Desabafo | Destiny The Taken King – Ou você paga ou toma lhe cadeados!

Então. The Taken King, a expansão que abre o segundo ano de Destiny chegou. E eu não comprei. Resultado? Toma esse monte de cadeados em tudo quanto é lugar dos mapas e menus do game. Que frustrante, e até meio revoltante isso.

Veja bem, eu entendo a afobação da Bungie de querer que todos comprem The Taken King. Que os jogadores continuem pagando para continuar subindo de nível, para ter acesso a novos mapas, novas fases, novos equipamentos e tal. Mas não concordo com essa forma intimidadora que o jogo se encontra agora, com esse monte de mensagens gritantes de “seu excluído que não quer pagar mais pelo game, toma todos estes cadeados e azar o seu, está perdendo um monte de coisas novas“. Poxa, Bungie. Eu comprei seu game no lançamento, paguei pelo Season Pass e recebi suas expansões até aqui. Agora você quer mais dinheiro, pra que eu continue jogando Destiny? Ok, é justo, há mais conteúdo, mas será que precisa pressionar dessa forma? Que deselegante! As expansões anteriores, ainda que menores, não davam essa sensação aos jogadores.

Destiny Cadeado The Taken King 01a

Mas calma que vou explicar para quem não está habituado com o mundo de Destiny. Veja que nestes mapas acima (telas capturadas ontem – 15/09/2015 – direto do meu Xbox One) possuem alguns ícones com cadeados. Isso não são modos que posso destravar, são modos que foram travados e que só poderei destravar quando resolver comprar The Taken King. Enquanto isso, a impressão que fica é que tenho algo pela metade, quando de fato não é bem assim.

Talvez eu não esteja habituado com esse mundo de games de multiplayer online massivo com elementos de RPG, na qual a gente precisa continuar pagando para continuar jogando. Mas que é um banho de água fria, isso é. Talvez até mais do que do fato das Incursões (Raids) continuarem nesse modo ineficiente de não ter matchmaking.

E veja só, não é que a Bungie travou coisas que eu já tinha acesso. Continuo tendo acesso a tudo do ano 1 do game, mas só que de forma capenga. Ela não fechou o Crisol (modo competitivo) ou os assaltos online, mas varreu tudo que eu tinha acesso para algum cantinho sem importância da tela, como se jogasse tudo debaixo do tapete, deixando apenas o conteúdo de The Taken King em destaque.

Para quem tem apenas o ano 1 de Destiny, os modos do Crisol foram fundidos em 3 modos (6×6, 3×3, 1×1) que misturam vários modos, enquanto quem tem The Taken King podem jogar individualmente tais modos, coisa que eu podia jogar até antes da expansão chegar.

Nos Assaltos da Vanguarda, a coisa parece um pouco pior. Eu só vi uma opção de lista de assaltos para jogadores do ano 1, e tipo, estes estão na dificuldade Level 20. Que porcaria fizeram? Antes havia 4 níveis de dificuldade de assaltos, onde o nível máximo de dificuldade era 32 (ou 34, já esqueci). Me parece um grande retrocesso fazer isso com os assaltos.

Pra ajudar, os desafios semanais também estão indisponíveis pois são missões que apenas quem comprou The Taken King pode jogar. Algo que já era normal acontecer com as expansões anteriores, onde quem não tinha se sentia excluído das missões semanais, esperando que a da próxima semana não fosse de DLC que você não tivesse. Complicado, né?

Destiny Cadeado The Taken King 03a

A impressão que tenho é que a Bungie largou mão da comunidade do ano 1. “Não quer pagar por The Taken King? Você não é mais importante pra gente“. Basicamente segmentou a comunidade. Quem tem apenas o ano 1 não interage praticamente com ninguém do ano 2. Não joga nos mesmos modos, nas mesmas listas, nas mesmas missões. Que sentimento ruim isso!

Parece que não me querem mais. Não sou mais importante e estou sendo varrido para qualquer cantinho da parede. Não importa se paguei e sustentei um ano inteiro do game, que sem a comunidade do ano 1, nem sequer haveria um ano 2. E por mais complicado que seja fazer um game que precise anualmente de uma reforma e manutenção tão grande assim, é frustrante ver como a Bungie decidiu levar as coisas.

