Opinião | Nintendo e sua osteoporose…

Será que a Nintendo não envelheceu demais e ficou gagá?

Osteoporose, segundo o Wikipédia, é uma doença que atinge, em geral, pessoas idosas, fazendo que seus ossos fiquem frágeis e fracos. E comparar a osteoporose com a atual Nintendo meio que faz sentido. A companhia é velha, uma das sobreviventes e pioneiras no mundo dos videogames, e não é tão incomum assim ela demonstrar uma certa fragilidade em tempos de mundança de geração de consoles. O osso é parte importante do corpo humano. É parte importante de nossa estrutura. E estrutura é algo que a Nintendo sofre sempre que precisa trocar de console e se adaptar a tempos mais modernos. A empresa sofre quando precisa se adaptar. Não muito diferente de um idoso quando precisa entender uma nova tecnologia aquém de seu tempo.

E é fato incontestável que a Nintendo está mal das pernas. O presidente da empresa já informou que vai cortar seu salário pela metade, junto com outros figurões da alta patente da empresa que terão cortes diferenciados (leia aqui). Além disso hoje já está rolando pela internet a pauta da reunião que Satoru Iwata fez com investidores da empresa explicando o que a Nintendo fará para contornar a crise que vem enfrentando, graças ao fracasso comercial do Wii U. Saiba em maiores detalhes nesse excelente informativo da Uol Jogos. E se você está chegando agora e não entendo porque diabos a Nintendo não está bem das pernas, esse é outro link na qual deveria dar uma olhada.

Talvez alguns possam pensar que estou feliz com todo esse infortúnio que a Nintendo anda enfrentando, afinal já falo mal da empresa aqui no blog desde o desastre que foi a minha experiência com a porcaria do Wii, ocasião inclusive que me fez virar um contente dono de um Xbox 360, bem no comecinho da geração anterior. Mas não, eu não estou contente com essa situação. Querendo admitir ou não, sempre gostei e sempre torci para que a Nintendo se acertasse e voltasse aos bons tempos de Super Nintendo ou até mesmo no excelente trabalho dela na geração Gamecube (e que muitos não vivenciaram porque estavam ocupados jogando PlayStation 2).

O ponto em questão aqui é que talvez a Nintendo esteja ruim porque as pessoas que estão no comando da empresa estejam velhas demais para os tempos modernos de hoje. Há algum tempo atrás cheguei a comentar brevemente aqui no blog sobre o que seria da empresa e de franquias como Super Mario e The Legend of Zelda no dia em que Shigeru Miyamoto vier a falecer. O próprio Satoru Iwata talvez já esteja a tempo demais no comando da empresa. Será que já na passou a hora dessas pessoas começaram a pensar em quem os substituirão no futuro e como isso poderá beneficiar a empresa?

Tudo bem que talvez esteja desprezando pessoas que são consideradas por muitos como lendas vivas do universo dos games. Mas qual é o momento certo para que essas pessoas parem ou diminuam o ritmo para outras pessoas possam renovar as estruturas da empresa? Eles já tentaram, tiveram suas chances, acertaram em muitas coisas. Mas de que adianta a Nintendo vender bem o 3DS se isso acaba servindo para custear o fracasso de plataformas como Wii U? Qualquer gamer de fora do universo Nintendo consegue enxergar que a empresa ainda faz jogos fantásticos, graças as franquias criadas nos tempos áureos da mesma (isso é um detalhe importante para ser refletido), porém a empresa sofre com um conservadorismo exageradíssimo, e até mesmo um certo egocentrismo que a impede de olhar o que existe de bom na concorrência e adaptar para suas plataformas. E isso de olhar o que existe fora do seu próprio umbigo não é algo prejudicial, para coexistir em qualquer ramo de mercado, é preciso ter esse jogo de cintura e admitir que você não é o único a ter boas ideias.

