Mario Kart 8: parece lindo, mas desnecessário?

Assista o novo trailer que apresenta novos itens e pistas!

Imagino que já tenha leitor espumando pela boca só pelo título desse post. E talvez o título seja apenas exagerado para atrair a sua atenção. Ou talvez não. Quando digo que Mario Kart 8 me parece desnecessário me refiro a forma como encaro os games de multiplayer hoje em dia e a própria situação do Nintendo Wii U e da própria filosofia da Nintendo para com seus games.

O fato é que sou um gamer que cresceu. Foi o tempo em que reunia coleguinhas para ficar tardes inteiras em frente a TV jogando videogame. E eu tenho boas memórias de tardes e finais de semanas inteiros jogando Mario Kart 64. Mas são situações que dificilmente iriam se repetir nos dias de hoje. É muito mais fácil ter uma lista de amigos e conhecidos num console online (como Xbox ou PlayStation) e a partir dali você ter alguém para jogar online contigo. Há games feitos produzidos especialmente pensado nessa nova realidade (Titanfall) e não é esse o caso de Mario Kart ou qualquer coisa que a Nintendo faça atualmente.

Claro que é problema não ter muitos conhecidos que possuam um Wii U. E mesmo que a Nintendo agora tenha um rede online, uma lista de amigos menos burocrática que a do Wii e que há suportes a headsets, esse não é mesmo o foco do console e por isso a rede (ao menos na minha visão) é muito menor e impactante do que a concorrência. Os jogos ainda são pensados e produzidos com a ideia de que você deve ter amigos que sentem do seu lado no sofá e passem horas e horas jogando um mesmo jogo. Isso ainda existe, é claro, principalmente com os gamers mais jovens. Mas não é a minha realidade.

Com isso, vejo o trailer abaixo e fico com aquela sensação de que é um dos Mario Kart mais bonitos que já vi na vida, mas pra mim ele me parece tão desnecessário nesse sentido explicado. Parece que o tempo em que eu conseguia aproveitar a totalidade da série como ele é pensada ficou realmente no passado. Isso não tira a qualidade dela é claro, apenas me dá a sensação de que fiquei velho e a série não cresceu e amadureceu comigo como outras franquias fizeram em outros consoles.

E olha que cheguei a jogar Mario Kart: Double Dash (Gamecube) e Mario Kart Wii, mas não tenho as mesmas recordações de quando tinha toda aquela zueira de Mario Kart 64. Me lembro deles como algo mais solitário, já sem tantas oportunidades para reunir a galera e jogar disputas emocionantes e divertidas. Ou seja, Mario Kart é uma experiência que hoje em dia é cada vez mais rara: o de jogadores juntos num mesmo espaço físico. Isso pra mim se perdeu com o passar do tempo e da vida…  que pena.

 

Isso também pode lhe interessar

19 Comentários

  1. Thiago, mas esse tipo de experiência varia de pessoa pra pessoa! Diferente da maioria das pessoas, eu ODEIO jogar online (principalmente com quem eu nunca vi na vida). Meu lance ainda é jogar dando cotoveladas uns nos outros, hehehe. Aqui em casa, todo mundo joga: esposa, filhas, sobrinhos… E nessa gen que já se foi, nos divertimos MUITO jogando Mario Kart Wii, Trine 1 e 2, Scott Pilgrim, New SMB Wii, Rayman Origins (e claro, MUITO Super Bomberman 2). Talvez eu ainda seja um dos poucos que dá pulos de alegria quando surgem jogos com multi local, mas fico feliz em saber que ainda existam empresas que o fazem, nem que seja pela nostalgia. Acho que os jogos devem ter as 2 opções, assim cada um pode escolher qual a melhor forma de se divertir jogando multi. 😉

    1. sim, sim, é por isso que fiz questão de dizer no texto de que se tratava da minha realidade. é o meu caso em si. claro que essa não é uma situação idêntica para todos, ainda mais num país onde a banda larga é problemática e isso atrapalha bastante a experiência online. mas eu já acho que jogar online hoje em dia, dependendo do game, bem superior as experiências locais. mas talvez isso seja exatamente devido a minha realidade. 🙂

    2. Também sou como você, flaviometal! Dou pulos de alegria quando um novo jogo anunciado confirma que vai ter multiplayer local, também odeio jogar online, e reunir a galera aqui em casa é o que tem de melhor!

