Patópolis em Quadrinhos #3: Tio Patinhas e a Escócia (Download)

Nossa, faz muito tempo desde que faço um Patópolis em Quadrinhos. Tive alguns contratempos desde então e só agora consegui ajeitar as coisas para continuar o projeto. Espero que a quarta edição não demora tanto tempo quanto foi da segunda para esta edição.

Para quem nem lembra mais do que se trata o projeto. A idéia é apresentar os personagens clássicos da Disney a uma nova geração de leitores. Mickey, Pateta, Donald, Tio Patinhas e cia são bem diferentes nos quadrinhos que as suas versões animadas. Nos quadrinhos eles são mais parecidos com a vida real, sem tirar é claro a graça e diversão de uma HQ. Parte disso graças a grandes nomes dos quadrinhos como Carl Barks, Romano Scarpa, Paul Murry, Giorgio Cavazzano entre outros grandes mestres.

A cada edição deste projeto, irei apresentar uma história em quadrinhos, publicada na década de 90 ou em data inferior, scaneada da minha própria coleção de HQs (Tenho mais de 500 HQs da Disney de várias décadas). Irei trazer informações sobre os personagens, a série (se for o caso), os artistas que a fizeram, a data original de publicação, em qual país foi desenhada entre outras informações que não eram publicadas nas revistas da época.

Patópolis em Quadrinhos #03: Tio Patinhas e a Escócia

Download – Tio Patinhas e o Monstro Aspira-Grana (5MB)

Para ler a história, recomendo o programa CDisplay.

Dados Técnicos:
Revista: Tio Patinhas, nº 379
Publicado no Brasil em Fevereiro de 1997
História: Tio Patinhas e o Monstro Aspira-Grana
Roteiro: Rudy Salvagnini
Desenhos: Stefano Intini
História originalmente publicada na Itália em 01º de Agosto de 1995.

O personagem central de hoje é um dos mais famosos, se não for o mais famoso, nas HQs da Disney: Tio Patinhas. A família Pato tem atualmente muito mais histórias do que Mickey sem dúvida, e boa parte delas vem do Tio Patinhas, a mais importante criação de Carl Barks. Não tinha como não apresentar o sovina aqui no blog. Não escolhi uma história genuinamente Barkiniana porque eu comecei o projeto apresentando alguns artistas da Disney Itália, então me pareceu correto pegar uma também deste país para mostrar o Tio patinhas por lá.

Ainda assim a história segue um dos conceitos básicos de Carl Barks: Que Tio Patinhas nasceu nas Escócia. O Monstro Aspira-Grana se passa então na terra natal do Tio Patinhas e conta um pouco da infância do velho muquirana, não uma oficialmente de Carl Barks e de Don Rosa, mas não tem problema, ainda assim é divertida. Mais ainda é ver Donald e sobrinhos serem arrastados na aventura. Não é uma clássica aventura de caça-tesouros, e sim uma que trabalha um pouco com a personalidade do Patinhas. Escolhi esta em particular, porque são bem raras histórias italianas que mencionam sua infância ou a Escócia. Poucos mexem no legado de Barks por lá.

Ah, um detalhe, talvez alguns possam estranhar o Batista, mordomo do Tio Patinhas. Ele é um personagem italiano muito famoso lá e aqui no Brasil para quem acompanha as HQs. Mas é bem direfente do Leopoldo da série animada Ducktales. Batista é mais “maluquinho” e trabalha em geral na Caixa-Forte, alias é bem comum o Patinhas dormir na própria Caixa-Forte nas HQs já que na série Ducktales ele ia para mansão porque os sobrinhos do Donald estavam lá. Como nas HQs Huguinho, Luisinho e Zezinho moram com Donald, Tio Patinhas acaba ficando mais na Caixa-Forte. Mas ele ainda tem sua mansão e o Batista também cuida dela, não tem o Leopoldo de Ducktales nas histórias italianas. Batista inclusive tem algumas histórias onde ele é o protagonista principal, só para se ter uma noção da fama do personagem lá. Na Itália ele é chamado de Quackmore e foi criado em 1986 por Giorgio Cavazzano.

Curiosidades (Segundo o Inducks):

Rudy Salvagnini [Roteiro] e Stefano Intini [Desenho]: Ambos até hoje trabalham na Disney produzindo histórias. Salvagnini tem seus primeiros trabalhos datados de 1979, enquanto Intini começou na editora em 1989. Eu não conheço muito ambos pelas HQs atuais, mas vi que Intini trabalhou numa história daquele prestigiado projeto “As Novas Aventuras do Superpato“, na qual publicamos aqui. Ele tem segundo o Inducks um pouco mais de 100 histórias na qual trabalhou. Salvagnini já tem um número bem maior de histórias, acima de 500, e já trabalhou com praticamente todos os personagens da casa, de Mickey, Gansolino, Donald, Pateta e Tio Patinhas, claro.

