Kishimoto surpreendeu e conseguiu finalmente colocar um sorriso no meu rosto. Depois de tudo que tem acontecido no mangá é evidente que o fim de Naruto está cada vez mais próximo, mas… que se dane o fim, o importante agora é que, aparentemente, o mangá voltou aos eixos, e tivemos um dos melhores capítulos de toda a fase Shippuden.

Quem acompanha o Blog há mais tempo, sabe muito bem que eu sou um assíduo crítico de Naruto (Shippuden). Para mim, depois que houve o time skip, Kishimoto se perdeu um pouco na história. Ele acabou deixando alguns personagens fortes demais, esqueceu outros, ignorou mais alguns, inventou coisas sem necessidade, ressuscitou os mortos, matou Konoha inteira pra depois revivê-la, enfim, fez coisas que me desagradaram fortemente.

Foi difícil para mim acompanhar tudo aquilo. Não parecia mais o brilhante mangá que conheci há 8 anos, onde o poder era relativo, onde habilidade e raciocínio andavam de mãos dadas, onde o fraco/inteligente tinha mais valor que o ignorante/poderoso. Não importa que argumentos sejam usados, a meu ver, nessa fase Shippuden Kishimoto mudou a essência de sua história (para pior…).

O capítulo dessa semana (631) tratou de chutar tudo aquilo que o autor tentou construir na fase Shippuden. Querem saber o porquê? Então leiam o capítulo, e vamos à análise.

Naruto 631 – Time 7

Sasuke, que já era tido como o “vilão final”, voltou para o lado do bem. Ele agora tem o bizarro objetivo de se tornar Hokage (lol, logo ele que até pouco tempo era o inimigo número um do mundo shinobi). Sim, essas coisas bizarras sempre estiveram presentes em Naruto, principalmente quando Jiraya estava vivo. Kishimoto durante a fase Shippuden tentou fazer com que os leitores odiassem Sasuke. O problema é que isso não deu certo, o fandon que o personagem conquistou continuou adorando-o independente dos atos que ele praticava (matou seu irmão Itachi; traiu Karin sua então “companheira” de equipe; entrou para a Akatsuki; Saiu da Akatsuki; Quase matou Naruto e Kakashi, e Sakura; entre outros…). Sasuke não se tornou um vilão, ele sempre foi o anti-heroi da história, só que Kishimoto não enxergava isso.

hokages

O encontro de Naruto e Minato foi tratado da melhor forma possível. Discreto, sereno. Naruto já sabia que Minato e os outros estavam vindo, então para ele não houve surpresa. O mesmo vale para o encontro com Sasuke, que foi até aceitável. Em outros tempos Naruto iria correndo abraçá-lo, aos berros de “amigo você voltou”, e blá blá blá. Agora não. Sasuke foi o objetivo principal de Naruto praticamente por toda a fase Shippuden, só agora, com a guerra atual, que essa perspectiva mudou (e convenhamos, já não era sem tempo). Com isso, o encontro dos dois pôde ser mais amistoso, um entendeu o sentimento do outro, não foi preciso dizer nada, apenas sorrir. Muito embora isso seja totalmente contraditório se formos analisar tudo que aconteceu depois da separação…

Quando terminou a luta que os dois tiveram lá no Vale do Fim, por capricho, dó, e sorte, Sasuke deixou Naruto viver. Ele foi ao encontro de Orochimaru em busca de poder, e não para destruir o mundo. Se após aquela luta, os dois tivessem se despedido apropriadamente, de forma racional, amigável, do tipo, “tomaremos caminhos diferentes a partir de agora, mas não deixaremos de ser amigos. Te vejo no futuro”, esse encontro teria sido ainda mais adequado. Mas, como nem tudo são flores em Naruto, prefiro não esquentar quanto a isso.

A reação dos demais personagens também foi esperada. Ficaram surpresos com tudo que aconteceu e com a forma como Sasuke se mostrou mais “comunicativo”, especialmente quanto ao bizarro papo de se tornar Hokage.

