Mobile | Spider-Man Unlimited – Recrutando Infinitos Aranhas!

UPDATE 17/Set/15Impressões sobre a atualização do game (Ilha Aranha e Alianças) – Leia aqui!

Jogos do estilo Temple Run – aquele gênero onde um personagem corre infinitamente por um caminho pré determinado que vai sendo moldado aleatoriamente – é um dos estilos mais manjados e clichês quando se pensa em games para dispositivos móveis (mobiles). Poucos tentam reinventar a roda e quando tentam, nem sempre conseguem. Spider-Man Unlimited não é nenhum revolução do gênero e nem tenta ser. Então por que estou aqui comentando sobre mais um entre tantos?

O caso é que já perdi as contas de quantas horas tenho de gameplay nesse joguinho, que pode ser viciante de maneiras erradas. Desenvolvido pela Gameloft, estúdio que tem uma grande experiência com títulos mobiles, o jogo se aproveita o máximo do universo do Homem-Aranha para prender qualquer fã do aracnídeo.

Exército Aranha!

O grande mérito de Spider-Man Unlimited é criar um exército de skins de Aranhas de vários tempos, universos e realidades alternativas que existiram em décadas de quadrinhos para que o jogador possa escolher qual Homem-Aranha utilizar e colecionar cartas que contam um pouco das histórias de cada Homem-Aranha peculiar que já existiu.

Há uma trama por detrás dessa desculpa para ser possível controlar tantos e tantos Aranhas, pontos para a Gameloft por se preocupar com isso num simples joguinho de celular. O caso é que existe uma ameaça e o Homem-Aranha e a S.H.I.E.L.D. criam uma máquina para um portal que pode trazer qualquer Aranha, de qualquer tempo e realidade, para o universo do Aranha tradicional. Infinitas possibilidades de skins num game Unlimited (Sem limites). E o bacana é que todos os Aranhas que podem ser utilizados no game de fato existiram em algum momento nos quadrinhos Marvel. Nenhum é inventado da cabeça dos desenvolvedores. Todos de fato apareceram, mesmo que em aparições minúsculas, no grande Universo Aranha.

Carta de Habilidades!

O que muda de Aranha para Aranha? Sim, há pequenas diferenças em cada Homem-Aranha utilizado no game. Não nas mecânicas de jogabilidade em si, mas no perk de habilidade que permite melhorar a pontuação do jogo, afinal num Endless Run seu objetivo é sempre conseguir a pontuação mais alta do placar mundial.

Cada Aranha tem duas habilidades, uma sempre disponível em qualquer level e um outro quando se atinge um determinado level ao utilizar o mesmo Aranha com frequência. Dentre as habilidades estão as que acumulam um percentual de pontos para tudo que se faça no game, os que duplicam combos de movimentos específicos, como atacar inimigos ou desviar de objetos no último segundo, os que dão mais orbs – uma das moedas do game, alguns que dão mais pontos ao derrotar um chefe de fase e assim por diante. Então jogar com qualquer Aranha é sempre igual, o que muda é que cada um acumula e pontua de forma diferente. Isso faz com que dependendo do que o jogador almeja, precise trocar para certos tipos específicos de Aranha.

cards aranhas

Poder Aranha: Progressão!

Outro elemento muito bem planejado é o sistema de progressão de experiência, que dá ao jogador a sensação de que a todo momento ele está sendo recompensado. Como disse, o sistema é criado em torno de cartas, onde cada uma representa um Homem-Aranha diferente. E estas cartas possuem níveis.

Cartas verdes (Comuns) podem elevar os Aranhas até level 50, Azuis (Raras) até 70, Roxas (Incríveis) até 90, Amareladas (Lendárias) até 100 e mais recentemente foram criadas as cartas Pratas (Titã) que podem ir até o level 120. Leveis definem a quantidade do multiplicador de pontos por partida. Então uma carta azul, por exemplo, se vai até 50, tem seu multiplicador no máximo em x9, enquanto uma lendária no nível 100 pode ter o multiplicador até x13.

Parece pouco, mas o sistema funciona com o jogador podendo equipar um time com 4 cartas Aranhas, ou seja, seu poder de força com 4 cartas azuis ao máximo fica em x36, enquanto 4 cartas lendárias no máximo ficam em x52. Percebe a diferença? E a pontuação muda muito com isso, já que eles são multiplicadores.

Isso torna o game uma corrida para melhores seus Aranhas favoritos, por meio de pontos e recompensas em desafios. Chega um momento em que você não está pensando que está jogando a mesma fase pela trigésima vez, e sim que está farmando seu personagem, igual a qualquer jogo RPG que utiliza desse sistema. E isso é e não é ruim, afinal, é um jogo de celular, na qual você brinca na fila de um supermercado ou num momento onde não dá para sentar e jogar no sofá por horas e horas. E algo para se entreter em qualquer lugar, de forma rápida, e que você para a qualquer momento.

Não vou explicar em detalhes o sistema de evolução das cartas, basta entender que é por dois meios, quando se tem estrelas, você aumentar seu poder jogando e adquirindo pontos e se atinge o máximo de estrelas que determinar o level, você precisa de outra carta do mesmo Aranha para fundir e conseguir mais uma estrela, que lhe permitirá subir de level adquirindo mais pontos. Pode parecer confuso no começo, mas eventualmente você pega o jeito.

Modos de Game!

