LendoMiscelânea

Disney | Especiais temáticos cada vez mais apetitosos!

E Vikings ganha uma das capas mais bonitas dessa linha editorial Disney!

A coisa realmente começou a ficar interessante para os quadrinhos Disney em meados do segundo semestre de 2012, quando a Editora Abril mudou sua linha de especiais de centenas de páginas que mesclavam repetecos e inéditas para um formato quase imutável: encadernados de 300 páginas só com histórias inéditas! Então vieram os especiais Horror, Velho Oeste, As Novas Aventuras do Superpato: Origem, O País dos Metralhas, No Fundo do Mar, Super-Heróis e o recém lançado Viagens Fantásticas. Rolaram também algumas exceções no formato, como os especiais Agente Secreto e Epic Mickey 2 com 160 páginas inéditas cada, além dos dois especiais em comemoração aos 70 anos do Zé Carioca, com republicações. Mas o grande barato mesmo são os especiais de 300 páginas inéditas!

E o trabalho com esses especiais são dignos de colecionadores. A foto que abre esse post mostra o capricho na qual as capas estão sendo tratadas nessa linha, com um bom tom de cores, gramatura de papel e até mesmo alto relevo. Algumas capas tem cores mais vibrantes, enquanto outras são mais sombrias e maduras, como é o especial Vikings que chega nas bancas no final de maio e a capa você confere mais abaixo.

A seleção também anda equilibrada, buscando clássicos e HQs de maiores portes que não cabem nas mensais fininhas. HQs de grandes artistas que foram produzidas e não sairam no Brasil, assim como produções recentes que são grandes demais para as outras revistas da linha. Por exemplo, nesse especial Viagens Fantásticas temos Mickey e os Senhores da Galáxia, um clássico de 1991, de Massimo De Vita, ao lado Mickey e A Maré do Século, produção de 2011 de Casty. Uma edição imperdível!

 

Acima: Capa dos Especiais do mês de Maio/2013

E tem muito mais vindo por aí. Já estão confirmados os especiais Lendas da Antiguidade, Piratas, Na Terra dos Faraós, Pateta Repórter e Superpato: Legado! Lembrando que esses especiais estão saindo quinzenalmente até junho para testar mercado e a partir de julho eles passam a ser mensais, dando assim uma volta ao bolso do colecionador. Minha única crítica é que eles são distribuição setorizadas, então apenas Sul e Sudeste estão sendo agraciados com os mesmos. O resto do Brasil tem que esperar alguns meses após lançamento e ficar de olho nas bancas pra não perder. A alternativa também é a compra online, seja na loja virtual da Abril ou em sites como o Planeta Gibi.

A linha de encadernados é muito interessante para o leitor que não tem o hábito de comprar as revistas fininhas da Disney. Para um leitor mais adulto é muito mais interessante um blocão de quadrinhos, com um capricho visual mais colecionável, que fique bonito na prateleira, do que em revistas de 50 páginas em que a leitura é realizada num tapa só. E como esses especiais não possuem numeração, deixar de comprar um ou outro, não dá a sensação de “buracos” na coleção.

Esse tipo de publicação é muito popular na Europa, onde lá possuem até mais páginas, 500 pra ser mais exato. E são revistas espelhadas, ou seja, a seleção de um especial temático sai em todos os país praticamente com as mesmas histórias (mudam as capas as vezes). O Brasil segue essa mesma linha em parte, usando o melhor da seleção de 500 páginas, deixando de lado as histórias que já sairam no Brasil ou as menos interessantes. Mas a Abril também anda montando seus próprios especiais, como aconteceu com Superpato Origem e vai acontecer com Pateta Reporter e Superpato Legado. Também acontece as vezes a troca de HQs mais interessantes que vão direto para os especiais, como a já citada Maré do Século em Viagens Espaciais, ou Mancha das Trevas em Epic Mickey 2 ou O Retorno da Superpata no especial Super-Heróis. São histórias especiais que não tinha onde sair por aqui e foram encaixadas dentro destes especiais.

Enfim, é isso. Se você ainda não deu uma olhada nestes especiais Disney está perdendo uma publicação muito bem feita. Divertida, descompromissada com continuidade (não precisa comprar todos) e altamente colecionável. Digna de ficar exposta na sua prateleira de comics. Fiquem com algumas fotinhos:

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.