Nota: Caso você queira saber mais sobre Carl Barks, Tio Patinhas e Disney, escute nosso podcast especial de Quadrinhos! Vale a pena! [Clique Aqui]

Mas, ESPERE!, caso você queria conferir as 3 primeiras páginas desta história, sem fazer o download, é só clicar em “continuar lendo”. De bonus, uma fotinho da minha coleção de HQs ;-)

Para continuar lendo, e ver as páginas em melhor resolução, basta baixar o o download lá em cima do post.

Não vai faltar histórias bacanas para as próximas edições deste projeto. ;-)

Isso também pode lhe interessar

13 Comentários

  1. Thiago, como vc sabe muito de HQ da Disney, poque Zezinho Luizinho e Huginho são deixados com o Pato Donald?
    [trabalho de escola]

    1. Darth não há exatamente um resposta oficial para isso. Sabe-se que a Irmã de Donald, Dumbela, deixou seus filhos aos cuidados do irmão. Mas nunca foi aprofundado o porque ou até mesmo quem é o pai dos três patinhos.

      Don Rosa e Carl Barks brincaram um vez ou outra com o assunto, mas não se sabe porque Dumbela largou os três com Donald ou até mesmo porque nunca voltou.

      Isso porque quadrinhos não é extamanente como contos literários onde todas as pontas precisam ser fechadas e tal. A Disney tem uma política e não casar seus personagens, note que todos os principais personagens tem sobrinhos. Donald tem Huguinho, Luizinho e Zezinho, Mickey tem o Chiquinho e Francisquinho, Margarida tem a Lalá, Lelé e Lili, Zé Carioca tem o Zico e o Zeca. Tudo isso talvez para não dar aquele ar de velhos aos personagens adultos, obrigando-os a casar para terem filhos. Assim a solução foi colocar essa relação sobrinho/tio

      A única exceção é o Pateta que tem o Max, que acabou surgindo primeiro em desenho animado e depois foi colocado nos quadrinhos. Mas ainda assim Max surge raríssimas vezes nas HQs e sempre naquele universo do desenho. No oficial mesmo o Pateta tem o Gilberto, que também faz o papel de sobrinho.

      Talvez isso sou um pouco ultrapassado nos dias de hoje é verdade, mas eu acharia muito esquisito ver Donald e Mickey tendo filhos.

      Em casa eu tenho os especiais da editora abril de Carl Barks e Don Rosa, incluindo a Saga do Tio Patinhas, onde cita um pouco sobre a irmão gêmea do Donald. E aí eu post aqui sobre o assunto. 😉

      Espero ter ajudado.

  2. thiago a avaliação feita no podcast sobre o futuro dos quadrinhos disney me deixou um pouco desanimado, tendo em vista que sou um desses moleques que cresceu lendo zé carioca, donald e tio patinhas.Bem pelo menos me resta uma ponta de esperança o fato de ter ainda fãs como vc aqui na net que tentam divulgar essas obras…a comunidade anônima de fãs de quadrinhos disney agradece !!

  3. Ai ai… Saudades da minha coleção de quadrinhos ;/

    Um dia viajei e quando voltei ela sumiu, simplesmente sumiu. Hoje em dia quando bate aquela vontade de reler algumas historias só me resta deitar e dormir.

    Cheguei aqui procurando a historia Los Três Caballeros com o Donald, Zé Carioca e Panchito, cê tem ? E por favor, Scan na saga do Tio Patinhas.

  4. muito showww seu site
    minha infancia foi lendo gibis disney
    ze carioca
    tio patinhas
    pato donald
    etc
    vc por acaso nao teria ai a mini serie disney ” o mistérios dos signos” teria?
    se tiver por favor, disponibilize pra gente, agradeço infinitamente

  5. Esta história é um grande clássico pra mim. Afinal, trata-se do segundo gibi do Tio que eu comprei pra minha coleção. Saudades…

  6. Pessoal, estou atras de aventura do Tio Patinhas, mas não lembro o nome, começa + ou – assim em templo seu população joga ouros joias em poço, ai o tio panhas o encontra, não sei informar se esse povo  é inca ou maia, alguém sabe o no nome desse historio o até mesmo o nº da edição que saiu, por favor alguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.