Certamente quando Destiny 2 for lançado, muita gente vai pensar duas vezes antes de comprar o game no lançamento, sabendo que depois outra versão melhor vai sair, no mesmo preço, e vai ferrar a vida de quem comprou no lançamento inicial o título.

E olha que nem mesmo achei razoável o quanto o estúdio está cobrando por The Taken King para quem já tem Destiny + Season Pass do ano 1: 39 dólares (ou 99 reais aqui). É um valor salgado, para uma campanha que duvido que seja tão grande quando a do game original, para alguns novos mapas e alguns novos assaltos. Quer dizer, esse tipo de game, se quer sobreviver online sempre, precisa de mais conteúdo de tempos em tempos, não? E cobrar excessivamente por tal conteúdo, só vai segmentando cada vez mais os jogadores. Está faltando muito um meio termo nessa balança.

Ah… sei lá. Vendo da perspectiva de quem foi excluído da festa do ano 2 de Destiny, me parece bem triste a situação na qual a Bungie colocou todo mundo que não adquiriu The Taken King. Agora é desligar o game e voltar só quando adquirir o conteúdo do ano 2, e como não peguei no lançamento, por não ter grana e por achar que o preço poderia ser melhor… vou esperar uma promoção futura. E aí já terei perdido toda a euforia que deve estar rolando para quem conseguiu adquirir o ano 2. Pena, Bungie, pena.

obs: isso porque nem mencionei que o jogo reformulou totalmente o sistema de level e armas. Lá estava eu na Torre ontem, olhando os novos itens, muitos deles que não posso ter, porque oras, não tenho a nova expansão, e percebo que agora há armas comuns e raras que são muito mais fortes e eficientes do que todas as minhas armas lendárias, adquiridas com suor e centenas de horas de muito gameplay durante todo o primeiro ano do game.  Puxa… o que aconteceu com Destiny? Sniff…

Isso também pode lhe interessar

36 Comentários

  1. Você me deu mais um choque de realidade em relação a Destiny, infelizmente a história do jogo não é do jeito que eu esperava. Quando acompanhei a transmissão do godmode podcast da The taken King fiquei super empolgado, os diálogos dos personagens estavam divertidissimos, as missões com música com batida que embala e te empolga, perfeito. Mas a campanha dura 5 horas, ok, tem muita coisa que libera, mas 5 horas de campanha pra uma expansão que custa 80 reais (no ps3) sendo que paguei pelas duas DLC e pelo jogo ano 1. Não não, se fosse 40 reais até acharia “justo” mas francamente está caro pelo que oferece e depois dessa que você falou Thiago só reduziu minha vontade de jogar Destiny (ainda não tive tempo de jogar Destiny, então não sabia disso tudo).
    Bom, esse ano sai Halo, é hora da 343 mostrar se esta no mesmo nível de qualidade de quando era a Bungie no comando e torço que Halo 5 seja excelente pra quem sabe a Bungie se inspirar nele.

    1. Eu fechei a campanha ontem e se for botar na balança, realmente ela é curtinha, e acho que durou umas 6 hora mesmo.

      Aí o que sobra: multiplayer, assaltos, a nova raide (sem match-making) e grinding. Muito grinding. Pra forjar uma espada tem de caçar baús no novo mapa. Pra poder ver certas missões que liberaram depois da estória tem de estar bem equipado, e para isso tem de ter mais grinding pra “ter sorte” de ter equipamentos melhores. Ou fazer as jornadas, que dá mais grinding: mate x inimigos usando x habilidades ou recursos. É foda…

      1. Os planos para Destiny são muito interessantes, mas pra mim o que está faltando é uma plano de negócios mais justo a todos. A Bungie não está sabendo lidar com isso.

