Conversa de Mangá: One Piece 595 – Promessa

One Piece: Capítulo 595 foi disponibilizado dia 04 de Agosto: “Promessa”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 595 de One Piece. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português. 😉

One Piece 595

Promessa

É possível que alguns leitores não curtam o que eu vou dizer esta semana, mas começo a ficar impaciente com os rumos que One Piece está tomando e não estou certo se Oda realmente está na trilha certa. O mangá está num ritmo totalmente diferente, mesmo com toda a destreza de Oda, juntar a linha da história de Ruffy, os outros oito nakamas, mais os Supernovas, mais a Marinha e Governo Mundial e toda essa pilha de personagens aparecendo toda a semana, começa a deixar a história arrastada, com mistérios desnecessários e a complexidade aumenta para um nível acima do que eu consideraria como divertido. Pra mim, o plano geral está um pouco perdido e o desenvolvimento de tantos elementos começam a atrapalhar o que deveria ser mais divertido e aventureiro. Felizmente o autor é um cara que consegue com uma ou duas páginas o que muitos autores de mangás precisam de 5 ou 6 ou até mesmo um capítulo inteiro, se não fosse por isso, One Piece estaria em sérios apuros.

Até hoje não entendi exatamente o que o autor pretendo com os Supernovas. Claro que eles são legais, tem habilidades curiosas, alguns aparentam ter grandes segredos, mas qual é o objetivo de se mostrar onde cada um está no novo mundo? Não é mais tranquilo mostrar mais tarde ou quando surgir a necessidade de se interagir os protagonistas ou os antagonistas e aí sim mostrar um ou outro supernova? Qual a real necessidade para o leitor de ver o que cada um destes personagens está fazendo neste momento e em que eles contribuem para o plano geral da série. A presença do grupo em Sabaody foi legal e satisfatória, a participação de Law no fim de Marinford foi um toque de gênio e a participação de Bonney neste capítulo é obviamente necessário, mas todos os outros Supernovas estão ocupando um espaço nos capítulos desta e da semana passada, que poderia vir a ser mostrado oportunamente, enquanto Oda não resolve juntar a tripulação do Chapéu de Palha e fica esse monte de conto paralelo que não caminha pra lugar algum.

Estou comentando isso porque estamos indo para a terceira ou quarta semana em que o mangá está criando mistérios e respondendo alguns, e muitos ficam na ambiguidade. É um ritmo bem diferente da saga de Impel Down ou Marinford, ou até mesmo as saudosas sagas de ilha em ilha. Precisou de todas estas semanas para mostrar o que Ruffy fez, o que continha no jornal e agora ficou aquela coisa de o que ele disse aos seus companheiros e porque só eles entenderam, qualé da tatuagem e afins, tudo isso com o protagonista principal. Qual o motivo de se esconder isso? Eu ainda, não entendi por exemplo porque Oda fez tanto charme a respeito do sino de Ox, algo que nem conheciamos e nunca poderiamos adivinhar. Pra mim mistério legal é alquele que dá algo para o leitor tentar adivinhar. Quero só ver sobre a mensagem aos Nakamas, se Oda virá com algo que fará sentido ou se inventará alguma coisa do nada. A própria tatuagem do Ruffy que não tinha notado semana passada ao escrever o CdM, se ela for a chave para esse mistério, ficarei deveras decepcionado, pois mal foi mostrado isso aos leitores.

