Holograma pode se tornar realidade em breve! Ou já se tornou? No Japão parece que sim…

Quem se lembra dessa cena clássica de Star Wars da projeção da mensagem da princesa Leia para Obi-Wan? Pois é, isso pode estar mais próximo que imaginamos. Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema capaz de transmitir imagens holográficas 3D em tempo real. E no Japão, uma cantora virtual tem feito o maior sucesso, ameaçando o estralado de cantoras como Lady Gaga, inclusive. Não que eu saiba quem e a tal da Lady Gaga, mas já ouvi falar… Bom, o que parece é que a ficção científica está invadindo as nossas vidas e que essa tecnologia está cada vez mais próxima de deixar de ser uma exclusividade da princesa Leia. Conheça, agora, um dos maiores desejos do ser humano que estar mais perto do que nunca de ser tornar uma realidade.

Nos Estados Unidos…

Esse novo sistema criado pela equipe da Universidade do Arizona, em parceria com a companhia Nitto Denko Technical, projeta imagens realmente 3D, diferentemente das TV e dos filmes que muitos tentam nos convencer que são 3D. O funcionamento, de maneira bem simplificada, é o seguinte: 16 câmeras posicionadas em ângulos diferentes, formando um círculo, captam as imagens 2D do objeto que serão transmitidas. Essas imagens são enviadas para outro local, lá as imagens serão reunidas e impressas 3D por um laser especial em uma placa de polímero fotorrefrativo, essa placa amarela que a gatinha Vivian Sieh, membro da equipe, está segurando. Por isso não é preciso óculos especiais para visualização da imagem.

Já houve tentativas de se projetar hologramas anteriormente, mas está foi de longe a mais bem sucedida. Nas primeiras experiências sempre tinha um grande delay(tempo de espera) para a imagem captada ser projetada no seu local de destino. Com esse novo projeto dos cientistas do Arizona isso não ocorre, a transmissão é quase em tempo real. Sim, quase. Lembra-se do laser que “imprime” a imagem 3D do outro lado? Pois é, a imagem é desenhada e se desfaz rapidamente, mas, a cada dois segundos, a imagem é redesenhada, algo imperceptível para nós. Por isso o quase, ainda há esses dois segundos de atraso a serem batidos.

A imagem pode ser atualizada a cada dois segundos devido a propriedades do tal polímero fotorrefrativo produzido pela Nitto Denko Technical, que pode ser produzido em escala industrial e anexado a algum dispositivo de gravação para ser transmitido via Internet. Isso certamente contribuirá para o baixo custo e, consequentemente, a difusão dessa tecnologia. O sistema também trabalha com cores, mas, por enquanto, ainda em hologramas separados. Por isso temos amostras de projeções apenas em verdes, vermelhas ou azuis.

A estimativa é que essa tecnologia, depois de aperfeiçoada, chegue ao grande público em 10 anos. Essa tela dos vídeos e das imagens é de apenas 10 polegadas, mas já estão sendo feitos testes com uma tela de 17 polegadas. E não será apenas para entretenimento e diversão, os campos de aplicações são inimagináveis, tanto em conferências de negócios até telemedicina. Confira abaixo mais um vídeo demonstrativo desse sistema holográfico da equipe da Universidade do Arizona.

Pelos vídeos essas projeções podem não parecer grande coisa agora, até pelo tamanho das imagens e pela limitação das cores, mas esteja certo de que esse é um grande tecnológico e essas barreiras serão quebradas logo. E, como diria o nosso fofo futuro ex-presidente, nunca antes na história da tecnologia vimos uma projeção holográfica em tempo real e com um 3D tão realista. Creio que, muito em breve, esse tipo de transmissão terá um gigantesco impacto nas telecomunicações e se tornará até a modinha da próxima geração. E já que falamos em modinha…

No Japão…

Quem tem feito sucesso em terras nipônicas é a cantora Hatsune Miku. O quê tem de mais isso? Simplesmente essa cantora não existe! Loucura? Não, meu caro. Trata-se de uma projeção virtual que está fazendo a cabeça da molecada de olhinhos puxados. A Hatsune Miku é uma personagem criada pela Crypton Future Mediae, parece até um personagem de anime que pulou para fora da tela e está passeando pelo nosso mundo. E como é criação japonesa, claro que tinha que ser uma menina com cara de ninfeta, roupas curtas e cabelos azuis até o tornozelo.

