Perturbação na Força eu sinto

Polêmica no fórum oficial do Star Wars: The Old Republic, futuro lançamento da Bioware. Tudo começou com tópicos discutindo sobre como o sistema do jogo iria lidar com a criação de personagens gays e conseqüentemente, com o relacionamento desses personagens. Mais rápido do que uma bala e com a sutilidade de um elefante, o moderador Sean Dahlberg, trancou os tópicos. Dezenas de outros tópicos surgiram reclamando da decisão, também foram rapidamente trancados e termos como gay, lésbica e bissexual foram inseridos no filtro de palavras ofensivas do fórum. 

Ao ser novamente criticado pelos usuários, Sean Dahlberg, piorou a situação dizendo que “Esses termos não existem no universo de Star Wars.”. Tecnicamente ele está correto, pois os termos gay, lésbica e bissexual, nunca foram utilizados no universo de Star Wars, mas isso não significa que não existam personagens gays na série: Juhani, do primeiro Knight Of The Old Republic, não escondia sua preferência por mulheres; Goran Beviin, um dos melhores tenentes do exército de Boba Fett, tinha uma relação com o ferreiro Medrit Vasur e chegaram até a adotar uma filha. 

Nem é preciso dizer que por conta de toda a polêmica, Sean Dahlberg voltou atrás e pediu desculpas publicamente. Ele fez até uma revisão no filtro de palavras ofensivas do fórum, mas fica a impressão de apenas estarem tentando apaziguar a situação. 

Essa não é a primeira vez que grandes empresas de games entram em conflito com os ‘gaymers’. Em 2006, a Blizzard ameçou expulsar uma jogadora de World Of Warcraft por estar divulgando o seu clã ‘simpatizante’. No início do ano a Microsoft foi notícia por banir a gamertag de uma jogadora que dizia ser gay no perfil. Ambos os casos terminaram com pedidos de desculpas e a promessa de serem mais cuidadosos com essas situações. Aliás, nem precisamos ir tão longe, o Wii Brasil publicou um artigo sobre os gaymers este ano que gerou uma discussão acalorada sobre o tema. 

Não dá para dizer que é um assunto fácil e que será resolvido com um pedido de desculpas e promessas de melhorias, quando o problema do preconceito não está totalmente na indústria de games (jogos como The Sims e Fable estão aí para provar isso), mas sim em grande parte no hábito dos jogadores. Deve-se discutir abertamente o tema, sem criar tabus e desencorajando qualquer ato de preconceito. Pois assim como no mundo real, “they’re here and they’re queer”.

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. Excelente post do Théo. Eu vi isso ontem na Kotaku e achei que foi uma gafe tremenda do administrado do forum da Bioware. Tinha que chegar e pedir desculpas mesmo.

    É difícil chegar num consenso do que pode ou não pode quando se trata do mercado de games. Sexo em si já é polemico no mundo dos games, imagine tratar de assuntos sobre homosexualidade e bissexualidade. Não deveria ser complicado, mas é.

    Os videogames ainda atingem um público de pessoas diverso demais. É difícil moderar uma comunidade de milhões e ainda impedir o preconceito, a conotação errada de atitudes e ainda dar a liberdade que todos têm direito para se expressar.

    Vide a Nintendo que prefere não incluir chats nos seus games porque não querem crianças conversando com “estranhos”. Até onde a liberdade sexual deve ser posto a prova nos games?

    Claro que o caso surgiu num MMO de Star War. Um game mais voltado aos adultos e que no caso tem uma maturidade muito maior para tratar destes assuntos.

    Mas eu penso o seguinde, se os games podem muito bem tratar de assuntos como drogas e violências, dando inclusive a idéia de que isso são coisas “bacanas” [Grand Theft Auto], porque não tratar abertamente de homosexualidade, sem esterióticos [coisa que rola bastante no mundo do entretenimento na minha opinião].

    Liberdade para cada um se expressar do jeito que quiser. Videogames não são mais brinquedos. Assim como a Internet onde os pais precisam monitorar as crianças, os videogames precisam deste mesmo trabalho. E com os adultos? Já está mais do que na hora de todo mundo aprender a respeitar as diferenças do próximo, independete de raça, idade, religião ou sexo.

    Ufa..paro por aqui e ainda acho que não disse tudo que queria dizer. XD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.