NGM Online: Espreme Nintendo! – Impressões do novo Nintendo Channel…

Site da NGM ganhou mais uma edição da minha coluna:

Clique na imagem para ler lá na NGM ou em “more”, abaixo, para ler aqui no blog mesmo.

“A Sensação de que está tudo bem espremido no novo sistema do Wii”

Pronto! Todo mundo já baixou e testou o Nintendo Channel? O novo canal do Wii para ver vídeos e demos de DS.

Entretanto a euforia pela novidade estava até que alta. Parece que todo mundo gostou do canal. Eu também estou com a turma que gostou, entretanto não sou cego e percebo a suposta jogada da Nintendo.

Primeira Espremida: Contra-ataque a concorrência!

Oras, essa é óbvia. Porque diabos a Nintendo resolveu lançar tal canal? Não é porque ela é camarada apenas. A resposta mais correta seria porque a concorrência provou que dá para fazer isso sem problemas nos consoles. E que a aceitação por partes dos gamers é mais do que fantástica. Sem mencionar os benefícios desse tipo de marketing. Sim, porque não é porque eu e você, leitor, somos navegantes da Internet, que faz com que todos gamers sejam. Tem muita gente que sobrevive com revistas de games, por exemplo.

E não, isso não é um ponto negativo e muito menos um erro da Nintendo. Pelo contrário. Ela está mais do que certa em seguir tendências que deram certo. E a própria comunidade do console já vinha pedindo tais opções, justamente com base no que eles viam em outros console.

Segunda Espremida: Console sem HD, problema à vista.

Só tem um detalhe. O Wii não tem HD. Os outros consoles salvam demos, vídeos e mais uma porrada de tranqueirada em seus consoles. Como então lançar um canal assim num sistema que não tem muito espaço?

Para se ter uma idéia, tive que excluir alguns canais do Wii e mais alguns games do Virtual Console do meu console, para poder instalar o canal. Já tava tudo cheio!! Fico imaginando como será quando o Wiiware sair daqui alguns dias?

O console não vai dar conta de tudo. Será que a Nintendo não percebeu ainda? Está tão difícil enxergar? Atualmente, o Wii vem agüentando os saves de todos os jogos do console, os games do Virtual Console, incluindo seus saves, seus canais extras, como dos Mii, das enquetes e votações, internet channel e a partir de agora o novo canal e daqui alguns dias o games do Wiiware e novamente seus saves. O console já está entupido de coisas!!

Dá para criar um HD externo? Se não dá, deveria. Outra solução seria lançar um novo console com mais memória. Não daria para lançar um novo modelo com 2 gigas? O Wii só tem 512 MB se não estou enganado. Meu cartão de SD, que alias só serve para backup, tem mais espaço que a memória interna do console.

Porque não lançar um modelo com mais memória então? Não resolve o problema dos consoles velhos, mas mata o problema dos consoles futuros. Será que mexeria tanto assim no valor do console? Não dá para mexer com o lucro que gerou os 10 milhões e projetar algo futuro?

E isso não resolve o problema do meu Wii sem espaço. Só um HD externo para solucionar esse problema. Fazer o que… alias já notou como o Nintendo 64 do VC ocupa espaços absurdos na memória?

Terceira Espremida: Vídeos em Streaming! Oba?

Do segundo problema, resulta em todas as artimanhas boladas para fazer um canal parecido com os da concorrência, mas do jeitinho Nintendo de ser.

Sem HD não dá para ficar baixando vídeos de 50 MB, 30 MB e 100 MB, mais ou menos os tamanhos padrões dos atuais vídeos que a concorrência solta para donwload. Como resolver esse problema diachos?

A solução veio, mas tem quem não gostou. Vídeos em Streaming! Qual o problema com isso?

Não aconteceu com todos, mas vi muitos gamers reclamando da lentidão desse sistema. O problema com streaming é que eles não são como aqueles vídeos de You Tube onde começou a picar o vídeo, você pausa, dá uns minutinhos, deixa ele carregando e depois volta pra ver. Streaming quando resolve ficar picando não tem como resolver. Não está de morrer, mas também poderia estar melhor.

Comigo mesmo o vídeo de apresentação foi uma belezinha. Mas depois zapeando no canal, e vendo uns trailers do DS, começou a picar. Pronto, já deu a brochada que estava esperando e sai do canal para fazer outra coisa.

Um outro detalhe deste sistema de vídeo, que não vi ninguém comentar, e eu mesmo não iria notar se minha esposa não me alertasse é o tamanho da imagem. Nos outros consoles, como você baixa o vídeo, no momento que você coloca para rodar, ele toma a tela inteira da TV. No novo canal da Nintendo não é assim, o vídeo não é fullscreen. Ele é como um vídeo visto na página do You Tube, só toma parte da tela da TV. Resultado da falta de HD e da necessidade deles rolarem pela Internet de todos independente da conexão. Quanto menor, mais fácil de rodar, quando maiores, mais pesados e mais conexão precisa.

