Shingeki no Kyojin | Depois de 19 volumes de Ataque dos Titãs (Opinião)

Depois de muito adiar, resolvi na última semana de 2016, colocar em dia a minha leitura do mangá de Ataque dos Titãs (Shingeki no Kyojin), que vem sendo lançado bimestralmente nas bancas aqui do Brasil pela Panini. Coleciono o título desde que o mundo descobriu a obra em virtude de seu animê, cuja a primeira temporada foi lançada em 2013.

Como na época a animação terminou em uma grande interrogação ao seu final, e as expectativas de que sua segunda temporada demoraria a acontecer – o que de fato aconteceu – resolvi migrar para o mangá. Poderia ter lido online, mas a Panini o começou a lançar logo em seguido e eu queria muito colecioná-lo, tendo em vista que na ocasião achava a obra realmente impressionante e bem diferente de tudo que já havia assistido e lido no meio de animês & mangás.

Inicialmente a arte do Hajime Isayama, autor da obra, me assustou bastante de tão irregular que é. Até hoje, passados 19 volumes, ainda há momentos em que as vezes acabo me confundindo com rostos de personagens. Se não fosse as linhas de diálogo e personalidade singular de cada um dos personagens da série, o traço do autor seria um grande problema para o mangá. Felizmente não é.

Ao fim me apaguei ao mangá. Com a iminência da chegada da segunda temporada, agendada para abril deste ano, me senti obrigado – e pressionado – a colocar a leitura em dia. Isso porque Ataque dos Titãs não é um título que me agrada ler um volume a cada dois meses. Gosto de deixar acumulá-lo, para ler numa pancada só.

O último volume que havia lido foi o de número 13, contendo aproximadamente os eventos que – coincidentemente (ou não) – foram tratados em um dos últimos textos publicados a respeito da obra aqui no site, pelo Rafael Gaara, lá na distante data de setembro de 2013. Ou seja, recentemente devorei os eventos do volume 14 até o mais recente lançado pela Panini, o volume 19, contendo até o capítulo de número 78 da obra.

Isso significa que não estou pau a pau com o Japão, que salvo engano está no capítulo 88 (lançado em dezembro), sendo que o 89 deve já estar saindo por lá. Bem, estou próximo dos eventos japoneses, mas ainda assim não me afobarei. Vou continuar lendo a versão impressa mesmo, pois não teria saco para ler um capítulo por mês. Não saciaria a minha ânsia pela série. E como tenho muitos outros títulos que também acompanho, não vejo problema em deixar este mangá acumular um pouco.

shingeki no kyojin manga ataque dos titãs

Bom que Ataque dos Titãs não é, normalmente, uma série que os fãs ficam dando spoilers de forma gratuita pelas redes sociais ou em grupos de discussão de animês e mangás.

A única série que realmente vejo as pessoas entregando spoilers na web é com One Piece, que hoje é o único mangá que sigo acompanhando online, mas que um dia, com a Panini colando um pouco mais perto dos capítulos japoneses, gostaria de ler apenas por meio dos encadernados impressos, parando de ler online.

Enfim – após essa volta enorme – com a chegada do segundo ano do animê, que quero muito assistir pela qualidade da animação em si, resolvi avançar a leitura do mangá. Garantindo assim que a animação não me dará spoilers em torno do mangá na qual curto acompanhar.

shingeki no kyojin manga ataque dos titãs

Pensando que o primeiro ano cobriu apenas os eventos dos primeiros oito volumes do mangá, duvido muito que a segunda temporada vá ultrapassar os eventos após o volume 19. A temporada deve estacionar um pouco depois dos eventos da caverna, com Eran, Krista e seu pai (meados do volume 17). Deixando assim, uma terceira temporada para cobrir futuramente o restante da história (que dizem por aí que está para chegar ao fim no Japão).

O que há para se dizer de Ataque dos Titãs após 78 capítulos?

Antes de começar, acho que vale dar o recado: a partir deste ponto vai ser inevitável dar spoilers sobre a trama futura da série. Quem não acompanha o mangá e quer muito ver a segunda temporada sem qualquer tipo de spoiler não tem como você continuar lendo esse texto. Pare por aqui e volte futuramente, quando a segunda temporada tiver encerrado. Vai ser mais proveitoso, eu garanto. Esteja alertado!

shingeki no kyojin manga ataque dos titãs

Vou evitar um pouco mencionar os momentos prévios na qual o Rafael Gaara já comentou no texto de 2013, pois é um texto muito bom e ele disse tudo que tinha para ser dito sobre as revelações de quem no fim acabou sendo o Titã Blindado e o Titã Colossal. Eu já havia suspeitado sobre o Reiner muito antes dele se revelar, especialmente depois da Annie se revelar como a Titã Fêmea. O Bertold não cheguei a imaginar na época, mas depois vi que era bem óbvio, ainda que até hoje me impressione um pouco como um cara como o Bertold tem uma versão titã tão assustadora.