    1. Putz Pedro, fico triste por ti se você realmente acredita nessas palavras. agora se foi apenas um friend flame… tá tudo bem. É nisso que dá ficar 7 anos defasado em temo de jogos… talvez quando você chegar na realidade dos games que vc citou isso mude sua concepção. 😉

  2. Beijinho no ombro thiagolinos. hahahahhaha Cara esse jogo está. magnífico, e do jeito que você fala parece que é aquela invejinha por não poder jogar. Cara o Wiiu é um puta console sério hoje tenho o Wiiu, Xbox e ps3, e pretendo pegar o PS4 não vou mais de Microsoft (Sony tem franquias muito mais interessantes). Meu sério eu me empolguei mais com os games do Wiiu do que qualquer outro. Nintendo é Nintendo, seus jogos tem uma magia que os outros não possuem, eu tenho todos os jogos que exclusivos do Wiiu, e são sensacionais. Abraços e compra um Wiiu Vc ano vai se arrepender.

    1. Legolinos, não acho que seja invejinha (talvez seja?), é mais uma tristeza mesmo ao ver um jogo tão bonito ao mesmo tempo saindo numa plataforma tão limitada por uma empresa que não consegue se adaptar aos tempos modernos.

      Eu jogaria Mario Kart 8 se tivesse a plataforma? Com certeza, mas não compraria um Wii U sabendo a minha experiência com consoles como Xbox One, além do que pra matar a saudade das franquias da Nintendo o 3DS é mais do que suficiente e olha que nem mesmo o Mario Kart dele ainda fiquei interessado em jogar.

      Enfim… não, o jogo pode ser magnifico em muitos sentidos, mas eu acho que o mundo da nintendo não bate mais com o meu mundo gamer e com as experiências também magníficas que tenho em outra plataforma no sentido de como se jogar os jogos de hoje. É complicado.

      Talvez daqui alguns anos, quando o Thales (meu filhinho de 1 ano e meio) estiver querendo conhecer a Nintendo, eu possa apresentar esse mundo pra ele e comprar um console da empresa pra ele jogar e eu entrar de bicão… mas hoje, não vejo o Wii U como um console exclusivamente pra mim… é isso! 🙂

    2. Legolinos, não acho que seja invejinha (talvez seja?), é mais uma tristeza mesmo ao ver um jogo tão bonito ao mesmo tempo saindo numa plataforma tão limitada por uma empresa que não consegue se adaptar aos tempos modernos.

      Eu jogaria Mario Kart 8 se tivesse a plataforma? Com certeza, mas não compraria um Wii U sabendo a minha experiência com consoles como Xbox One, além do que pra matar a saudade das franquias da Nintendo uso o 3DS, que é mais do que suficiente e olha que nem mesmo o Mario Kart dele ainda fiquei interessado em jogar.

      Enfim… não, o jogo pode ser magnifico em muitos sentidos, mas eu acho que o mundo da nintendo não bate mais com o meu mundo gamer e com as experiências também magníficas que tenho em outra plataforma no sentido de como se jogar os jogos de hoje. É complicado.

      Talvez daqui alguns anos, quando o Thales (meu filhinho de 1 ano e meio) estiver querendo conhecer a Nintendo, eu possa apresentar esse mundo pra ele e comprar um console da empresa pra ele jogar e eu entrar de bicão… mas hoje, não vejo o Wii U como um console exclusivamente pra mim… é isso! 🙂

      1. Thiagolinos é que Vc tá com filho e tal fica difícil manter vários games. Mas quando o Wiiu tiver no fim da vida da uma chance que nem eu dei para o PS3. Eu nunca curti a Sony por causa do seu controle, mas Poxa quanto jogo da hora eu Tava perdendo. Valeu muito comprar um PS3, tô jogando a saga god of war, uncharted, infamous, e eu não vejo a hora de ver esse games no Ps4. Cara o importante é Vc se divertir, o Wiiu tem características muito interessantes, apesar de todos os contras. Mas quem tem um se diverte muito. o Wiiu tem suas excelentes franquias, Xbox tem uma robusta rede online e poucas franquias de peso, PS tem excelentes franquias. Bom sei lá. abs

