[Música] Foo Fighters – Wasting Light: Depois das férias, a recompensa!

Foo Fighters - Wasting Light

Foram quatro anos de férias, mas a espera valeu a pena. Após o lançamento de Echoes, Silence, Patience & Grace, uma turnê acústica e um álbum de greatest hits, o Foo Fighters resolveu tirar um descanso, para repor as energias. Mas agora, a banda está de volta com um cd inédito, Wasting Light, e se firma definitivamente como uma das melhores bandas de rock da atualidade. E é interessante notar que, embora exista um amadurecimento no som da banda, Wasting Light parece ser um disco do Foo Fighters do início da carreira, com músicas mais pesadas, com refrões simples e divertidos. E isso não é ao acaso…

Tudo porque Dave Grohl trouxe de volta a guitarra de Pat Smear (ex-guitarrista do Nirvana e que já tocou no Foo Fighters no início da banda), também se uniu ao produtor musical Butch Vig (que produziu o histórico Nevermind, também do Nirvana) e ainda conta com a participação de Krist Novoselic (ex-baixista do Nirvana) tocando em “I Should Have Known”, uma das melhores músicas do álbum. Enfim, toda essa reunião musical deu bons resultados, tornando Wasting Light um dos grandes lançamentos do ano.

E ainda mais impressionante que os nomes reunidos na produção desse álbum, é a forma como ele foi gravado: na garagem de Dave Grohl e usando exclusivamente tecnologia analógica. O que significa que cada integrante da banda mixou a sua parte da gravação na mão. Esse amadorismo, deixou álbum com uma nitidez nos instrumentos incrível, é possível ouvir o baixo e todas as três guitarras presente em cada música.

Sabe aquele cd que você ouve praticamente sem pular uma música? Esse é o caso de Wasting Light. Quer dizer, quase! eu acabo pulando a “White Limo”, uma música que possui um instrumental fantástico, uma pena que o vocal distorcido e forçado, acaba destoando demais do resto do álbum. Mas ela é a única! As músicas restantes são uma delícia de se ouvir. “Rope”, o single de estréia do álbum, já deveria estar tocando em qualquer rádio; “These Days”, a minha preferida, possui uma letra reflexiva e uma progressão fantástica; “Arlandria”, tem um ritmo contagiante e um refrão que ficará na sua cabeça por dias. Já “Walk”, música que acertadamente faz parte da trilha sonora de Thor, encerra o álbum de uma forma incrível!

Jamais entenderei como o Foo Fighters conseguiu compor um álbum de retorno as suas raízes, ao mesmo tempo em que continua o amadurecimento de suas músicas, mas serei eternamente grato a banda por entregar aos fãs esse álbum que já considero um dos melhores lançamentos do ano.

Pra finalizar, fiquem com o Foo Fighters tocando o cd novo na íntegra, dentro do Studio 606, estúdio particular da banda.

Isso também pode lhe interessar

13 Comentários

  1. Escuto Foo Fighters desde o primeiro cd e curti todos. Mas o segundo, The Color And The Shape, que tem a fantástica Everlong, sempre esteve como o melhor. Isso até agora, pois Wasting Light realmente se sobressaiu. Eu escuto ele e me vejo há 13 anoa trás quando passava o dia inteiro escutando My Hero, Up In Arms e Everlong (todas do The Color And The Shape).

    “Jamais entenderei como o Foo Fighters conseguiu compor um álbum de retorno as suas raízes, ao mesmo tempo em que continua o amadurecimento de suas músicas, mas serei eternamente grato a banda por entregar aos fãs esse álbum que já considero um dos melhores lançamentos do ano.”
    Concordo plenamente, e acho difícl lançarem algo melhor que ele.

  2. Muito bom esse CD do foo fighters, apesar de que pra mim o album echoes, silence, patencie and shoes é melhor.

    Arlandia é minha musica preferida desse album

  3. Foo Fighters é muito bom. Curti muito o Echoes, Silence… e pelo que parece esse está muito melhor. Não peguei o começo da banda, mas curto muito as músicas antigas, como My Hero e Everlong, e tbm as mais recentes The Pretender e Wheels. Minha música favorita é Times Like These, principalmete a versão acústica.

  4. Também achei esse Wasting Light melhor que o Echoes… e olha que achei o Echoes… muito bom. E como já disseram, um dos melhores do ano. Músicas não tão complexas, mas trabalhadas com esmero e perfeição. Coisa fina.

  5. Foo Fighters muito bom. Melhor banda de rock atualmente para mim.
    The color and the shape foi meu primeiro cd que comprei da banda, não sei se é por isso mais é o meu favorito, tem todas as musicas boas. Só comecei ouvir FF pq curtia o trabalho do Dave na bateria do Nirvana. O FF fez muito bem para ele.

  6. Realmente, um álbum incrível!
    Grohl realmente demonstrou o motivo de ser uma lenda viva do Rock
    Compôs músicas lindas e “arrogantes” ao mesmo tempo. Algo que o próprio Grohl disse uma vez sobre o One by One ” há 9 anos atrás:”11 músicas de um Rock muito agressivo” também caí bem como descrição desse disco.

    Interessante e inspirador, a nova geração (digo nova não essa atual horrenda) do Rock tem que ouvir esse cd e fazer a lição de Casa.
    O Foo Fighters ganha meu respeito por produzir músicas novas e boas e ao contrario de bandas que só querem ganhar dinheiro tocando músicas de “30 anos atrás” (sim U2 estou falando de você) e cobra uma fortuna nos ingressos.
    Foo Fighters é essencial no Rock in Rio

    CD Incrível digo mais uma vez!
    Viva o Rock verdadeiro

    1. Concordo plenamente que esse novo album do Foo Fighters é otimo e enaltece o verdadeiro Rock e não essas merdas de hoje em dia, e também que os preços dos ingressos do show do U2 não são nada acessiveis, mas dizer que eles só querem ganhar dinheiro tocando músicas de “30 anos atrás”, ja é uma ofensa a um dos grandes que contribuiram grandemente para o aprimoramento do bom e velho Rock Roll. Pare pra escutar o mais recente album deles, e preste atenção tanto nas melodias como nas composições.

      1. Para ser sincero posso ter exagerado um pouquinho (mas bem pouco mesmo) quando citei que atualmente o U2 está ganhando dinheiro com músicas de “30 anos atrás”, mas parando para pensar o próprio Bono aje mais como um tiozinho, perdido com toda àquela conversinha de co-exist (hehehehe).
        O último álbum do U2? qual? o verdadeiro ou aquele com músicas feitas para rádio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.