E3 é como um barco afundando?

Estou acompanhando algumas notícias que vem saindo estes dias a respeito de algumas produtoras que estão saindo fora da E3. Nomes como Ativision, Vivendi (e Blizzard), NCsoft, Altlus e Foundation9. Hoje já está correndo a notícia que talvez a id Software, produra dos clássicos Doom e Quake também abandone o barco.

Parece que está tudo mundo realmente decepcionado com os rumos que a E3 vem tomando. A maior feira anual de games já não tem tamanho glamour, tamanha fama e parece que tamanho interesse pelas produtoras, pelo menos as menores. Até o momento nenhuma gigante, como Square ou Capcom, pulou fora, assim como as fabricantes de consoles: Nintendo, Sony e Micrsoft.

O fato é que desde que a E3 foi oficialmente reduzida a um eventinho de segunda categoria, migrando do mês de Maio, começou a pipocar com mais fervor os eventos indepentes. Praticamente toda produtora agora tem em seus calendários seu eventos e é neles que elas saltam informações sobre seus games. Vide o quando jogo novo foi revelado desde Março, em tais eventos.

Fora as feiras japonesas, as dos desenvolvedores, que desde então se tornaram mais importantes. Hoje mesmo está tento um evento da Sony onde várias novidades já foram reveladas como Resistance 2 no fim do ano, Killzone 2 em 2009 e LittleBigPlanet adiado para próximo de Outubro deste ano. Claro que isso não quer dizer que a Sony não guardará nada para a E3, porém isso mostra que ela não tem interesse em guardar tudo para a feira.

Quanto coisa a Nintendo também já não revelou deste o término da E3 em Maio, em diversas feiras espalhadas pelo ano de 2007? Ela acabou deixando para a E3 somente o Wii Fit. Esse ano nem grandes expectativas eu tenho. E não só em relação a Nintendo.

Será mesmo que foi um bom negócio essa decisão e mudanças feitas na E3? Por um lado, outras feirinhas se tornaram mais importantes. Outras produtoras podem ter assim a chance de mostrar seus games sem serem ofuscadas pelas gigantes. Assim como também podem ter melhores decisões de quando vão revelar os novos games. Infelizmente o efeito colateral foi a banalização da maior feira anual. Aquela que todos esperávamos ansiosamente todo ano. A que faziamos festas sempre que estava próxima.

Não dá para negar que ter suas veias entupidas com tantos novos games em uma única semana do ano dava uma sensação de extase muito maior que as pequenas doses mensais picadas por todo o período do ano…

E3 de 2008 ocorre dia 15 a 17 de Julho. Ansioso?

Não como antes…

*suspiro*

Não como antes…

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Infelizmente a E3 virou essa porcaria que nós vimos no ano passado. Infelizmente… porque a de 2006 eu vi e achei muito boa e muito promissora. Num sei se o fato de já ter lançado os consoles e a feira ter virado mais pros games colaborou com isso mas que ficou pior, ficou. Eu me decepcionei bastante. Espero que a desse ano esteja melhor, mas respondendo a pergunta… ainsioso? não mais… pelomenos não dessa vez. Quem sabe na proxima né?

  2. É tentar ver pelo lado positivo agora.

    O grande show acabou, mas pequenas atrações estão pipocando em todos os lugares. E isso é interessante.

    Mas que vai bater uma saudade isso vai… Lembro de faltar o trabalho pra assistir a apresentação da Nintendo mostrando o Wii. =~~

  3. É, eu também faltei ao trabalho só por aquela conferência.
    Hoje em dia nem dá mais ânimo, visto que já não é tão promissora quanto antigamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.