Voltando a falar um pouquinho sobre o capítulo desta semana. Aparentemente a mensagem cifrada de Ruffy nada tem a ver com o ponto de encontro em Sabaody, aonde Sunny está. Se fosse para se encontrar em algum lugar, Chopper não voltaria para a ilha em que estava. Será que Jinbei, Ruffy e Rayliegh vão buscar  um-a-um e nesse meio tempo Ruffy irá treinar o Haki? Isso porque como Kuma se encontrou com Rayleigh (aquela moça do bar comenta sobre isso no capítulo da semana passada ou retrassada), ele pode muito bem ter revelado a localidade de cada Nakama ao Rei das Trevas, permitindo um esquema elaborado para reunir toda a trupe. Para quem foi a nada para as Ilhas das Amazonas, não deve ser tão complicado assim. Reforço a teoria com a histórinha do Sanji, que parece ter perdido a calma e até mesmo se sujeitou a esperar um pouco mais no “inferno rosa”. Chopper e Sanji passaram por um treinamento, gostei do Chopper ter citado “monstro”, que espero que seja o controle de sua forma gigante ao engolir três “rumbles balls”. Outros fatos que corroboram com isso, temos o Usopp que não vai conseguir sair da ilha onde está, ou pelo menos assim acredito e o Franky que precisa de um “pequeno” conserto. Devemos ver mais Nakamas na próxima semana. Alias acredito que o plano de Oda seja criar esta saga apenas com os nakamas, deixando Ruffy apenas como fundo da história, sendo mencionado aqui e ali, sem realmente migrar a narrativa ao personagem, afinal, depois de duas sagas e um flashback, acho que os outros personagens merecem as suas histórias paralelas com tamanho destaque.

Outro ponto do capítulo é Do Flamingo conversando com o figurão do Governo Mundial, um cara bem menor do que o Almirante Kong do capítulo anterior diga-se de passagem. E o shichibukai não tem nem um pingo de medo do misterioso personagem. Será justificado isso? O manda-chuva por trás de tudo não tem um único poder? Spadam que comandava a CP9 também não era lá grande coisa, mas não creio que seja o mesmo caso aqui. E Moria não está morto! Caceta, ainda existe um motivo para deixar o personagem vivo? Pelo menos Perona ganha um objetivo desta forma, e descarto a possibilidade dela vir a ingressar na tripulação do Ruffy. Creio que no final das contas, ela deve acabar se reunindo a Moria.

Quanto ao Barba Negra, foi o ponto da história que achei mais “fraco” e até mesmo sem noção. Barba Negra captura Bonney, que deve ter um segredo e uma história importante, mas não saberemos agora, e entra em contato com a Marinha pedindo um barco (em troca da Bonney)? Putz, que droga é essa? Tudo bem que a “jangada” horrorosa do Barba Negra não é lá grande coisa, mas eles estão no novo mundo e ainda assim não conseguem um Navio de algum pirata? Não era óbvio que a Marinha não iria ceder um navio a eles. Essa eu não entendi. O bom de One Piece, pelo menos, é que não tem essa coisa de personagem overpower. Todo mundo no final das contas tem medo de alguém. Akainu chegou, Barba Negra correu pra longe. Agora é achar quem é que borra as calças do Akainu, porque alguém certamente deve ter. Voltando só um pouquinho para a Bonney, quando ela diz que não perdoará a Marinha, ela está se referindo à morte do Barba Branca? Ou terá um significado nas entrelinhas? O fato dela ir presa com o Akainu me faz pensar como diabos a história dela irá terminar.

O capítulo tem mais algumas coisinhas, mas acho que vou deixar para vocês se deliciarem com elas, principalmente os detalhes a respeito dos supernovas, como Drake e a mensão dos imperadores piratas ou o que Law está esperando. E qualé da da ilha sem chão que o Apoo se meteu? rá! Destas coisas surreais eu adoro em OP. Por fim, quando chegar este momento do animê, podem esperar um episódio de flashback de cada personagem, mas note como Oda trabalha bem com flashbacks no mangá, relembrando pequenos quadros chaves em um pouco espaço, que vai permitir ser lembrando por inteiro no animê.

Enfim, One Piece continua bacana, mas estou um pouco cansado desta demora e histórias demais em paralelo, quero a rotina normal do mangá de volta. Será mesmo que precisa de todo esse enrosco agora no mangá para que Ruffy & Cia possam ir para o novo mundo?

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.