New Super Mario Bros Wii | Já não é hora da Nintendo deixar os fãs cuidarem de Mario? (Opinião)

Não há dúvidas de que New Super Mario Bros Wii será um dos melhores games desta geração, e não estou apenas me referindo aos games da plataforma Wii, mas de todos os consoles. O game tem basicamente todos os elementos que se espera de um Super Mario e ainda trás consigo novas adições e novidades à velha fórmula clássica. Funciona? É claro que sim. Se o jogo tem pequenos problemas, não é culpa de seu desenvolvimento, mas sim à algumas limitações do Wii em si. E nem isso é suficiente para afastar os jogadores, até mesmo aqueles que já abandonaram a Nintendo faz alguns anos, como eu. Me senti obrigado a voltar ao Wii para experimentar a nova aventura do encanador. E valeu à pena!

Em tempos de Gears of War, Uncharted, Halo, Bayonetta e toda aquela gama enorme de games via download para os consoles, NSMBWii consegue ser surpreendentemente competitivo, prova disso são os números de vendas do game, que mundialmente já ultrapassaram 10 milhões de unidades. Entretanto não existe isso de “game perfeito”, todos acabam tendo  um probleminhas aqui e ali, isso pode as vezesm afetar ou não a experiência do jogador. Quer saber o que poderia ser melhor em New Mario? Ou quem sabe aquele recurso que óbviamente faz sucesso em inúmeros títulos desta geração e NSMBWii não pode ter? Após o “continue” a gente continua conversando. 😉

Que tal começar modernizando?
A geração do faça você mesmo e compartilhe, certo?

Mario vs Doneky Kong 2: March of Minis, aquele game do Nintendo DS, você conhece, não? A Nintendo fez isso nesse game. Estou me referindo ao modo de criação de fases. Talvez o melhor exemplo seja um game da concorrência: LittleBigPlanet, do Playstation 3. Você dá ao jogador um modo que possibilite criar suas próprias fases e compartilha-las pelo mundo virtual. Não que NSMBWii não funcione sem esse recurso, mas por que não permitir aos próprios jogadores darem uma longevidade muito maior ao título?

Não que o jogo seja curto, pelo contrário. Faz uma semana que estou jogando-o, aproximadamente quase todos os dias e ainda falta um pouco para terminá-lo (Estou no meio do mundo 7. Ao todo são 9 mundos, sendo este último só com fases extras). Mas é difícil deixar de pensar o quão maneiro seria se a Nintendo tivesse disponibilizado um criador de fases em New Mario. Eu tive anos atrás Mario vs Donkey Kong 2 e pude testar esse recurso e realmente as possibilidades eram grandes. Alias Super Smash Bros Brawl também tem uma ferramente parecida, o tal criador de arenas para as lutas. Mas em Brawl achei os recursos um pouco limitados, com poucas opções de itens customizáveis, sendo difícil a criação de arenas melhores do que as já existentes no game.

Tudo bem que desenvolver esse modo não é fácil e nem rápido, pois ele precisa ser fácil de manusear e talvez o mais importante é que ele só funciona direito se você der a possibilidade de compartilhar suas criações pela internet. Possibilitando que os jogadores enviem e baixem fases de outras pessoas. Lembro que perdi horas e horas depois de terminar MegaMan Powered Up do PSP baixando fases extras criadas por jogadores, algumas chegavam a ser até mesmo melhores do que as existentes no game.

Considerando que NSMBWii foi anunciado na E3 de 2009 e meses depois já estava nas lojas, talvez o processo de desenvolvimento do game tenha sido bem rápido, o que impossibilita a criação de um modo assim. Sem mencionar que se a Nintendo planeja uma continuação para a série ainda no Wii, com certeza esse modo atrapalharia um pouco. O próprio estúdio de LittleBigPlanet mesmo já afirmou que não há razões para eles trabalharem numa continuação tão cedo para a série, graças a comunidade que criar e compartilha milhares de novas fases todos os dias pela PSN.

