Análise | Apex Legends

Disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC

No começo de fevereiro fomos surpreendidos com o anúncio de mais um Battle Royale. Não só seu anúncio, Apex Legends foi lançado no mesmo dia, gratuitamente para PC, PlayStation 4 e Xbox One. O título, um first person shooter (FPS) no estilo battle royale, está sendo publicado pela Electronic Arts, desenvolvido pela Respawn Entertainment, conhecida por desenvolver os jogos da série Titanfall.

Aliás, podemos começar falando sobre o mundo em que se passa Apex Legends. Ambientado no mesmo universo, o jogo se aproveita do mundo de Titanfall para ter como plano de fundo sua própria história. Aqui não encontramos os monstruosos titãs do jogo irmão da produtora, mas logo de cara nos são apresentadas as Lendas, como o próprio título denomina.

Apex Legends te faz escolher entre oito lendas para entrar na batalha, cada uma com poderes diferentes. O que traz um diferencial logo de cara ao jogo. Personagens que ficam invisíveis temporariamente ou que criam miragens para enganar o adversário na batalha; o que já dá um tom diferente de outros jogos como Fortnite, que brinca bastante com o lúdico em suas atualizações, ou o realista PUBG, que mantém uma linha mais semelhante ao mundo em que vivemos. Os gráficos do jogo também estão bem bonitos, mesclam um pouco do cartunesco com realidade, deixando um visual agradável para imersão.

Mais um círculo que se fecha e temos que correr para a vitória

Assim como nos outros jogos do gênero, aqui você precisa correr para se manter na zona segura em busca da vitória, já que a cada rodada o denominado Anel vai se fechando para diminuir a área acessível aos jogadores. A proposta do jogo são 60 pessoas por partida, divididos em equipes de 3 pessoas, ou Lendas, como o próprio jogo chama. Ainda não há opção de se jogar solo ou em duplas, e também não foi informado uma intenção quanto a adição dessa possibilidade no futuro, o que acaba privilegiando aqueles que jogam com os amigos, já que você será obrigado a cair com pessoas aleatórias para formar uma equipe de três em cada partida.

Cada personagem disponível conta com uma passiva diferente e duas habilidades únicas, sendo uma delas o já conhecido ultimate, habilidade presente em jogos como Overwatch e League of Legends, que demora um pouco mais para carregar mas que promete um efeito maior durante a disputa. Ao iniciar a partida há uma seleção de personagens bem rápida e seu time não pode repetir a mesma Lenda. Há personagens para quem gosta de jogar mais agressivamente, porém também tem personagens para quem gosta de maior proteção.

Bloodhound, por exemplo, tem como passiva rastrear pegadas de inimigos que passaram recentemente na região que você esta e sua habilidade primária escaneia a área para saber se há algum inimigo por perto mostrando sua última localização, seu ultimate faz o personagem sair na caçada, aumentando sua velocidade e detectando os inimigos facilmente. Há também a Lifeline, personagem do estilo suporte, sua passiva faz reviver os colegas e usar itens de cura mais rapidamente, sua habilidade primária traz um drone que cura a si própria e os aliados próximos, e sua ultimate chama um drop que pode conter 3 itens raros e essenciais para a vitória. Como podem ver, apesar de apenas 8 opções de lendas, a produtora caprichou em trazer opções diversificadas para todo estilo de jogador.

Armas, itens e opções de sobra

Para seu lançamento o jogo já conta com uma ampla opção de armas, incluindo pistolas, escopetas, submetralhadoras, rifles de assalto e snipers. Cada uma podendo equipar diversos itens para melhorar o desempenho e dano da arma, havendo também armas mais raras e douradas, que são encontradas em drops durante a jogatina. O jogo também te fornece itens de cura, escudo e algumas opções de granada… como em todo battle royale. Há também os itens equipáveis. Dentre eles capacetes, escudos e mochilas.

Em Fortnite as armas tem cor diferenciada que dizem qual é a mais forte, já em Apex Legends essa diferenciação de cor está presente em armas, como na famosa e roubadíssima Mastiff dourada, mas também está presente em itens que equipam as armas, onde um simples carregador estendido pode fornecer mais espaço dependendo de sua cor. Em PUBG itens como mochilas possuem níveis indo do 1 ao 3, aqui esses itens utilizam o mesmo sistema de cores que os outros itens, o que facilita ao jogador novato entender como funciona o sistema. Para facilitar ainda mais pra você que pretende jogar, já guarde aí na cabeça como funciona o sistema de cores, do mais fraco para o mais forte: Transparente, Azul, Roxo e Dourado.

Há também uma infinidade de itens cosméticos, desde skins para personagens, como também para armas ou simplesmente frases ditas no jogo. Itens que você consegue desbloquear abrindo pacotes que ganha ao subir de nível, ao mesmo estilo de Overwatch. Você também pode comprar créditos com dinheiro real, para embelezar seu personagem do seu jeito, porém reforço: todos os itens compráveis são apenas cosméticos. Apex Legends não é nenhum pay-to-win.