Sakura (a sem graça) também acabou ganhando destaque, reforçando o fato de que cada um deles foi treinado por um sannin. O que ainda não entra na minha cabeça, é o que ela esteve fazendo todo esse tempo que ainda não mostrou o resultado do seu treinamento. Todos já estiveram em situação de quase morte mais de uma vez nesses últimos capítulos, e por que cargas d’água só agora, depois que surgiram os quatro hokages + Sasuke, ela vem com o papo de “sou forte, e posso lutar”. Isso sim foi uma baita contradição (mais uma).

time 7

Bom, o post ficou longo, melhor encerrar logo e deixar pra continuar o papo nos comentários. Entre os outros assuntos que eu queria discutir, estão: Pra onde foram Tsunade e os outros Kages? Kishimoto não se esqueceu deles né; Pra onde foi o Sai? Kishimoto havia criando um substituto do Sasuke no Time 7 que acabou sendo esquecido na história (sacanagem); Se os Hokages são tão fortes assim, porque diabos ocorreram tantas guerras ninja ao longo da história de Naruto?

Ps. Coitada da Hinata, tudo que conseguiu nesse capítulo foram balõezinhos de reticencia…

hinata

Isso também pode lhe interessar

34 Comentários

  1. Eu vou me decepcionar tanto com o final de Naruto. Nada do que eu achava que iria acontecer vai acontecer. Eu acho ridículo o Sasuke simplesmente voltar assim, na cara dura. Eu esperando a luta deles acontecer, e ele decide se tornar Hokage? Eu queria que ele morresse. Ele podia se sacrificar no final pelo Naruto, sendo assim um heroi, mas ele voltar pra vila quando deu na telha dele foi horrível.
    E alem disso, pq o Naruto tem q terminar com a Saruka?!? acho que nem 5% dos fans querem q eles fiquem juntos, pq o Kishimoto nao escuta os leitores dele?eu tava com esperanças da Hinata ficar com ele no final, mas sempre que o Naruto encontrar com os pais , aparece mais um motivo pra ele ficar com a Saruka. tenha dó.

    1. Dado a forma como as coisas aconteceram, o Sasuke se voltar para o "bem" ficou um pouco apressado demais para mim. Até porque o problema disso tudo começou com a "grande ideia" de destruir Konoha. Com relação a Sakura eu acho que ela não deve ficar com o Naruto. O Kishimoto seria muito sacana se fizesse isso.

      1. Sim, foi muito rápido essa parada do Sasuke. '' Sou do mal, brinks nem sou mais'' xD
        e presta atenção nisso, toda vez q o Naruto se encontra com o pai ou a mãe, aparece um motivo pq ele deveria ficar com a Sakura. A mãe dele pede q ele encontre uma garota igual a ela, o Pai dele dizendo q a Sakura é igual a mãe do Naruto. Assim fica foda de ter final feliz pra Hinata, a coitadinha vai acabar com o Kiba mesmo :/

    2. Por isso mesmo eu disse que o Kishimoto ignorou completamente tudo que aconteceu na fase Shippuden pra fazer esse encontro.

      Se a gente for pensar de forma lógica, tudo que aconteceu nesse capítulo foi contraditório.

  2. Pra mim so existe naruto ate antes do shippuden… Depois a historia fica MUITO fraca… assim como Bleach só existe ate a saga da soul Society… Espero que o autor consiga ao menos dar um fim digno a esse mangá.

    1. Bom cara, eu discordo um pouco. Acredito que a saga shippuden tem as melhores lutas e um desenvolvimento muito interessante do Naruto como personagem. O problema é que foi só o Naruto que cresceu, os outros personagens que o Kishimoto deu personalidade ficaram no esquecimento. Além disso ele acabou com o Orochimaru e deu uma motivação muito ruim para o Sasuke continuar seu ciclo de vingança.

  3. Ótimo Post, eu acompanho algumas postagens silenciosamente aqui no Blog por causa do Rafa. Mas é a primeira vez que decido comentar justamente por que esse capítulo do mangá foi inspirador.

    Eu interpretei alguns trechos de maneira diferente, aproveito aqui para compartilhar com vocês.