        Tesourar coisas, mudar toda hora o sistema de Griding, continuar insistindo em Raids sem matchmaking (é foda isso, eu recebi um e-mail da Bungie, de marketing, na qual eles até indicaram aqueles sites de -caçar pessoas pra raid – porra se eles sabem que a situação tá assim, porque não criar logo o matchmaking? suspeito que destiny 2 isso será refeito), fora o preço das expansões que não condizem com o conteúdo. estamos pagando justamente para o que você falou Rodrigo, para grinding, para loot e para ficar no level máximo até que saia a próxima expansão e tasque mais dinheiro no cofre da activision/bungie.

        Não está sendo um modelo de negócios saúdavel, aos menos não aos jogadores 🙁

        Eu gosto muito de Destiny e vou jogar The Taken King, mas só quando rolar alguma promoção na Live que me permita pegá-lo por um preço mais justo. Infelizmente.

        1. Recentemente escutei um fã dizer que quem jogou o ano 1 de Destiny foi o beta tester pro The Taken King, honestamente eu sinto certa verdade no que ele falou e mesmo assim a Bungie não sabe ainda o que esta fazendo e.e

          1. E pra botar na conta da expansão, o afilhado da minha mãe (que sempre posa aqui em casa e joga o Destiny) está fechando o conteúdo de progressão.

            Tempo que ele levou até chegar na fase final: DUAS HORAS E MEIA. Mas se ele matar de primeira, ou mesmo levar mais uma meia-hora com algumas falhas, já é metade do que a gente inicialmente supunha da duração.

            É foda…

  2. Tô jogando e curtindo, mas não terminei a historia ainda. Faço uma missão da história, depois faço os contratos e as quests, ai vou fazer o jornadas do crisol, tudo com muita calma e sem pressa. Eu gostei da proposta de renovar todo a arsenal e os equipamentos, deu eu novo gás pro jogo, propondo novas metas e objetivos. O fator multiplayer ainda é a grande sacada do jogo, fica tudo mais divertido em grupo. Patrulhar sozinho está mais dificil, os alvos e as caçadas finalmente estão no Nv 40, isso te obriga a ir atras de novos equipamentos pra avançar. Thiago compra um PS4 e vem jogar com a gente, vc vai gosta mais de Destiny. XD

    1. Hahaha o problema não é amigos pra jogar junto. A minha lista na Live tá lotada, o problema é tempo pra ficar chamando, reunindo e marcando de jogar. Quanto ao PS4, ele entrou na lista de aquisições futuras, mas não por causa de Destiny, mas vai demorar e muito para isso acontecer…

      E eu não estou questionando a qualidade da expansão em si, mas a perspectiva de quem ficou de fora e como o game está tratando essa galera.

  3. Também fiquei P da vida com isso aí!!! Tenho bastante amigos pessoais que jogam Destiny no PS4 comigo e todos estavam revoltados com essa situação. Alguns já compraram a expansão e eu também devo comprar mês que vem, mas é uma tremenda injustiça bloquear os conteúdos do primeiro ano. Nós pagamos por aquilo!!!

    Concordo demais com quem se sentiu beta tester do jogo, pois um dos meus amigos que comprou no lançamento disse que o jogo era bem mais limitado antes e olha que ele é bem repetitivo até hoje, e com The Taken King quase custando um jogo novo, isso fica bem claro.

    O jogo atualmente está ocupando uns 30 GB de espaço, provavelmente ele deveria ser lançado neste tamanho, se não fosse a vontade da Bungie de fazer nós gamers financiá-lo aos poucos.

    Só vou comprar porque jogo muito com os amigos, porque se fosse pra jogar com estranhos ou sozinho, não pagaria nem a pau.

