Gears of War 2 | Ok, vazou, e agora? Onde começa a má-fé?

Nessa altura do campeonato você já deve estar sabendo que Gears of War 2 vazou na internet. Eu não ia comentar sobre o assunto aqui no blog, até porque sou contra a pirataria, apesar de também entender que num país como o Brasil, nunca a coibiremos por completo devido a algumas questões sociais e políticas mal resolvidas. O que irei comentar pode ser entendido como uma indireta ou cutucada em algumas pessoas, mas não sei ficar de boca fechada.

Até tudo bem o game, um dos mais esperados do ano, vazar na internet e acabar nas mãos de gamers. Seja cópias ilegais via torrent ou cópias originais que lojistas acabam passando antes da hora. Isso acontece. Não aconteceu com Grand Theft Auto 4 algumas semanas antes de seu lançamento? Aconteceu. Imagino que a ansiedade e a expectativa de alguns, principalmente quando falamos nos americanos, que são muito mais vidrados nesse mercado do que, nós, brasileiros, é normal que alguém, de má-fé ou de sacanagem mesmo, acabe ignorando as regras da brincadeira e solte no mercado o game antes da hora.

Particularmente não sou uma pessoa que infarta ou tem um treco se não jogar determinado game no dia do seu lançamento. Não sou fanático a ponto de querer pegar o game no dia que lança, correr pra casa, jogar ele e só sair do sofá quando encerrá-lo. Qual a graça disso? Poder me gabar na internet que já fechei e sei o final do game?

Enfim, não é para isso que estou escrevendo este post. Vazamentos acontecem. As vezes a empresa consegue coibir e proibir que ele se alastre. Segundo alguns sites reportaram, a Microsoft e a Epic já estão identificando os consoles que rodaram o game antes do lançamento e irão banir todos os espertinhos que não tem paciência para esperar começar a brincadeira. O responsável também pelo vazamento também parece que foi encontrado e será punido pelas leis americanas. Ótimo, pois odeio gente que não sabe brincar.

Mas o que me deixa mais revoltado não é o gamer que joga antes, afinal, ele é gamer! A paixão pelos games fala mais alto. Claro que é um risco que ele vai assumir se a Microsoft realmente resolver bani-lo. O que me deixa revoltado e ao mesmo tempo decepcionado são alguns veículos da mídia que acabam se aproveitando do vazamento.

Hoje estava passeando por alguns blogs, sites e fóruns brasileiros para ver quem estava sendo sacana e quem não estava. Descobri que alguns lugares brasileiros já afirmaram terem jogado Gears of War 2, fecharam o game e inclusive estão para soltar o review nos próximos dias. Obviamente que a versão jogada é a vazada. Isso sim é uma falta de ética gigante pra mim. Acredito que se você mantém um blog ou um site, o mínimo que você pode fazer é ser correto.

É a famosa prática de querer sair na frente a qualquer custo. Tudo bem que sites americanos postam reviews antes do lançamento em alguns casos, mas eles tem acesso ao game pelas produtoras. Aqui no Brasil não tem isso, salvo raríssimas exceções.

Querer jogar o game devido a ansiedade e expectativa dele é uma coisa, mas querer dar uma de espertalhão, se aproveitar de um vazamento e querer tirar proveito disso não só deixando óbvio que jogou tal versão, ainda fez um review dela e ainda se gabar de ser um dos primeiros a ter o review do game em mãos? É uma tremenda palhaçada pra mim.

O Portallos irá sim cobrir e fazer matérias sobre Gears of War 2. Mas faremos na data correta. Teremos o game em mãos, após a data de seu lançamento e iremos brincar, jogar e falar sobre o game, na hora certa. Não seremos oportunistas e nem incentivaremos essa prática chata de querer ser o primeiro a ter informações. Não temos pressa.

Concluindo, minha revolta não é com você que baixou e jogou o game. Tudo bem, aconteceu, você não se aguentou. Mas você aí do outro lado que não só baixou, mas jogou e encerrou numa tapada e agora está escrevendo o review da versão vazada… você é um sacana e não sabe participar honestamente do mundo gamer.