E tudo que Iwata veio nessa ocasião dizer a seus investidores não é nada revolucionário, pelo contrário, ele apenas veio admitir que a empresa realmente possui dezenas de pontos ultrapassados que precisam mesmo serem adaptados para que Nintendo continue sobrevivendo ao mercado atual. Chegar a ser realmente ridículo ponto como a inexistência de desenhos ou até mesmo animações com suas propriedades intelectuais. O licenciamento de seus personagens a outros tipos de mídia é algo que já deveria ter sido feito há gerações de consoles atrás. Nem mesmo quadrinhos existem… fica difícil mesmo apresentar tantos universo fabulosos e personagens fenomenais se a empresa se prende dentro de seu próprio mundinho. O mesmo vale para a decisão de investir “alguma coisa” para apresentar suas franquias dentro do mercado de smartphones e tablets. Alias o próprio Wii U chega a ser um console absurdo quando você pensa que a empresa teve que criar um controle-tablet para mostrar uma experiência que empresas como a Microsoft e Sony conseguiram mostrar sem a necessidade de criar algo tão restritivo e de baixa usabilidade como um todo quando se comparado tudo que um tablet normal pode oferecer.

Realmente é difícil entender como a Nintendo conseguiu chegar até esse ponto, negando tanta coisa. Tecnologia online, interação entre jogadores, suporte a mercado emergentes, franquias sem qualquer investimento em outros ramos do entretenimento. O que me deixa puto com tudo isso, é que nunca irei esquecer a desculpas estapafúrdias da empresa e seus executivos ao longo dos últimos anos, sempre que alguém os questionava em determinados pontos citados. E agora tudo isso parece extremamente importante para que a empresa não vá para cova. É dureza ser um fã da Nintendo.

Talvez seja isso mesmo, a Nintendo é uma empresa gagá, sofrendo com uma osteoporose metafórica. É nestas horas que muitos lá dentro devem ficar aliviados que o Nintendo 3DS e suas múltiplas versões (ainda que meio confusas para certos públicos) estão indo bem. Pokémon é sempre um salva pátria nesse sentido, não? E vale lembrar que Pokémon é uma das raras exceções de propriedade intelectual da Nintendo que até hoje existe investimento na televisão e até mesmo em mangá (no Japão). O que seria da Nintendo hoje se o 3DS estivesse tão ruim quanto o Wii U? Foi por um triz…

E veja bem, mesmo dizendo tudo isso, ainda não estou totalmente crente de que a Nintendo ainda tem um espaço para o mesmo público que curte um Xbox ou PlayStation. Sempre vai existir o problema de que seus próprios games ofuscarem quase tudo que as thirdies parties tentarem criar de novo em seus consoles. Pra mim a Nintendo sempre mandou bem no desenvolvimento dos games e até hoje ainda acredito que ela se daria muito bem caso algum dia resolvesse criar jogos de suas franquias para outras plataformas, e isso não a impediria ou a prejudicaria em nada na divisão de seus portáteis (ao menos por enquanto, já que também acredito que os smartphones e tablets irão continuar ao longo dos próximos anos roubando uma parte importante desse público).

No fim, a empresa ainda continua acreditando que parte de seu futuro é arriscar e navegar em busca de novos nichos de mercados, tal como o Wii conseguiu com o público casual. Não nego que é uma ideia interessante, mas querer e conseguir fazer são coisas bem diferentes. Se fosse fácil assim, mais empresas estariam apostando mais fichas nisso. Ainda mais quando a mesma diz querer investir em “qualidade de vida e saúde”. Bem, não sei vocês, mas pra mim, essa história é bem complicado, afinal eu fui um dos que abandonou a empresa justamente porque a premissa do Wii não era pra mim. A Nintendo novamente vai dar as costas para seu público fiel quando achar um novo nicho? Porque ela claramente fez isso no Wii. E aí volta aquela ideia… se é pra ser assim, por que não criar games hardcore em outras plataformas e lucrar com vendas de software, enquanto mantém um portátil, e também criar jogos “casuais” ou de nicho para um “novo console/aparelho”? Porque já ficou comprovado que juntar o mundo hardcore e o casual (nicho) numa único console não deu certo. O Wii venceu pelo casualismo, já o Wii U tentou manter o casualismo e fortalecer o hardcore e está sendo esse desastre todo. Talvez o mundo hardcore que a Nintendo ainda acredita que precise possuir, ela só irá encontrar apostando no universo além de seu próprio umbigo.

