E3 2008: Resumão Conferência da Sony!

http://img157.imageshack.us/img157/9764/213gj7.jpg

Atrasou, eu sei. Deveria ter feito o resumão ontem. Infelizmente peguei uma virose fatal e fui parar no hospital e minha disposição para meus afazeres diários foi pro saco. Hoje, já melhor, estou de volta e já com a manga arregaçada.

A conferência da Sony não foi a vergonha e decepção que foi a da Nintendo, pelo contrário, a Sony cumpriu todos os requisitos que seriam básicos para uma palestra que é transmitida ao vivo para o mundo inteiro e visto por milhões de pessoas. Não supreendeu tanto quanto a Microsoft e errou em alguns fatores, entretanto ficou longe de ser uma palestra ruim. Foi simples, honesta e funcional.

O maior problema segundo alguns críticos na Internet foram a falta de demonstrações de gameplay de jogos ou novidades. Resistence 2 e LittleBigPlanet foram as atrações principais, entretanto são jogos que estiveram presentes ano passado na E3 e não eram novidades, alias são dois games que estão por demais esquentando o forno do Playstation 3 e demoram a ficarem prontos. Outro detalhe que muita gente achou irrelevante foi a dedicação de 20 minutos para dizer que o Playstation2 ainda vive e que novos games virão para o defasado console. E3 para mim é sinônimo de evolução, as empresas estão lá para demonstrar tecnologias, novos games e provar que o mercado não está parado, focar 20 minutos de uma palestra de 1h30 num console que já está mais do que na hora de se aposentar foi, na minha humilde opinião, perda de tempo. O PS2 precisa sumir de vez se a Sony quer que o PS3 emplaque, mesmo sabendo que até hoje o PS2 está vendendo bem. Passado é passado e a Sony continua insistindo no bicho. Outra coisa que era óbvia que apareceria na conferência, é Kratos e seu God of War 3. A decepção veio quando um teaser de segundos, mostrando um mar agitado e no finzinho dele, em menos de 5 segundos Kratos surge numa animação CG rápida. É legal a confirmação de existência do jogo, óbvia é claro, o problema é que quando uma empresa solta um teaser assim, quer dizer que ainda vai levar muito tempo até vermos o game em sua fase final.

E, por fim, não que seja um problema, mas ficou um mal-estar aparente, a Sony simplesmente ignorou qualquer jogo que estivesse sendo feito pela Square-Enix. Não citou Final Fantasy 13, nem os spin-offs Agito e Versus e nem outros RPGs da empresa. Represália mais do que clara de sua insatisfação com o anúncio feito um dia antes que a Microsoft teria quebrado a exclusividade de uma das maiores franquias que a Sony tinha desde o Playstation 1. Quem quiser usar a desculpa que agora que passou a ser multiplataforma não serve mais a Sony, que use-a, porém se a Sony mostrou na conferência Resident Evil 5 e Fallout 3, que também foram destaques um dia antes na concorrência, não faria mal também mostrar FF13.

Vamos então por partes ver o que foi mostrado na conferência:

* Resistence 2: A Sony apostou muitas fichas na continuação. E quem viu a apresentação tinha motivos de sobras para ficar animado. Imagine você, a pé, enfrentando um monstro do tamanho de um prédio, a la Godzilla. Maior do que qualquer coisa que já tenha visto. No inicio até achei que se tratava de um Shadow of Colossos futuristico com shooter. O vídeo ainda parecia um tanto inclompleto, com texturas e efeitos meio capengas, mas é óbvio que até o jogo ser lançado não veremos mais estes pequenos problemas. Sem data de lançamento revelada. E reforçou que o game além do modo campanha terá um multiplayer para 60 jogadores. Vídeo 01 e Vídeo 02.

* LittleBigPlanet: Aqui eu achei um pouco sacana a apresentação. Genial, mas sacana. LBP apareceu para apresentar as estatísticas e vendas do PS3 e outros números. Genial porque foi uma fase criada especialmente para o momento, com o personagem do game e tal avançando conforme a Sony ia mostrando as estatísticas. Mas não mostrou gameplay do jogo desta maneira e muito menos deu uma data de lançamento oficial ao esperado game. Vídeo 01 e Vídeo 02.