  3. mario kart 8, foi o motivo de eu e meu irmao mais velho fazer uma vaquinha pra comprar o wiiu, os outros jogos que vierem pra plataforma seram um adendo, pois o objetivo do console é somente pra jogar esse jogo, afinal de contas vai fazer mais de 5 anos que ainda jogamos o mario kart wii!
    e o motivo de ainda jogarmos esse jogo e exatamente o ponto que vc colocou no post, ainda temos aqui a resistencia de marmanjos, de numero exato 5 pessoas que ao inves de ir tomar uma cervejinha e botar a conversa em dia,nós, jogamos mario kart e botamos a conversa em dia.
    nao todo dia e nem toda a semana, mas pelo menos uma vez no mes estamos reunidos pra jogar esse jgo!
    fora isso nao veria motivo de adquirir um wiiu ao inves do ps4, Xone ou investir e montar um PCgamer.
    se me acharem hipocrita e pergutarem se eu vou jogar zelda, mario 3d world(que ja zerei) e outros exclusivos?sim, mas, ainda sim deixo uma critca a nitendo que se fecha na sua bolha, e ignora a sua base de fas que vem desde o seculo passado!

  4. Acredito sim que seja voltado para um mercado menor, mas quando você esta com os sobrinhos e filhos jogando ao lado você entende a necessidade da franquia nintendo…diversão sem mais preocupações….

    1. Na real os consoles da Microsoft e da Sony é que atendem ao mercado menor, de nicho, enquanto a Nintendo desde sempre procura expandir. Enquanto a Big N olha à frente as outras se contentam em olhar pro próprio umbigo.

  5. Eu não suporto jogar online, nunca gostei. Desbloqueei o PS3 com gosto, o online nunca me fez falta. Com ORGANIZAÇÃO, reúno a galera aqui em casa regularmente pra jogar. Tá certo que não tenho filha e mulher para me preocupar (como é o seu caso) mas será que não dá pra conversar com a patroa e explicar que quer fazer uma reunião com os amigos? Acho que a falta de multiplayer local na sua vida (e na de muitos) é advinda de pura preguiça. Como é que o meu grupo, que tem gente na escola, gente que trabalha, e gente na faculdade, e gente em outro estado (OUTRO ESTADO, THIAGO!) consegue se reunir com frequência? Me explica? Porra cara, para de choramingar que não consegue mais reunir os amigos na sua vida e se organiza! Me corta o coração (sério) ler linhas como "É muito mais fácil ter uma lista de amigos e conhecidos num console online (como Xbox ou PlayStation) e a partir dali você ter alguém para jogar online contigorápido" que você escreveu. Pelo amor de Deus.

    1. Acho que cada um tem a sua própria realidade e não é porque vc vive assim que todo mundo também vai. Volte daqui 10 anos, já formado, casado com um lindo filho pequeno e me diga se a sua realidade permaneceu imutável. Até porque quando eu ainda estava na faculdade, reunir os amigos era mole… hoje a realidade é outra (e não é uma questão de certo ou errado). Cada caso é um caso. Mas local? pfff… não troco as infindáveis horas de multiplayer online com a turma da NGM jogando Gears of War (1, 2 e 3!!) pelas horas que tive com os amigos jogando Mario Kart 64 (local)… enfim, cada um com a sua realidade.

  6. que ter online é muito mais prático eu concordo…mas vc cago* no seu argumento "não troco as infindáveis horas de multiplayer online com a turma da NGM jogando Gears of War (1, 2 e 3!!) pelas horas que tive com os amigos jogando Mario Kart 64 (local)"…

    local tem muito mais graça…só quem foi nintendista (ou foi na casa de um) na época do n64 jogar mario kart, diddy kong racing (na minha opinião, melhor q o mk), 007, smash bros, e é claro, o desfazedor de amizades, mario party, sabe do que eu estou falando…quer comparar? simples, compara um partida de pes, fifa, street online com uma local…vc tirando sarro do seu amigo ao vivo e a cores…muuuuuuuuito melhor…

    1. Mas não é um argumento, é uma constatação. Eu fui (ou sou) nintendista, sempre tive todos os consoles da Nintendo (menos o Wii U), fui até mais nintendista do que muitos que se hoje acham que são (eu apoiei a nintendo durante toda a fase do Gamecube, que diga-se de passagem é o seu melhor console depois do super nintendo até os dias de hoje). Eu tive a experiência de todos esses games locais que vc mencionou e ainda assim troca elas pela diversão que foi a geração passada quando descobri o mundo online e as intermináveis horas que eu e um grupo de amigos passamos jogando madrugadas afora jogos online como Gears e Halo. E novamente, não estou cagando regra e dizendo que EU estou certo. Estou dizendo que pra MIM é assim que minha opinião vigora dentro da minha mente. Cada pessoa tem suas experiências e escolhe as suas melhores. Eu fiz a minha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.