    Quanto à Sakura: ela esteve agindo como médica assim como manda o ensinamento da Tsunade. Mas com a união do Time 7 nessas circunstâncias, ela foi motivada por um sentimento misto de companheirismo e rivalidade. Parecido com o sentimento que a motivou a se inscrever no Chunnin Shiken, mas agora vindo de uma garota madura, que sabe decidir o que quer e porque quer. Ela deseja mostrar a sua evolução para seus companheiros lutando ao lado deles. Ela não vai mais aceitar ser chamada de mais fraca dos três e ficar em silêncio (como ela fez depois da saga Zabuza).

    Quanto ao Sai: Ele cumpre seu papel na história quando associa a personalidade do Naruto à de seu irmão e decide ser um verdadeiro membro do time 7, contrariando a vontade de Danzou. Assim, o Ninja desenhista mostra como o Naruto é capaz de mudar as pessoas com palavras e ações, mesmo as mais frias, assim como ele. (O Pain e talvez até o Obito também).

    Quanto à Tsunade e os outros Kages: O Kishimoto sempre tira personagens de cena na calada e joga eles lá na frente para surpreender. Orochimaru, Kabuto, Konan, Anko, Kisame, entre outros, são personagens que já tiveram hiatos pessoais e apareceram depois dando um up na história. Por isso boto fé que os 5 Kages atuais não foram esquecidos.

    Quanto ao Poder dos 4 Hokages: Ficou estranho mesmo. Mas acredito que isso é fruto da deturpação de poderes no Shippuden como você bem pontuou na introdução do post.

    Queria fazer uma pequena observação para os jogadores de Naruto Accel. Vocês viram o recalque do Segundo Hokage em relação à velocidade do quarto nesse capítulo? Quem se lembra do "Dash" dele no jogo?
    Por causa disso esse diálogo fez muito sentido para mim.

    E POR FIM:
    QUEM NOTOU QUE O OROCHIMARU DEU UMA SUMIDINHA ESTRATÉGICA?

    É isso. Continuem com o bom trabalho.
    Abraços

    1. Até concordo com o que você disse sobre a Sakura, mas… e se ela tivesse morrido em uma das investidas do Juubi? Trinou anos para nada? Que lógica há nisso? Agora que todos os personagens mais fortes da história apareceram, não precisa dela vir dizer que é forte…

      Tsunade: Segundo o Madara ele matou todos os Kages. Mas depois que ele disse já foi mostrado Tsunade (toda machucada) indo pra algum lugar… então certamente ela não morreu. Agora, o que ela está fazendo? Bem, daí não dá pra imaginar. Tudo que eu não quero, é que aconteça um "Kishimoto no Jotsu" com ela.

      A única desculpa sobre os 04 kages, na teoria que falei, é que eles não coexistiram ao mesmo tempo na história, então, não poderiam ter impedido as guerras. Até aí, Ok! Agora, como explicar eles se juntarem pra fazer um Jotsu foderoso sem nunca terem se encontrado?

      E quanto ao Sai, foi só um personagem que não deu certo. Ele não fez nada relevante até hoje, não caiu nas graças do público, ainda mais com aquela barriguinha bisonha que ficava a mostra :/

        1. Confesso que não me lembro… Pra mim a divisão tinha sido feita com a Kushima.

          Coitada o Chakra da Kyuubi ta todo divido, um pouco com o naruto, um pouco com Minato/Kushina e um resto com aqueles gêmeos que apareceram =/

          1. se tu ver o jutsu do shinigami que minato invoca contra a kyubi, ele permite selar a alma da pessoa em seu próprio corpo e morrer, logo ele absorveu metade do chacra da kyubi e passou o resto para o naruto….