No resultado, é um sistema útil, mas com falhas não porque foi mal projetado, mas porque foi espremido para ficar de acordo com o que o Wii pode agüentar.

Update: Conversando com os amigos do Forum, fui notificado que dá para aumentar o tamanho dos vídeos clicando no meio deles. Realmente. Voltei ao Wii e testei. O vídeo aumento e nem perde tanta a resolução assim, quase imperceptível. Mas com a tela grande você percebe que a qualidade dele é bem inferior aos vistos nos outros consoles, novamente conseguencia do método de carregamento dele para não comprometer a conexão. E não sei se notaram, mas vídeos em wide, como o trailer de Rayman 2 não fica em Wide, a tela aumenta na proporção de um quadrado e não na proporção Wide. Para quem não tem TV Wide não nota, mas na Wide fica bem percebitivel o quadrado negro em volta do vídeo. Mesmo assim…menos mal, pelo menos aumenta um pouco o tamanho.

Quarta Espremida: Demos! Mas só de DS cacilda?!

A Nintendo já tinha alertado que o canal só teria demos de DS. Por que você está reclamando? Porque saquei somente agora o motivo desta decisão tomada!

O sistema de donwload de demos de DS é perfeito! Você liga o canal, vai na parte de demos, escolhe o demo e aciona ele. Uma tela abre e pede para ligar o DS. Você não vai baixar o demo para o Wii e depois chutar ele pro DS. Você irá baixar direto no DS!! Sem passar pelo Wii.

O que isso quer dizer? Simples, desta maneira você não sufoca o console com dezenas de demos já que a memória dele não agüentaria. Por isso não tem demos de games de Wii. Vai baixar eles aonde? O console não suportaria isso.

Demos de DS provavelmente tem tamanhos satisfatórios para o DS comportar. Mas os demos dos consoles de mesa não são tão levinhos assim. Com base nos games do 360, alguns demos chegam a ter até 1,5 Gigas! Claro que tem os levinhos de 100 a 250 megas. Mas convenhamos que até isso é muito para o Wii.

Foi genial artimanha da Nintendo para resolver o problema de demos para o DS via Wii. Pena que isso também prova que os demos para o console vai demorar ainda, pelos menos até alguém achar a solução pro espaço que eles ocupam.

Não desmereço a opção, para quem tem DS! Antes isso do que nada né?

Quinta e Última Espremida: O restante das opções…

Fico bobo com a quantidade de enquetes, opções de votação e o diabo a quatro que a Nintendo fez no Wii para saber o que o gamer quer. Espero que isso tudo ajude na criação do sucessor do Wii, porque é meio frustante tanta enquete e não ver os resultados disso. Pesquisa Nintendo! Mas depois faça os frutos disso.

O novo canal tem isso também, você vota nos jogos preferidos e responde algumas perguntas do sistema. Nem me pergunte sobre o que, porque eu ando fugindo desse negocio de pesquisa de mercado. Nintendo está virando uma verdadeira spam, para tudo quanto é lado ela quer saber o que eu acho das coisas dela.

Acho meio chato isso, é legal pedir informação, mas já começo a achar exagero…

Birrices à parte, o canal tem uma ampla biblioteca de informações sobre todos os games lançados pro console, inclusive vídeos. Boa tacada para ofuscar um pouco as limitações do sistema.

No fim, a Nintendo merece mesmo os parabéns. O sistema não é uma maravilha, mas ela fez o possível e diria até o impossível para chegar o mais perto do que ela consegue com seu sistema atual. Falhas? Pode se dizer que tem, mas eu ainda prefiro ter o canal do que não ter.

Espreme Nintendo que dá para fazer no Wii!

Você pode não gostar disso, dizer que eu estou comparando sistemas, sendo xarope com algo que é sensacional, é seu direito. Mas será mesmo que estou tão errado assim? Você sabe que não… lá no fundo você sabe…

Ela fez e merece os parabéns pelo esforço. E estou sendo sincero. Mas parabéns pela genialidade do sistema? Não sei se merece…não sei…

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. Inserido no texto: “Update: Conversando com os amigos do Forum, fui notificado que dá para aumentar o tamanho dos vídeos clicando no meio deles. Realmente. Voltei ao Wii e testei. O vídeo aumento e nem perde tanta a resolução assim, quase imperceptível. Mas com a tela grande você percebe que a qualidade dele é bem inferior aos vistos nos outros consoles, novamente conseguencia do método de carregamento dele para não comprometer a conexão. E não sei se notaram, mas vídeos em wide, como o trailer de Rayman 2 não fica em Wide, a tela aumenta na proporção de um quadrado e não na proporção Wide. Para quem não tem TV Wide não nota, mas na Wide fica bem percebitivel o quadrado negro em volta do vídeo. Mesmo assim…menos mal, pelo menos aumenta um pouco o tamanho.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.