Só para fechar esse assunto, talvez você pense que mesmo com um criador de fases, elas não seriam tão bacanas como as que a própria Nintendo produziu para o jogo. Mas vale lembrar que existem dezenas de mods e hacks dos antigos Super Marios tão divertidos quanto os jogos originais, ou seja, talvez fosse uma boa hora para a Nintendo deixar os fãs cuidarem de Super Mario.

NSMBWii e o reconhecimento aos clássicos!

Mudando um pouco o rumo da conversa, chega de cogitar o que poderia ter no game e vamos para o que o game oferece ao jogador. O que mais me chamou a atenção em New Mario foi o esforço enorme da Nintendo para fundir de alguma forma todo um universo de games da série Super Mario.

Já reparou que todos os Marios 2D são diferentes, em termos visuais do universo da franquia? Super Mario Bros era limitado, não tinha mapas e tal, o game tinha basicamente apenas as fases com cenários abertos e as cavernas. Super Mario Bros 2, é mais complicado, pois além de no Japão oficialmente ele ser uma continuação do primeiro game, com os mesmo gráfico, visual e estrutura, nos EUA o jogo foi descartado e criaram um clone de Doki Doki Panic, só que com personagens do Mario. Óbviamente nós precisamos considerar ele na franquia, afinal foi em Bros 2 que surgiram personagens famosos da série como Birdo entre outros que já foram homenageados em dezenas de outros games. Bros 2 acabou funcionando como se fosse um sonho muito louco de Mario.

Logo em Seguida temos Super Mario Bros 3, considerado por muitos um dos melhores Bros de todos os tempos. Aí a coisa ficou maluca de vez. São muitos novos elementos. Os Koopalings surgem pela primeiro vez, novos e bizarros power-ups, os Boos, mapa para navegar entre as fases e seus extras, o navio de guerra do Bowser e muitas outras coisas. Muito anos depois, já na era do SNES surge Super Mario Bros World, que seria o 4º título oficial da franquia e novamente mais coisas foram acrescidas a série, a principal provavelmente seja o dinossauro favorito de todos, o Yoshi. O personagem fez tanta fama que acabou virando o protagonista de World 2, e surgiu assim a franquia Yoshi’s Island, sem menciona Yoshi Story no Nintendo 64. Depois disso Mario partiu para o mundo 3D.

Mas Mario retornou ao mundo 2D em 2006 em New Super Mario Bros DS e com isso novos elementos foram inseridos a franquia. O melhor foi o novo visual, já que apesar do jogo se passar inteiramente em 2D (Side-Scrolling), o game passou a ter gráficos em 3D! O jogo era fácil e curto, mas ainda assim animou muitos fãs da série. Certamente os méritos da existência de NSMBWii existir foi devido aos bons resultados que a versão DS teve.

O melhor é que NSMBWii vai muito além do que a versão do DS fez ao universo da série. Na minha opinião, esta é realmente a primeira vez na qual a Nintendo funde todos os games da série num único jogo. Você irá encontrar elementos de Super Mario Bros, do Mario World e principalmente de Bros 3, isso sem mencionar elementos de outros games como Mario Bros (sem o “Super”) e Yoshi’s Island. A Nintendo merece os parábens de todos os fãs de Super Mario por esse mistura que ela trouxe ao novo game.

Só para citar alguns exemplos. De Super Mario Bros 3, que é a maior influência da série neste game, temos os mapas divididos por mundos. Lembre-se que em World, o mapa era totalmente integrado e interligado. Os Koopalings também nasceram em Bros 3. No game de 1990, os “filhos” de Boswer como eram conhecidos na época, roubaram os cetros de setes reinos e aterrorizavam em cada mundo, transformando cada rei em um animal diferente. No fim é claro que Mario recupera os cetros e transforma os reis novamente ao seu corpo original. Em NSMBWii os Koopalings retornam, com os cetros, mesmo que desta vez não exista menção de rei algum. Os Navios de Guerra de Bros 3 também fazem seu retorno triunfal. Mesmo que sejam apenas três fases com eles. Mas são ótimos e a música destas fases transforma qualquer jogador em uma criança novamente.