    1. Na verdade o multiplayer agora esta bloqueado, não posso jogar modo controle, só 6×6 que é chato, vergonha esse jogo. Não podem bloquear um conteúdo que voce ja tinha antes. É como pagar pelo jogo e depois perder o jogo

  4. Na verdade, os bloqueios de anoitecer/semanal, aconteceu também nas dlcs anteriores …

    Sinceramente, não entendi muito a revolta, você não está proibido de jogar a campanha anterior, o multi ta lá também, não tem como querer que tudo esteja disponível, em uma expansão nova sem pagar…

    É salgado? sim, mas a maioria dos produtos que vendem dessa maneira, uso basicamente o mesmo plano de negócios, sem contar que agora era pra ser o Destiny 2 já, mas foi alterado devido a problemas jurídicos que eu lembre …

    De qualquer maneira, recomendo, outra também é o tempo da campanha principal, da praticamente umas seis horas, mas com umas adições muito bacanas, e não sei se o pessoal lembra, mas a duração da história do destiny principal, dura no máximo 8-10 horas …

    1. É, avaliando isso tudo, vejo que Destiny já não é mais pra mim. Pelo menos, não enquanto não cair o preço, e joguei o ano um de Destiny quando ficou mais barato e.e
      Entendo o que quis dizer Daniel, só não gosto da aparente visão de Destiny que a Bungie/Activision esta fazendo, afinal será 10 anos de conteúdo.

    2. Na verdade o multiplayer agora esta bloqueado, não posso jogar modo controle, só 6×6 que é chato, vergonha esse jogo. Não podem bloquear um conteúdo que voce ja tinha antes. É como pagar pelo jogo e depois perder o jogo, palhaçada isso

  5. Eu fico surpreso vendo gente defendendo esse jeito de fazer negócios da Activision. Pra mim, é uma baita palhaçada o que eles estão fazendo! Mas como tem gente que compra (e muita), a procura justificará a oferta e pode escrever: os caras vão adotar esse mesmo esquema nos próximos 8 anos… devia era rolar um boicote geral. Queria ver se os caras não iam parar e reconsiderar muitas das suas estratégias.

    1. Nem estou defendendo o plano da activision, disse que desde o começo o modelo seria basicamente esse, quem acha que a activision fez um investimento de 500kk pra ver todo mundo feliz, é muito inocente …

      Eu gostei do mundo do Destiny desde quando joguei o beta no 360, foi um dos motivos de comprar o One e estava ciente que ia gastar uma grana nisso, não estou com arrependimentos até agora, foi um dos jogos que mais joguei até hoje em um console(+400 horas de jogo), conheci muita gente bacana no jogo, então considero um bom investimento ….

  6. Fico feliz de você compartilhar isso Thiago. Agora tenho certeza de que quando pegar um PS4 Destiny é um jogo que não irei comprar. Acho revoltante esse modelo de negócio, e a melhor coisa a se fazer é simplesmente não financia-lo.

    1. Difícil velho, só o Twitch do pessoal da bungie mostrando um assalto novo uns dias antes de lançar o taken king, foram 300k de pessoas assistindo, então … estão ganhando muito dindin XD

      1. isto é fato, mas realmente é uma pena. O jogo se encontra totalmente desbalanceado. As armas e armaduras antigas agora não valem nada. Limitaram várias coisas de quem não possui a DLC e literalmente é obrigado a pagar para continuar =/ . Digo tudo isso porque gosto muito do jogo, mas estou fora. Esses lance de não ter oportunidade de upar itens para o ano 2 significa = TUDO O QUE VOCÊ FEZ FOI EMBORA, AGORA PAGUE PARA CONTINUAR.
        Ainda tem um pessoal que insiste em uma mudança significativa. Até achei bacana a nova área e raid, mas isso não muda o fato de que É O MESMO JOGO, a MESMA BASE, não criaram UMA ENGINE NOVA , fato surreal em cobrar 40 dólares, 100 reais em uma DLC. Essa nova raça, aqueles bixos CORROMPIDOS e a melhor desculpa para reaproveitar haha. Mas enfim, fica minha lamentação.
        Prefiro o BF, que com 100 reais ( as vezes 50 em uma promoçao ) da direito a todas as dlcs que são bem fodas , além da mudança da equipe em continuar dando um belo suporte ao jogo. haha

      2. Mas um fato é que não foi só aqui que o pessoal sentiu problemas com as injustiças da atualização. Veja só que até a Kotaku US e o Reddit resolveram se manifestar a respeito da forma como a turma do ano 1 foi tratada após o dia 15:

        – Kotaku US – http://kotaku.com/destiny-the-taken-king-leaves-old-players-behind-1731460036
        -Reddit – https://www.reddit.com/r/DestinyTheGame/comments/3l4zb5/those_left_behind_removed_content_and_what_its/

  7. Bom, posso argumentar duas coisas:

    1º falaram aí do tempo de jogo, sim as missões principias são poucas, mas a bungie colocações um esquema de jornadas que amplia muuuuito esse tempo. Algumas legais outras chatas, faz parte, então se apegar a tempo de jogo sem considerar o todo acho sacanagem.