        2. É por isso sim, mas ele morreu logo em seguida. Ficou muito incoerente o Naruto levar a vida inteira pra chegar naquele estágio e o Minato alcançar a mesma coisa 1 hora depois de voltar a vida

      1. o selo da kushina se desfes entao o minato tentou deter a kyuubi mas nao deu muito certo entao o minato selou a metade da kyuubi nele e a outra metada no naruto entende agora

  4. um dos melhores capítulos que leio em muito tempo.
    Sasuke Hokage, essa foi foda, imagina se o naruto morre e o Sasuke reconstrói a vila em sua homenagem (e também do Itachi)

  5. Ao meu ver essa tal vontade do Sasuke de virar hokage é só para provocar o Naruto para uma eventual luta final entre os dois.

    1. Depois de tudo que aconteceu, uma eventual luta final entre os dois é tudo que o Kishimoto NÃO pode fazer. Sasuke já voltou pro lado da folha, por que diabos eles vão lutar.

      Pra ver quem será o Hokage? Não, não é assim que se escolhe um Hokage. Naruto mesmo disse nesse capítulo que o Hokage é aquele que o povo reconhece.

  6. sobre a fase atual, todos os acontecimentos até agora se tornaram épicos, deste a conversa do naruto com todos os nove caudas, até a aparição do minato na guerra, sem contar o flashback do misterioso homem mascarado que bateu de frente com quarto hokage, para ser sincero, deste a reunião dos cinco kages naruto a cada capitulo não para de me surpreender e esse capitulo para mim ficou em primeiro lugar de todos os capítulos que eu li durante a semana….

  7. Olha sinceramente ja perde todas as esperancas em naruto, eu acho que ate World Trigger ta melhor que Naruto e olha que o manga ta mal das pernas na Jump. O kishimoto pegou o melhor momento em que a hinata e o naruto ficaram de maos dadas e depois jogou no lixo depois que ele colocou o minato para dizer que a sakura parece kushina.
    E ainda por cima o FDP, faz o Sasuke querer ser Hokage, depois dele ter tocado o puteiro o manga inteiro, ele vem todo bonzinho, como se nada tivesse acontecido.
    Sinceramente esse episodio nao merece nenhum elogio, por que esse foi o pior capitulo da historia do manga, acho que ate Beelzebub foi bem melho do que esse porcaria de capitulo.

    1. certo
      sasuke aprontou o manga inteiro, e do nada decide que quer ser hokage(não foi do nada, ele primeiro soube da história de konoha para decidir isso, por isso tinha um capitulo chamado a decisão de sasuke) mas se tu notar, todos os personagens pensaram do mesmo jeito que tu falou, po, o cara causa o maior terror e agora quer ser bonzinho….

      mas gosto não se discute, para mim esse foi o capitulo mais épico de toda a história naruto, quer dizer, não tem um capitulo que eu critiquei até agora, pois é sempre algo que acontece que eu não esperava

  8. Depois desse cap eu já considero a ideia de esquecer tudo a partir da ilha tartaruga. É de se ficar inconformado que em 2 anos e pouco de guerra o Kishimoto tenha feito as coisas de forma que elas pareçam apressadas e incoerentes.
    Começou essa guerra e a coisa desandou de maneira absurda. Trabalho em equipe de protagonista passou a figurante – nem coadjuvante – e só o que é over tem vez agora, filosofias jogadas fora, hereditariedade comandando a merda toda.
    Com um capítulo – na minha visão – ele jogou fora grande parte do Shippuden trazendo o Sasuke de volta pro lado bom da força dessa maneira e dependendo do andamento da coisa, corre o risco de deixar ainda mais incoerente as coisas mostrando a Sakura, que não fez nada de realmente útil desde o Sasori, capaz de andar lado a lado com aqueles monstros overpower.
    Detestei esse capítulo e sei la, bateu uma sensação de ter sido enganado ao longo desses anos com uma história que parecia bem amarrada e no final não ser.
    Uma luz no fim do túnel? Pra mim o túnel desabou e soterrou tudo lá dentro, isso sim.

  9. Não entendo o motivo de ainda reclamarem tanto da "morte de Konoha", sendo que Pein tinha um jutsu de tirar almas, pq não pode devolve-las aos corpos? Não entendo esse pegação no pé.

