[Xbox 360] 10 Motivos para Jogar: Braid

http://img527.imageshack.us/img527/2378/braid01qk1.jpg

A idéia inicial seria fazer uma mini-análise/review do game, mas vários sites internacionais e nacionais conseguiram ser mais velozes do que eu. Por isso, tive a idéia de fazer um top 10 das razões pelas quais, Braid merece não passar em branco:

1 – 2D Plataforma: Em tempos atuais é incrivelmente difícil alguém apostar nesse gênero em desuso. Os games em plataforma morreram já faz anos. Seu auge foi mesmo durante a década de 90. Vez ou outra, alguma produtora nos faz relembrar desse tipo de jogo com um ou outro game. Claro que nem todas conseguem resgatar a alma do gênero. Bradi respeita muito bem a jogabilidade e é um plataforma de respeito. Requerendo do jogador pulos certeiros, escadas, grades, plataformas em movimento, tudo que a receita pede. Desligue um pouco esse Shooter 3D e experimente voltar as origens dos videogames.

2 – Homenagens: O game homenageia indiretamente, mas não tão discretamente, games dos anos de ouros como Super Mario Bros e Donkey Kong entre outros. Ao terminar a primeira fase do game, o jogador dá de cara com um castelo, um dinossaurinho sai dele e solta a clássica frase “I’m Sorry, But the Princess is in another Castle”. Preciso dizer de onde vem isso?

3 – Designe Único: Apesar de resgatar estas nostalgias da cabeça de qualquer gamer, o jogo prima por uma beleza gráfica impecável. Não é nada parecido com a atitude da Capcom em resgatar Mega Man, fazendo em forma de Pixel da era NES. Os gráficos de Braid brilha na tela da sua televisão. São utilizados cenários quase como que se fossem pintados a óleo. Mais ainda é que apesar disso, eles se movimentos, como se ouvesse vento fazendo a tinta se mexer. É muito difícil descrever com palavras a sensação que o visual de Braid passa.

4 – Trilha Sonora: A melodia das fases do game combinam perfeitamente com seu clima e visual. Nada de jingles grudentos. É uma coisa mais lirica, mais poética, que casa perfeitamente com o jogo.

5 – Manipulação do Tempo: Como se não bastasse os elementos nostalgicos, Braid ainda caminha alguns passos para a criatividade e inovação. É possível Manipular o tempo e vários enigmas do game torna imprescindível entender esse sistema. Em cada um dos 6 mundos do game essa manipulação irá interagir de maneira diferente a cada mistério.

 http://img254.imageshack.us/img254/8408/braidto2.jpg

6 – Filosofia e Metáforas: Antes de entrar em cada mundo o jogador passa por uma salinha com alguns livros. Leia os textos. E de impressionar alguns parágrafos e a imersão que tal texto causa ao jogador. Tudo no clima de game arte que se une a todos os outros elementos mencionados.

7 – Não é preciso pagar U$ 59: Braid não é um game usual de caixinha e manual. Ele está disponível via Download no Xbox 360, pelo menos por enquanto, já que uma versão de PC está sendo cogitada. No fim, o preço sai por U$ 15. Apenas U$ 5 acima da média dos games do sitema, mesmo assim ainda vale a pena.

8 – Puzzles: Além dos elementos de plataforma o game traz algumas peças de Quebra Cabeça durante as fases. Elas não estão escondidas, mas o acesso delas não é nada fácil, pois requer racicínio para manipular o tempo de maneira que Tim, o protagonista consiga a peça. Os puzzles, por assim dizer, vão se tornando cada vez mais difícil conforme os mundos avançam. É de arrebentar o controle na parede de tão complexo são alguns.

9 – “Portunhol”: Tem quem não goste do Portunhol que alguns games da Live Arcade traz, mas eu acho admirável o fato de, pelo menos, haver essa possibilidade. Se você vacila um pouco no inglês a tradução vale a pena. Pena que o português seja uma língua pouco utilizada e bem difícil de ser aprendida, aí o resulta é um Portunhol, entretanto, totalmente compreensível para nosso entendimento.

10 – Simplicidade de Botões: Um jogo de plataforma que resgata vários elementos antigos não estaria completo se houvesse simplicidade na jogabilidade. É tudo bem simples, com um botão Tim pula, um outro botão acina portas e alavancas e um outro manipula o fluxo de tempo. Simples assim e não requer complexidade alguma.

Talvez alguns não concordem de todos os pontos abordados, entretanto, ainda assim Braid é um excelente game, inteligente, bonito e uma bela refrescada num mercado onde temos tanta coisa repetida ou mal feita.

http://img361.imageshack.us/img361/636/braid2gp2.jpg

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Concordo plenamente com os argumentos.
    Quem deixar de jogar porque é um jogo um pouco mais caro do que os outros vai estar perdendo uma das melhores experiências do XBLA.
    Comprar esse jogo significa, acima de tudo, apoiar um produtor com ótimas idéias e dessa forma contribuir para que ele continue trazendo essas obras-de-arte para nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.