    2ª não existe DLC de graça hoje em dia então não adianta reclamar que vai pagar pra jogar, é um novo mercado e os clientes aceitaram de braços abertos (falo do mercado de jogos como um todo), mas também concordo que achei um absurdo o valor cobrado, a DLC sozinha poderia ter um valor bem mais acessivel para ganhar todos os jogadores do ano 1 mas eles quiseram reinventar o jogo para deixar mais equilibrado, isso deve ter sido um custo muito elevado para eles, ou seja o erro deles foi repassado aos clientes, acho sacanagem, mas enquanto to tiver gente bancando tem gente fazendo.

    Em relação a todo o conteúdo acho que está dentro do preço, é um jogo novo, olhas o é claro de cima e esquecendo os valores do ano 1, mas pra quem já tinha ano 1 é muita falta de consideração, devia ter algum repasse de desconto

  8. acho que o que mais me deixou inojado foi o fato das espadas serem EXCLUSIVAS do taken king…e é super legal você ir pvp e pessoas usarem coisas contra você que você não tem e não tem como pegar….isso foi o que mais me deixou revoltado

  9. Assim… Daqui a menos de 6 meses engole outra dlc… Se vai ficar comprando pq gosta, tem que parar de reclamar, pq quando cara reclama sempre vem um pra falar “tá achando ruim não compre”… Se vai comprar não reclame já sabe que esse jogo vai ser assim e esse ano não teve season pass, ou seja a próxima expansão vai trazer menos conteúdo e deve custar o que essa custou, na pré venda pq hj já tá mais cara.

  10. cara vc traduziu exatamente tudo o que eu senti ontem, quando atualizei e fui jogar sem a expansão. Nossa, Destiny eh um jogo otimo, com uma historia envolvente e viva. Mas o que fizeram com os antigos jogadores que nao compraram a expansão foi simplesmente uma falta de respeito. Ver suas armas lendárias que custaram horas e mais horas de sofrimento para serem adquiridas, serem mais fracas que armas comuns ou incomuns (para nao falar das raras), eh um absurdo. Nao sei o que a Bungie pensou quando fez isso.. Nao sei o que ela ainda esta pensando, mas não vou comprar uma expansao de 100 reais para liberar conteudo que eu ja tinha. Minhas armas e armaduras deveria ser escolhas minhas e nao do jogo. Nenhum MMORPG transforma, da noite pro dia, sua armadura fodona em um lixo simplesmente por querer vender DLC. Isso pra nao falar nos assaltos que foram cortados e nas marcas lendarias que sao dificlimas de conseguir (ah, e impossiveis de conseguir sem expansao).. Enfim.. Aproveitando o seu desabafo pra fazer o meu.. Ja mandei email pra bungie (o que nao vai ajudar em bosta nenhuma eu sei) mas o meu dinheiro eh muito suado. Comprei essa bosta no lançamento. Meu dinheiro eles nao veem mais.

  11. Jogar raid com match making? se um semanal já fica uma bagunça sem comunicação imagina uma Raid? isso ai matou boa parte dos seus argumentos

    1. Eu joguei por várias semanas de boa o semanal com matchmaking e não tinha problemas de não ter comunicação. Todo mundo meio que sabe o que fazer, e quem não sabe, acaba aprendendo observando!

      Claro que a experiência vai de cada um, mas da minha parte, nunca tive problemas com isso.