Porém preciso dizer que do volume 14 até o 19, ou seja, capítulos 55 até o 78, há uma barrigada grande do autor em termos de enrolação. Há todo esse momento da conspiração do Erwin e do segredo envolvendo a Krista que… putz, como a trama demora a se desenrolar. Os Titãs praticamente somem da história. Fica um momento de politicagem que estava me dando nos nervos (e sono).

É uma passagem bem necessária, fica mais crível com os eventos que irão culminar na caverna, com Eren e Krista, mas sei lá. Não é algo que me deixou empolgado. Nem pela aposta do Erwin, já que tudo poderia dar errado, seja ao dramalhão do esquadrão do Levi se tornando foragidos.

shingeki no kyojin manga ataque dos titãs

O Levi aliás é um personagem tão bacana, mas que sinto que as vezes ele se perdeu dentro da história. O autor parece só o manter porque ele é realmente um personagem querido pelos leitores. Putz, ele perdeu todo mundo. Acabou se tornando capitão da turminha escolar do Eren, o que o torna as vezes um peixe fora d’água. Gostava tanto da ligação que ele tinha com seus primeiros companheiros… me incomoda um pouco o Levi atual.

Fiquei interessado pela ligação de sangue que ele possui com a Mikasa, e espero que isso desenvolva mais ambos os personagens, já que a Mikasa é outra que deu uma apagada total na trama, servindo mesmo apenas nas horas do aperto.

Passado a trama política, que convenientemente não surgiu nenhum Titã para atrapalhar, eis que surge o momento na qual o mangá volta a brilhar. É chegado a hora de retomar a Muralha perdida! Aí as coisas voltam a ficar boa, mesmo que ainda sinta que no começo da série, o autor era mais corajoso para matar personagens. Tem pouca gente do elenco principal morrendo atualmente, o que tira um pouco aquela sensação de perigo e suspense que havia no começo do mangá.

shingeki no kyojin manga ataque dos titãs

Antes de avançar, preciso voltar um pouco. O fato do mangá já ter 19 volumes e ter revelado muitas coisas sobre os segredos da série e como ainda assim é interessante como há outras que permanecem enigmáticas. Quem é o Titã Bestial e toda a situação que envolve humanos sendo transformados em Titãs irracionais devoradores de humanos e esse grupinho que quer a queda da humanidade?

E tipo, me incomodou um pouco esse lance de poderes especiais. O grito de Eren e o poder de alterar a memória da família da Krista, por exemplo. Acho que o autor levou parte da trama para algo difícil de tornar crível até onde os parâmetros vinham sendo tecidos. Ficou soando, pra mim, como um recurso narrativo para resolver um nó na trama de uma forma muito simplista. Poder de apagar memória, poder de roubar poder, poder exclusivo de liderar o poder… fora essa coisa de reencarnar a vontade do primeiro rei e deixar os Titãs existindo.

São elementos meio bizarros, que complicaram coisas que achava que não precisavam se complicar. No fim, parece que a chave deste mistério ainda resulta no porão da casa do Eren, que admito: não achei que o autor demoraria tanto tempo para resolver isso. Estando há 10 capítulos atrás do Japão, fico torcendo para que isso seja sanado nos próximos volumes lançados aqui no Brasil.

shingeki no kyojin perspectiva

Há também toda essa suposta ciência em torno das habilidades e poderes dos Titãs. O poder que iluminava a caverna, o poder que deu a Eren o poder do endurecimento… todo esse processo de criar para Titãs, tal como aconteceu com a mãe do Connie ou então lhes dar habilidades singulares. Isso até acho legal, e condizente com os elementos apresentados até agora, mas não deixa de ser estranhos. Me agradam, ainda mais agora, com o embate do volume 19, ficou bem claro que os Titãs são muito mais organizados e úteis do que inicialmente achava.

Eu realmente vibrei com a revanche da luta do Reiner e Eren. Fiquei tenso com a análise da situação de Armim antes do ataque. E praticamente roí todas unhas das minhas mãos quando Bertolt entrou na ação. Mas achei meio vacilo do autor essa comodidade do Reiner mandar suas ondas cerebrais para o Titã e assim sobreviver, mas tudo bem. Tudo em pró do show, certo?

shingeki no kyojin terceira temporada

No geral estou empolgado com Ataque dos Titãs novamente. Posso dar uma dica extra? Se você não acompanha o spin-off chamado Antes da Queda, procure dar uma olhada. Inicialmente não havia entendido a proposta da série, mas também a estou lendo atualmente (volume 8 no momento em que escrevo este texto) e estou gostando muito da forma como a série tem se dedicado a mostrar a origem do equipamento que o Esquadrão de Reconhecimento no mangá original usa para combater os titãs. Pretendo escrever um segundo texto sobre Ataque dos Titãs – Antes da Queda por aqui daqui algumas semanas. Aguardem!