Não sei se podemos classificar o resultado final como holograma, mas, de fato, é bem interessante, só percebemos mesmo que se trata de uma projeção 3D quando a câmera chega bem pertinho da cantora. Para a música foi utilizado um programa de computador chamado Vocaloid, com o qual é possível sintetizar músicas para serem interpretadas por uma “personalidade” eletrônica. O sucesso foi tanto que a Hatsune fez uma turnê e os shows foram gravados para serem lançados e vendido em DVD e Blu-ray.

Eu vi o vídeo diversas vezes para tentar descobrir como funciona o processo, mas não descobri muito coisa, apenas que a personagem fica sempre em uma mesma área circular e que as duas luzes atrás dela nunca se apagam para que ela possa ser vista mesmo quando as outras luzes se apagam. Se alguém souber como funciona diz aí. 😀

Seja feita de carne e osso ou bits e pixels, não podemos negar que a Hatsune Miku é uma cantora completa, ela dança, rebola, pula e anima a plateia. Mas o que eu queria mesmo era saber como ela se sairia, com essa animaçãoo toda, em um trio elétrico em pleno carnaval de Salvador. Haha! Veja os vídeos abaixo. Sugiro que você assista em 1080p.

Isso também pode lhe interessar

27 Comentários

  1. Acho que hologramas, assim como carros voadores, um dia aconteceria/acontecerá, a tecnologia hoje em dia não está mais tentando criar, mas sim, fazer igual os gênios criadores dos filmes antigos já imaginavam há muito tempo.

    -Edit-
    Vendo o show da Hatsune Miku agora achei interessante e ao mesmo tempo estranho, você tá lá curtindo o show e tal, mas não tem ninguém lá, só uma projeção.
    É tipo um ‘cinema-em-pé’ não acham?

  2. No momento do show os cara tavam pulando pra uma tela 2d né?, pois só pelo video ela fica tão 3d quando se pode ver, estranho esses costumes japoneses são mesmo estranhos.

    quando a holograma ja era uma coisa buscada a muito tempo, para se ter uma comunicação mais “pessoal” com melhor visão do que se tem em uma camera de video conferencia, não consigo pensar em como usar um holograma se não pra comunicação.

    1. Agora que você falou que eu percebi a tela de um lado a outro do palco.Tem um momento em que dá pra ver pela bateria “cortada” por uma faixa preta, que é o limite da tela. Então, aquelas duas luzes atrás dela devem ser os projetores…

      Olhando bem agora, parece mais uma espécie de aquário vazio XD

    2. Agora que você falou que eu percebi a tela de um lado a outro do palco.Tem um momento em que dá pra ver pela bateria “cortada” por uma faixa preta, que é o limite da tela. Então, aquelas duas luzes atrás dela devem ser os projetores…

      Olhando bem agora, parece mais uma espécie de aquário vazio XD

  3. Algumas pequenas correções… A Miku não é a unica cantora desse tipo. O programa Vocaloid é lançado em várias versões no japão, cada um tem um personagem para simbolizar o cantor ou cantora dono da voz presente no programa. Existem vários, e muitos continuam a ser lançados. Existe até uma wiki de vocaloid (http://vocaloid.wikia.com/wiki/Vocaloid_Wiki) onde podem ser encontradas maiores informações acerca disso… Tem personagens adolescentes, adultos, crianças, homens, mulheres, etc… O programa ganhou fama no japão por permitir qualquer um com criatividade (e tempo livre XP) criar musicas, tendo inclusive servido para revelar alguns compositores que estão hoje no mercado profissional, como o grupo Supercell.
    Quanto à tecnologia usada nesses shows, acho que é sim o mais próximo de um holograma que dá pra chegar com a técnologia atual. Não sei os nomes e termos técnicos do efeito, mas é uma projeção em tela transparente, usando efeitos em 3D de ultima geração. Um intermediário entre o 3D e a projeção holográfica.
    Quanto à Hatsune Miku, eu não gosto muito dela. Apenas uma música ou outra na voz dela realmente me agrada (a World is Mine postada ai é um exemplo), mas me irrita o fato dela ser tão supervalorizada em detrimento dos outros Vocaloids. Dos personagens cujas vozes eu gosto mais, apenas 2 apareceram nos shows, e deles apenas 1 cantou mais de uma música >_>
    Deixo aqui mais uns videos legais do show:

    Megurine Luka – Just Be Friends:

    (alguém me explica porque ela tá usando dois microfones? XD Programador com sono hora que montou esse modelo…)

    Kagamine Len e Kagamine Rin – Butterfly on your right shoulder:

    Esses são os dois que eu disse estar entre meus favoritos… E essa é a unica musica que o Len cantou nos shows. Gosto dessa musica, mas tem umas melhores, na minha opinião u.u

    Kagamine Rin – Meltdown:

    Acho o tom dessa musica um pouco agudo demais, mas o refrão e o final dela são legais.