Obs: Não vou apontar os locais onde vi isso acontecendo. Cada um que olhe seu próprio umbigo e veja a sujeira dele. A minha intenção aqui é apenas partilhar da minha opinião.

Isso também pode lhe interessar

11 Comentários

  1. Vazou, paciência. ¬¬

    Mas temos que parar com essa história de que “a oportunidade faz o ladrão”. Não é porque vazou que podemos “fazer a festa”, sair jogando “à lá vontè”, fazendo reviews ou sei lá o quê.

    Também não sei quem foi ou quem deixou de ser, mas tanto quem jogou como quem está se promovendo com isso está errado. MUITO errado.

    Isso mostra a situação cada vez menos saudável que estamos chegando no mundo dos games. O que tínhamos de diferencial antes já se foi, e agora tudo não passa de uma gigante bola capitalista prestes a engolir tudo e todos, prestes a se acabar.

    Os fins NÃO justificam os meios. Saudades do tempo que os games eram apenas diversão…

  2. e essa sintuação vaio se tornar cada vez mais comum com essa crise financeira, com menos dinheiro em caixa a pirataria vai se tornar mais lucrativa, aqui no brasil então nem se fala.

  3. Valeu pelo coment Hunter!! Tu é um figuraça importante na blogosfera brasileira, bom ver que vc compartilha da mesma opinião 🙂

    Vandread vc não deixa de estar certo. Se o dolar continuar subindo, mais pessoas acabam se sentindo menos atraidas pelos originais que inevitavelmente tem seus preços elevados e acabam cedendo a pirataria. É a realidade do Brasil. Minha lista de lançamentos de fim de ano foi cortada pra mais da metade, mas ainda assim continuarei nos originais, pena que não é todo mundo que vive na mesma realidade que eu e possa importar seus games por conta propria.

    Baixo poder monetário, impunidade sobre o produto falsificado, falta de legislação regulamente especificamente o mercado de games e ignorancia sobre o assunto por parte da população fazem a pirataria ser o que é… é um assunto onde não existe um culpado. Quase todos os lados envolvidos estão absurdamente errados.

    Uso originais, mas não posso negar que já passei por “N” situações onde acabo comprando original e fico com aquela sensação de que sou um trouxa por isso. É complicado.

  4. Ôpa, valeu T_thiago ^^

    Então, nos últimos anos nunca vi situação mais desfavorável para os gamers que agora. E acontecimentos como esse só fazem piorar as coisas.

    Meu Natal gamístico provavelmente já foi para o saco também, e não o do Papai Noel. Ótima hora para correr atrás dos 486 pokémons no Diamond, apagar o save e começar do zero no MKDS, e por aí vai – até essa tempestade passar.

    Poucos games sim, mas originais =D

  5. É aquela velha frase: pirataria te f*de por trás e dá a impressão de que é você quem está f*dendo, né Thiago?

    Nem tenho muito o que comentar, o texto diz tudo, apenas que:

    – O que irá influenciar em nós que compramos originais esse “vazamento desenfreado” que está na indústria? Sim, porque de um jeito ou de outro sofreremos as consequencias.

    – Vergonhoso é o fato de querer se aproveitar do fato dos jogos terem vazado para ter alguma vantagem editorial. Triste, triste…

    Para quem usa piratas, sugiro ao menos uma vez, comprar um jogo original e compare a diferença com que tu vai cuidar do jogo. O “sabor” de jogo original é muito melhor, pois sabe-se o valor dele.

