Review: Super Street Fighter II Turbo HD Remix [PS3]

Autor do texto: Luis (Sephiroth_VII)

Caso você tenha sido um gamer na década de 90 e ainda fosse fã de jogos de luta provavelmente você deve ter conhecido ou jogado Street Fighter II. Na época, o jogo fez um tremendo sucesso nos arcades e como conseqüência recebeu inúmeros ports para os diversos consoles existentes. SSFIITHDR (pelo amor de Deus, não esperem eu escrever isso em extenso várias vezes xD) é o ultimo desses ports que acabou de chegar para a PSN e a Live, mas será que esse ultimo port vale o seu dinheiro? Clique em “mais” para descobrir:

Dados Técnicos

Plataforma Analisada: Playstation 3 (também disponível no Xbox 360)
Jogadores: 2 (online e offline)
Gênero: Luta 2D
Desenvolvedora: Backbone
Distribuidora: Capcom
Lançamento: 25/Nov/2008

O clássico revivido… de novo… e com um nome maior ainda.

Sinceramente, há algo a ser dito sobre o clássico jogo de luta que todos devem ter jogado pelo menos uma vez na vida? Com as inúmeras versões já lançadas de SF II provavelmente todo gamer já deve ter jogado essa pérola da década de 90 que já passou pelo SNES, Mega-Drive, PS2, PSX, Arcades, Saturn, Wii e outra infinidade de consoles.

Caso você ainda não o tenha jogado, o jogo é relativamente simples para os padrões de hoje em dia. Há 6 botões no total que correspondem a chute fraco, médio ou forte e soco fraco, médio ou forte. O objetivo é derrotar seu oponente, vencendo um total de 2 rounds. Para se vencer um round deve-se acabar com toda a vida do oponente ou permanecer com mais vida ao final do tempo.

Em SSFIITHDR a velha formula clássica não foi alterada: Todos os 16 personagens disponíveis, todos os golpes e especiais estão incluídos e a mesma mecânica de jogo utilizando apenas seis botões para todos os golpes. Ou seja, é basicamente o mesmo jogo lançado a mais de 15 anos atrás, mas esse novo “port” traz visuais e trilha sonora completamente refeitos para os consoles da alta-definição e algumas correções na jogabilidade.

As “grandes” mudanças

Os gráficos foram completamente redesenhados deixando os gráficos muito melhores como era de se esperar. Foram utilizados os sprites do jogo original, portanto as animações de fundo e dos personagens serão as mesmas do jogo original. Isso limitou um pouco a parte gráfica do jogo, já que as animações de fundo e cenário são considerados extremamente simples para os padrões de hoje em dia, mas mesmo assim o jogo possui um ótimo visual. Para os jogadores mais nostálgicos, o jogo ainda oferece a opção de se colocar os gráficos clássicos.

Quanto a parte do som, a trilha sonora do jogo foi completamente refeita pelo grupo do OC Remix e devo admitir que eles fizeram um trabalho incrível, pois as novas tracks apresentam modificações muito boas e ao mesmo tempo se mantém fiéis a trilha sonora do jogo original. O álbum oficial ainda foi disponibilizado gratuitamente para download, só checar o link abaixo:

http://www.ocremix.org/info/OC_ReMix:_Super_Street_Fighter_II_Turbo_HD_Remix_Official_Soundtrack/Individual_Tracks

Como já havia dito a jogabilidade do jogo continua praticamente a mesma exceto por alguns detalhes. O jogo agora flui melhor, os personagens foram rebalanceados, os golpes são mais fáceis de serem executados e vários outras correções foram feitas. O jogo ainda possui os ocasionais slowdowns, mas estes foram mantidos de propósito dando um sentimento de nostalgia a mais no jogo.

Em SSFIITHDR o modo arcade é dividido em 4 dificuldades (Easy, Médium, Hard, Expert) e a AI dos oponentes foi melhorada. Há um modo para treinamento e agora é possível visualizar as “hitboxes”* de cada personagem proporcionando um treinamento mais técnico para os jogadores mais dedicados. Em ambos os modos é possível escolher entre jogar com as modificações feitas (HD Remix).

O maior diferencial de SSFIITHDR está no “inédito” modo online do jogo. É possível jogar contra amigos e pessoas desconhecidas em partidas simples ou é possível realizar e participar de torneios para até 8 jogadores. Na grande maioria das vezes, principalmente com amigos registrados na PSN, o jogo flui normalmente sem nenhum lag, porém quando ha muito lag a luta pode se tornar uma bagunça. Em partidas com lag o sistema se confunde completamente, sendo possível ver animações fora de hora ou múltiplas animações de golpes sem nenhuma relação. O jeito é esperar por um Super Street Fighter II Turbo HD Ultra Remix version Deluxe para criarem um modo online realmente sem nenhum lag.

*hitboxes- Caixas que demonstram as áreas onde o oponente pode levar dano e demonstram o alcance de cada ataque.

Acertos e erros

* Jogabilidade clássica melhorada e com algumas correções. Modo Arcade com AI melhorada e modo treinamento permite visualizar as hitboxes

.

* Visuais e som incríveis e refeitos e que se mantém fiel ao jogo original.

.

* Modo online ainda apresenta alguns erros e pode ser melhorado com mais opções.

Conclusão

Concluindo, SSFIITHDR é um ótimo jogo de luta que melhora em todos os aspectos o título original. Caso você seja um fã de SF ou de jogos de luta 2D esse jogo valerá cada centavo, caso contrário é provável que você acabe largando o jogo pouco após comprá-lo. Para os que possuem PS3 e desejam um desafio me adicionem na PSN : Seph_luis_br. Estou sempre a procura de novos desafiantes.

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. Meio didático demais esse review, quem nunca jogou SFII ou quem não sabe o q é um haduken não merece o videogame q tem. =P

    Tu falasse q a AI foi melhorada… se isso fosse verdade ninguem conseguiria fechar o jogo, no EASY. Sério, o original com 8 estrelas já é praticamente impossível. O q pode ter acontecido é q agora existe AI e não mais “adivinhamento de botões” como é comum nos jogos de luta antigos.

    AI melhorada, ta bom… xD

  2. “que já passou pelo SNES, Mega-Drive, PS2, PSX, Arcades, Saturn, Wii e outra infinidade de consoles.”

    saiu para o wii? nunca ouvi falar…só se foi no virtual console

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.