HQ | Pateta retorna para 1933!

Pateta40 Pateta41

A Editora Abril anunciou, ontem, em seu Facebook que as duas próximas edições da revista mensal do Pateta – nº40 de agosto e nº41 de setembro – serão especiais pois cada uma irá trazer uma aventura inédita da série que retrata o Pateta vivendo nos Estados Unidos em 1933 e trabalhando como repórter investigativo, sim, estou me referindo a minissérie Pateta Repórter!

Essa é uma das muitas séries de quadrinhos produzidos na Itália que retratam universo alternativos com os personagens da Disney, tirando-os daquele universo tradicional que todos conhecem e colocando-os em realidades originais, encontrando novos personagens, trazendo outros totalmente reformulados. A Disney Itália nos últimos anos tem conseguido muita atenção ao redor do globo pelos fãs de quadrinhos com estas séries originais. Donald já se tornou um espião na série Donald Duplo, Mickey vive aventuras galáticas em Crônicas do Planeta T, Pateta é um repórter que vive se metendo em confusão naquela era dos mafiosos da década de 30 e até mesmo um Superpato que vive num futuro alternativo, numa Patópolis futurista onde ele defende o planeta contra ameaças dos Evronianos, uma raça alienígena que conquista e escraviza planetas inteiros.

Boa parte destas minisséries especiais vem sendo publicadas no Brasil, mas tal qual na Itália, elas ainda saem mescladas junto com as histórias e aventuras do universo tradicional Disney, com alguma ou outra coisa saindo nos excelentes especiais temáticos, mas boa parte você consegue encontrar nos tijolões de quadrinhos (Disney BIG, Mega Disney e Disney Jumbo) e em raras ocasiões, como essa caso de Pateta Repórter na própria revista mensal do personagem.

Só torço para que nunca futuro, talvez até distante, todas estas séries – que em grande parte não ainda não foram finalizadas na Itália e que continuam saindo por lá de vez em quando – possam ser encadernadas numa coleção mais luxuosa, com papel de qualidade e todas as HQs reunidas num volumão própria a cada série. Enquanto isso não acontece – se vier a acontecer – vale a pena continuar de olho continuar acompanhar nas revistas Disney da linha atual.

Quanto a Pateta Repórter, vale lembrar que as primeiras HQs dessa série foram publicadas aqui no Brasil ano passado, num especial de 300 páginas, e que ainda dá para se encontrar por aí. As HQs que estão para sair nas edições do Pateta mensal podem ser lidas sem a leitura do especial do ano passado? Certamente, pois a Disney Itália tem esse cuidado de criar histórias isoladas umas das outras, e todas possuem suas próprias tramas, ainda que sigam uma cronologia e respeito aos eventos que já foram narrados em aventuras anteriores. Mas cada uma é uma porta de entrada para um novo leitor, e para os que já estão acompanhando também apreciam a discreta cronologia e pescam os detalhes extras de cada aventura. E se você quiser correr atrás, a capa do especial do ano passado é esta aqui, junto com a sinopse oficial:

PatetaEspecial

Era uma vez em 1933…
Pateta Repórter é uma série de quadrinhos de sucesso na Europa que chega agora ao Brasil com seu formidável texto e sua arte deslumbrante, capazes de nos transportar lá para trás, à década de 1930. Naqueles tempos, havia basicamente três formas de receber notícias: pelo rádio, por algumas revistas e pelo jornal. Mas somente este último combinava investigação e velocidade. Sim, velocidade, pois saía todos os dias, muitas vezes com edição extra da tarde e da noite. Hoje, em plena era digital e em rede, fica difícil imaginar um tempo em que nem mesmo a televisão era uma realidade nas residências – apesar de já ter sido inventada. Pois é nesse período tão nostálgico que surge, nos Estados Unidos, um repórter investigativo meio… Pateta, empenhado em dar os maiores furos de reportagem, principalmente do submundo do crime. Acompanhe aqui, em 300 páginas e 10 tramas completas, nosso valoroso jornalista em busca de notícias que só podem ser conseguidas por quem está no centro dos acontecimentos e no meio da ação!

Mais um último extra, um desenho dos criadores italianos de Pateta Repórter, Teresa Radice e Stefano Turconi , fizeram ano passado, e postaram no blog da dupla, comemorando a publicação da série aqui no Brasil:

Patetaart

Quer ver mais? No Facebook na página do Calisota – Quadrinhos Disney (que em breve irá ganhar um blog próprio que também irei gerenciar) há dois álbuns que abri lá no passado que mostram bastante dessa série do Pateta. Basta acessar aqui (foto do especial) e aqui (artworks da série)!

Em resumo: Imperdível!

Pateta1933

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.