Impressões Iniciais GRID (X360)

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Mais uma vez, quero lembrar a todos que o intuito de criar estas impressões iniciais não é avaliar o game como um todo, e sim passar a idéia que ele dá ao jogador em sua primeira hora de jogo. Começa empolgando? Difícil entender a sua mecânica? É agradável em determinados aspectos? Etc.

Eu diria que GRID é o sucessor espiritual indireto de Dirt, pois só por causa da qualidade deste no X360, que agradou demais não só eu, mas muitos jogadores que conheço, que comprei o novo game da Codemaster. E felizmente não estou arrependido pelo que vi até o momento.

Continue em “more” e veja o que achei na primeira horinha de jogo!

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Se no antigo as pistas eram de sabão, aqui elas são sólidas!!

É verdade. A primeira vez que joguei Dirt fiquei pensando “orra, parece que tem sabão na pista! O carrinho derrapa toda hora…”. Afinal um game com pistas de terra só podia ser assim. E olhe que isso não é um ponto negativo do game.

Entretanto em GRID, assim que eu corri na primeira pista do game já vi que a coisa era totalmente contrária a Dirt. O carro não derrapa, ele é firme na pista. E mesmo parecendo uma contradição, acaba não sendo um aspecto negativo também. A jogabilidade na corrida é bem sólida, o carro não faz as curvas naquela derrapada insana de Dirt, com pneus cantando e o veículo quase que de lado sabe? Aqui a coisa é bem mais consistente como se fosse uma corrida de formula 1 que vemos na TV. Até tentei algumas vezes fazer o carro derrapar só para ver o que acontecia, mas isso quase sempre ocasionava na perda de controle da direção fazendo dar um cavalo de pau ou parando por completo, o que resultava numa forte batida com os carros que estavam atrás de mim. Pode parecer estranho, mas esse aspecto casa perfeitamente com o clima do game. Vou continuar e logo você entenderá.

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Uma novidade em GRID é a opção de flashbacks. Ou seja, você está na última volta, em primeirão. Entretanto se distrai e justamente naquela curva crucial para a vitória esquece de desacelerar e bate na parede da pista. Mesmo freando e evitando a perda total do carro, perde 1 ou 2 posições. Pronto perdeu a corrida e vai precisa correr tudo de novo né? Em GRID não. Bateu e já viu que vez cagada? Pausa o game imediatamente. Opção “Instant Replay”. Você irá rebobinar alguns segundos da sua corrida, como se fosse uma fita em VHS sabe? Mas não para apenas ver o replay, mas para jogar novamente tais segundos. Volta, aperta X e continua correndo momentos antes da batida, tempo perfeito para refazer a burrada e não bater na curva. Pode parecer que isso deixa o game mais fácil né? Mas não deixa. O número de vocês que se pode fazer isso é limitado (há… seu folgado…queria ilimitado né? XD). E as corridas são muito desafiadoras e essa opção é apenas um amaciador de dificuldade.

Falando em dificuldade. Joguei 3 partidas. Somente na terceira é que consegui chegar na primeira posição (estas 3 primeiras corridas, não era obrigatório chegar em primeiro). O nível de dificuldade devido a certos aspectos do game realmente é balanceado. O carro enfraquece com as batidas, que agora estão bem mais reais do que as de Dirt. As peças se soltam e ficam na pista. Uma batida mais violenta resulta em fim de corrida para o jogador. Perda total do carro. Claro que se você ainda tiver flashbacks pode conserta isso, mas novamente, é uma opção limitada. Já conversei com algumas pessoas e muitos gostam da velha técnica de chegar numa curva rasgando e socando os carros que estão na frente para ganhar posição. GRID não deixa fazer isso de forma satisfatória justamente por causa dessa física empregada. O seu carro sente as pancadas e isso resulta em seu desempenho durante o resto da corrida. Isso não quer dizer que as pancadas de leves não funcionem, tendo moderação e ficando esperto durante o resto da corrida, dá tranqüilo para fazer isso. E são nas curvas as melhores oportunidades de ganhar posição, sem bater mesmo, lembrando apenas que o sistema de derrapagem não é como os outros games. Uma posição boa na pista junto com uma velocidade regulada é perfeita para ganhar posição numa curva.

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Um aspecto apenas estético, mas que fica claro que deixa o game muito agradável é novamente os menus e os narradores do game. Assim como Dirt, GRID está impecável nesse quesito. Durante a corrida a narradora lhe auxilia bastante, deixando o game bem mais real. Nos menus tem a explicação das opções em áudio. Nada de textinho escrito. Bem agradável.

Soma-se isso a belíssimos gráficos e uma excelente sonoplastia, de músicas a ronco dos carros e da platéia que berra e grita, fazem GRID um game extremamente realista. Na TV de LCD de 37 que jogo meu X360, a imersão fica ainda mais real. Você parece se esquecer do mundo real e entra dentro do game. É algo realmente impressionante que só tive tal sensação jogando Dirt e agora GRID. Pode parecer exagero, mas é uma sensação que não consegui ter com Forza ou PGR no 360. A Codemaster realmente faz um serviço de produção e desenvolvimento que assusta em qualidade.

Infelizmente não pude testar o modo online. Cheguei a testar ele no demo, mas não tirei conclusões positivas ou negativas. Pelo que li na internet, ele está pouco mais caprichado que em Dirt – que alias era pobre, o único aspecto ruim dele. Entretanto acredito que o grande clímax do game seja mesmo o modo campanha.

Enfim, achei a mecânica agradável, a imersão do game, que particularmente, acho importantíssimo em jogos de corridas está perfeita e no conjunto da obra para o sinlge player está perfeito neste primeiro momento.

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