Tirinhas.com sai do ar por definitivo.

Poxa, que notícia triste. Alguns leitores aqui do blog já devem ter percebido que em alguns dias da semana eu posto algumas tirinhas do Garfield que vem do site www.tirinhas.com

Fui lá hoje dar uma olhada no site e recebo a notícia de que ele chegou ao fim. Segue texto transcrito da pagina inicial deles:

É o fim do tirinhas.com

Ficamos mais de 2 anos no ar, agradamos vários, mas desagradamos quem não poderíamos desagradar. Por isso anúncio aqui o fim do tirinhas.com As tiras foram todas removidas, transcritos também, e provavelmente não voltaremos mais ao ar.

Muitos não irão gostar, nem eu gostei, mas é assim que funciona.

Não iremos brigar com os detentores de direitos autorais das tiras, eles tem os direitos, e advogados. E mais importante, se eles não querem, eu respeito a decisão deles, mesmo que não haja ameaças ou coisas do tipo.”

É uma pena mesmo. Infelizmente o Brasil é um país arcaico. Tirinhas em quadrinhos são publicadas na Internet em quase todos os lugares do mundo. O Garfield tem suas tiras publicadas diarimente em seu site oficial e em diversas outras linguas como a Espanhol. Sem a necessidade de cobrança nem nada. O próprio autor, Jim Davis, coloca todo dia a tira que é publicada mundialmente nos jornais, no site.

Eu concordaria com as empresas brasileiras que detem o direito autoral no Brasil se as mesmas fizessem algo assim. Mas não, atualmente nenhuma empresa oficial publica as tiras dos personagens na Internet. Assim como se nós, brasileiros, queremos ler tais tiras, somos obrigados a comprar os jornais nas quais eles são publicadas. Você compraria um jornal por causa de 1 tira em HQ?

A própria Folha de São Paulo publica Garfield, porém só no jornal impresso, a Folha Online não tem as tiras do Garfield. O que demonstra mais uma vez como o Brasil destrata tanto a Internet como os quadrinhos em formato tira.

Acredito que o trabalho do site Tirinhas.com não fazia mal nenhum a ninguem, tento em vista a propria falta de interesse dos detentores de direitos autorais de publicarem na internet as tiras traduzidas.

De qualquer forma o Portallos não irá abandonar as tiras do Garfield. A partir de agora eu passo a ir buscar as tiras lá no site oficial do felino, onde elas são disponibilizadas de graça pelo autor.

Fica aí a tristeza de ter mais um ótimo site brasileiro, fora do ar, por culpa de vivermos em um país tão atrasado.

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.