Castlevania – Lords of Shadow: versão do 360 virá em dois discos, mas não é culpa do Kojima!

Hideo Kojima e sua fama de colocar em seus jogos longas sequências de vídeos, é algo que todo mundo já sabe. Mas não é exatamente por essa “obsessão” do game designer que Castlevania – Lords of Shadows virá em dois discos em sua versão Xbox 360. Inclusive o produtor do jogo, Dave Cox, afirma que as cenas de corte de LoS nem são tão longas assim. Isso é, para os padrões Kojimistas. A cena mais longa dura 14 minutos, e é justamente a cena final.

Então, de quem é a culpa do jogo sair em dois dicos? Simples, em parte é pelas prometidas 24 horas de jogatina intensa, recheada de níveis diferentes entre si. Resumindo: o estúdio está bolando tanta coisa que não cabe em um DVD só. Técnicos da Microsoft estiveram no estúdio Mercury Steam, para darem uma olhada na maneira como o jogo está sendo “comprimido”, e tudo o que eles disseram foi um “tá legal, vocês estão fazendo tudo o que podem”. Cox acredito que esse tipo de situação será cada vez mais comum, e que a Microsoft precisa mesmo dar suporte aos desenvolvedores.

Recentemente outros jogos saíram com mais de um DVD na caixinha, como Mass Effect 2 e Final Fantasy XIII, e realmente, a tendência é isso se tornar uma prática comum.  Há algum tempo atrás, o produtor de Lost Planet 2, Jun Takeuchi, revelou que teve que cortar algumas coisa do jogo para que ele coubesse em um único DVD. A seu favor, LoS quando é instalado o HD do 360 pode ser jogado usando apenas o segundo disco, e aí não é necessário trocar os discos. O que inicialmente parece uma desvantagem, até que se torna algo positivo em alguns aspectos. Por exemplo, a versão PS3 de LoS sairá em um único blu-ray, porém, como não é possível instalar o jogo no HD, os tempos de carregamento são muito maiores no PS3.

A única saída para evitar que os futuros jogos saiam em vários DVD’s seria a adoção do blu-ray, o que parece ser uma alternativa cada vez mais distante (ao mesmo tempo em que se torna mais viável comercialmente), inclusive recentemente, os chefões da MS Aaron Greenberg e Stephen McGill afirmaram que o 360 não precisa de dispositivos de alta capacidade de armazenagem, com a desculpa de que o Xbox por si só é capaz de fazer processar vídeos em 1080p.

Bem, pra mim o jogo pode sair com quantos discos forem, acho que a maioria não vê problemas nisso, porém, lamentaremos cada vez que um conteúdo tiver que ser limado por falta de espaço de armazenamento, pois as grandes produções cada vez mais demandarão mais capacidade de disco. Será que realmente  só veremos alguma melhoria nesse sentido no sucessor do 360? Para o desespero dos game designer, talvez a resposta mais lógica é “sim”…

Mas esse papo todo foi só uma distração para aquilo que realmente importa, que é como Castlevania – Lords of Shadows está ficando. Tem uns que dizem que é um God of War com um cara cabeludo e bem-vestido no lugar do careca cinzento de saia, tem outros que rejeitam essa definição lembrando que Castlevania – Lament of Innocence foi lançado no PS2 dois anos de God of War, etc. Bem, tirem suas próprias conclusões:

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. eu achei que o jogo ficou devendo ,particularmente gostei mais do castlevania de Ps2 !!!eu gostei mt no castlevania de Ps2 o monstro que te ajudava achei que esse poderia ter tambm por isso fiquei meio decepcionado mas o jogo eh mt bom o grafico eh perfeito e a historia bem involvente nao me arrependo de ter comprado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.