    1. Eu li sobre o Vocaloid antes e vi que existem várias versões com artistas diferentes. A Hatsune Miku, eu não disse no post que ela era a única, mas foi a única que eu encontrei que tem um avatar que e faz shows. Agora eu sei que há outros, embora não tão famosos, como você mesmo disse. ^^

      E não creio que a tecnologia usada na projeção da personagem japonesa seja considerada um holograma. Pelo que eu sei holograma é a projeção da imagem captada de um objeto qualquer para um local remoto, e isso no ocorre nesse caso. Como podemos perceber, ela é criada por um software e projetada numa ‘tela”, ou seja, não há captação de iamgem “do outro lado”.
      Mas eu não sou especialista no assunto e isso é apenas a minha opnião. XD

      1. Sim foi isso que eu disse… é um 3D ja montado que foi projetado naquela tela. Mas é o mais próximo que dá pra chegar daqueles hologramas dos filmes XP

    2. Eu li sobre o Vocaloid antes e vi que existem várias versões com artistas diferentes. A Hatsune Miku, eu não disse no post que ela era a única, mas foi a única que eu encontrei que tem um avatar que e faz shows. Agora eu sei que há outros, embora não tão famosos, como você mesmo disse. ^^

      E não creio que a tecnologia usada na projeção da personagem japonesa seja considerada um holograma. Pelo que eu sei holograma é a projeção da imagem captada de um objeto qualquer para um local remoto, e isso no ocorre nesse caso. Como podemos perceber, ela é criada por um software e projetada numa ‘tela”, ou seja, não há captação de iamgem “do outro lado”.
      Mas eu não sou especialista no assunto e isso é apenas a minha opnião. XD

    3. Eu li sobre o Vocaloid antes e vi que existem várias versões com artistas diferentes. A Hatsune Miku, eu não disse no post que ela era a única, mas foi a única que eu encontrei que tem um avatar que e faz shows. Agora eu sei que há outros, embora não tão famosos, como você mesmo disse. ^^

      E não creio que a tecnologia usada na projeção da personagem japonesa seja considerada um holograma. Pelo que eu sei holograma é a projeção da imagem captada de um objeto qualquer para um local remoto, e isso no ocorre nesse caso. Como podemos perceber, ela é criada por um software e projetada numa ‘tela”, ou seja, não há captação de iamgem “do outro lado”.
      Mas eu não sou especialista no assunto e isso é apenas a minha opnião. XD

  4. Algumas pequenas correções… A Miku não é a unica cantora desse tipo. O programa Vocaloid é lançado em várias versões no japão, cada um tem um personagem para simbolizar o cantor ou cantora dono da voz presente no programa. Existem vários, e muitos continuam a ser lançados. Existe até uma wiki de vocaloid (http://vocaloid.wikia.com/wiki/Vocaloid_Wiki) onde podem ser encontradas maiores informações acerca disso… Tem personagens adolescentes, adultos, crianças, homens, mulheres, etc… O programa ganhou fama no japão por permitir qualquer um com criatividade (e tempo livre XP) criar musicas, tendo inclusive servido para revelar alguns compositores que estão hoje no mercado profissional, como o grupo Supercell.
    Quanto à tecnologia usada nesses shows, acho que é sim o mais próximo de um holograma que dá pra chegar com a técnologia atual. Não sei os nomes e termos técnicos do efeito, mas é uma projeção em tela transparente, usando efeitos em 3D de ultima geração. Um intermediário entre o 3D e a projeção holográfica.
    Quanto à Hatsune Miku, eu não gosto muito dela. Apenas uma música ou outra na voz dela realmente me agrada (a World is Mine postada ai é um exemplo), mas me irrita o fato dela ser tão supervalorizada em detrimento dos outros Vocaloids. Dos personagens cujas vozes eu gosto mais, apenas 2 apareceram nos shows, e deles apenas 1 cantou mais de uma música >_>
    Deixo aqui mais uns videos legais do show:

