Animê | Fullmetal Alchemist Brotherhood chega ao fim! Mas a jornada acabou mesmo?

Foi exibido algumas horas atrás no Japão o final de Fullmetal Alchemist Brotherhood. Esta é a primeira vez que vejo um animê terminar tão coladinho à sua versão em mangá, que também terminou em junho, algumas poucas semanas atrás. O último episódio, de número 64, da versão animada foi inclusive apenas uma parte do capítulo 108 do mangá, comentado por aqui pelo Alex, neste link. Na verdade, os eventos do capítulo 108 começam no finzinho do episódio 62 do animê e se prolongam até o 64, que basicamente traz os desfechos de todas as pontas soltas na trama. A batalha contra o homúnculo “pai” terminou semana passada, entretanto, como sou uma pessoa paciente, aguardei para assistir hoje os três últimos episódios da série de uma única vez hoje. Uma decisão mais do que acertada na minha opinião!

Depois do continue, alguns comentários sobre o fim e com spoilers, então continue se você já assistiu ou leu o final da série. Dado o aviso, o resto é por sua conta e risco.

Primeiro preciso dizer que a animação de Brotherhood foi de um nível que ainda não tinha tido o prazer de conhecer. Depois que terminei de ver o final animado, corri para o computador para ler o capítulo do mangá, para ver se não deixaram nada para trás ou se alguma coisa tinha sido modificado. Para a minha alegria nada disso aconteceu. E com isso acredito que o final do animê ficou bem mais emocionante e bacana que o próprio mangá. Não tenho problema algum com o traço, mas a movimentação e a qualidade técnica do estúdio BONES é de cair o queixo. As cenas animadas em que Edward Elric tem seu braço recuperado e logo em seguida parte para cima do Homúnculo com todo ódio possível ficaram extraordinárias. Isso até me faz lembrar do fiasco que foi o capítulo dessa semana com Naruto vs Pain naquela forma de raposa (mas falo disso no conversa de mangá da série que sai daqui a pouco).

Alias toda a batalha contra o supremo homúnculo da série ficou sensacional, toda a guerra teve bons enquadramentos e cenas de velocidade de deixar qualquer um perplexo como é que conseguem fazer isso numa série animada semanal. É de impressionar a qualidade técnica que os estúdios japoneses conseguem com estas animações. O pior é que o processo todo de animação não parece tão demorado, já que os animês saem todas as semanas durante um ano inteiro. Ainda quero pesquisar isso para saber como os japoneses conseguem algo assim para ser exibido na TV, enquanto os americanos apanham para conseguir 20 a 30 desenhos animados de qualidade duvidosa para a uma única temporada por ano.

Enfim, voltando a FMB, estava lendo a matéria do Alex momentos antes de escrever este post e fiquei pensando em algo que ele menciona em seu artigo em relação a esperar que a série fosse ter um final triste. No meu caso eu não sei dizer quais eram as minhas expectativas para o final da série, apenas tinha a certeza absoluta de que os garotos recuperariam o corpo de Alphonse antes que a série acabasse e também sabia que isso aconteceria no último segundo da história, já que o Alphonse de armadura era um das identidades da franquia. Foi o que aconteceu. Fora isso, não estava pensando muito num final triste ou alegre. Pra ser sincero, a versão antiga de 2003 me pareceu bem mais depressiva, mas sem o roteiro do mangá para seguir com a história, não me admira que tenha tudo terminado de forma mais deprê no antigo. Já a nova versão de 2009 sempre me pareceu mais alegre e cheio de adrenalina, como um animê de ação, do que um drama. Quando os personagens Ling, May e todos os outros que não surgiram na antiga versão foram apresentados, o bom humor da série, assim como a ação, só melhorou, então de forma alguma cheguei a pensar que desta vez, o final seria sombrio ou tenebroso, mesmo com as mortes que rolam nos momentos finais. Serviram para dar um toque de emoção que toda série precisa, mas em momento algum achei que elas foram muito tristes. Nem mesmo a morte de Hughes desta vez foi tão depressiva assim (talvez pelo fato de já saber que ele morreria?), foi triste sim, mas a história seguiu em frente e o tom dos eventos seguintes não ficaram presos às tragédias, servindo mesmo para fortalecer as ambições e metas dos personagens.

Na verdade o final de Brotherhood me lembrou mesmo aqueles finais de duas vias que algumas séries americanas fazem. Um ciclo realmente se fechou e não há mais do que se falar nisso, já que Alphonse recuperou seu corpo e o grande vilão da história nunca mais irá volta, mas a história não terminou completamente. A autora da série, Arakawa Hiromu, deixou algumas coisas ambíguas, como a jornada separada que os irmãos resolvem fazer no final da série. Na verdade isso poderia até mesmo render o enredo para o filme em produção que foi anunciado ao final do episódio de hoje. Mas nada sobre o filme foi revelado, então não vou me apressar. O que eu quero dizer é que se a autora realmente quisesse, poderia cria uma nova série dentro do universo de Fullmetal, como acontece às vezes nos mangás japoneses. O fim realmente terminou um ciclo, mas também ficou aquele gostinho de que se mais poderia ser feito ou mostrado.