Existem mais elementos de Bros 3 presentes no game, mas acho que já deu para entender. Além disso a Nintendo resgatou também muitos elementos de Super Mario World. A principal eu já mencionei: Yoshi. Apesar de que certos elementos não foram mantidos. Não dá mais para jogar em qualquer fase com Yoshi, ele só participa de determinadas fases (são poucas) e no final delas, Mario deixa o companheiro e segue para a próxima fase sozinho. Um outro elemento ignorado são os poderes dos Yoshis coloridos. Apesar de NSMBWii ter 4 cores de Yoshi, não há diferenças entre eles, como em World, onde por exemplo, o Yoshi azul podia voar ao comer qualquer casco de tartaruga. Uma pena. Mas não faz mal. Para compensar a Nintendo colocou no game o pulo extendido do Yoshi, que surgiu em Yoshi’s Island, assim basta segurar o botão de pulo que Yoshi irá pular mais alto e planar por alguns segundos.

Outra influêcia direta de Mario World são as mansões dos Boos. Apesar dos personagens existirem em Bros 3, foi no World que ganharam a devida fama com fases próprias para eles. As Mansões de NSMBWii são quase que réplicas em 3D das mansões de World. Muitos fantasmas, puzzles, portas falsas e caminhos alternativos. Certas mansões são até melhores do que as fases dos castelos.

Existem até mesmo fases clássicas que ganharam um “quase remake” em New Mario. O primeiro vídeo lá em cima é de uma fase clássica de Bros 3 onde Mario deve percorrer toda a fase com um peixão tentando comê-lo. Lembra daquelas touperas em Mario World que surgiam das paredes e perseguiam o Mario? Existe também uma fase assim no novo game do encanador. Poderia dar mais uma dúzia de exemplos de fases clássicas que ganharam um modelo original em NSMBWii. E todas são incrivelmente nostálgicas. Os novos jogares vão se divertir com elas, mas os veteranos irão muito mais.

Eu citei alguns parágrafos acima o Mario Bros. A Nintendo trouxe o bloco de “Pow” desse clássico e que estrago ele faz quando acionado. Até as moedas caem independente de onde estiverem. Já de Yoshi’s Island, você deve se lembrar que a cada boss no game, aparecia o Magikoopa numa vassourinha e jogava um “pó de pirimpimpim” no chefão e com isso algo acontecia com o mesmo. A Nintendo resgatou essa situação. No final de cada um dos castelos finais do game, o personagem aparece para ativar algo no cenário que colaborem com os ataques do Koopaling. Já digo que achei tenebroso o último castelo do mundo 4, onde a Wendy O. Koopa pula embaixo d’água e Mario fica nadando feito uma lesma. Díficil, mas sensacional, sabe?

E existem muitos outros elementos, como o poste da bandeira ao final de cada fase, referência clássica ao primeiro Super Mario Bros. Esta fusão de universos de diferentes games do Mario já é motivo suficiente para você jogar o game. Mas a Nintendo fez mais que isso…

Novidades e funcionalidades são essênciais!

Pois é. Apesar de toda a aula de história de Super Mario no texto acima, a Nintendo não satisfeita em apenas reutilizar velhos elementos dos antigos clássicos resolveu criar mais um dúzia de novos elementos para tornar NSMBWii tão singular quanto qualquer outro Super Mario já produzido.

Uma das coisas mais inteligente desta versão foi a troca das habilidades de vôo do personagem que estavam presentes em Bros 3 (Racoon Leaf) e World (Pena). O jogo trás desta vez o power-up chamado Propeller Mushroom. Mario ganha uma nova roupa com um capacete e uma hélice que o permite “voar” verticalmente por alguns segundos e planar enquanto volta para o chão. Um power-up bem mais honesto e menos apelão do que a Pena e a Racoon Leaf eram em seus respectivos games. O melhor é que apesar do item não estar disponível em todas as fases, ele aparece logo na primeira fase que é curtíssima, então quer jogar com a Propeller Suit em determinada fase? Corra para a primeira fase, pegue-a roupa e feche-a rapidinho, aí você corre para a fase que gostaria de jogar com a Propeller. Quem nunca fez isso em Mario World quando gostaria de jogar com a capa para voar que atire a primeira pedra. A Propeller Suit é ótima para ser utilizada no mundo do vento (World 7).

