E quando sai esse Shenmue HD hein?

O plano de tortura da Sega continua, por hora Shenmue HD ainda é só rumor!

Quando essa onda de jogos da geração anterior passarem a ser remasterizados em HD começou e se firmou como algo rentável, uma pergunta entrou na minha cabeça de repente, assim como quem não quer nada e nunca mais saiu desde então: afinal o que diabos a Sega está esperando para lançar uma versão HD de Shenmue nos consoles? Depois dos dois Sonic Adventure, Crazy Taxi, Jet Set Radio e até Daytona USA, entre outros títulos menos importantes, o maior dos mistérios no mundo dos games para mim continua sendo um completo mistério. Quem já jogou elogia sem pensar duas vezes, quem acompanhou as notícias que precederam o lançamento do jogo na época dizem que ele foi e ainda é um dos jogos mais caros já feitos. Mas e quem não jogou nada ainda?

Eu mesmo só ouvia falar, isso quando não esbarrava numa artwork lindona do game em alguma revista. Sem um Dreamcast para tirar as minhas próprias conclusões o único jeito foi dar umas espiadas em vídeos pelo YouTube e assim tem sido até hoje. Esse namoro só não virou casamento ainda porque a Sega continua mantendo o seu maior tesouro como refén. Será que a mãe do Sonic não acredita que a fórmula de ontem ainda pode funcionar hoje?

Não estou dizendo que isso vale para a possível sequência que até hoje os fãs de longa data estão esperando. A visão, as mecânicas, essa sensação de mundo aberto cheio de mínimos detalhes para te fazer se perder dentro do enredo principal e até mesmo o sistema de combates são coisas que eu vejo em muito sandbox atual e grande parte do que se vê em Shenmue parece que serviu de inspiração para os jogos posteriores da Sega, como Yakuza por exemplo. Mas quando a gente fala de clássico não tem porque ficar imaginando que tal game das antigas não vai atender as expectativas de hoje. Clássico é clássico e quando se decide homenagear um trazendo-o de volta á vida, a última obrigação dele é a de bater de frente com lançamentos atuais.

Semana passada surgiram alguns rumores não confirmadas ainda pela Sega de que os dois jogos da franquia já teriam sido remasterizados há muito tempo e que o motivo da demora em liberá-los tanto na PSN e XBLA seria fruto de uma indecisão da empresa quanto ao futuro da franquia. Desculpa esfarrapada e extremamente vaga a parte, pra mim isso nada tem haver com o possível relançamento dos jogos anteriores. Isso me xeira mais a um estudo da empresa para saber como anda o interesse do público pelo tão sonhado terceiro título. Mas a Sega tem mesmo motivos para duvidar do sucesso desse clássico? Não é de hoje que ouço falar da legião de fãs que ainda sonha com a promessa de um terceiro jogo, promessa essa que morreu repentinamente junto com o Dreamcast.

Se é para descobrir se a série ganha um novo fôlego ou não só lançando as versões remasterizadas para saber. E se o trabalho em cima delas realmente já foi feito, a casa do ouriço azul só marcou mais bobeira ainda nesse meio tempo. Os dois games anteriores ganharam versões localizadas no ocidente numa época em que nem todo mundo tinha internet para ser bombardeado com dúzias e mais dúzias de informação. Hoje a gente tem muito mais marketing viral do outro lado do planeta invadindo a nossa casa e nem por isso lançamentos como The Last Story chegam até nós em tempo hábil. Vencer as barreiras que separem o ocidente do oriente já não é sinônimo de sucesso? Se Shenmue até hoje ainda é lembrado como um dos melhores jogos que a Sega já pôde conceber é sinal de que o seu sucesso nunca foi um acaso.

Enfim, você está com a faca e o queijo na mão Sega, o que falta para gente poder comtemplar esse clássico de novo hein?

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Mas viva piñata é da Rare. Mas quanto a um possível Shenmue 3, só vai valer a pena que o Yu Suzuki encabeçar o time de desenvolvimento, do contrário vai ser mais um desastre by sega que nos dias atuais, não anda agradando muito os fãs.

      1. Não lembro se tem nos jogos sob demanda, provavelmente tem. O jogo saiu em mídia física para 360 em novembro de 2006 e foi idealizado por Gregg Mayles, diretor criativo da Rare e uma das cabeças por trás de Banjo & Kazooie.

  2. Tomara, assim não preciso correr atrás de um Dreamcast. Acho muito bom clássicos serem relançados digitalmente, não é justo eles ficarem perdidos.
    Falando em The Last Story, será que ele aparece aqui pelo Portallos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.