* Sony na América Latina: Novamente em questão de segundos, a Sony menciona a chegada dela na América Latina, mais uma vez sendo bem vaga e não dando maiores detalhes.

* Greatest Hits para PS3: A Sony também comentou sobre a sua linha Greatest Hits que começa a aparecer no PS3. Os títulos são: Resistance: Fall of Man, Motorstorm, Warhawk, Call of Duty 3, Fight Night e Need For Speed: Carbon, Rainbow Six: Vegas, Assassin’s Creed, Elder Scrolls 4: Oblivion e Ninja Gaiden. Custarão U$ 29,99 nos EUA. Entretanto esqueceu de comentar quando isso irá acontecer, ficando a dúvida boiando no ar.

* Playstation 2: 20 Minutos para dizer que o console ainda vive e que receberá games como Yakuza 2, Star Wars: The Force Unleashed, Lego Batman etc. Curiosamente, muitos dos quais tem as suas versões turbinadas no Playstation 3. São segundo a própria Sony 130 novos títulos, claro que sem separar maças maduras e maças podres ou games que já ganharam suas versões dignas nos consoles next-gen, enquanto o PS2 recebe apenas um port pobre e inferior destes. Também anuncia um novo Bundle do PS2, com Lego Batman e DVD animado da Liga da Justiça por U$ 150.

* PSN – Playstation Store: Aí rapidamente, o assunto é virado para os próximos games via download do sistema, sem esquecer de alfinetar a Microsoft dizendo que são poucos mas de qualidade, porque não querem encher o sistema de lixos eletrônicos. Ratchet & Clank Future: Quest For Booty, Vídeo 02, que custará U$ 15, Fat Princess, Flower e Siren: Blood Curse são alguns dos exemplos que surgem num rápido clipe.

* Filmes via PSN: Anunciado e digo que já estaria funcionando no mesmo dia da conferência o sistema de download de filmes via Playstation 3. Vários estúdios e tal. Como já existe no sistema da Live do Xbox 360. A novidade é que os filmes podem ser portados para o PSP e visto no pequeno portátil. Vídeo 01.

* Home do Playstation 3: Mais uma vez sendo vaga e sem dizer data, apenas mencionando que a paciência seria recompensada (sei…) um novo vídeo da Home foi mostradada. Com os jogadores podendo interagir em cenários 3D com salas temáticas de games do console. Vídeo 01.

* PSP: Depois disso é a vez do PSP ter seu destaque na conferência. Um novo bundle foi anunciado, contendo Ratchet & Clank Size Matters, o Filme A Lenda do Tesouro – O Livro dos Segredos, senha para baixar Echochrome e um cartão de memória de 1 GB. Por U$ 200.

* Games de PSP: Uma das melhores partes da conferência na minha opinião quando um outro clipe surge mostrando várias novidades para PSP. Novamente tudo muito vago e sem data de lançamento. Mas os títulos são promissores como Patapon 2, LocoRoco 2, um novo jogo de navinha interessantíssimo chamado Super Stardust Portable, Resistence Retribution, Star Wars The Force Unleashed (again), Lego Batman (again 2). Numa gafe feia, no clipe aparece Valkyria Chronicles como sendo um game de PSP, entretanto a Sega já veio a mídia e diz ter sido um erro da Sony e que o título é do PS3 e nenhum versão de PSP está sendo produzido. Veja o clipe com os games aqui.

* DC Universe Online: Agora a conferência se volta toda ao Playstation 3. Um pedaço da palestra dedicado a DC? Eu realmente não entendi. Acredito que isso deva ter sido um tapa buraco para alguma coisa que eles removeram da palestra (FF13?) porque o game parece ser horrível. Nem exclusivo o game é, pois o PC também receberá o jogo. Vídeo 01.

* Novo Modelo de PS3: Logo em seguida é anunciado um novo modelo de PS3, que será lançado em Setembro. Irá substituir o modelo de 40 GB, sendo a mesma coisa que este, só que será trocado os 40GB por um de 80GB. O preço será U$ 399.