  6. pirataria e desculpa esfarrapada, com ceteza…

    eu to sem pdoer comprar jogos direito desde que comprei meu wii… tenho ele a um ano e ate agora tenho apenas 5 jogos (e deste 5, 3 foram presentes) mas nao me rendo a pirataria nao… oq ue eu acabei fazendo foi aproveitar algumas otimas ofertas de jogos de GC, eu joguei mais GC no meu Wii do que no meu GC mesmo… xD

    resultado: to cheio de jogo pra terminar e nem me encomodo de nao estar podendo jogar alguns jogos no lancamento ou ate no ano de lancamento… vou jogando o que tenho e o que posso, e quando a minha situacao melhorar eu volto a comprar jogos de wii…

    ate pq peguei um ps2 num preco bacanudo a um tempinho atras (150) e to jogando alguns jogos dele tb (emprestados, unico que eu tenho e Dragon Ball Budokai 3 que eu compri da Dakini do forum por apenas 25,00 o.o) e to me divertindo a lot xD

    mas vou fazer uma forca no final do ano pra pegar o Tales of Symphonia que eu to doido pra jogar aheuiheauihua

    otimo texto Thiago concordo 100%

    o

  7. Uma semana atrás eu visitei o Jack Sparrow e dei de cara com o Fallout 3. É assustadora a tentação,rs. Mas vai explicar isso pros fãs do game, eles querem é jogar mesmo. Tem os fãs respeitosos e tal, mas infelizmente são a minoria. Levei meu 360 para uma loja para fazer uma limpeza e o cara não pode ver na hora pq tava ocupado procurando o Gears 2 para baixar e copiar a fim de vender logo, e ele me disse que já tinha um monte de interessados.
    Minha opinião: compra quem quer comprar, tu não chega na “barraquinha” e te apontam uma arma e te obrigam a comprar. Você meu amigo, consumidor de pirataria, é que vai atrás, é você que dá o dinheiro, é você que joga a cópia ilegal. Resolver a pirataria é fácil, mas desde que as pessoas se resolvam a si mesmas primeiro. Você pode tudo, mas nem tudo é legal para voc~e, ok?

  8. Complicado escrever depois de todo mundo… XD

    Concordo totalmente galera… o mercado de games é apenas um reflexo da tendência do povo a querer se dar bem em qualquer circunstância, de preferência por meio escusos… e é impressionante como tem gente que ainda se sente bem com isso… A situação também mostra a total ignorância dos consumidores com as consequências dessa atitude para o mercado (a velha mania de só olhar para o próprio umbigo…)

    Agora, adicionar conteúdo, seja um mero comentário sobre estar jogando um game que não foi lançado ou até um review, a um site deveria ser considerado crime assim como o próprio ato de piratear o jogo… Qualquer veículo de informação, independente de número de acessos, é formador de opinião. Considerando a facilidade com que se manipula a mente do consumidor atualmente, a atitude desse veículo pode ser mais desastrosa do que se pensa… Cabe a cada responsável por veicular informação decidir o tipo de opnião que quer formar e o tipo de público que quer atrair, mas segue a minha opinião: qualquer site que recorre a pirataria para atrair público, ou que cruze os braços para a situação atual do mercado, não merece que eu perca sequer um segundo da minha atenção.

  9. Não sei se vcs vão concordar comigo, mas parece que essa tendência de “consumir acima de td” mudou a relação do gamer com os jogos. Lembro de ficar esperando meses pra jogar zelda no 64 pq só ganharia no natal, era uma ansiedade boa, e quando o jogo finalmente chegou eu aproveitei muito, não corri pra acabar logo com o jogo, curti o máximo possível. Hj dá a impressão que o importante não é mais jogar e sim adquirir o maior número de jogos possíveis e zerar todos rapidamente. Tenho a impressão que a atitude da maioria das pessoas que jogam hj é bem diferente da atitude de anos atrás.

  10. Com certeza Mariana, hoje em dia existem muitos que pegam games como RPGs e em 1 semana fecham o game. Eu levo meses jogando qualquer RPG que for. Jogo devagar, vasculahndo tudo, ficando perdido dezenas de vezes XD

    Mas não nego que tem situações que estou com o game aqui e quero fechá-lo o mais rápido possível para que eu possa começar outro que está aqui parado.

    Acho que tem que saber equilibrar, é natural que vamos crescendo, ficando adultos e com isso o tempo que ficamos dedicados a um game diminui, fazendo pressão para que possamos jogar e aproveitá-lo no tempo mais curto possível…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.