Bem, em relação as comparações entre o final do mangá e do animê, o que mudou mesmo foram pequenos detalhes e diálogos e as ordens em que eles ocorrem. Por exemplo, no mangá o Dr. Marcoh é quem propõem ao Coronel Mustang uma nova Ishval, enquanto no animê Mustang já estava planejando fazer isso antes mesmo de Marcoh chegar. Na versão animada, Havoc é curado pela pedra filosofal do Marcoh, antes que Mustang cure sua cegueira, no mangá não é feito tal menção, apesar de que no quadro final da última página, é mostrado Havoc fazendo fisioterapia, quadro que nem é mostrado no animê, onde Havoc é mostrado em pé ao lado de alguns companheiros da série. Achei mais bacana assim na verdade, a pedra filosofal poderia aguentar curar Havoc e depois ser usada para devolver a visão do Mustang.

Fora isso, as conversas entre os personagens não mudaram muito, apenas a localidade em que elas acontecem e os momentos mesmo, a cena onde Ling diz a May que irá proteger todos os clãs quando ele se tornar imperador rola num flashback entre uma conversa entre Edward e Alphonse, e quando eles chegam na casinha da Winry, a menina diz uma pequena frase no mangá, antes de se emocionar e pular nos garotos, no animê, ela não fala nada e pula de vez (ficou melhor assim). A cena com a morte de Hohenheim também ficou bacana animada, com o diálogo dele com Trisha ocorrendo antes da velhinha encontrar ele já morto com um sorrisão estampado no rosto.

Quanto a toda a filosofia quanto ao homúnculo, Deus, a verdade e aquela filosofia em torno da porta ou de toda a fundação da alquimia, nem vou me preocupar em tecer uma teoria, porque na realidade isso nunca teve importância frente aos dramas individuais dos personagens. Tanto que no final, o Alphonse ainda afirma que há mais pelo que se descobrir aí no mundão afora, então eles não sabem de tudo e com isso nós não sabemos de tudo por trás da Alquimia ou os homúnculos. Por isso a deixa com o Selim “zumbi”, achei estranho o garotinho todo emotivo e chorão com o passarinho. Depois de ver o verdadeiro Selim, não sei se confiaria nesse garotinho, mas Greed acabou se convertendo também no fim, não? Mas que foi bacana a conversa com a “Verdade” e o pequeno homúnculo do frasco, foi. A explicação lógica para esse fenômeno ou entidade? Pra mim não há. É um mera questão de crença, cada um acredita no que quiser esse argumento da série, pra mim é algo que é mesmo para ser ambíguo.

E Fullmetal Alchemist Brotherhood termina como um ótimo animê/mangá. Com emoção, ação e humor do começo ao fim. Sem tédio entre sagas, sem enrolação, sem problemas de narração ou pontas soltas. É difícil usar a palavra perfeita para qualquer coisa, mas acho que FMB conseguiu a perfeição, pelo menos a versão animada que acompanhei. É uma série que não vou esquecer jamais. Adorei assistir do começo ao fim e é um daqueles finais onde os fãs ficam satisfeitos. Tudo acabou bem e todos que viveram atingiram uma hora ou outra, os seus sonhos. Não dá para errar indo nesta direção. O maior mérito de FMB não é o seu final certinho ou feliz, mas toda a jornada de qualidade que a autora conseguiu desde o começo de tudo, construindo sensacionais personagens e um enredo que te prende até o final. É um universo sólido e atraente a qualquer um que goste de uma boa história.

E que venha o filme. Um pequeno bônus para a franquia. Adorei a iniciativa por algo à mais.  É torcer para que a autora agora se envolva no roteiro do filme. E vamos ver qual será o próximo mangá de Arakawa Hiromu! E continuo achando que está não será a última vez que iremos ouvir falar nessa franquia, não estou dizendo que haverá um novo Fullmetal Alchemist em mangá ou animê, apenas de que o universo da série não irá cair no esquecimento tão cedo. O filme nos cinemas é uma das provas disso.

Isso também pode lhe interessar

11 Comentários

    1. FMAB , FMA , Gostei de mais do anime.gostei de tudo do começo ao fim.
      fico me perguntando de coisas que aconteçem la , mais é isso ai.
      pra mim foi perfeito assim como Death Note 😀
      Sobre a VERDADE o TUDO isso é oq me pergunto , realmente tenho um interesse muito grande em saber da VERDADE mais é isso ai galera
      FMA pra sempre!

  1. Dou um gigante [2] EM TUDO. É uma série que me marcou, e que está ao lado de grandes, como Monster, DN, Durarara, e outros…

    Aliás, Ling/Greed, Al e Hoheinhnheheninhiehein são os melhores personagens que eu vi passar por animes. Claro, há Mustang, Envy, May e tantos outros (afinal, FMA é um anime de personagens muuuuuuuito cativantes), mas estes três, báh.