Só sei que eu envelheci desde os tempos de Super Nintendo, mas parece que a Nintendo envelheceu três vezes mais do que isso. Eu ainda consigo acompanhar as novidades e evoluções do mundinho dos videogames. Já a Nintendo…

Isso também pode lhe interessar

26 Comentários

  1. Lembrando que a Nintendo não está nem de longe tão mal das pernas quanto a Sony, e o dinheiro que ela perde com o WiiU não chega nem perto dos 2 bilhões anuais que a Microsoft perde com os seus Xbox (e que estão levando seus investidores a falar em acabar com a franquia).

    Então cuidado pra não falar que só a Nintendo está mal das pernas. A indústria dos games inteira está mal das pernas.

    1. Só que a Sony e a Microsoft não existem apenas no ramo de videogames… isso faz uma grande diferença no final do dia.

      Há um outro detalhe, falem o que quiser, mas PS4 e X1 já chegaram há 3 milhões de unidades vendidas… e não estão nem seis meses no mercado… o Wii U já passou de um ano e está em 5 milhões… a diferença é muito pequena e será ultrapassada rapidamente em 2014.

      Se os consoles novos estão dando prejuízos para a Sony e Microsoft, isso não é um problema, já que é sempre assim mesmo em cada começo de nova geração. A longo prazo, as perspectivas dessas empresas é muito melhor que a Nintendo com o Wii U. Se não fosse isso, o presidente da empresa não estaria fazendo o que andou fazendo essa semana…

      Além do que a discussão não é se a Sony ou a Microsoft estão ruins, mas o fato da Nintendo ter finalmente admitido que as coisas para o lado DELA estão ruins. E no final do dia, a culpa é somente dela.

      1. A nintendo n se vê como competição dos dois. Compara-los é irrelevante quando no final o importante pra ela é ter lucro, ela teve dois anos ruins, grande em parte aos investimento de aumento de equipe, predios de pesquisas e etc, cujo o retorno só hão de ver ano que vem. A nintendo esta em uma realidade completamente diferente da Sony e Microsoft e isso tem seus bons e maus, mais bons, o problema da Nintendo é seu orgulho japones.
        O pokemon n salvou o 3ds, ele foi salvo antes disso, pokemon manteve seu status. Agora sobre o Wii U, é dificil dizer que ele é um fracasso, afinal o GameCube foi um "fracasso", e ainda assim deu lucro, o PS3 teve mais sucesso, mas quanto tempo levou pra gerar lucro por unidade vendida, e compare os lucros da Sony e Nintendo, veja quem esta realmente fracassando. Por isso comparar a Nintendo com outras empresas é ridiculo, ela vive em outro plano, só saberemos se o Wii U é um fracasso mais para frente, diante de investimento, compra de empresa, construções de prédios(enquanto a Sony vende os dela), este prejuizo só indica que o Wii U não foi a bomba que eles esperavam, que não foi o seu Wii 2.
        E é claro que a Nintendo esta atras dos casuais, assim como a Sony e Microsoft(ou vc acha que The Last of Us e Halo é hardcore?), todo console vencedor foi o q atraiu mais casuais. E sendo que todas as 3 estão atras dos casuais, eu acho q a nintendo é a que esta fazendo o melhor para o futuro dos games, afinal PS4 e X1 são apenas PCs capados com jogos casuais, indo cada vez mais em direção dos filmes e interação minima, e se eles tentam simular o PC tanto eu prefiro um PC, já a nintendo esta atras dos casuais dando experiencias diferentes e mantendo seu estilo mais arcade, o que deixa jogos como jogos.

