Conversa de Mangá: Hunter x Hunter 337 – Confession

Capítulo Confession já está na web!

Curti muito esse capítulo. Foi como aquele antes de começar a saga dos zodiacs, quando terminou a das formigas. Reflexivo. E adorei o “novo Kaito”, principalmente o traço diferente. Fora isso, Ging troll, mas alguém tinha alguma dúvida de que isso iria acontecer? XD Capítulo lido no Manga Fox e cuidado com spoilers nos comentários!

Três melhores comentários à seguir
  • Eduardo

Agora que li o capítulo traduzido, fiquei meio confuso. Primeiro que a qualidade dos desenhos ”voltaram” a ser garranchos, parece que ele desenhou com a mão esquerda (ou direita se ele for canhoto), isso não é qualidade artística de mangá, nem gibi deve ser chamado disso.

Segundo que esse capítulo foi muito filosófico. Tive que ler umas três vezes pra interpretar direito a causa da encarnação e tudo mais, eu até gostei do termo espírita abordado.

Sinceramente, eu só acompanho HxH porque não se vê mais mangás com histórias e contexto de qualidade hoje em dia. Como auto, Togashi é fera e venero muito ele. Mas como pessoa e produtor de mangá, considero ele como um cuzão fila da mãe. Nunca vi um autor tão preguiçoso e sem determinação. O que vocês acham?

  • naka

Tomara que cancelem o mangá porque assim os trolls que só sabem reclamar da vida dos outros vão ter realmente do que reclamar. Francamente, reclamam da qualidade do mangá semanal, mas se esquecem que lêem o mangá de forma clandestina, porque scans, da forma que são distribuidas são ilegais. Não pagam nada e se acham no direito de exigir algo, se quiser acompanhem pela JBC cujo mangá está parado e nem a luta do netero contra o Rei terminou. O Togashi já está trabalhando com mangás a mais de 25 anos, tempo esse que a maioria dos leitores daqui nem tinham nascido, agora ficar de mimimi xingando o cara, a vá ler um livro então.

  • Kil

Vale lembrar também que Hunter x Hunter é um dos mangás mais vendidos, queda de qualidade não pode ser justificada, ele tá ganhando muito dinheiro. Me parece muito um jogador de futebol quando vira estrela, ganha 10x mais que os outros e ainda joga menos. Só lembrando que o mangá que ficou 1 ano em hiato voltou e ficou em top nas vendas, isso reflete o tanto de devotos que HxH tem. Desdo começo foram vendidos mais de 55 milhões de tankobons, isso é uma noticia desatualizada pois não inclui os mais novos. De números o Togashi não pode reclamar, quem tá devendo é ele, mas também vale lembrar que ele desenha novamente para o tankobon quando um capítulo sai desse jeito, isso já aconteceu em otras ocasiões.

Isso também pode lhe interessar

55 Comentários

  1. Ainda não li o capítulo em português,então quando chegar e eu ler,comentarei melhor,porém tenho um adendo;O Tagashi está mais preguiçoso que nunca!Ele realmente estava afim de desenhar?

  2. Agora que li o capítulo traduzido, fiquei meio confuso. Primeiro que a qualidade dos desenhos ”voltaram” a ser garranchos, parece que ele desenhou com a mão esquerda (ou direita se ele for canhoto), isso não é qualidade artística de mangá, nem gibi deve ser chamado disso.

    Segundo que esse capítulo foi muito filosófico. Tive que ler umas três vezes pra interpretar direito a causa da encarnação e tudo mais, eu até gostei do termo espírita abordado.

    Sinceramente, eu só acompanho HxH porque não se vê mais mangás com histórias e contexto de qualidade hoje em dia. Como auto, Togashi é fera e venero muito ele. Mas como pessoa e produtor de mangá, considero ele como um cuzão fila da mãe. Nunca vi um autor tão preguiçoso e sem determinação.

    O que vocês acham?