No mais acho que é isso. Disse tudo, ou quase tudo, que gostaria de dizer sobre os eventos recentes de Ataque dos Titãs – achei que seria legal finalmente opinar um pouco a respeito.  Gostaria de ter grandes sacadas ou teorias sobre os segredos e futuros da série, mas sinceramente não tenho. Leio o mangá meio como diversão e entretenimento. Para vibrar com a ação, sem me preocupar muito com coerências ou dicas dos segredos deixados pelo autor. Há um charme no mistério, mas certamente os momentos de ação ainda são de tirar o fôlego quando surgem.

shingeki no kyojin explosão

E o autor consegue se reinventar nessa parte. Sempre encurralando os protagonistas, criando Titãs bizarros ou mostrando o quão imbatíveis eles podem ser dentro de um cenário imprevisível. Os mocinhos devem ganhar ao fim, mas não significa que todos irão viver para ver isso. Ao menos quero acreditar que alguns vão acabar morrendo em pró do toque dramático e emotivo que a série precisa em momentos de ápice da trama.

Mas imagine que legal seria descobrir que no fim, existem outras muralhas espalhadas pelo mundo da série, com outros personagens e território de outros Titãs? Certamente seria um final que permitiria uma segunda série com outros personagens e novas situações… eu gostaria de ver Eren viajando pelo mundo e descobrindo que a humanidade não estava encurralada somente nas três grandes muralhas. Mas não acho que isso irá acontecer.

shingeki no kyojin reiner

Imaginar que a humanidade irá conquistar a sua liberdade ao fim do mangá até que é fácil, porém o difícil será ver o que será preciso sacrificar para que essa guerra seja vencida. E é isso que torna Ataque dos Titãs tão bom. A tensão do suspense e os segredos do mundo.

Mais imagens

shingeki no kyojin manga ataque dos titãs ataque dos titãs shingeki no kyojin manga ataque dos titãs shingeki no kyojin ataque dos titãs manga ataque dos titãs shingeki no kyojin capas

Isso também pode lhe interessar

9 Comentários

  1. Boa analise concordo com tudo que disse principalmente nas partes:
    “capítulos 55 até o 78, há uma barrigada grande do autor em termos de enrolação… Os Titãs praticamente somem da história. Fica um momento de politicagem que estava me dando nos nervos (e sono).”
    “E tipo, me incomodou um pouco esse lance de poderes especiais. O grito
    de Eren e o poder de alterar a memória da família da Krista, por
    exemplo. Acho que o autor levou parte da trama para algo difícil de
    tornar crível até onde os parâmetros vinham sendo tecidos.”
    Pensei essas mesmas coisas enquanto lia essas partes tanto que acabei desanimando um pouco com a historia, e dei uma parada na leitura, mas agora que ja lançaram varios outros capitulos eu pretendo voltar e acompanhar.

  2. Só digo uma coisa. Tudo o que você falou de perguntas, ou que pensou que pode acontecer no final, não vou dar spoilers, mas esses 10 capítulos são be~~~~~~m explicativos.

      1. Eu até li uma boa parte, mas parei com a enrolação enorme que acontece na trama, em uma série de fatos bagunçados na “parte política”, também queria esses spoilers aí, hahaha.
        O autor tem uma boa história, mas o traço dele é complicado…

  3. A princípio eu tbm fiquei com essa impressão de que esses poderes de apagar memórias e vontade do rei pareciam só um recurso pra justificar a história, mas não acho que foi “tirado da bunda”. Ainda não foi totalmente explicado, mas faz muito sentido se parar pra pensar. Mas acho que se vc não gostou disso então vai odiar algumas explicações depois da parte do porão.
    Eu acho o Levi um personagem legal tbm, e ainda é bem importante na história depois da equipe antiga dele morrer. Discordo que ele se perdeu. A Mikasa sim, ele não.
    Bom texto, de resto só discordo sobre a revelação do Reiner e do Bertolt (que eu achei muito bem feita) e sobre o autor enrolar entre os volumes 14 e 19.

  4. Pena que não estou conseguindo encontrar os volumes 13 ao 18. Mas já li online, mesmo assim queria a coleção… Bom, discordo quanto ao Levi, mas realmente a Mikasa foi esquecida ou então transformada em um objeto para salvar o Eren. Quanto a “politicagem”, bem, concordo ser uma enrolação na eu gostei, demonstrou o que a história sobre tiras reflete dentro das muralhas. Mas se você já não leu os próximos capítulos, só lhe digo que não há mocinhos nem vilões nessa história, tudo tem um motivo. Minha pequena crítica é ao surgimento dos titãs que até agora só nos contaram uma lenda que culmina em 3 versões diferentes, porém essa crítica só será embasada e concretizada caso o autor não de nenhuma explicação lógica ou pelo menos uma desculpa, pois o mundo de Shingeki está muito real (com suas limitações) até agora então creio que sem uma explicação pra tal Lena a história se torna fantasiosa demais. Pelo menos um contexto para tal lenda eu já aceitaria. Ótima postagem!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.