        1. "A nintendo n se vê como competição dos dois."

          ela não se ver não significa que não seja. não cabe a ela decidir isso… ela estar dentro de um setor. não é ela quem decida quais são as concorrentes que estão ou não me mesmo setor. ela apenas diz isso para se sentir mais confortável com sua própria situação e também não deixa de ser um engodo para o seu público mais fiel, que tem esse hábito mesmo de exceder quando trata-se do fator vislumbre pela empresa e suas franquias. aí é fácil vender esse peixe pra um público assim, sobre tal pretexto.

      2. Eu sei que a Nintendo está na fossa. Mas eu só postei isso porque tá na moda falar mal da Nintendo e dizer que ela tem que virar third party, fazer jogos pras outras empresas, etc… quando sim, as outras duas estão pior.

        A Sony está sendo ameaçada de falência há anos. E o fato de ela fabricar outras coisas é justamente o problema, ela tem prejuízo em quase tudo que ela faz, o playstation é uma das poucas coisas que dá certo.

        Já a Microsoft está bem financeiramente, mas pelo que eu andei lendo tem vários investidores que não estão felizes com o prejuízo do Xbox e estão exigindo que a empresa venda ou feche o departamento de consoles pra focar nos produtos que realmente dão lucro.

        Não adianta nada você vender mais consoles se você não consegue compensar o custo bilionário necessário pra desenvolver consoles com gráficos de última geração em HD. Nenhuma empresa está conseguindo vender o suficiente pra compensar isso.

  2. E da perspectiva de quem gosta de videogames desde o Atari, eu não poderia estar mais satisfeito com a Nintendo. É uma das poucas empresas de entretenimento que conseguem ter um direcionamento claro e objetivo, buscando inovar e renovar, ao invés de apenas se aperfeiçoar. Tenho um Xbox One e pretendo ter o PS4 brevemente, mas pra mim os dois são meros PS1 e Xbox melhorados. Pouco se salva em termos de revolução.

  3. Respeito a opinião do meu brother Thiago, mas não consigo concordar com 90% do texto. De fato, o problema mais grave é na arquitetura do console Wii U e da infraestrutura de sua rede. É o único calcanhar de Aquiles. Hoje é muito mais difícil rodar um código decente e bem otimizado no Wii U do que nos outros concorrentes.

    Os demais pontos abordados não vejo como problema. De fato, o que vejo na internet é uma falta de bom senso e de uma reflexão madura, voltada não apenas para o momentum, e sim como um todo. Se existe uma empresa com o "drive" correto, é a Nintendo. MS e Sony estão se fechando em si mesmas e de maneira perigosa, ainda que com esforços louváveis de ambas as partes. Mas aí o problema é que elas são gigantes compostas de várias partes, então não há o foco, o "drive" que é preciso. É como um atleta que sofre com doenças em várias partes do seu corpo. Meu único receio é que tudo indica que a Nintendo no futuro buscará esse molde. Se ela seguir o caminho das outras empresas, o futuro será nebuloso e incerto. O último elo com o passado (trocadilhoooo) foi-se embora com o Yamauchi, veremos como seu legado será honrado. Curiosamente, novamente podemos comparar com a situação da Apple!

    Enquanto a Nintendo sempre buscou nadar forte para o oceano azul, as demais se contentam em ficar boiando na piscina em casa.

  4. Não que eu seja uma analista ou algo assim, mas queria também dar minha humilde análise. Não vai adiantar a Nintendo continuar como está, infelizmente. Ou o público. Eles não conseguem aceitar o que a Nintendo tem a oferecer, e ela não quer oferecer o que desejam. Acho que isso talvez não se resuma ao problema de jogar um mario, zelda ou DK, mas ao problema de comprar um wii/u para jogá-los. Basicamente eu ainda prefiro um console da Nintendo pelos exclusivos, que nos outros consoles são poucos. O steam com o bigpicture está aí para suprir minha necessidade com o resto. Apesar disso, concordo que a experiência num console ainda é superior, mas por essas e outras não consigo entender as escolhas que as pessoas fazem na hora de comprar o console (e ainda assim, sei que não estão erradas).