Agora que você tem Aranhas legais, resta saber os modos de jogo que existem! Há uma mini campanha, que serve para adquirir Iso-8, a segunda moeda do game e a mais rara de se conseguir, sendo ela justamente a que lhe permite comprar os melhores Aranhas no Portal (a loja do game). Não é possível comprar Aranhas com dinheiro de verdade! Você apenas compra Iso-8 – se quiser – e com estes Isos-8 você arriscar recrutar um Aranha do portal, podendo vir qualquer um que estiver no catálogo na semana (dá para ver quais estão). É uma questão de sorte, então não gaste dinheiro de verdade, por favor!

Como estava dizendo os modos de game estão diretamente ligado aos Isos-8. A campanha, fechada em capítulos (atualmente há 6) dá uma boa quantidade de Isos. Gaste-os com sabedoria. Há updates permanentes que custam Isos. Recomendo começar por lá!

Depois da campanha, o melhor lugar para ganhar Isos são nas missões semanais (e as vezes diárias) que o game possui regularmente. Esse modo é chamado de eventos e ele costuma ser bem recompensador, pois dá slots de inventário (você precisa disso para ter Aranhas), Aranhas incríveis e lendários e bastante Isos-8.

E os eventos não consistem apenas em correr, alguns tem missões específicas, como derrotar chefes, ou inimigos, ou desviar de objetos ou criar combos. A cada determinado número de tarefas acumuladas, você adquire melhores recompensas.

O último modo é o mais tradicional, a Corrida Infinita. Aqui você apenas corre em busca da melhor pontuação do dia. E todos os dias há recompensas, ainda que seja bem difícil ficar no Top 3 (consegui somente uma única vez o terceiro lugar e por conta de um bug). Mas os 9.999 colocados do dia ganham um Portal Premium, o que é bem legal porque dá a chance de ganhar Aranhas lendários e incríveis.

Há também todo dia mini missões de recompensas que podem ser jogados em qualquer modo e que recompensam o jogador com 3 Isos-8. Parece pouco, mas em 10 dias você tem 30. E elas são curtinhas, do tipo que em geral em 5 minutos as executa. Além disso, todo dia tem um inimigo amarelo nas fases do jogo (as vezes aparecem dois ou três), encontre-o, derrote-o e você ganha 1 Iso-8. Pronto, 4 Isos-8 por dia. 120 por mês se jogar todos os dias.

No meu caso, como tenho horas e horas de gameplay, minha rotina no game diminuiu significativamente. Entro todos os dias, faço a mini missão no modo corrida infinita, o que já me garante também ficar entre os 9.999 do dia e ganhar um Portal Premium. Se houver eventos, vou fazendo aos poucos e conseguindo as recompensas e como eles duram vários dias no geral, dá para fazer um pouco por dia (15 minutos é o suficiente).

spider-unlimited-art2

Por fim… Jogando!

Para terminar e o gameplay? Então… é um endless run! Hahaha desvia das coisas, derrote inimigos, pule etc. Tudo com o arrastar dos dedos no celular ou no tablet. Admito que acho meio ruim jogar no meu celular (tenho um iPhone4), prefiro muito mais jogar no meu iPad.

O jogo é constantemente atualizado com novos cenários, que são aleatório e mudam conforme você progride na fase. No geral você sempre começa em Nova York e depois muda para outro lugar, seja o Metrô, os esgotos, uma dimensão imaginária do Mistério ou até mesmo a Nova York de 2099. Há também um Octobot gigante que é bem legal. Cada locação possui objetos diferentes, mas é sempre o mesmo ritmo de “desvie e não morra”.

Há chefes depois de um determinado número de distancia percorrida. E aí consiste em desviar de seus ataques enquanto rebate escudos da S.H.I.E.L.D. até a barra dele esvaziar. Geralmente não neles em que o jogador morre, porque são muitos objetos, ataques e você precisa ir de encontro com os escudos para atacar. Na corrida normal você morre quando o cenário te prega alguma pegadinha em alta velocidade, mas com o tempo você aprende a ficar esperto com quase todas as armadilhas que o jogo possui para fazer você bater.

Existem super poderes que podem ser encontrados durante o gameplay. São escudos, invencibilidade, poder magnético que atrai orbs etc. Todos podem ser melhorados e aprimorados gastando Isos-8. E vale a pena melhorá-los.

spider-unlimited-art

Considerações Finais!

E no mais é isso. Spider-Man Unlimited é divertido pela roupagem apresentada. Todo os mínimos detalhes de Aranhas conhecidos (e desconhecidos) do universo dos quadrinhos, o sistema de progressão e recompensa, além do bom equilíbrio entre pequenas coisas a serem feitas diariamente que lhe dão a sensação de que não está apenas fazendo a mesma coisa sem qualquer objetivo quando resolve perder uns minutos no game. Fora que é maneiro ver seu Exército crescendo! E mais e novos Aranhas são acrescentados nos portais constantemente!

A minha dica é acompanhar o Facebook do game, onde dá para encontrar dicas, ficar sabendo de eventos e de futuros updates do game. Por exemplo, um dos próximo será com a Ilha-Aranha, e a Mary Jane com poderes de Aranha já está confirmada como uma das próximas skins quando a atualização ocorrer!

art-key-spider-man-unlimited-8

Aranhas de várias realidades das HQs!
Sistema de recompensas e progressão!
Gameplay Endless Run
Equilíbrio do Ranking de Pontuação
Constantes Eventos e Atulizações de Conteúdo!
Jogo grátis, sem a necessidade de se gastar dentro dele!

Colecionismo Aranha!

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.