Opinião | Sonic deve morrer

Sim, vocês leram certo: Sonic deve morrer. É o que diz Susan Arendt em um artigo para o site Wired. E eu concordo totalmente com o que ela diz.

“A Sega fez o registro da marca Sonic Unleashed para “jogo eletrônico [e] programa de computador”, o que pode significar que outro Sonic está a caminho. Mas o que este membro aqui do Game=Life sente mesmo é apatia. Não, apatia não, um lamento mesmo. Um profundo e doloroso pesar e tristeza pela perda de um amado membro de nossa família gamística.

A verdade não pode ser negada de maneira alguma: Sonic, o porco-espinho, tem que morrer.

Eu não digo isso porque eu odeie o Sonic, mas sim porque eu amo o Sonic, quero dizer, amava. Na verdade, o porco-espinho azul que conhecíamos e adorávamos se fôra há muitos anos atrás. O que foi deixado é um pouco mais do que um corpo animado, um fantoche manipulado, sem alma. Este Sonic moderno é uma abominação, uma coisa grotesca que simplesmente não deveria ter sido, e eu, por exemplo, quero a cabeça do Sonic.

O Sonic roubou nossos corações quando aterrissou no Mega Drive em 1991. Ele era rápido, ele era ágil, ele era bonitinho, mas o mais importante, ele era a estrela de um jogo de plataforma bem-construído e bem-inspirado cuja qualidade permaneceu com o passar do tempo.

As seqüências diretas tentaram expandir as fronteiras do universo Sonic, adicionando personagens ou elementos desnecessários, mas o principal da jogabilidade permaneceu relativamente intacta e sólida. Spin-offs como Sonic Spinball and Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine não foram nem um pouco originais, foram apenas maneiras da Sega se aproveitar da popularidade do Sonic.

É então que tudo começou a ficar horrível, muito horrível. Sonic Adventure para o Dreamcast colocou o personagem azul em questão para aventurar-se numa ousada e nova maneira de jogar.

Mas não era para ser assim. Os jogos do Sonic eram e deveriam ser feitos para serem simples, com bases sólidas e elegantes, e o Sonic acabou entrando no território da jogabilidade genérica, mecânica de jogo confusa, e péssimos personagens coadjuvantes. Na época do insosso Sonic Heroes, Sonic se tornou um mero coadjuvante no próprio jogo dele, ao lado de personagens classe D como o coelho Cream e a abelha Charmy.

Sonic Heroes, que recebeu uma nota 64 (de 100) da Metacritic, foi ruim ao dividir a jogabilidade por três personagens, um título humilhante em que o Sonic foi forçado a participar. Sonic Riders (Metacritic: 55) foi ruim ao tirar a velocidade do Sonic, marca registrada do personagem, e colocar ele parado numa “prancha flutuante”, o forçando a parar de correr, literalmente.

Sonic and the Secret Rings (Metacritic: 69), enquanto era rápido e fascinante, pôs o Sonic no mundo arábico das Mil e uma Noites e mandou o porco-espinho ir na frente, fazendo o jogador seguí-lo imperfeitamente atrás. Apesar de usando bem os sensores de movimento do Wiimote, para controlar o personagem de modo até satisfatório, o jogo tinha um enredo bem teatral e pomposo, completo com gênios e dinossauros (?), e a trilha sonora digna de causar pesadelos.

Qualquer esperança que tínhamos para a versão, verdadeiramente digna, da sétima geração de consoles, de Sonic the Hedgehog 2006 (Metacritic: 43) foi desanimada no momento em que tentamos jogar. Os níveis foram, certamente, reminiscências do clássico original do Mega Drive, mas os controles e a câmera fizeram do jogo algo praticamente “injogável”. Até o Yojiro Ogawa, do Sonic Team, admitiu que o jogo era uma falha, com esquema de controle ruim e uma câmera que apenas atrapalha, por causa da pressão do lançamento simultâneo para o PS3 e XBox 360 num pequeno time de desenvolvimento.

Posso resumir em uma só palavra o meu desdenho por Shadow the Hedgehog (Metacritic score: 45): Armas.

Ocasionalmente aparece alguns pontos brilhantes de esperança através dos anos: os jogos do Sonic no Game Boy Advance e no Nintendo DS não foram ruins. Mario & Sonic at the Olympic Games foi um dos piores, mas certamente não significa que foi um estorvo. O Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood desenvolvido pela BioWare parece promissor.

Mas, nos consoles de mesa, a saga principal do Sonic está perdida em um monte de caça níqueis. Já foi o suficiente, Sega. Tudo o que queríamos era um Sonic que pudéssemos amar. Um jogo do Sonic que faria justiça à memória dos bons tempos do azulão. Vocês provaram que não dariam conta do recado. Vocês tiveram mais chances do que deviam e desperdiçaram todas. Não me importo se ainda querem fazer dinheiro às custas do sacrifício do Sonic, recebendo o dinheiro dos falsos fãs que são jogadores ignorantes demais para distingüir de algo melhor. É e está errado e vocês da Sega deveriam se sentir profundamente envergonhados, do fundo da alma.

Com o porco-espinho Sonic já devidamente morto e enterrado, nós que o amamos podemos começar a curar nossas feridas, deixando a imagem de jogos como Sonic Shuffle desaparecerem gradualmente de nossas memórias, até não nos restar nada mais que as boas lembranças de fazer loopings em velocidades vertiginosas, de coletar as Esmeraldas Chaos, e sim, talvez até lembrarmos da raposa de duas caudas.

