Nem tudo é perfeito? Final Fantasy XIII recebe 39/40 na Famitsu [PS3]

Não que isso diminua minha vontade de jogar FFXIII, afinal, 39/40 é uma excelente nota, mas acho que fiquei mal acostumada com a recente distribuição de notas perfeitas pela Famitsu e acabei dando como certo que o jogo receberia 10 dos quatro redatores.

Final Fantasy X também recebeu 39/40, e com a divulgação da nota de XIII, Final Fantasy XII continua sendo “o melhor FF”. Entre aspas é claro, porque mesmo sendo o único a ganhar 40/40, é o jogo mais controverso da série, com fãs descabelados argumentando que é “o filho bastardo”, enquanto outros concordam com a Famitsu e o acham incrível. Incluam-me nesse grupo. (Como curiosidade, FFVII ganhou 38/40.)

Mas voltando ao assunto principal, acho que a principal razão para essa nota ter sido recebida com surpresa é porque toda a antecipação, todo o hype que existe em cima desse jogo é muitas vezes maior do que Bayonetta ou New Super Mario Bros. Wii tiveram. É claro que mero hype não deveria interferir na nota, tanto que muita gente estranhou as notas perfeitas que Monster Hunter 3 e Dragon Quest IX receberam, mas quem não esperava por um 40/40?

É interessante notar como esse tipo de avaliação gera discussões, lembram-se do furor gerado pelo 38/40 que Zelda: Twilight Princess recebeu? Foi fã dizendo “bem feito, queria uma continuação de Wind Waker“, “como assim?! Ocarina e Wind Waker ganharam 40!” “essa revista não sabe de nada!!1”, “eu sabia que era só hype”, etc. E agora é a mesma coisa. Esperem pra ver as flame wars quando a Square revelar quantos discos o jogo terá no 360, ou se começarem a comparar a qualidade de áudio e vídeo nos dois consoles… é o tipo de discussão que não tem fim.

Daqui a pouco vai surgir por aí a tradução do review escrito do redator que deu 9 ao jogo, mas até lá só podemos supor sobre o que o levou a não achar o jogo perfeito. Não levem esse post como uma reclamação, eu não joguei nem a demo de FFXIII pra poder dizer que foi injusto, só estou compartilhando a surpresa que tive ao ler essa notícia.

Por último, no título está “[PS3]”, mas não me esqueci que vai ser lançado pra 360 não, é que a versão analisada pela revista foi a de PS3, já que a de 360 não será lançada no Japão.

Hum… aqui nada mudou, mal posso esperar pra jogar!

Isso também pode lhe interessar

13 Comentários

  1. “é por isso que pra mim essa review, como muitas na net nao valem
    pn, eh muito mimimi em cima dessa revista como se fosse a lei, eles nao
    sabem o significado da palavra ”perfeito”, como 1 jogo por exemplo
    como mario do wii receber PERFEITO quando tem tantas coisas que o tornam
    imperfeito, nao, nao, calminha fanboys, nao estou dizendo que o jogo
    seja ruim, longe disso, mas PERFEITO ele n eh, nao tem online
    multiplayer, nao tem historia decente, mas receber perfeito lol ? que
    seja 39/40 ou 38, mas pra por 40/40 num jogo que tem seus defeitos ja me
    mostra que esse revista so tem mimimi mesmo.”

    Tá maluco?! O game é horrível, e a revista mentiu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.