Os outros dois novos power-ups são a Flor de Gelo e a roupa de Pinguim. A do Peguim eu não achei lá grande coisa. Admito que esperava mais. São dois ou três fases apenas que possibilitam a opção de deslizar como um pinguim, como mostra os trailer. No geral você vai usar mais a roupa de pinguim como uma flor de gelo, apenas para congelar os inimigo. A roupa também permite um melhor controle e maior agilidade nas fases da água, assim como a roupa de sapo fazia em Bros 3. A Flor de Gelo é mais interessante, pois ela está presente numa maior variedade de fases. Há fases até que permitem o jogador escolher entre a flor de fogo e a de gelo. O legal desse novo poder é congolar e pegar os inimigos. Subir em locais mais altos também fica mais fácil já que ao congelar um inimigo, ele não cai devido a gravidade, ficando congelado “no ar”. Isso trás uma nova dinâmica a muitas fases.

Mas a Nintendo não satisfeita ainda fez mais por NSMBWii além dos novos power-up. Muitas fases utilizam vários recusos do sensor de movimento do Wiimote. São fases escuras onde você controla a luz direcionando o wiimote para os lados, plataformas que se mexem quando você mexe o wiimote. Fazer esse direcionamento em plataformas e etc é algo realmente bacana e divertido. Um dos castelos mais ao fim do game é numa plataforma onde o guindaste vai subindo automaticamente, enquanto o jogador controla a plataforma mexendo-o para a direito e para a esquerda, enquanto ao mesmo tempo controla o Mario, escapando assim de Bullets Bill e Bob-ombs que surgem de todos os cantos das paredes. Sensacional mesmo.

Todos estes novos elementos misturados com os elementos clássicos torna NSMBWii um jogo único, daqueles que você não deve esquecer tão fácil assim. A Nintendo soube sabiamente mesclar a jogabilidade old-school com a jogabilidade inovadora que o Wii proporciona, não ficando algo forçado como dezenas de outros games que fazem parte da biblioteca do Wii.

O único recurso que ainda não tive a oportunidade de testar corretamente é o multiplayer cooperativo para 4 pessoas. Mas quem já jogou com essa opção diz que é uma das melhores coisas em New Mario. Que a experiência é singular e deixa o game bem mais difícil já que os personagens prendem a tela e um sempre acaba empurrando o outro quando estão pertos demais. É legal para se divertir, mas eu não consigo pensar em New Mario apenas como um game multiplayer,. Qualquer Super Mario precisa obrigatoriamente ser divertido para o jogador solitário. Felizmente ele também é ótimo se for jogado sozinho. Fica melhor se for joagdo com 4 pessoas? Não vou questionar isso, mas sempre foi um jogador solo. Gosto de multiplayer, mas não mais que um single-player.

Fechando com o pior? Não pense assim.

Pois é, o texto está chegando ao fim. Lembra quando eu disse lá no comecinho que não existe game perfeito? Então, não acho justo ter comentado todos os elementos ótimos de NSMBWii e simplesmente ignorar as coisas que não me agradaram no jogo. Por que deixá-las para o final? Não sei, gosto de encerrar meus textos com polêmicas e trechos que podem terminar em debate nos comentários, sendo assim, chegamos naquela parte que dói no calo de todo fã, e não se engane, dói também no meu calo falar isso.

Seis coisas que não gostei em New Super Mario Bros Wii:

1) Yoshi só na fase em si: A Nintendo fez todo um marketing mostrando a jogabilidade com o Yoshi e o disponibilizou em tão pouquinhas fases. Achei uma tremenda sacanagem isso. O jogo deveria permitir ao jogador continuar com o bichinho fase após fase. Lembro que em Mario World havia  fases em que não havia como prosseguir com o Yoshi, aí a solução era larga-lo no meio do caminho. Podia ser assim também em New Mario. Não vejo motivo para limitar o personagem desta forma. Não curti.