    1. É verdade.Se ele e o Tite Kubo fizessem parceria ultrapassava até one piece!Por que um sabe desenhar(Tite Kubo),mas não sabe escrever,já o outro sabe escrever(Togashi),mas não gosta de desenhar!

      1. Não é uma má ideia. Mas pelo visto, parece que que os dois são muito esnobe, bem , pela parte do Togashi pelo menos. Já vi entrevista que na época que estava publicando YYH, deu ”a louca” nele e ele queria parar do nada, assim, como se nem tivesse começado o mangá. Sem falar na equipe que está com ele, parece que ele trabalha quase sozinho – pela qualidade dos esboços.

  3. Quando comecei a ler esse capitulo ja fiz cara feia por causa dos desenhos vamos caprichar ae Togashi D:

    Desde umas semanas para ca a qualidade do desenho ta caindo pacas porem mesmo o capitulo sendo um pouco confuso eu ate que gostei 😀

  4. ainda não li nada de HxH, mas pretendo rsrs, fui olhar o capitulo pq vi todo mundo falando dos desenhos do cara! Meu deus hein rsrs ele deve estar querendo ou provar que desenho não é importante e sim a historia ou ele deve estar forçando a barra pra largarem HxH pra la e deixarem ele em paz rsrsrsrsrs

    1. Na minha opinião. A história é muito criativa, sem precedentes, revolucionário. São poucos mangás de qualidade. Mas em termos de qualidade artística, deixa a deseja, mas não algo pra se deixar de lado, dá levar levando. Uma coisa que melhora, são as lutas, são bem criadas e planejadas, por isso eu não ligo muito pra isso.

  5. da medo desses garranchos… alem de feios, me preocupa pq ele pode estar querendo parar de desenhar denovo, ae desenha de qualquer jeito…

    no final da saga das chimeras foi assim… tava um garranchos só!

      1. vinha comentar isso.

        togashi dever ser aquele tipo de escritor morto, acredito que aquele autor de bakuman lá que faz o Lontra 11, deve ser inspirado totalmente em togashi.

        medo do que pode acontecer no capitulo 340…

  6. Oi, só pra avisar as pessoas que estavam criticando o Togashi: Ele estava muito doente a pouco tempo e foi até cogitado a ideia de cancelar o mangá, ele, (ñ sei pq) ainda insiste em continuá-lo. Ele deve ter se esforçado muito para estar continuando com o mangá. Peço que não o critiquem sem saber o pq dele estar desenhando tão mal sem saber o real motivo.

    ^^

      1. WTH? uma gripe deixa um autor de manga nesse estado O.o, então o trabalho é realmente puxado pra cacete, ou o japoneses resistem tanto a gripe com seu cuidado com saude e tal, que quando pega uma é pra morrer de vez xD.

    1. retiro o que eu disse sobre o traço
      mas é ruim o autor parar agora depois que voltou do hiato já que tem o anime e tambem ele esta ganhando popularidade
      espero que ele melhore logo para ele criar estorias tão boas como hunter hunter e yu yu hakusho 😛

  7. As ilustrações desse capítulo, estão uma d…; tirando isso gostei do capítulo. Bem filosófico… Também fiquei com a impressão de que vai ter uma passagem de tempo!

    1. hahahahha pior que dá para acreditar mesmo!

      essas historia de que tá doente é beeeeem velha… isso foi o motivo dele ter parado por 2 anos de desenhar mangas…

      o Oda ficou doente tb e ficou 2 semanas de cama.. e depois voltou normal… essas desculpa de “ai, estou doente, vou cancelar o manga” é bem infantil e pouco madura, se de fato for verdade.

      e ele mesmo havia afirmado que agora iria andar bem a serie….

  8. e quem, diabo, fica mal por causa de gripe?

    eu fico mal se pegar uma aids, cancer, perder uma perna…. uma GRIPE? po..vitamina C e cama por 3 dias resolver bem….