      Alias, acho que você trouxe esse assunto a tona por uma menção do texto principal, mas tem um artigo inteiro aqui no site sobre isso:

      Vale a leitura! 😉
      http://www.portallos.com.br/2015/01/27/e-o-multiplayer-online-sem-matchmaking-destiny-e-suas-incursoes-raids/

  12. Destiny vendendo cada vez menos, agora tem corrente para convencer os amigos a comprarem ttk, imagino que vendeu bem menos que ano 1. E que destiny 2 não passará de vendas medíocres já que existe concorrência, diferente do lançamento que não tínhamos muitas opções nas novas plataformas. Destiny é legal, mas limitasse a muita repetição, pouca variedade de itens e configurações de personagens. No final fica tudo igual, não da para montar uma configuração diferenciada de armadura e skill. Fora que só tem reset, a cada nova dlc reseta tudo e quem está jogando a 2 dias alcança o esforço de seis meses de um veterano. Acho que os fãs que vieram do warframe voltarão para warframe e os perdidos que compraram por falta de opções com a alta dos preços vão começar a colocar na balança as melhores opções de jogos para compra e não necessariamente destiny 2 estará entre estas.

    1. Concordo com parte com as suas considerações. Tb acho que o game tem vários problemas e não me agrada o que eles fizeram com a comunidade do ano 1. Porém acho natural o ano 2 não ter vendido tanto quando a estreia da IP, porém agora que estou com ela, veja que há coisas realmente legais nela, não que isso invalidade o que ela faz com quem não a tem.

      Dito isso, acho que Destiny 2 não pode se propor a ser mais uma expansão. precisa ter coisas novas e ideias novas, caso contrário realmente, o game vai começar a ser questionado o quão relevante ele vai continuar sendo após tantos outros games já lançados nessa geração.

      quanto aos resets, na verdade eu prefiro isso, pois quem jogar destiny para ficar no topo do level, está jogando errado. é pra se divertir, independente da repetição (elemento comum nos videogames), se alguém gastou 700 horas e se divertiu, beleza. se jogou 700 horas por obrigação se ser o mais forte, e ódio esse tempo de jogo, quem faz isso está jogando errado. mas são discussões pertinentes sim a facilidade na qual se leva para se equiparar todo mundo.

  13. fiquei p da vida pois comprei o jogo por 200 conto logo quando lançou, e como nao sou de ficar comprando dlc , so compro da serie battlefield , em fim, eu gostei muito do jogo ainda jogo ele sem as dlcs,nas duas primeiras dlcs eles ainda nao tinhao tocado o danise mais na nova eles jogarao na cara de quem jogou o jogo no ano um dele q esses jogadores forao idiotas pois entrei na psn e vi que para o ps3 (console que eu jogo) estava 29 reais mais caro o jogo com as duas primeiras dlcs mais a do the taken king e com a promoçao de agr esta 177 reais, fiquei muito puto com a bunge talvez no natal eu compre as 3 dlcs por 86 reais preço da psn , mais ainda sim e uma sacanagem com quem pago o season pass q eu acho q foi 100 reais, pois as pessoas agr podem pagar mais barato por mais conteudo, isso foi uma puta sacanagem com os jogadores, agora aprendi ,se eu comprar um ps4 e lançar destiny 2 eu vou esperar eles lançarem tudo antes de comprar, se puderem me responder , eu upei ate o lvl 34 e nao consigo upar mais e pq eu n tenho a nova dlc?

  14. Todos que ja tinham as 2 dlcs podiam comprar the taken king separado por 40 reais bem no lançamento. Mas agora não existe mais a opção de comprar The Taken King separado. Agora eles obrigam quem já tinha Destiny mais 2 dlcs a comprar o download digital com the taken king e as 2 dlcs denovo por 100 reais. Mesmo se for considerar q o dólar quase dobrou, o preço máximo seria 70 reais. E quem eles pensam que são pra retirar do game aquilo que já compramos, obrigando a comprar outra dlc pra desbloquear o que já tínhamos. Não vou comprar a nova dlc nestes termos.

  15. comprei Destiny 4 mes atras depois de 4 longos meses de espera comprei um HD pro xbox este mes eu jogue Destiny 2 dias pra chega no LV 34 e descobri que eu nao posso avançar de LV por que nao tenho a DLC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.