2) Falta de repertório musical: Entre neste site aqui. Ele é o oficial do game. Tem uma música tocando nele, correto? Essa é a música que está em quase 70% das fases do game. Claro que a Nintendo colocou novos remakes de vários clássicos, mas eu ainda assim sinto falta de um melhor repertório musical, inclusive de novas músicas. Talvez o curto tempo de desenvolvimento do game não tenha permitido isso, mas eu realmente achei um pouco cansativo a trilha sonora. Quanto aos efeitos sonoros, não tenho do que reclamar. Eles são perfeitos, inclusive certos sons que saem da caixa de som do Wiimote. Demais!

3) Começa fácil e demora a engrenar: As primeiras fases do game são bem bobinhas. São fáceis e curtas. Eu só comecei a pegar gosto pelo game lá no mundo 4/5. Claro que não é exatamente culpa da Nintendo. Ela está apresentando o game a uma nova geração de jogadores e estes precisam realmente de uma curva de aprendizado maior. Não que seja um erro do game isso, mas eu particularmente não curti. A originalidade do título começou pra mim depois dos três primeiros mundos. E estou questionando aqui o single-player, pois com certeza algumas das fases do mundo 2 no deserto devem ser o cão se forem jogadas com 4 players ao mesmo tempo.

4) Suporte online, sim!: Eu acredito que quase todos os leitores vão discordar de mim, mas não concordo que a experiência cooperativa para 4 jogadores do game funcione exclusivamente offline. Eu até entendo a premissa da Nintendo para o desenvolver assim no seu “console família”, mas um online para 4 jogadores seria ótimo sim. Castle Crashers existe para provar que 4 jogadores podem sim se divertir muito sem estarem fisicamente no mesmo local. Eu adoraria uma partida de NSMBWii online com o Gabriel, Mauri e Théo aqui do Portallos. Vivemos em estados diferentes oras, não podemos jogar na mesma sala. Só por isso não iríamos nos divertir? Discordo. Acho bacana que a Nintendo tenha colocado o multiplayer offline para 4 jogadores. Mas acharia ainda melhor se fosse também com a opção de brincar online. Os jogos dessa geração imploram por tal recuros e este é uma das coisas na qual acho o Wii super atrasado tecnologicamente.

5) Gráficos… culpe o Wii: Mais um ponto que não é culpa do desenvolvimento do game, mas do próprio console. Não que o jogo seja feio, pois não é. Mas está longe de ser um colírio para os olhos. Meu Wii fica ligado numa TV de LCD de 37 polegadas. É percepitível os serrilhados no game. Em termos comparativos, Super Mario Galaxy fica mais bonito nessa TV em relação à NSMBWii. Uso isso para dizer novamente, a Nintendo precisa “pra ontem” de um console HD.

6) Super Mushroom: Ahh uma das coisas mais bacanas em New Super Mario Bros DS era a possibilidade de ficar gigante! Muita sacanagem terem retirado esse Power-up. Deixaram o Mini-Mushroom e excluiram o Giant Mushroom. Podia pelor menos ter em algumas fases, não ia desequilibrar o clima do jogo com isso. Senti falta desse item sim.

No final, são bobeiras se comparado com todos os aspectos do game. NSMBWii poderia ser melhor? Que jogo não poderia ser. O bom é saber que o game honra com louvor a franquia que cresceu com milhares de gamers ao redor do globo.

Observação: Este texto marca o meu retorno às análises aqui no Portallos. Mas não irei mais fazer análises convencionais como outras centenas de blogs e sites fazem. Eu tive um bom retorno no final do ano passado com uma matéria baseada em Resident Evil 5, que serviu meio como uma análise para o game ao mesmo tempo era uma reflexão. Vou apostar nesse formato daqui para frente, com textos meio-análises, meio-reflexões e meio-polêmicos. Um postão com vários elementos, para que o leitor possa sair daqui com uma verdadeira idéia de como é o game, concordando ou não comigo. Poderia ter feito este texto em 4 partes, mas resolvi lançá-lo de uma única vez, tendo em vista que o jogo já saiu faz algum tempinho, mas ainda estou pensando se daqui para frente talvez valha a pena dependendo dos assuntos dos próximos games, dividir eles em 2 a 3 posts separados. Vamos ver… 🙂

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.