    1. pega uma aids foi foda hahahahhahahahahaha

      Nunca subestime a força de uma gripe cara rsrsrsrsrsrs
      falando sério, até hj nunca conheci ninguem que ficou gripado mesmo!
      So conheço gente que fica resfriada e depois de uns 3 dias ja ta tranquila…

  9. tomara que cancelem o mangá porque assim os trolls que só sabem reclamar da vida dos outros vão ter realmente do que reclamar. Francamente, reclamam da qualidade do mangá semanal, mas se esquecem que lêem o mangá de forma clandestina, porque scans, da forma que são distribuidas são ilegais. Não pagam nada e se acham no direito de exigir algo, se quiser acompanhem pela JBC cujo mangá está parado e nem a luta do netero contra o Rei terminou. O Togashi já está trabalhando com mangás a mais de 25 anos, tempo esse que a maioria dos leitores daqui nem tinham nascido, agora ficar de mimimi xingando o cara, a vá ler um livro então.

    1. Cara,não sei quanto aos outros,mas eu compro os mangás da JBC com muito orgulho,pois diferentemente de Fairy tail,a editora soube trabalhar muito bem na tradução e na qualidade do mangá,por essa razão eu critico sim o autor,pois pago pra ler a obra dele e me sinto no direito de critica lo(até por que as pessoas crescem mais quando são criticadas do que quando são elogiadas).O Togashi apesar de ser um gênio é sim preguiçoso,a esposa vai ter um filho e ele para de fazer o mangá por mais de 1 ano?!Quem vai parir o filho é ela ou ele?E mais,depois de fazer 10 capítulos ele para de novo por que está doente…beleza,tudo bem,afinal é uma doença,porém depois de 1 ano ele finalmente volta a fazer o mangá.Faz mais 10 capítulos e fica doente DE NOVO!Mais 1 ano de hiato!Depois disso ele volta e faz mais 20 capítulos e fica doente DE NOVO!Cara…na boa,sem comentários.Ninguém está criticando a obra dele(até por que é uma obra incrível),mas sim ele mesmo.Togashi é o autor mais bem pago da Jump(mais até do que o Oda e o Masashi Kishimoto),o mínimo que ele poderia fazer era trabalhar com afinco.

    2. Não aceita criticas cara? Na boa o Togashi mesmo sendo o maior troll é o meu autor preferido e nem por isso tudo que ele faz é perfeito.

      Sim os desenhos desse capitulo estao toscos eu achei se voce nao beleza agora ficar lambendo o saco do cara direto que eu nao vou fazer

  10. olha só… n sabia q ele era o autor mais bem pago da jump! os seus argumentos são invalidos, primeiro que n lemos de forma “clandestina”, pq de acordo com o dicionario Aurelio: adj. Feito às escondidas: reunião clandestina. / Que é contra as leis ou a moral.

    fazer uma tradução é um trabalho de amor e homenagem ao autor… ninguem faz pq ganha status ou dinheiro… faz por puro amor a obra….

    e o senhor Togashi, está sendo muitissimo relapso com seus fás…. NADA justifica a falta de profissionalismo e trabalho porco… se esta doente e n pode trabalhar, explique-se aos fás….isso é respeito para quem compra e admira o trabalho dele!

    todo mundo sofre imprevistos e basta uma explicação e um pedido de desculpas para compreendermos e esperamos um trabalho dignoo e bem feito!

    Pronto falei! rsrsrs

    1. Da mesma forma que Eu sei quando vou ficar doente, o Togashi tambem deve saber. Na real, ninguem gosta de ficar doente, se ele esta doente agora, ou nao, cabe a ele expor o que se passa com a saude dele. Eu tenho a colecao HxH da Jbc, reconheco que alguns desenhos sao garranchos mas pelo menos o autor esta tentando se esforcar para pelo menos dar um fim a obra. A historia esta boa e essa queda e subida de qualidade ja aconteceu varias vezes.
      Outra e que pirataria nao corresponde apenas a ganhar dinheiro em cima de uma obra ou nao. Se vc nao tem direitos autorais para distribuir o trabalho dos outros (de graca ou nao) isso e ilegal. Se quiser mande uns scans com amor para a weekly jump pra ver a cara de felicidade deles. Acho que seus comentarios sao invalidos mas se quiser uma fonte para comprovar fique a vontade de ler esse artigo:

      http://manga.about.com/b/2010/04/18/weekly-shonen-jump-asks-readers-to-stop-illegal-manga-scans.htm