    Não sei qual foi o "segredo" para o Game Cube ser o que foi na época por ter pulado do 64(na verdade foi do ps1) para o wii, mas me lembro da infinidade de jogos quando eu lia a Nintendo World na época. Acho que o Game Cube era um console bem japonês, principalmente no que tinha a oferecer. Hoje vejo que o público praticamente não consome mais tantos títulos ocidentais ou de características ocidentais. Evidentemente ainda existem jogos orientais que vendem horrores, mas comparem a época áurea dos RPGs no ps2/gamecube com o mar de fps e sandboxes que existe hoje. Fico pensando se isso não influencia também.

    1. Isso faz sentido, eu já vi uma crítica num blog dizendo que um dos problemas da nintendo hoje é que ela faz questão de ser o mais japonesa possível. Só que as pessoas não compram jogos da nintendo porque são japoneses, elas fazem isso porque eles são bons. Mario é um encanador italiano. Zelda é uma fantasia medieval estilo ocidental. Metroid é ficção científica.

    2. Isso faz sentido, eu já vi uma crítica num blog dizendo que um dos problemas da nintendo hoje é que ela faz questão de ser o mais japonesa possível. Só que as pessoas não compram jogos da nintendo porque são japoneses, elas fazem isso porque eles são bons. Mario é um encanador italiano. Zelda é uma fantasia medieval estilo ocidental. Metroid é ficção científica. Não tem nada de japonês nisso.

  5. Eu acho que o Wii U vai seguir um caminho parecido com o do GameCube, vai ser um "fracasso" perto dos concorrentes, mas vai ter jogos muito bons, quase todos first party.

    O problema que eu vejo é que a maioria das pessoas que jogam videogame cresceram, envelheceram e não querem mais jogar títulos coloridos e infantis como Mario. Eles querem coisas realistas como Call of Duty.
    E a Nintendo continua fazendo jogos com foco mais infantil, acho que é exatamente o contrário do que o Thiago disse no texto, os jogadores envelheceram e a Nintendo parou no tempo.
    Com o Wii a Nintendo vendeu bem porque conseguiu atrair novos jogadores "casuais", mas o Wii U não tem esse apelo, e as crianças de hoje em dia, na minha opinião não se interessam tanto por video games, elas jogam mesmo é Candy Crush no Facebook.

    Eu, particularmente continuo adorando os jogos da Nintendo, jogo Mario com a mesma vontade desde Super Mario World. Super Mario Galaxy 2 foi de longe o jogo mais divertido e criativo que eu joguei de toda a geração passada (tenho um Wii e um PS3), mas infelizmente muita gente não jogou porque era "joguinho de criança".

  6. Nintendo envelheceu muito mal, sempre gostei da empresa até a era Game Cube, que mesmo sendo o console menos vendido, teve excelentes jogos, mas quando a Nintendo entrou na era Wii, ela acabou se matando, não lançou várias franquias antigas como Star Fox, F-Zero, Wave Race, entre outras, e ficou só com jogos pífios, quem não se lembra do ridiculo Wii Music?

    No WiiU ela tentou continuar com o mesmo público e expandir, mas veio com um console com um hardware totalmente defasado, online fraquissimo, dentre outros problemas que nem vou citar, fora que um console ficar jogado às traças durante os 6 primeiros meses de 2013 é de doer. Eu como dono de um só posso dizer que tenho desgosto disso.

    Outro problema da Nintendo é ela não criar novas IPs mais adultas, isso acaba afastando os públicos, mas tudo isso é culpa do Miyamoto, já foi seu tempo na Nintendo, o cara está atrasando a empresa, assim como o Iwata.