    Megurine Luka – Just Be Friends:

    (alguém me explica porque ela tá usando dois microfones? XD Programador com sono hora que montou esse modelo…)

    Kagamine Len e Kagamine Rin – Butterfly on your right shoulder:

    Esses são os dois que eu disse estar entre meus favoritos… E essa é a unica musica que o Len cantou nos shows. Gosto dessa musica, mas tem umas melhores, na minha opinião u.u

    Kagamine Rin – Meltdown:

    Acho o tom dessa musica um pouco agudo demais, mas o refrão e o final dela são legais.

  5. Algumas pequenas correções… A Miku não é a unica cantora desse tipo. O programa Vocaloid é lançado em várias versões no japão, cada um tem um personagem para simbolizar o cantor ou cantora dono da voz presente no programa. Existem vários, e muitos continuam a ser lançados. Existe até uma wiki de vocaloid (http://vocaloid.wikia.com/wiki/Vocaloid_Wiki) onde podem ser encontradas maiores informações acerca disso… Tem personagens adolescentes, adultos, crianças, homens, mulheres, etc… O programa ganhou fama no japão por permitir qualquer um com criatividade (e tempo livre XP) criar musicas, tendo inclusive servido para revelar alguns compositores que estão hoje no mercado profissional, como o grupo Supercell.
    Quanto à tecnologia usada nesses shows, acho que é sim o mais próximo de um holograma que dá pra chegar com a técnologia atual. Não sei os nomes e termos técnicos do efeito, mas é uma projeção em tela transparente, usando efeitos em 3D de ultima geração. Um intermediário entre o 3D e a projeção holográfica.
    Quanto à Hatsune Miku, eu não gosto muito dela. Apenas uma música ou outra na voz dela realmente me agrada (a World is Mine postada ai é um exemplo), mas me irrita o fato dela ser tão supervalorizada em detrimento dos outros Vocaloids. Dos personagens cujas vozes eu gosto mais, apenas 2 apareceram nos shows, e deles apenas 1 cantou mais de uma música >_>
    Deixo aqui mais uns videos legais do show:

    Megurine Luka – Just Be Friends:

    (alguém me explica porque ela tá usando dois microfones? XD Programador com sono hora que montou esse modelo…)

    Kagamine Len e Kagamine Rin – Butterfly on your right shoulder:

    Esses são os dois que eu disse estar entre meus favoritos… E essa é a unica musica que o Len cantou nos shows. Gosto dessa musica, mas tem umas melhores, na minha opinião u.u

    Kagamine Rin – Meltdown:

    Acho o tom dessa musica um pouco agudo demais, mas o refrão e o final dela são legais.

    1. Eu também…Quem não imagina, né? Essas coisas na vida real é tipo sonhar acordado se acontecer, e a gente vai começar a se lembrar dos Mario Bros. de 1900 e lá vai pedrada xD

      1. as vezes isso me da meio que medo ahuhuahu, nao sei explicar!
        coisas a la jetsons que eram tidas como certas no passado, e meio impossivel para a geração dos anos 80 estão se concretizando muito rapido rsrs
        não sei se é os filmes apocalípticos com um futuro com controles abusivos sobre as pessoas ou maquinas se rebelando me da MEDO mano rsrsrs

        ocorre igual o maldito spielberg que me fez ter medo de nadar de boa no mar por causa dos tubaroes birrentos que nao largam a pessoa em paz até matar rsrsrs

    2. Holograma e robôs = meu sonho de consumo xD

      Simplesmente PIREI quando vi o show da Miku!
      Queria muito ver isso ao vivo, deve ser uma experiência “exótica”.

  6. hummm, quero ver essa tecnologia em outro lugar, como usala para jogar algum jogo, imagina jogar yugioh usando hologramas, seria uma fantasia igual no anime…

    1. ninguém notou que já existe 3D pra fora da tela, e o mais provavel, que eles estejam editando pelas cameras! ou as luzes formão uma imagem super ultra mega iper 3D! vendo o show ao vivo no japao ou na china sei lá onde é, se vc força a visao com mais força, vc pode conseguir ver oque é!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.