      De graca e ainda quer cafune, por favor. O unico modo de dar algum prestigio para o trabalho dele e comprando o manga da jbc, agora resolva agradecer e mandar uma copia de scans para ele pra ver o quanto feliz ele vai ficar de vc e dos seus comentarios. Scans nao vende manga e quem sai prejudicado e o autor. Quem realmente tem voz para reclamar da qualidade sao os leitores do japao que compram manga e respondem questionarios semanais de qualidade das obras, real time, na mesma semana que o manga sai nas livrarias, lojas etc. O que os outros paises veem e apenas o que foi aprovado ou nao meses/anos depois.

      1. Realmente devo reconhecer que você tem uma certa razão em relação a pirataria,porém…o autor também deveria agradecer aos sites de scans(e não ser contra),pois sem eles,o autor não venderia nem um terço de suas obras pelo resto do mundo,já que esses sites fazem mais propagandas de suas obras do que limita las ao público!Sem esses sites “piratas” o autor não venderia quase nada,já que antes os leitores tinham um certo preconceito contra os mangás japoneses por serem diferentes dos HQs.

        1. O problema com scans(feita de forma “ilegal”) seja de mangás, hqs ou qualquer coisa que seja comercial é que isso não gera lucro para a empresa e os envolvidos(o desenhista, os ajudantes, a distribuidora, a gráfica, etc etc..). Não adianta querermos ver tudo pelo lado filosófico da coisa, achando que arte foi feita só para ser apreciada, porque ser mangaká também é uma profissão como outra qualquer e eles também tem contas a pagar todo mês.
          É preciso se colocar no lugar do autor, é claro que ele quer que suas obras sejam vistas e que sejam divertidas, mas para isso é necessário ter algum lucro nisso, porque só prestigio não paga as contas no final do mês. Imagina se tivessemos que passar o extresse de entregar a cada semana, uma história que seja interessante, divertida e que tente agradar boa parte dos leitores. Imprevistos sempre acontecem com todos,imagina se no meio da semana você ficasse doente, ou alguém da sua família ficasse doente (sei lá, o filho), diferente da maioria que pode pedir folga no trabalho, não deve ser a mesma coisa para um mangaká (só quando a situação ta crítica, no caso, o famoso hiato) e não tem como toda a semana a revista colocar uma nota de rodapé: “o autor “X” entregou o trabalho com arte duvidosa porque o filho ficou doente e blábláblá”.
          Depois de tudo isso, chegar no final do mês e ver que seu trabalho exaustivo não valeu de nada porque 10 pessoas compraram o seu mangá enquanto outras 100 leram de graça a scan.
          Não tem como criar uma lei que diga: “É proibido compartilhar as scans no japão mas tudo bem no resto do mundo”. Pelo menos, não de graça e sem direitos autorais. Nem todos os leitores das scans(traduzidas ou não) são como alguns de nós que somos fãs da obra, podemos ver as scans mas compramos a obra quando ela chega de forma legal no nosso país. E mesmo assim, isso não nos dá ao direito de lermos as “scans” de graça pela web, quem quiser ler que leia, mas a pessoa tem que ter noção que ela não tem direito nenhum de exigir nada do autor. Ficar xingando, chamar de preguiçoso, mandar por inferno ou coisa do gênero é tão gratuito que de nada vale. Estou tentando colocar a situação do mangaká de forma realista, um bom exemplo comparativo, dessa relação entre scans de graça e críticas de quem lê dessa forma, seria a seguinte: “Você está andando pela rua tranquilamente e do nada aparece um desconhecido, que sem motivo aparente, começa a criticar a forma como você trabalha, fala mal das suas roupas, critica o seu gosto musical, etc. O que você provavelmente diria para esse desconhecido maluco? Pelo menos, Eu diria: “Cala boca seu idiota, tá falando o que?! Você paga minhas contas por acaso?! Se liga, você não contribui com nada e se acha no direito de falar alguma coisa a meu respeito?!?!”

