Conversa de Mangá: Fairy Tail Zero & Ice Trail 02!

Chapter 2 & Game of Truth

IceTrail02 - Pow

| Texto recomendado para quem está acompanhando os novos spin-offs de Fairy Tail e que já tenha lido até os capítulos 02 de ambos, ou para aqueles que não se importam com spoilers – IMPORTANTE: este CDM não tratará dos capítulos atuais do mangá principal de Fairy Tail e, por favor (!!) não deem spoilers dele nos comentários porque ainda não cheguei ao capítulo atual do Japão |

Opa, achou que me esqueci que abri um Conversa de Mangá para os spin-offs mensais de Fairy Tail mês passado? Não, não me esqueci. Apesar dos capítulos terem aparecidos na web semana passado, somente tive tempo de ler nesta semana. Afinal, são mangás mensais, então pra que ter pressa? E se você perdeu esse Conversa de Mangá de estréia, e quiser conferir a primeira edição, o link é este aqui.

Onde estou na história principal de Fairy Tail? O último episódio que assisti foi o 194 do animê (The Magic of Zirconis), visto pela Crunchyroll, com aquele fanservice puro do Dragão que tem o poder de despir as pessoas e a Lucy passa metade do episódio pelada. A história estava tensa até o momento, mas aí a Lucy começa a sair voando pra todo lado pelada, tromba no Natsu que também estava num embate mais sério e de repente o animê muda o clima pra galhofa. Ok, Fairy Tail as vezes faz isso.

Mas sigo adiante com os spin-offs!


Fairy Tail Ice Trail 02

IceTrail02 - Tamanho

Lembro de ter criticado um pouco o mangá do jovem Gray mês passado, com argumentos de que o mangá parece algo meio filler, com um traço um pouco incomum do original e que não tinha visto uma proposta muito séria até então. Então, alguns destes argumentos ainda são válidos, entretanto esse segundo capítulo desceu muito melhor do que o primeiro.

Desliguei um pouco a chave do crítico e resolvi apenas me divertir, como se já não soubesse quem é Gray e de ficar imaginando que tudo ali não tem qualquer propósito em relação ao personagem adulto. E foi bem mais divertido assim. O mais bacana é que o mangá no formato mensal não ficou enrolando como um mangá semanal talvez fizesse. Tanto que a história do primeiro capítulo já se encerrou aqui e ainda há tempo para o gancho da próxima história. Aí sim!

O capítulo em grande parte se dedica a luta do Gray com o vilão apresentando no capítulo passado. Nada de especial como a luta, mas também não tenho do que reclamar. Posso até elogiar o fato de que gostei do jeito que a luta se desenrolou e principalmente com a diversidade de golpes que Gray já possui sendo uma criança. Foram cenas de ação bem mais empolgantes do que estou acostumado a ver no animê com o personagem por sinal. Essa coisa dele pular grandes alturas criando gelo embaixo de si não é algo que ela usa muito no mangá principal e ficou bacana aqui ou talvez seja a minha memória falhando, talvez pelo fato de que o Gray não tem boas lutas em Fairy Tail. Lá eu curto muito mais as lutas com o Natsu, Erza e até mesmo da Lucy. Curioso isso.

A única coisa que me incomodou no capítulo foi a questão do ovo. Tudo era sobre não deixá-lo chocar, aí de repente ele choca, começa a sair algo que começa a corroer todos, em certo momento aparece uma feição de como se aquilo fosse um monstro e pá, Gray desmaia, a garota que ele estava protegendo o salva e eles vão embora. Ué, e o treco que saiu do ovo? Tudo bem largar aquilo lá? Achei meio estranho isso.

E não é que a garotinha não vai fazer parte de Ice Trail? Era só uma coadjuvante da história da vez? Parabéns ao Mashima por me enganar achando que ela seria uma companheira de viagem do Gray. Enfim, o mangá encerra com Gray e outro personagem intrigante, com uma página dupla foda com o trem sendo amassado (essa abaixo) e o surgimento de uma guilda das trevas.