Ritmo frenético

Um dos pontos mais fortes do jogo é que ele traz um ritmo satisfatório para quem quer muita ação, com um mapa que considero compatível para o número de jogadores. Em Apex Legends é muito difícil não encontrar os adversários, devido a proximidade das áreas em que tem se encontra loot, e também da infinidade de sons que a jogatina desencadeia.

Até por que além de muito tiroteio e habilidades sendo utilizadas, sempre há naves indo e vindo, pois nem tudo está perdido para seu time se seus amigos forem derrotados. Caso até dois companheiros sejam finalizados, você ainda tem um tempo para recuperar o banner do companheiro onde ele foi eliminado e levar para um determinado local onde é possível trazer seus amigos de volta ao jogo. Claro que totalmente sem itens, mas ao menos há a chance de ir em busca da vitória quando tudo parecia estar perdido.

Quando a partida chega a sua fase final, a estratégia vale muito, com o Anel cada vez menor se dará melhor a equipe que utilizar de maneira mais eficiente todos os artifícios que o jogo oferece. Para deixar mais dinâmico ainda o jogo conta com narração que vai informando que há um novo líder de eliminações e outros acontecimentos da partida. Sempre antes de cada partida é mostrado o esquadrão que melhor pontuou em seu ultimo jogo e derrotar ele vale um EXP extra. Para quem gosta de desafios é um prato cheio!

Futuro do jogo

Com o sucesso instantâneo de Apex Legends, que até a data de publicação destas impressões já atingiu mais de 25 milhões de jogadores, sendo simultaneamente mais de 2 milhões, a produtora já anunciou seu roadmap para 2019.

Assim como muitos jogos hoje em dia, o jogo será dividido por temporadas e será trimestral. A primeira temporada se inicia em Março. Foi também divulgado o conteúdo novo que cada etapa irá trazer. Haverá o já conhecido Passe de Batalha, que provavelmente contará com suas versões gratuitas e pagas, sendo a versão paga o que realmente valerá a pena, como em todos os jogos que utilizam o estilo de passe de batalha, também terão novas lendas vindo a cada temporada, mas ainda não foi divulgado se será apenas uma nova lenda ou haverão mais por vez. Para finalizar também foi dito que haverão novas armas e novos itens para serem encontrados no mapa.

Considerações finais

Apex Legends se trata de um jogo que não depende apenas de habilidade no tiroteio. É preciso muita inteligência para saber o momento certo de utilizar suas habilidades especiais e também saber se posicionar conforme o jogo vai indo para suas etapas finais. Com um lançamento inesperado, o jogo já faz um sucesso estrondoso em todo o planeta. Parece que dessa vez EA e Respawn acertaram a mão em uma aposta num gênero que, apesar de estar a cerca de dois anos apenas no mercado, já começa a se saturar. Afinal incontáveis battle royales que estão surgindo todos os dias, mas deixam de inovar ou trazer um trabalho completo.

E trabalho completo é exatamente o que fizeram com Apex Legends. Quem joga uma vez, quer jogar de novo e de novo. Um jogo gratuito que chegou completinho para disputar espaço dentre os mais famosos e já conhecidos do gênero. Seu sucesso também esta presente nas plataformas de streaming como a Twitch. O jogo lidera por boa parte do tempo o topo no número de visualizações, mostrando que é um jogo não só bom de jogar, mas também de assistir. Então é certo que foi um jogo para funcionar no cenário de eSports, pois além de competitivo, traz público pra assistir.

Se você ainda não conhece o jogo, recomendo que faça o teste, ele está disponível gratuitamente para download na Xbox Live e na PSN, e no PC pela Origin, Já possui uma grande base de jogadores e garantia de atualizações constantes. Então o jogo só tende a melhorar com o tempo. Espero que a Respawn faça um ótimo trabalho em conjunto da EA e que possamos falar mais de Apex Legends no futuro!

Outros trailers e perfis de cada uma das Lendas de Apex Legends podem ser encontradas no canal oficial do jogo no YouTube.

Dando uma nota

Os gráficos estão lindos - 9
Jogabilidade intuitiva e ótima curva de aprendizado - 9
Apenas opção para jogar em trio, o que pode afastar alguns jogadores - 8
Variedade de gameplay com Lendas para todos os gostos - 9
É uma experiência gratuita, todos podem jogar e não há pay-to-win - 10
Som ambiente muito bom, incluindo até narração - 9
Mapa com uma ótima ambientação para um battle royale - 9

9

Excelente

Apex Legends é uma excelente nova opção para fãs do gênero de Battle Royale. Oferece uma experiência gratuita, um gameplay prazeroso, com microtransações apenas cosméticas e com alto potencial para crescer dentro dos próximos meses. É feito por um estúdio de alta competência e não há motivos para não experimentá-lo. Teste e tire você mesmo suas conclusões. Não irá se arrepender. E se não gostar, ao menos você não gastou um centavo por ele!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.