  2. eu vo admitir fiquei muito triste com o final da saga queria ver muito mais só pelo visto não sei se vai ter uma nova saga confesso que nunca assisti anime melhor e nunca vou assistir tenho certeza aff’s só fiquei com uma duvida meio idiota mais queria muito comprovar o Edwar casa com a Winry?
     ficaria grato se me respondesse !!!!  

  3. respondendo ao comentario acima sim se vc reparar bem vc ve uma aliança no dedo do ED e tb eles tiveram ate filhos, e já tocando nesse assunto eu acho q a autora poderia muito bem fazer uma nova serie com os filhos do ED ,po ficaria interessante so pra não perde o costumo dos  IRMãOS ELRIC.mais TB seria uma boa se tivesse uma nova saga mostrando o ED e o AL em suas viagens,mais o complicado seria achar um novo vilão,  nao da pra cria um vilão com complexo de deus do dia pra noite,esse a autora conseguice como ele seria O.o mais fazer viloes tao bons quanto no FMAB vai sedificil so pra ter uma noçao um vilao q eu axo no anime q era imbativel q so o o tal PAI mesmo pra derrota foi King Bradley porra q perssonagem so pra pode faze gosquinha nele foi presizo 6 fora os soldadinhos q tentaram la ese nao fosse aquele brilho doido la SCAR tinha rodado mais como ja foi mensionado varias vezes cada um com seu gosto mais o FUNHER foi brabo .I e iso ai galera eso pra nao esqce FMAB anime sem palavras pra descrever vlw!!!!!.

  4. respondendo ao comentario acima sim se vc reparar bem vc ve uma aliança no dedo do ED e tb eles tiveram ate filhos, e já tocando nesse assunto eu acho q a autora poderia muito bem fazer uma nova serie com os filhos do ED ,po ficaria interessante so pra não perde o costumo dos  IRMãOS ELRIC.mais TB seria uma boa se tivesse uma nova saga mostrando o ED e o AL em suas viagens,mais o complicado seria achar um novo vilão,  nao da pra cria um vilão com complexo de deus do dia pra noite,esse a autora conseguice como ele seria O.o mais fazer viloes tao bons quanto no FMAB vai sedificil so pra ter uma noçao um vilao q eu axo no anime q era imbativel q so o o tal PAI mesmo pra derrota foi King Bradley porra q perssonagem so pra pode faze gosquinha nele foi presizo 6 fora os soldadinhos q tentaram la ese nao fosse aquele brilho doido la SCAR tinha rodado mais como ja foi mensionado varias vezes cada um com seu gosto mais o FUNHER foi brabo .I e iso ai galera eso pra nao esqce FMAB anime sem palavras pra descrever vlw!!!!!.

  5. Tenho o mangá, e, bem:
    Mudou umas coisas sim kkkkk -só no finalzinho, eu gostei mais do mangá-
    A parte do Roy, etc…Ficou meio mudada kkk
    Postando bem atrasada, mas como o mangá eu amei demais,
    Comento mesmo!! kkkkk

  6. Eu fiquei com um pouco de raiva no final do Brotherhood, mas ainda amei! Quero dizer, qual a graça de Fullmetal Alchemist sem a parte do ALCHEMIST? Mas dexa pra lá, agora eu to escrvendo uma historia, minha versão é claro, do que acontece no final de FMA, antes do filme. Alias, se alguém quiser ler é só me mandar um E-mail.
    Digivice_vermelho@hotmail.com

    1. Realmente FMAB, é um dos animes que deixa sempre aquele gostinho de ”quero mais”. Uma saga arrebatadora que realmente meche com os sentimentos de cada um, um verdadeiro diamante lapidado pela história que nos remete a aconhecer, viver,como uma que cada um hoje trilha e faz valer a vida em nosso mundo. As mensagens durante a série realmente mostram o interesse da autora em aprofundar algum lado místico-filosófico, para que realmente fosse debatido o conceito de fé -neste caso ACREDITAR-, Sempre a realidade foi debatida mediante aos conceitos filosóficos que nos cercam, por isso um ”que” na estrutura da série. E como ja foi dito por muitos, foi sensacional.
       O que cativa e nos faz querer mais um pouquinho é pela trama ser bem enrredada, nos dando espaço para o objetivo que os protagonistas iriam viver mais sem perderem o lado humorado da vida, ”agora de ambos”,sem perder lógico o drama, mais suavizado nesta 2ª versão.
       Que neste novo filme se permita conhecer um pouco da jornada de Ed e Al, para que nossa alegria realmente seja completa e duradoura.Como desde agora e para sempre eternizada em nossos corações.

  7. Olha é o anime que mais gostei até hoje nunca ficou de enrolação, super emocionante e uma história perfeita, tomara que possa haver uma sequência dessa belezura kkkk.

  8. Aquele negócio da ganancia como o unico homunculo “bonzinho” da história foi ridicula, aquilo ali é pura propaganda ideológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.