Contudo, eu tenho compaixão. Entendo se vocês não puderem convencer a Sega de que o Sonic está morto. Para tanto, sugiro o seguinte compromisso: se não puderem colocar o Sonic para descansar, então não deixem que qualquer outra equipe desenvolva os futuros jogos da franquia a não ser a Sonic Team.

Pode soar como uma verdadeira blasfêmia, eu sei, mas imaginem, por um momento, um jogo do Sonic criado pela Insomniac (que desenvolveu Ratchet & Clank), ou um produzido pela Ready at Dawn (Daxter). Talvez a Sucker Punch (criadores de Sly Cooper) poderia ter uma oportunidade, ou o que me dizem sobre concederem à The Benemoth (Alien Hominid) uma simples tentativa? Vocês já fizeram isso antes: a Backbone Entertainment desenvolveu Sonic Rivals para o PSP com resultados bem decentes.

Se vocês não desejam nem fazer até isso, Sega, então nossa melhor esperança seria o falecimento do porco-espinho e a possibilidade de que um dia, num futuro bem distante, o Sonic possa renascer das cinzas como uma fênix, para nos surpreender e assim nos divertir com suas aventuras renovadas.

De uma maneira ou de outra, Sega, eu lhe imploro: tenha a decência de pôr um fim ao sofrimento do Sonic.”

Fonte: Wired Blog Network

Como já disse, concordo com cada palavra escrita por ela. Tivemos jogos bons de Sonic no DS, simplesmente porque eles se mantiveram fiéis às raízes do jogo. Gameplay simples, controles precisos, 2D (apesar das lutas com os chefes) e o mais importante: sidescroller.

Não quero ver Sonic salvando princesas e muito menos na Arábia. Pior ainda é Sonic virando lobo (como parece ser a premissa do próximo jogo)! WTF?

Quero Sonic correndo em loops, quebrando televisões com escudos e pulando em cima de inimigos. Ah, e com o Dr. Robotinik.

Simples.

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Eu discordo um pouco, não acho que o personagem ou a franquia devem morrer. Acredito que Sonic, ao contrário de Mario que acertou de primeira, está se reestruturando e ainda em busca de uma fórmula ideial. Querer sonic do modo clássico é exagero. Mario não segue mais a formula clássica desde mario 64, onde repetidos diversas fases em busca de estrelas ou suas clones derivadas. Não temos propriamente ditos, os famosos castelos, cogumelos para crescer… se mario conseguiu de desventurar fora do modo clássico 2D, porque diabos sonic não poderia se arriscar. Fica claro que a Sonic Team não tem a competencia que a Nintendo tem para cuidar da franquia., mas querer a morte de Sonic é demais.

    Também acredito que sonic 3D está complicado, mas acredito que a cada game, ele vem se acertando e a caga game, algo de bom é mantido ou de ruim consertado… em sonic DX odiamos andar por um mapa até as fases, na continuação seguinte ele foi retirado, em sonic battle, odiamos jogar com personagens que não fossem o sonic… em heroes isso foi consertado, dava para jogar alternando o personagem… melhro que jogar apenas com knucles e suas fases de busca por exemplo…. shadow fez sucesso inexperado, arriscou-se numa aventura solo…não deu certo… ok…. depois a sonic team tentou em sonic the hedgehog (ps3 e 360)… feito as pressas…mais erros surgiram, mas muita coisa melhorou… o mapa do dx voltou…mas mais prático… jogar com secundários? até dá, mas só pouquissimas fases…otimo…. as fases de hyper velocidade são orgasticas… mas ainda assim a camera 3D atrapalhou… mexeram com sonic wii… acertaram a camera…. mas o wiimote não funcionou direito e o enredo é uma merda… agora anunciaram um novo sonic…. esse promete ser mais fiel aos sonics 2d que fizeram sucesso no DS…tendo aquele dash alucinado, as cambalhotas… e tb as visões em primeiro pessoa…. o que a sonic team conseguiu arrumar neste sonic? o que ela estragou? a grande questão que eu deixaria em aberto no novo sonic é que se ele seguir a formula do DS…não correrá o risco de ser curto demais? já que no ds o game é curtíssimo….

    Mas morrer? Não… o porco espinho não merece…. o máximo que eu faria seria parar de criar secundários… parace que a sega não quer fazer isso… aparentemente ele deve querer criar spin-offs do mundo sonic…assim como a sega faz com o universo do mario… acreidto que em breve é bem capaz da sega investir em games de esporte com o universo sonic… o games das olimpiadas prova isso… um rpg está sendo feito.. um de tennis não exclusivo do sonic saiu e com 5 personagens do mundo sonic….

    Ainda acho que Sonic tem muito que se acertar e a sega vem aprendendo a cada game…. e por mais pessimos que os games sejam…aqui estamos nós, gamers, jogando-os…..

  2. Pessoal, bom achei que o Sonic the Hedgehog 2006 (Metacritic: 43) ainda foi uma nota boa! Eu daria uns 10 só pela trilha sonora porque o jogo é totalmente manipulado! Eu estava vendo vídeos e o que irritou foi o stage “Fire Core”! Um absurdo de stage que tem molas até dentro de um vulcão! Quem me colocou essas molas lá!? Tem umas que o Sonic pula em frente a um rio de lava! A pior de todas é uma rampa para jogar Sonic dentro do vulcão! Qualquer um que assistisse ou jogou o game sabe que é extremamente apelativo essas bizarrices! O melhor game foi Sonic Adventures 1 e 2 para plataforma 3d! Depois disso, tchau originalidade!

    Espero que a Sega faça algo para trazer o Sonic que conhecemos de volta senão ele morrerá de vez e Shadow com certeza ficará no seu lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.