          Deve ser mais ou menos assim que as editoras e alguns autores se sentem em relação as scans gratuitas. Por isso acredito que quem quer ler as scans que leia, mas pare de pensar apenas no próprio umbigo, antes de fazer críticas ao autor, já que não contribuem para pagar o trabalho dele. Os únicos que tem algum respaldo em relação aos capítulos mais recentes (e não lançados fora do japão) são os leitores japoneses que compram a revista semanal, que pagam o material e por consequência faz com que o autor consiga continuar com seu trabalho e que nós possamos ler algum dia.

          1. Realmente você tem uma certa razão.Criticar o autor sem comprar ou ler a obra legalmente é uma idiotice,porém EU me sinto no direito de critica lo,pois sou um leitor que consumo sua obra legalmente(ou seja,eu pago as contas dele).Eu pago pra ler algo de qualidade.
            Cara…esse autor ganha tão bem,o que custa trabalhar melhor?Hunter x Hunter é um dos mangás mais bem vendidos(acho que seria o 2° mais bem vendido se fosse lançado periodicamente)no Japão,os fãs fazem sua parte comprando o produto,o que custa ele fazer a dele?

  11. bom… “nunca discuta com um idiota, pois ele sempre terá razão”….

    suas palavras são realmente de alguem q não se importa com muita coisa. O autor do garfield tb viu varias tirinhas suas serem scaneadas e mais ainda, modificadas… sabe o que ele fez? adorou a ideia e lançou um livro ainda com todas historias modificadas…

    paulo coelho, um autor q n sou fá, disse que é a favor de disponibilizar os livros dele pela web…. neil gaiman tb ja de pronunciou que disponibilizar suas hqs e´uma forma legal de promoção…

    vários e vários artigos cientificos são disponibilizados de graça nos sites academicos…

    suas palavras, meu caro, são palavras ideologicas… ligadas fortemente ao capitalismo. vc aceita regras feitas para protegerem os donos do capital a ganharem mais e mais dinheiro…

    obras literárias são muito mais de dinheiro… são para serem compartilhadas, expostas e admiradas…

    minhas palavras para vc terminam aqui…. reflita

  12. Vale lembrar também que Hunter x Hunter é um dos mangás mais vendidos, queda de qualidade não pode ser justificada, ele tá ganhando muito dinheiro. Me parece muito um jogador de futebol quando vira estrela, ganha 10x mais que os outros e ainda joga menos. Só lembrando que o mangá que ficou 1 ano em hiato voltou e ficou em top nas vendas, isso reflete o tanto de devotos que HxH tem. Desdo começo foram vendidos mais de 55 milhões de tankobons, isso é uma noticia desatualizada pois não inclui os mais novos. De números o Togashi não pode reclamar, quem tá devendo é ele, mas também vale lembrar que ele desenha novamente para o tankobon quando um capítulo sai desse jeito, isso já aconteceu em otras ocasiões.

  13. Mas pelo menos dos mangas que eu vejo imagens publicados na Jump atualmente HxH é o mais relaxado de todos :/

    Queria que o Togashi caprichasse mais :/
    Em YYH eu acho o traço dele perfeito (menos no final que fica perceptivel a vontade de trabalhar dele xD)

    Em HxH tem quadros muito bem feitos quando ele quer ele manda muito bem so que a qualidade do desenho oscila demais D:

    Vamos trabalhar ae Togashi seu lindo D:

  14. Caramba!! Alguém traduz o 338!!!já saiuuu!!! E o Togashi tá na maior viagem!!!!Que estória é essa do mundo até então ser só uma parte pequena de um outro mundo, de onde as formigas vieram e poucos sabem disso…pelo menos dá para criar muitas estórias e hunter x hunter não vai acabar tão cedo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.