* 23 exclusivos: Depois que a Microsoft revelou no dia anterior que conseguira destruir a exclusividade de Final Fantasy XIII do Playstation 3, não demorou muito para que toda a comunidade gamer na internet começassem a provocar o pessoal da Sony alegando que agora o principal exclusivo do PS3 tinha ido por água abaixo. Numa resposta da Sony, foi dito que a compania ainda tinha na manga cerca de 23 lançamentos exclusivos, não contado os 3 últimos que fecharia a conferência. Também reforçou muito que Metal Gear Solid 4 é só do PS3. Entre os games mostrados foram 007: Quantum of Solace, MotorStorm: Pacific Rift, SOCOM, BoobCalibur 4, Naruto Ninja Storm e Mirror’s Edge. Infelizmente o vídeo com os games não encontrei na internet.

* God of War 3: Todo mundo esperando o game. E ele apareceu oficialmente. Entretanto como eu já disse, num teaser curtíssimo, sem gameplay e sem data para lançamento. Teaser.

* InFamous, da produtora Sucker Punch, criadora de Sly Cooper. Outro game sem data de lançamento revelada. Entretanto pelo menos o gameplay foi mostrado. Teve gente falando que lembra muito Crackdown do X360… você achou? Vídeo 01 e Vídeo 02.

* MAG – Massive Action Game: O último game da conferência eu admito que não me impressionou nem um pouco. A premissa principal é o multiplayer com 256 pessoas. Sinceramente? Cod 4 e Halo 3 no X360 tem dias e horários que não dá para encher uma sala com mais de 10 pessoas, eu fico imaginando porque quero jogar um multiplayer com 256 pessoas online, em 8 times um atirando no outro. Não é suruba pow… Gears of War que tem um multi com 8 pessoas em 2 times de 4 já é perfeito, podia ter mais, entretanto 256 pessoas online num game, já acho exagerado, a preocupação geral do pessoal assim que ficou sabendo desse game seria se ele teria problema de lags e como vai funcionar em salas menores. Quer apostar que haverão modos com pouco jogadors e o maximo com 256 pessoas? Vídeo 01.

Enfim, essa foi a conferência da Sony na E3 de 2008. Fez o básicão, revelou poucas datas concretas e vídeos ligeiros de seus futuros lançamentos.

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. Bom, outra conferencia que eu vi

    Vamos la

    Resistance 2: o game me pareceu muito bonito, mas foi só o protagonista ser leventado pelo monstro gigante (sim, gigante!) que eu reparei que as ruas, o chão entre os prédios, era completamente inexistente. No lugar tinha uma “telona” azul. Achei um erro crucial na apresentação do jogo. Tipo, quebrou o meu clima. Esse mesmo acidente ocorre ainda mias uma vez, notavelmente quando o protagonista é arremeçado pelo monstro e passa pela passarela.

    LBP: Vou dizer novamente: esse é o jogo que me fará comprar um ps3. Apesar de não mostrar nada de novo, como bem dito pelo thiago, o jogo novamente me cativou. Atenção especial para a hora que vestem uma camiseta do boston no sack boy e ele faz uma carinha engraçada e levanta os dois braços. Riso geral da platéia

    Sony na america latina apareceu mais como digamos “um aviso de canto”, sem data (so confirmaram que será em 2008), sem países e principalmente sem os sistemas que vao trazer (pelas imagens de cima da esteira, supoe que seja o ps3, mas vai saber, principalemtne pelo enfoque tao grande no ps2 na conf.)

    Home virando mais um vaporware da vida, daqui a pouco passa até o DNF :S

    DC universe nao me pareceu ruim, nem otimo, mas admito que foi estranho a maneira como foi anunciado, sendo algo tipo, olhem esse AAA que temos aki

    Quanto ao modelo do ps3, foi um price drop meio disfarçado, mas fazer oq…

    GoW 3 pelo curto video mostrado parece estar MUITO bonito, mas ainda é muito cedo para dizer alguma coisa oficialmente pois nao ha confirmaçao se é real time, cut scene, CG, etc…

    Quanto ao MAG, outro jogo que eu nao entendi a maneira de anunciar. Foi outro anuncio tipo, vejam o AAA que temos aki, quando o jogo me pareceu um battlefield com 4x mais pessoas online. Só isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.