    Não sei o que esperar da Nintendo, mas ainda bem que temos a Sony/Microsoft no mercado, pois essas sim, respeitam o consumidor, pq se fosse depender da Nintendo, ainda estariamos jogando em cartuchos e somente com multiplayer local até hoje.

    1. Jogos pífios? Super Mario Kart do wii é sensacional. Super Mario Galaxy 1 e 2 estão entre as melhores notas da crítica especializada em games. Donkey Kong é excelente também. New Super Mario bros é bem legal. O remake de 007 goldeneye ficou ótimo. A versão definitiva de Resident Evil 4(e olha que o RE4 seria um exlusivo de gamecube) foi a de wii. Wii funciona os jogos de gamecube… Você faz parte de público que fala mal da nintendo só por modinha mesmo. Tem muito nego por aí achando que as merdas hooters burras como Call of Duty são jogos adultos e mais realisyas? Aonde está o realismo em tomar tiro de fuzil na cabeça e não morrer, carregar várias armas pesadas e continuar correndo sem cansar? Sem contar a falta de desafio e linearidade… Eheheh, sinto muito, os jogos da nintendo eram e sempre foram superiores aos demais no gameplay, jogabilidade, controles, fluidez, raciocínio, etc…

  7. Engraçado que eu não vejo a Nintendo como a única que não vai pra frente e fica presa ao passado. Eu vejo ela como a única que se desprendeu do passado e foi pra frente. E a única que ainda produz produtos que são primeiramente jogos e depois produtos de mídia, enquanto as outras produzem filmes e transformam em jogos, basicamente. A única coisa que a Nintendo precisa readquirir é o apoio das third parties que ela não tem desde que o tempo do SNES acabou. Mas o Wii U me parece estar com todas as cartas na mão para conseguir esse suporte.

  8. Concordo com várias coisas e discordo de outras. A Nintendo é gagá, porém é a empresa que sempre inovou. As outras é que são cuzonas.

    Abandonaram o Wii porque é casual, abandonara o GC porque era miniDVD, abandonaram o N64 porque era cartulho, abandonaram o SNES porque SMD era mais popular em bosta brasilis, abandonaram o NES porque… porque ainda tava na barriga da mãe. Sempre tem uma desculpa.

    A Nintendo encheu os bolsos com NES, SNES, Wii, NDS, 3DS. Vai quebrar como? Virou a Sega? As notícias são alarmistas. O que esse pessoal quer é deixar de comprar Nintendo + Outro, quer jogar o filé da Nintendo em console bastardo.

  9. Super Mario Galaxy, os jogos da Franquia Zelda, suficientes pra defender o Wii.. neguinho que fala que wii é um lixo com certeza jogaram apenas Wii sports e outros beem casuais… Quero ver falar que Zelda Skyward Sword não é hardocre. Eu zerei a merda do Call Of Duty modern war fare3 em um dia. O Zelda SS levei um final de samana inteiro pra passar apenas do primeiro ato do jogo e sofri pra vencer o primeiro chefe, jogo mais difícil, mais inteligente e mais desafiador. Será que a nintendo é jogo de criança mesmo? Fiquem com Gears of War e outros shooters genéricos e burros pensando apenas em gráficos, mas de jogos adultos isso não tem nada. Resident Evil Remake é bem melhor que as merdas do Resident Evil 5 e 6. Os tais jovens cismados a hardcore são geralmente garotinhos que só jogam shooters fps… lamentável… Coloca um mario galaxy na mão deles, perigoso demorar meses pra completar o game em 100%…