    De resto, está tudo muito lindo, muito fofo, miguxos… Mas pow! Cadê os inimigos?! Desde que essa guerra começou o que mais me desanimava era o fato de não haver novos inimigos, só Zumbis e tal, agora aparece trocentos personagens pra da cabo de três (conto o Biju)?! Bem sem graça… Naruto deveria ter aberto os olhos de Sasuke, dando uma boa surra nele, afinal, era isso que me prendia ao mangá (poder ver Naruto surrar Sasuke), e depois o Uchiha poderia fazer este caminho que fez. Pelo menos as justificativas pra ele ter voltado me são boas, o papo com os kages foi interessante!

    1. O problema com a "morte de Konoha" não foi o jutsu em si, mas sim a falta de originalidade. Em Naruto, todos os personagens que morreram, morreram definitivamente. Não tinha aquela história de trollar, que nem acontecia com Dragon Ball, onde hoje morria um, e amanhã ele já tava vivo de novo.

      Quando Pein matou Konoha, todos acharam que o Kishimoto tinha revolucionado o mangá. Um salto tremendo rumo ao desconhecido, só que não, foi trolada master. Agora, qualquer um que morrer pode muito bem no futuro ser ressuscitado (como já foram inclusive, todos os personagens do mangá, com esse jutsu dos zumbis). Kishimoto criou um precedente terrível pra sua história, e foi isso que desagradou geral.

  10. Enfim entendo o ponto de vista do pessoal, porem, qndo geral começou morrer já imaginei que aquilo não seria permanente. Não botei fé que eles morreriam de fato. Na época cheguei a pensar que tudo seria um plano pra Kakashi encontrar o pai e depois tirar a mascar (rs). O fato d'eu não ter caido no conto do vigario fez com que eu tivesse esse olhar menos clinico ao acontecimento.

    Em minha opinião; Kishimoto falhou quando começaram correr atrás do Sasuke logo no segundo arco da fase Shippuden. Nem deu pra sentir que houve um distanciamento dos personagens.

  11. Me, desculpe, mas não,não,não. Essa virada de turno FOI PIOR que a anterior, quando Sasuke começou a matar samurais "apenas porquê sim" ou quando Tobi falou "a verdade sobre itachi"(o mais mal disfarçado e mal-construído plot twist que eu já vi em um manga). E a missão que o Naruto se fez de fazer o Sasuke virar bonzinho? EITA. E esses hokages hein…Que conveniente haver Zetsus disponíveis pro sacrificio, que conveniente as ruínas abandonadas do clã uzumaki conterem mascáras que, entre outras coisas, permitem invocar o Deus da Morte. E que coisa mais sem-sentido é essa do Orochimaru ficar bonzinho. Só espero que ele vire mal de novo, mas vendo o besteirol que foi o "Itachi bonzinho", acho que não.

    E o pior…..Kishimoto está a caminho de contradizer outro dos temas centrais de naruto: a de quê a geração nova supera a velha. A não ser que madara se prove ainda mais poderoso derrotando hashirama, no final a vitória dos bonzinhos vai depender da ajuda da velha geração. Tudo bem que eu nunca achei muito sentido nessa coisa, mas PQP, seja consistente Kishimoto!

    1. Invocar os Hokages foi a destruição de qualquer coerência que eu ainda acredita que existia em Naruto. Desde o Hajime nós viemos com essa ideia de "uma vez selado pelo Deus da Morte, impossível ressuscitar" e aí acontece uma coisa dessas. Porém, quanto ao Orochimaru se tornar bom, eu concordo. Ele é mal, mas ele precisa de um mundo pra fazer o mal e o estrago que o Juubi fará é algo incalculável. Sasuke era o idiota descontrolado. Orochimaru não.

  12. Olha escuta essa fans de NaruHina. No japão o casal NaruSaku é o mais pedido. Ou seja Kishimoto está escutando os seus leitores.
    Que fique claro ,vai rolar NaruSaku.

  13. Olha escuta essa fans de NaruHina. No japão o casal NaruSaku é o mais pedido. Ou seja, Kishimoto está escutando os seus leitores.
    Que fique claro ,vai rolar NaruSaku.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.