Panini cancela revista do Superman & Batman na 56º edição e fala de "revolução editorial"!?

Não sei se começo o post dizendo se são más ou boas notícias. Digo isso porque o mix da, agora cancelada, Superman & Batman sempre foi nos últimos anos uma montanha-russa. Ora com bons arcos e títulos, ora com apenas 50% de material aproveitável e 50% de tapa-buraco. A Panini teve até mesmo que realocar a mega-saga Legiãos dos Três Mundos para a revista nos últimos meses para poder ter material de qualidade na mesma. Mas o FATO é que na sessão de cartas da edição 56 da revista está o comunicado: Superman & Batman chegou ao fim!

Se para tantos que já argumentavam que a revista não era mais a mesma de seu lançamento, chega a ser curioso que justamente neste mês de fevereiro, na edição 87 da revista do Superman, na sessão de cartas da mesma, a própria Panini comenta para os seus leitores que podemos esperar para os próximos meses uma “revolução editorial” sendo preparada. Palavras retiradas da própria revista. E apenas isso, sem dar maiores pistas ou mencionar se isso será feito apenas na linha DC ou se chegará a atingir a linha Marvel, que não é segredo nenhum que sempre foi mais forte aqui no Brasil do que a DC. Basta ver o número de títulos que a Marvel tem hoje em dia e quantos sobreviveram na DC no Brasil.

Ninguém sabe é verdade do que a Panini está falando. Se bobear, nem mesmo internamente, entre os editores, é capaz deles saberam com exatidão o que pretendem, e não me surpreenderia se mesmo definido, antes de anunciarem oficialmente a refomulação, mudassem os planos de um ou outro título. O jeito é realmente aguardar. A Panini pretende se pronunciar ainda esse semestre a respeito das mudanças.

Entretanto, nada impede que se especule, afinal, não vejo outra intenção por parte dos leitores quando uma editora diz que irá revolucionar algo, mas é completamente vaga no assunto. Não dá para fazer nada a não ser especular oras. E idéias pela internet é o que não falta.

E há quem veja como algo negativo o cancelamente de um título a tanto tempo nas bancas. Não é nada bom quando uma revista é cancelada.  A boataria está rolando solta no forum da Panini, segundo especulações lá, mais duas revistas estariam próximas de seu cancelamento: Novos Titãs e Marvel Millenium. Lembrando que isso não é oficial. Já outro rumor, que na minha opinião faz todo o sentido, é que a Panini deve mexer na formato Mix das revistas, deixando apenas três títulos em cada revista, diminuindo o preço e as páginas assim.

Na boa, acho isso ótimo se realmente acontecer. O atual formato de mix com 4 títulos é um porre. A Panini está sempre colocando o que chamo de “histórias tapa-buraco” nos mixs, por falta de histórias ou atrasos em alguns títulos. Odeio aquelas histórias da Liga da Justifica Arquivos Secretos/Confidenciais. Batman e Superman vez outra também tem estas histórias alternativos, que passam fora da cronologia das atuais sagas. Servindo apenas para tapar o buraco de 4 títulos.

Outro coisa que foi comentado nessa boataria seria o formato webcomics. Quadrinhos pela internet. Mas acho óbvio que isso não acontecerá. A Panini não tem um suporte bom para tal. Basta ver o site dela, que não é reformado à séculos e o próprio checklist da editora não sai nos primeiros dias de cada mês. Tudo bem que ela investiu pesado com hotsites nos últimos meses. Mas eles não passam de pequenas apresentações de sagas das HQs. Disso para um portal de leitura de webcomics, é um baita pulo. Claro que seria fantástico se a Editora passasse a publicar o material que não é lançado nas revistas, pela internet. Mas editora alguma trabalha de graça. Qual a vantagem de disponibilizar gratuitamente quadrinhos pela internet, tendo o trabalho de manter um portal assim e ainda traduzir as histórias não impressas? E se fosse cobrado o acesso? Será que o brasileiro estaria disposto a pagar pelo material extra que não sairia nas versões impressas? Ainda acho que webcomics é uma questão delicada e ainda leverá muitos anos para se ter algo decente no Brasil.

Na minha opinião, a revolução editorial deve ser isso. Títulos sem importancia sendo limados, a quebra do sistema de mix com 4 histórias e queda no preço, pois no final das contas, é isso que importa para o consumidor brasileiro. Quanto mais barato, maior as chances de vendas. Assim que algo oficial for digo, volto aqui para falar do assunto.

Obs: Resta saber o que será dos assinantes do pacote 3 da DC. S&B está cancelado, Trindade se revelou uma tremenda bomba. A minha assinatura está para vencer e particularmente não irei renovar até saber o que a Panini irá fazer. Não quero a Vertigo no meu pacote substituindo a S&B e como a Trindade deve acabar no meio do ano, não vou mesmo assumir um compromisso com a Editora sem saber o que a mesma pretende fazer. Porque ainda depois quem se ferra é o assinante, que pagou por algo que não assinou.

Obs 2: Vale lembrar que Superman & Batman não foi cancelada nos EUA, a revista continua saindo por lá. E assim, não dá para descartar a possibilidade do título ser remanejado para outra revista na suposta refomulação dos próximos meses.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.