      1. xbox one ta vendendo a mesma coisa ou menos que o wii u

        play4 ta laaaahhhh na frente…sai exclusivo da sony vende beeeeeeem mais…sai
        multiplataforma vende mais no play4, no xbox one muda quase nada…sai
        exclusivo da nintendo vende beeeeeem mais…exclusivos da caixa são os mais fracos entre os 3…o último forza falaram que foi o pior forza da série…

        xbox one cagou no pau que quiseram fazer ele um multisistema sem necessidade…skype, coisa de
        tv, canais de sport…esqueceram que ele é um video game…além do que, ao contrário da geração anterior, os gráficos estão melhor no play4 do que no one, e as próprias produtoras dizem que está mais fácil programar pro play4 do que pro one, perderam um jogo de corrida de motos recentemente, etc etc etc…

        1. Carlos há tantos erros nesse seu comentário que fica difícil começar a partir de algum ponto.

          As vendas desse semestre do One superaram a do primeiro semestre, Forza Horizon 2 recebeu belíssimas notas e é apontando como um Forza superior ao primeiro Horizon e melhor que o 5 do ano passado. Halo Master Chief já começou a receber notas altissimas, o mesmo para Overdrive Sunset. O One teve lançamentos de peso e exclusivos nesse semestre enquanto o ps4 está minguando sem nada, dependendo dos multiplataformas.

          E na boa, os multiplataformas do One ainda vende muito mais do que qualquer outro game multiplataforma do Wii U.

          Enfim… pra mim o Xbox One está muito melhor do que o ano passado e ainda muito a frente do Wii U e correndo atrás bonito pra pegar o Ps4 que teve uma boa largada, mas tá no marasmo nesse final de 2014.

          1. eu sinto em vc um tom meio de raiva com a nintendo…quis ter um snes ou um n64 e não teve e ai cresceu amargurado??? preferia comprar toneladas de jogos piratas de play1 e play2 mas te faltava algo??? huahauha…normal, vi e vejo isso aos montes……

            eu acho que esse ano todas as empresas minguaram de lançamentos bons…a que eu vejo perspectiva a curto prazo é a nintendo com seus exclusivos…sempre fui nintendista, tenho wii e play3, sou jogador casual, pq qndo tenho saco e é um jogo que realmente gosto zero em 100%…hj se fosse comprar um novo console, o wii u é o que mais me atrai (o Play4 se tivesse retro já teria comprado)…um GoW atrai novas vendas para um Play4, um novo Mario Kart, um novo Zelda (Zelda Zelda, não HW) idem, enquanto isso no Xbox……….”TV, TV, TV, sports, call of duty…” ah sim, e os joguinhos “divertidíssimos” do kinect…fora o fato deles terem matado a Rare, uma das melhores (se não a melhor) produtora, desde os tempos de Nintendinho…hoje ela faz os “ótimos” jogos do Kinect…

            os games da nintendo são outra experiência, enquanto os de play4 / xbox one em sua maioria são jogos que tb saem para pc, steam, e que são em boa parte genéricos…multiplataformas pro wii não tem mesmo como discutir quantidade e qualidade…concordo que em algumas coisas a nintendo vacilou e vacila, but………..

            http://www.tecmundo.com.br/xbox-one/60325-microsoft-perdeu-us-400-milhoes-xbox-one.htm

            veja os gráficos de venda nesse vídeo:
            http://www.youtube.com/watch?v=D0PDWDeCjjs

            enfim, Play4 X One = Sony win…
            Nintendo cria, os outros copiam…eles tem tirado bons coelhos da cartola, e ainda irão tirar mais…possivelmente não para vencer a guerra, mas para mantê-la acirrada…
            Por fim, hoje em dia o que mantém a Nintendo é o DS…que não é a minha praia…

          2. “”TV, TV, TV, sports, call of duty…” ah sim, e os joguinhos “divertidíssimos” do kinect…”

            – cara, isso é tão junho de 2013. tu tá muito por fora. 🙁

            —————————

            “eu sinto em vc um tom meio de raiva com a nintendo…quis ter um snes ou um n64 e não teve e ai cresceu amargurado??”

            – é, eu sinto que vc está conhecendo o Portallos agora. com mais tempo, se ficar por aqui, vai entender a minha relação com a Nintendo, que tem muito mais experiência e base do que vc imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.