Tudo bem, admito que me deixou curioso para o próximo capítulo! E isso é um bom mérito para um mangá novo, sem dúvida alguma.

IceTrail02 - Trem


Fairy Tail Zero 02

FTZero02 - Encontro

Já Fairy Tail Zero acabou sendo novamente meu capítulo predileto entre estes spin-offs. E o capítulo nem teve tanto conteúdo assim, apenas foi divertido e inteligente de se acompanhar. Méritos novamente por ser mensal e ter mais páginas para se trabalhar uma história. Reforço a minha tese de que Bleach ficaria muito melhor se atualmente seguisse esse modelo.

Fiquei contente e até surpreso de ver que a Zeira não morreu. O primeiro capítulo não havia deixado claro que ela estava viva, ao mesmo tempo que também não confirmou a sua morte com todas as letras. Pelo menos a Mavis não ficou todo esse tempo sozinha na ilha, tendo uma amiga para compartilhar os dias por lá e que aprendeu a ser mais humilde. Achei engraçado e divertido a forma como ambas falam uma com a outra, cheio de frescurinhas.

Mas o melhor mesmo foi ver o pai do Makarov, Yuriy tendo seu primeiro contato com a Mavis. Achei interessante a escolha narrativa de criar um game de adivinhação que funciona para prender o leitor ao capítulo. Admito que lá par ao fim, quando Mavis vira a mesa e diz que ganhou o teste que fizeram eu demorei severos minutos até entender porque diabos ela havia ganho. Tiver que voltar, ler de novos as regras até cair a ficha de que era uma condição imposta de não mencionar uma verdade que caberia ao dois. Me empolguei com o jogo.

Só que aí o capítulo acaba! E fiquei na ansiedade para o próximo! Argh!!

Eu poderia continuar o texto, falando sobre a biblioteca que as garotas vivem e achando um contexto maior para a Tenrou Jade e tal, mas não sinto vontade de nada disso. Estou acompanhando Fairy Tail Zero com a mente meio limpa, como se não tivesse nenhuma bagagem da série principal e acho que pelo menos até estes dois capítulos iniciais funcionou. E é sempre interessante ver como um mangá shonen funciona muitas vezes sempre precisar de socos e murros entre personagens. Sendo inteligente apenas com o texto em si do que com os desenhos, apesar do Mashima também não deixar a peteca cair aqui também. Mandou bem nos quadros e tal. Apesar de que Zero funciona bem no mix junto com Ice Trail, que ficou na porradaria esse mês. Criando assim uma boa dinâmica entre os mangás que saem na mesma revista lá no Japão.

E bem, é isso! Agora que venha o capítulo 03 no próximo mês. 🙂

.FTZero02 - Mavis

 

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. sobre fairy tail ice trial se não me engano, o roteiro não é do mashima, e sim do assistente dele, mas com supervisão do mashima

    fairy tail zero demonstrou ser bem melhor que a série principal, e olha que isso é dificil, normalmente eu trato spin off como nada demais, já que o spin off não deve acelerar mais o pé que a série principal pois pode haver discrepancia entre as duas séries.

    Curte o jogo da verdade, como tinha lido em inglês eu entendi muito menos nas regras do jogo, mas logo caiu a ficha e percebi uma leve diferença entre o inglês ou portugues(ou eu li de uma maneira diferente os dois, vai saber)

    E esse pai do makarov é muito canastrão, gostei dele, apesar de que me pergunto onde os outros dois que acompanham ele estão…

    1. talvez seja isso, mashima apenas supervisione, mas eu tinha lido algo no mês passado que dizia que ele tb estava no roteiro, mas faria mais sentido se depois do primeiro ele apenas começasse a supervisionar. e o desenho são do assistente dele, Yusuke Shirato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.